sábado, 26 de julho de 2008

Irão tem cinco mil centrifugadoras

O presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, afirmou este sábado que o seu país possui entre cinco e seis mil centrifugadoras de enriquecimento de urânio, confirmando que o programa nuclear foi alargado.
“Hoje, eles (os ocidentais) aceitaram que o número de 5000 e 6000 centrifugadoras existentes não aumente e que não é um problema essas centrifugadoras funcionarem”, afirmou Ahmadinejad.
No início de Abril, o Irão anunciou a abertura de 492 novas centrifugadoras, além das três mil que já estavam instaladas.
O programa de enriquecimento de urânio é contestado pela comunidade internacional, que insiste no seu fim.
http://www.correiomanha.pt/

China - Violentos motins obrigam a forte intervenção policial

Violentos motins abalaram a localidade de Wengan, no sudoeste da China, durante o fim-de-semana. A situação acalmou nas últimas horas, mas a presença policial é muito forte.
Cerca de 10 mil pessoas atacaram e incendiaram edifícios governamentais depois de o corpo de uma rapariga ter sido encontrado num rio. As autoridades disseram que se tratou de um suicídio, mas os residentes acreditam que houve um crime e que a polícia está a proteger o filho de um líder comunista de Wengan.
Os amotinados não permitiram que o corpo da jovem fosse retirado do local onde foi encontrado. O tio da rapariga está internado e diz que foi agredido por agentes policiais.
TVI

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Grécia: fogo está a chegar à capital

A polícia e os bombeiros gregos estão a evacuar centenas de pessoas das suas casas no norte de Atenas, à medida que se aproxima o fogo, refere a CNN.
O incêndio varreu um pinhal a cerca de 20 quilómetros a norte da capital grega e continua a avançar.
O vice-governador regional Haris Damaskos informou que estão a ser também evacuados operários das fábricas «por precaução».
Esta quarta-feira, as autoridades gregas também declararam o estado de emergência na ilha de Rhodes, onde um incêndio de grandes proporções obrigou à evacuação de duas vilas inteiras.
PortugalDiario

Venezuela aberta a bases russas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez uma oferta surpreendente ao primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin: “Se as Forças Armadas russas quiserem estar na Venezuela, serão recebidas calorosamente”.
A proposta do Chefe de Estado venezuelano foi feita durante a visita oficial ao país e surgiu numa altura em que a Rússia ameaça enviar bombardeiros para Cuba, como resposta ao sistema de defesa anti-míssel que os Estados Unidos pretendem construir na Europa Central.
Caso a oferta seja aceita, a Rússia poderá instalar bases militares nas Caraíbas, mesmo às portas dos Estados Unidos.
Para defender a sua proposta, Chávez sustentou que a Venezuela está tão bem situada como Cuba e mostrou-se contra o que considera serem os “planos agressivos” dos Estados Unidos. O presidente venezuelano afirmou mesmo que “içariam bandeiras, tocariam os tambores e cantariam canções, porque ali estariam os seus aliados com quem partilhar a mesma visão do mundo”.
Em Moscovo, Chávez negociou o reforço do armamento venezuelano, através da compra de armas.
O presidente da Venezuela estará esta quarta-feira em Portugal, onde se encontrará com o primeiro-ministro José Sócrates. No encontro serão assinados acordos bilaterais económicos, para as áreas das obras públicas, habitação e energia. Esta será a terceira vez, em menos de oito meses, que os dois líderes se encontram.

Afeganistão - Soldado britânico morto

Um soldado britânico da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO morreu ontem na sequência de um ataque de rebeldes talibãs no sul do Afeganistão e outros dois ficaram feridos.
“O Ministério da Defesa tem o desgosto de confirmar que um soldado britânico morreu terça-feira à noite e dois outros soldados ficaram feridos”, pode ler-se no comunicado.
A patrulha de soldados britânicos foi alvo de um ataque na região de Kajaki, na província de Helmand.
http://www.correiomanha.pt/

Lisboa - Ex-militar dá dois tiros em clínica

"Se não me prenderem depressa, mato esta gente toda." Foi esta a frase usada por um septuagenário num telefonema para a polícia depois de ter baleado duas vezes na cara uma funcionária da Clínica de Santo António, na Estrela, em Lisboa, disse ao CM uma testemunha. O homem, um ex-militar, tem 72 anos e era paciente na clínica psicogeriátrica, especializada no tratamento da doença de Alzheimer, depressões e demências.
http://www.correiomanha.pt/

terça-feira, 22 de julho de 2008

Rússia - Chávez compra armas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chegou esta terça-feira a Moscovo numa visita de trabalho com o objectivo de promover a cooperação militar e o desenvolvimento dos vínculos económicos entre a Venezuela e a Rússia.
O Chefe de Estado da Venezuela tem na agenda a compra de armamento russo.
Esta é a segunda vez que Chávez se desloca à Rússia em menos de dois anos e vai ser recebido pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, e pelo primeiro-ministro, Vladimir Putin.
A visita à Europa prosseguirá na Bieolorrúsia, onde o presidente venezuelano deverá estabelecer acordos sobre o gás natural. Chávez pretende dotar o seu país com uma rede de abastecimento deste tipo de energia.
http://www.correiomanha.pt/

Espanha - Guardia Civil desmantela comando da ETA

A Guardia Civil espanhola acredita ter desarticulado, na madrugada desta terça-feira, o «Comando Vizcaya» da ETA, com a detenção de sete pessoas, incluindo o responsável do comando, Arkaitz Goikoetxea. A informação está a ser avançada pela Agência espanhola de informação EFE, que cita fontes da luta antiterrorista.
A operação decorreu em várias localidades do País Basco, como Getxo e Elorrio. As fontes citadas pela EFE avançam que a investigação continua em aberto e não são descartadas novas detenções.
O «Comando Vizcaya» tem sido o mais activo da ETA, desde que anunciou a ruptura do cessar-fogo, em 5 de Junho de 2007. As forças de segurança atribuem ao «Comando Vizcaya» a maioria dos atentados cometidos durante o último ano.
TVI

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Brasil: Mais dez mortos em favela do Rio

Em mais uma acção violenta numa favela do Rio de Janeiro, a polícia matou ao longo de sexta-feira dez homens na comunidade Minha Deusa, na Vila Kennedy, no bairro do Realengo, zona oeste da capital carioca. De acordo com as autoridades, que em casos como este dão sempre a mesma informações, os mortos eram narcotraficantes.
Segundo o comandante Pedro Paulo, que chefiou a invasão à favela, a polícia foi avisada através do telefone Disque-Denúncia de que um grupo de traficantes estava acampado no alto da favela e que ia tentar invadir outra, a Cosme e Damião, para passar a controlar o comércio de estupefacientes local, actualmente nas mãos de uma facção rival. Não houve como evitar o confronto, afirma o comandante, já que os soldados ao chegarem à favela foram recebidos com fogo cerrado.
Ao longo do dia sucederam-se os confrontos armados, que causaram dez mortos, sempre de acordo com a versão oficial. Na operação foram apreendidas quatro espingardas automáticas, três pistolas, três granadas, munições e droga.
Esta operação insere-se na política de confrontoassumida pelo governador Sérgio Cabral Filho desde que assumiu o cargo em Janeiro do ano passado e que tantas críticas tem recebido face à morte de inúmeros inocentes. Na quinta-feira, por exemplo, o vendedor ambulante Jefferson da Silva Andrade, 28 anos, foi morto com três tiros numa outra acção policial na favela Cruzada São Sebastião, no Leblon, zona sul do Rio, quando se atirou sobre o corpo da filha, Lauriene, de apenas três anos, já ferida numa perna, para a tentar salvar.
http://www.correiomanha.pt/

«Carjacking» - Equipas especiais apresentadas esta segunda-feira

Equipas da PSP e da GNR para combate ao crime do «carjacking» são apresentadas esta segunda-feira em Lisboa, no Parque das Nações, junto ao Pavilhão de Portugal. Estas equipas estão já a operar, desde Maio, nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.
As equipas farão, na manhã desta segunda-feira, uma demonstração pedagógica ao público de um trabalho que, de acordo com os números, está a ajudar a descer as estatísticas deste crime.
Apesar da subida de 55% no primeiro semestre deste ano, o «carjacking» registou uma descida em Junho, tendo sido contabilizados 35 crimes.
TVI