sábado, 4 de outubro de 2008

Espanha - Guardia Civil desmantela rede de tráfico de droga

A Guardia Civil espanhola desmantelou aquela que diz ser uma das mais importantes redes de tráfico de droga a operar no País, com ramificações a outros países da Europa e do Norte de África.
A operação decorreu em Alicante, Málaga, Granada e outras localidades. Entre os detidos há pessoas de várias nacionalidades, desde marroquinos, franceses, holandeses, espanhóis e libaneses.
Além das detenções, a Guardia Civil apreendeu ainda 3 toneladas de haxixe e 3 Kg de cocaína, bem como 16 veículos, duas embarcações e quatro motas de água usadas para o transporte da droga.
As autoridades espanholas dizem que com esta operação acabaram quase por completo com a actividade desta rede, que já estava a ser investigada desde Outubro de 2007.
TVI

Turquia: 15 soldados e 38 rebeldes curdos mortos em ataque

Quinze soldados e 23 rebeldes curdos morreram sexta-feira num ataque curdo contra um posto militar próximo da fronteira iraquiana, noticiou hoje a agência Anatólia, citando um porta-voz do Exército.
Dois soldados governamentais estão dados como desaparecidos após este ataque ocorrido na cidade de Semdinli, na província de Hakkari, declarou o general Metin Gurak, chefe do serviço de imprensa do estado-maior do Exército.
Rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) lançaram o assalto com cobertura de armas pesadas a partir de bases no norte do Iraque.
«As nossas perdas foram causadas principalmente por disparos de armas pesadas a partir do norte do Iraque», declarou o general Gurak.
As forças turcas ripostaram com fogo de artilharia e helicópteros de assalto, bombardeando posições rebeldes no Iraque.
«Ainda não sabemos quantos terroristas foram mortos pela artilharia e pelos bombardeamentos aéreos», referiu o general turco.
O PKK anunciara segunda-feira uma trégua unilateral nas suas operações armadas durante as festas do Ramadão, celebradas entre terça-feira e quinta-feira.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Quem vai mudar o pneu !!!!!!!!


Então.......ninguém se oferece como voluntário ???

Suíça inaugura centro de computação para analisar dados do LHC



A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), inaugurou esta sexta-feira (3) na Suíça um centro de computação distribuída para analisar e gerenciar por ano mais de 15 milhões de gigabytes de dados relacionados ao projeto do LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla inglesa). Esse sistema distribuído, também chamado de grid computing, vai reunir em Genebra informações processadas por 140 centros de computação de 33 países.
A título de comparação, o iPod mais robusto comercializado atualmente tem capacidade para 120 gigabytes, o suficiente para armazenar 30 mil músicas, 150 horas de vídeo ou 25 mil fotos.
Os dados analisados pelo sistema de grid computing terão como base centenas de milhões de colisões subatômicas que devem acontecer dentro do LHC a cada segundo. “O gerenciamento desses dados é essencial para novas descobertas relacionadas à física”, diz um comunicado do Cern. A organização estima que sejam necessários 100 mil processadores na realização dessas tarefas.

Vestido trai Liz Hurley e revela mais do que deveria

Embaraçoso é pouco para descrever o que passou Liz Hurley enquanto apresentava um evento de caridade na loja Bloomingdale's, em Nova York, nesta quinta-feira, 2. Sem que ela percebesse, a barra de seu vestido suspendeu e assim permaneceu, revelando as coxas bem torneadas e a calcinha da atriz de 43 anos.

Afeganistão - “Taliban estão a ganhar terreno”

Os taliban estão a ganhar terreno no Afeganistão e o extremismo está a crescer no Paquistão." O alerta foi dado numa entrevista ao ‘The New York Times’ pelo antigo responsável pelas forças norte-americanas no Iraque, general David Petraeus, para quem a solução passa pela reconciliação com ex-rebeldes.
"Obviamente tomou-se um rumo errado no Afeganistão", assume sem rodeios Petraeus, que no fim do mês vai assumir o comando das tropas do seu país no Médio Oriente e Afeganistão. Segundo ele, para se conseguir ganhos no Afeganistão e no Paquistão seria necessário aniquilar os bastiões dos taliban e dos seus aliados, o que é – admite – uma tarefa muito difícil, senão mesmo impossível, considerando as dimensões que assumiu a insurreição taliban desde 2006.
Relativamente aos êxitos obtidos no Iraque, Petraeus salienta que não se pode transportar a experiência obtida naquele país para outros palcos de guerra, porque cada situação tem características específicas. No entanto, defende que a estratégia de reconciliação a que ali se recorreu poderia aplicar-se igualmente com êxito no Afeganistão e Paquistão. "Convencer antigos insurrectos a aderirem ao processo de reconciliação e pedir ajuda a países como a Arábia Saudita no diálogo com os taliban poderá ser parte da solução", afirma o general, que esteve esta semana em Paris e em Londres para recolha de informações.
As declarações do general norte-americano surgem na mesma altura em que o jornal francês ‘Le Canard Enchainé’ divulgou um fax enviado ao presidente Nicolas Sarko-zy pelo embaixador britânico em Cabul, sir Sherard Cowper-Coles, através do vice-embaixador francês no Afeganistão, François Fitou.
"Ditador aceitável"
No fax potencialmente explosivo, Cowper-Coles adverte que a "estratégia norte-americana está condenada ao fracasso e que situação no país é péssima e tende a piorar. Para o diplomata, a presença das tropas da coligação são um problema e não a solução e o reforço do contingente apenas multiplica os alvos. Cowper-Coles recomenda mesmo que os governos aliados comecem a preparar a opinião pública para se aceitar que a única solução realística para o Afeganistão é ser governada por um "ditador aceitável".
MAIS DADOS
Operações
Há duas operações militares no Afeganistão: a da Liberdade Duradoura (OEF), que envolve tropas da coligação e é liderada pelos EUA, e a da Força de Assistência e Segurança Internacional (ISAF), controlada pela NATO.
Forças
A OEF tem vinte mil militares, dos quais 18 mil dos Estados Unidos. A ISAF tem 40 mil de 40 países. Portugal tem 42 homens da Força Aérea e 16 do Exército sediados no aeroporto de Cabul.
Correio da Manhã

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Balcãs - UE favorável a terminar missão militar na Bósnia

Segundo uma fonte da diplomacia francesa, os 27 Estados-membro da UE «privilegiam a troca da actual missão por uma de acompanhamento, tanto civil como militar, sob a forma de força de reacção rápida baseada em território bósnio».
«Será tomada uma decisão formal a 10 de Novembro», por ocasião do próximo encontro dos ministros da Defesa em Bruxelas, acrescentou a mesma fonte.
O comandante-adjunto das forças da NATO na Europa e da operação militar na Bósnia, o general britânico John McColl, já foi «mandatado» pelos países da UE para «apresentar opções mais precisas» até à reunião formal de Novembro.
A mesma fonte da diplomacia francesa garante que foi «conseguido um consenso bastante alargado para o reconhecimento do sucesso da missão».
A retirada «sem missão de acompanhamento» ou a continuação da actual operação militar, duas opções sugeridas por McColl, já foram postas de parte pelos ministros da Defesa dos 27 países.
A operação ALTHEA na Bósnia, lançada em 2004 com o envio de 7000 soldados, já viu o seu efectivo reduzido para 2500 homens no ano passado, devido à melhoria da situação política naquela antiga república ex-jugoslava.
In: Lusa / SOL

Pyongyang estará a preparar novo teste de mísseis

A Coreia do Norte estará a preparar-se para testar um novo míssil de longo alcance, afirma o jornal sul-coreano Dong-A Ilbo.
De acordo com a publicação, que cita fontes dos serviços secretos, foram detectados novas trabalhos na zona de lançamento de Musudan-ri (nordeste da Coréia do Norte).
As obras incluem a substituição de uma torre da área de disparo e o reforço dos suportes de míssil.
As actividades seriam o prenúncio, de acordo com os serviços de informações sul-coreanos, do teste de um novo míssil balístico, uma versão melhorada do Taepodong-2 (6.700 quilómetros), teoricamente capaz de alcançar a costa oeste dos Estados Unidos.
O ministério da Defesa da Coreia do Sul recusou-se a comentar a informação.
http://diariodigital.sapo.pt/

Iraque - Atentados bombistas contra mesquitas

Pelo menos 17 pessoas perderam a vida e cerca de 50 outras ficaram feridas em dois atentados bombistas registados esta quinta-feira contra duas mesquitas xiitas da zona sul da capital iraquiana, Bagdad, em plena celebração do fim do Ramadão, revelaram fontes da segurança iraquiana.
O primeiro atentado foi perpetrado por um terrorista suicida, que detonou os explosivos que transportava dissimulados sob a roupa próximo de uma mesquita xiita no bairro de al-Jadida, na zona sudeste de Bagdad, provocando 13 mortos e 30 feridos.
Pouco depois, outro bombista suicida lançou o carro-bomba que conduzia contra um posto de controlo militar instalado à entrada de outra mesquita xiita no bairro de Zafarniyah, também a sudeste da capital iraquiana. Este ataque causou pelo menos quatro mortos, entre os quais dois soldados, e 20 feridos.
http://www.correiomanha.pt/

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Espanha: Violada em ambulância

A polícia catalã deteve dois elementos de uma equipa de emergência médica que abusaram sexualmente de uma jovem (estava inconsciente) que transportavam numa ambulância em Barcelona. O caso foi denunciado por uma funcionária da empresa para a qual trabalhavam os detidos.
http://www.correiomanha.pt/

Geórgia - Missão de observadores da UE já começou

Já começaram as patrulhas de observadores da União Europeia na Geórgia.
Duzentos observadores europeus chegaram esta quarta-feira de manhã à Geórgia e entraram na zona de segurança que é controlada pelas forças russas em redor da Ossétia do Sul.
Os observadores vão coordenar a retirada total dos russos da Geórgia que deverá ser levada a cabo até dia 10 de Outubro.
As patrulhas da União Europeia limitar-se-ão, no entanto, ao território georgiano ainda controlado pelos russos e não abrangem a zona da Ossétia do Sul.
TVI

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Segurança: 50 detidos na operação «Transpol Express»

A operação policial internacional «Transpol Express», realizada durante seis dias, culminou com 50 detenções em Portugal, após a fiscalização de cerca de 250 comboios e 270 estações ferroviárias, informou hoje o Gabinete Coordenador de Segurança.
Em comunicado, o GCS revela que durante a operação, que decorreu do dia 24 até segunda-feira, «foram fiscalizados cerca de 250 comboios e 270 estações ferroviárias», com cerca de dois mil elementos das forças e serviços de segurança (PJ, GNR, PSP e SEF) envolvidos.
A maioria dos detidos são cidadãos em situação ilegal, tendo sido também detectadas situações de posse de arma proibida, de posse/tráfico de droga e de cidadãos com mandados de detenção pendentes, segundo o GCS.
A operação decorreu em Portugal e em simultâneo em diversos Estados-membros da União Europeia e Estados associados do Acordo de Schengen, num total de 18 países participantes, e visou a «prevenção e fiscalização dirigida à circulação em meio ferroviário».
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

Índia - Pelo menos 113 mortos em onda de pânico

Pelo menos 113 pessoas morreram esta segunda-feira na Índia, na sequência de uma onda de pânico que se gerou numa multidão que queria entrar num templo hindu.
Mais de 25 mil pessoas estavam a percorrer o estreito caminho que conduz ao Templo de Chamunda, no Oeste do País, quando um muro cedeu. Algumas pessoas morreram em consequência do colapso, o que levou parte da multidão a fugir de forma desordenada.
Gerou-se um efeito em cadeia, com muitas pessoas a cair e a morrerem esmagadas. Cento e cinquenta ficaram feridas, muitas delas com gravidade.
O número final de mortes pode vir a aumentar.
TVI

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Cabul: Senhor da guerra assume ataque que matou franceses

O senhor da guerra afegão Gulbuddin Hekmatyar reivindicou a autoria da emboscada que a 18 de Agosto matou 10 soldados franceses a leste de Cabul, e admitiu que 10 dos seus combatentes morreram no confronto, num vídeo recebido por uma agência de notícias do Afeganistão.
O ataque tionha sido reivindicado pelos talibãs, que formam um grupo diferente do Hezb-e-Islami (HIG, partido islamita) de Hekmatyar.
A 18 de Agosto, uma viatura francesa caiu numa emboscada realizada por entre 140 a 170 insurrectos armados no vale de Uzbeen, no distrito de Sarubi, 60 quilómetros a leste de Cabul.
Dez soldados franceses morreram e 21 ficaram feridos no ataque mais grave contra tropas internacionais desde que uma coligação liderada pelos Estados Unidos derrubou os talibãs do poder, no final de 2001.
No vídeo recebido pela agência Pajhwok Afghan News, Gulbuddin Hekmatyar reivindica a responsabilidade pela emboscada e revela a identidade dos 10 combatentes que morreram, apresentando as suas condolências aos familiares.
http://diariodigital.sapo.pt/

Líbano - Explosão mata pelo menos cinco pessoas

A explosão de um carro-bomba matou pelo menos cinco pessoas e feriu cerca de 30, no Norte do Líbano. A explosão ocorreu na cidade de Tripoli, junto de um autocarro militar.
De acordo com as autoridades, os explosivos continham uma mistura de balas de metal o que terá feito aumentar o número de feridos. Entre as vítimas mortais estão três soldados.
É o segundo ataque a causar baixas militares em menos de dois meses. Em Agosto, também em Tripoli, nove soldados morreram, num atentado considerado o mais mortífero dos últimos três anos.
O Líbano tem sido palco de diversos actos de violência entre grupos sectários que já fizeram dezenas de mortes.
É o reacender da violência pouco depois da assinatura de um acordo onde os principais grupos rivais se comprometeram a pôr fim aos confrontos armados. Teme-se por isso que este novo atentado deite por terra os esforços de reconciliação.
TVI

domingo, 28 de setembro de 2008

EUA instalaram radar anti-míssil em Israel

Os EUA instalaram recentemente um radar anti-míssil em Israel , capaz de interceptar mísseis de longo alcance, como os usados pelo Irão, revelou este domingo a rádio pública israelita.
Segundo a rádio, o equipamento está instalado no deserto de Néguev, no Sul de Israel.
Manobrado por 120 militares norte-americanos, instalados em permanência no local, o radar anti-míssil tem um alcance de mais de 2 mil quilómetros e está destinado principalmente a condicionar os tiros de mísseis balísticos iranianos.
Um porta-voz do Ministério da Defesa já veio a público afirmar “não ter conhecimento de tal destacamento”.
Recorde-se que no final de Julho, um alto responsável do Pentágono revelou que o secretário norte-americano da Defesa, Robert Gates, aceitou estudar a instalação de um radar em Israel, com o objectivo de “criar uma capacidade de defesa anti-míssil a vários níveis para o proteger de todos os tipos de ameaças na região”.
No mesmo mês, o chefe do Estado-Maior do Exército israelita, o general Gaby Ashkenazi, deslocou-se a Washington, onde sublinhou que os eu país deve estar “preparado para todas as opções” para travar o programa nuclear iraniano.
http://www.correiomanha.pt/

Atentados matam em Bagdad

Dois atentados, com poucos minutos de diferença, mataram este domingo pelo menos dez pessoas na zona ocidental de Bagdad, no Iraque.
Dois carros armadilhados explodiram em bairros diferentes, a poucas horas do início do Itfar, a refeição que assinala o fim do jejum diário cumprido durante o Ramadão.
Os ataques resultaram ainda em 12 feridos, segundo um balanço provisório.
http://www.correiomanha.pt/