sábado, 5 de dezembro de 2009

Iraque: 900 prisioneiros no corredor da morte

Durante o ano de 2009, 120 prisioneiros de guerra foram executados no Iraque e actualmente encontram-se 900 pessoas no corredor da morte, entre as quais 17 mulheres, revelou este sábado um relatório da Amnistia Internacional. A pena de morte que era proíbida no Iraque foi restabelecida em 2004 e esta medida é apoiada pelo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Irão só vai informar à ONU sobre novas fábricas quando elas estiverem prontas


Imagem de satélite do último dia 26 de setembro mostra instalações que seriam da segunda usina iraniana de beneficiamento de urânio, próximo à cidade de Qom. (Foto: AFP)
O Irão irá informar à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA, um órgão da ONU) quando faltarem seis meses para injectar gás nas dez novas fábricas de enriquecimento de urânio que pretende construir, disse a agência estatal de notícias Irna na sexta-feira (4).
As obras foram anunciadas no domingo, numa aparente retaliação a uma resolução da AIEA crítica ao Irão. Iguais à instalação subterrânea de Natanz, que é monitorizada pela AIEA, as novas fábricas representam uma grande expansão no programa nuclear iraniano, que o Ocidente teme que esteja voltado para o desenvolvimento de armas - algo que Teerão nega.
In:Globo.com

Paquistão: 30 pessoas morreram num ataque a uma mesquita

Pelo menos 30 pessoas morreram esta sexta-feira na sequência de um ataque suicida contra uma mesquita em Rawalpindi, nos subúrbios de Islamabad. De acordo com as autoridades locais, dois suicidas entraram no recinto transportando consigo bombas que fizeram explodir. Neste momento não existem dados concretos sobre o número total de vítimas.
In:Correiodamanha

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Atentado com explosivos mata 15 num hotel na Somália

Um atentado com explosivos a um hotel de Mogadíscio, onde acontecia uma cerimónia de graduação com a presença de vários ministros do Governo Federal de Transição da Somália, matou 15 pessoas, entre elas três ministros.
Segundo uma testemunha da explosão no Hotel Shamo, na capital somali, "há pelo menos 15 mortos, entre eles três ministros do governo, um médico e dois jornalistas, além de vários graduandos".
Cerca de 40 alunos de diversas especialidades da Universidade Banadir, em Mogadíscio, receberiam seus diplomas, quando aconteceu a explosão. Várias centenas de pessoas, entre parentes e amigos dos graduandos, estavam no local para a cerimónia.
In:Globo.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ISAF já pode contar com mais 5.000 homens no Afeganistão

A Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) no Afeganistão, comandada pela NATO, pode já contar com um reforço «de pelo menos» 5000 homens, além dos 30 000 anunciados por Washington, anunciou hoje o secretário-geral da Aliança Atlântica.
«Posso confirmar que os aliados (membros da NATO) e os nossos parceiros vão dar uma contribuição suplementar significativa, de pelo menos 5000 soldados e provavelmente ainda mais alguns milhares», declarou Anders Fogh Rasmussen num discurso em Bruxelas.
Este número de 5000 soldados suplementares já tinha sido dado na semana passada por uma fonte militar.
Diário Digital / Lusa

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Afeganistão: Obama quer guerra acabada no prazo de três anos

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai anunciar hoje que quer que a guerra no Afeganistão acabe no prazo de três anos, segundo fontes oficiais citadas pela CNN.
Para tal, Barack Obama vai enviar 30 mil soldados adicionais para o Afeganistão, reforço que deverá estar concluído dentro de seis meses, de acordo com responsáveis da Casa Branca ouvidos pela CNN.
Este plano deverá ser formalizado hoje durante a visita de Obama à academia militar de West Point, Nova Iorque.
Diário Digital / Lusa

Atentado no Paquistão mata deputado regional e fere ao menos 12

Policiais paquistaneses inspecionam o local do ataque suicida desta terça-feira (1) em Kanju. (Foto: AFP)
Um deputado regional do Paquistão que já havia sido ameaçado pelos rebeldes talibãs morreu nesta terça-feira (1º) num atentado suicida contra a sua casa, no Vale do Swat (norte).
Um porta-voz do partido dele afirmou que pelo menos 12 pessoas ficaram feridas no ataque, ocorrido por volta das 13h30, no distrito de Kabal.
In:Globo.com

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Álvares Cabral captura piratas

A Fragata portuguesa Álvares Cabral capturou um grupo de piratas somalis que atacou o navio de pesca espanhol 'Ortube Berria', numa operação conjunta com as autoridades das Sheycheles e da União Europeia, divulgou hoje fonte da NATO .
In: SOL

Espanhóis sequestrados na Mauritânia

Grupo Al-Qaeda no Magreb Islâmico
Três espanhóis da ONG catalã ‘Acció Solidària’ foram sequestrados no domingo a 150 km de Nuakchot, na estrada que liga a capital da Mauritânia com Nuadibú, a cidade mais importante do Norte do país.
Segundo o ministro do Interior espanhol, Alfredo Rubalcaba, os sequestradores poderão ser islamitas radicais do grupo Al-Qaeda no Magreb Islâmico, a mesma organização que levou à suspensão, em 2008, da etapa do Rally Lisboa-Dacar devido a ameaças a cidadãos franceses.
In:Correiodamanha

domingo, 29 de novembro de 2009

Índia: 50 trabalhadores contaminados em central nuclear

Meia centena de trabalhadores da central nuclear de Kaiga, no sudoeste da Índia, foram contaminados com radiações por beberem água no local de trabalho, informou hoje uma fonte oficial.
As vítimas, que trabalhavam nos serviços de manutenção da central, tiveram que receber tratamento por apresentarem altos níveis de trítio após a ingestão da água contaminada no início da semana, indicou a mesma fonte, citada pela agência indiana PTI.
O trítio, conhecido como hidrogénio-3, é utilizado nos geradores de neutrões e nos reactores de fusão nuclear.
«O teor da água no depósito está a ser investigado», disse à agência de notícias indiana a fonte oficial, sob reserva de anonimato.
As autoridades certificaram que os níveis de trítio nos trabalhadores eram superiores ao que é normal nos testes de urina diários, tendo ordenado o seu internamento no hospital de Mallapur, na região de Karnataka.
In:DiárioDigital

Afeganistão: Talibãs mortos em combate

Pelo menos 27 alegados talibãs foram mortos em combates com as tropas afegãs e internacionais na província de Jost, na zona oriental do país.
Os combates foram desencadeados depois dos insurrectos terem atacado um posto de vigilância na área fronteiriça de Leza, distrito de Tanai.
Os corpos de 13 alegados talibãs foram recolhidos para o quartel-general da região.
In:Correiodamanha