sábado, 5 de setembro de 2009

Paquistão: 43 militantes islamitas mortos

Um total de 43 militantes islamitas morreram este sábado, num ataque da responsabilidade de forças paquistanesas.
Segundo avança a AFP, a ofensiva incluiu a destruição de um quartel-general em Khyber.
Este incidente surge depois de um atentado suicida numa caserna da polícia em Torkham, a 28 de Agosto, que resultou em em 22 vítimas.
CorreioManhã

Atentado suicida fere 4 soldados alemães no Afeganistão

Quatro soldados alemães ficaram feridos neste sábado (5) após a explosão de um carro-bomba nos arredores da localidade afegã de Kunduz, no norte do país, anunciou um porta-voz do Exército alemão, da central de operações em Potsdam, perto de Berlim.
Segundo ele, a explosão aconteceu por volta das 9h50 (hora local), a cerca de cinco quilômetros ao nordeste de Kunduz, localidade na qual as tropas alemãs da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) têm sua base principal no Afeganistão, e que se desconhece por enquanto se há vítimas civis.
in:Globo

Forças de segurança apreendem arsenal no Iraque

Armas apreendidas neste sábado (5) em Bagdá, capital do Iraque, pelas forças de segurança locais, depois de uma operação de busca. As armas pertenceriam a grupos insurgentes. Segundo as autoridades, foram apreendidos mais de 20 morteiros, dezenas de foguetes katyosha, foguetes artesanais e grande quantidade de explosivos e munição, além de um avião usado para vigilância. Não há informação sobre prisões. (Foto: AFP)
In:Globo

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Afeganistão: 23 mortos e 35 feridos em ataque suicida

Pelo menos 23 pessoas, entre as quais o «número dois» dos serviços secretos afegãos, morreram hoje e 35 ficaram feridas num ataque suicida perpetrado na província oriental de Laghman, disse uma fonte oficial.
O porta-voz do governador provincial, Sayed Ahmad Safi, disse à agência afegã AIP que o suicida atacou o veículo do sub-chefe dos serviços secretos afegãos, Abdullah Laghmani, e causou também a morte do chefe do conselho provincial.
In:DiárioDigital

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Polônia relembra os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial

Autoridades europeias e norte-americanas participam nesta terça-feira (1º) nas cerimónias na Polónia para relembrar os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Líderes polacos reuniram-se na península de Westerplatte, em Gdansk, para marcar a hora exacta que um navio de guerra alemão bombardeou um pequeno posto da marinha polaca.
"Westerplatte é um símbolo de uma luta heróica dos fracos contra os fortes", disse o presidente Lech Kaczynski. "É uma prova de patriotismo e de espírito de luta. Glória aos heróis daqueles dias, glória aos heróis de Westerplatte, glória a todos os soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial contra os alemães nazis e contra os totalitários bolcheviques."
In:globo

'Homem-aranha francês' escala as torres Petronas

O "homem-Aranha francês", Alain Robert, que já escalou os arranha-céu mais altos do mundo, cumpriu nesta terça-feira (1º) sua missão de escalar as torres Petronas, em Kuala Lumpur, Malásia após duas tentativas fracassadas que acabaram na esquadra.
Robert, de 47 anos, começou a subir os 88 andares das torres gêmeas de 452 metros, ao entardecer, confiando em que a escuridão o protegeria.
Ele demorou 45 minutos para chegar ao topo do prédio da capital malásia, propriedade da companhia petrolífera Petronas, antes de ser detido, segundo a imprensa local.
In:Globo

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Afeganistão: dois soldados britânicos e dois americanos mortos

Quatro soldados, dois britânicos e dois norte-americanos, morreram esta segunda-feira em explosões no Afeganistão, informaram as autoridades.
Os dois soldados norte-americanos, que integravam a Força Internacional da NATO no Afeganistão (ISAF), morreram hoje em duas explosões no sul do país, indicaram as forças internacionais.
As mesmas fontes esclareceram, em comunicado, que as explosões ocorreram em lugares diferentes, quando os soldados passavam com as respectivas viaturas.
O Ministério da Defesa britânico confirmou hoje também a morte de mais dois soldados, elevando para 19 o número de militares britânicos mortos durante o mês de Agosto em território afegão.
Os soldados morreram numa explosão durante uma patrulha a pé no norte do distrito de Lashkar Gah, na província de Helmand (sul), informou o ministério, numa nota informativa.
Desde o início da intervenção militar internacional no Afeganistão, em 2001, já morreram 210 soldados britânicos.
Diário Digital / Lusa

Comandante das forças internacionais pede revisão da estratégia no Afeganistão

O comandante das tropas americanas e da Otan no Afeganistão pediu num relatório uma revisão da estratégia das forças internacionais para combater os extremistas talibãs.
"A situação no Afeganistão é séria, mas o sucesso para ser alcançado exige a implementação de uma estratégia revisada, compromisso e resolução, além de mais unidade e esforço", afirmou o general Stanley McChrystal num comunicado. Seu relatório foi enviado ao Pentágono nesta segunda-feira (31).
Ele não pediu mais tropas, mas disse que o fará num relatório separado. O tema promete levantar ardente debate em Washington.
In:Globo

domingo, 30 de agosto de 2009

MOTOGP - Jorge Lorenzo, vence em Indianápolis

O espanhol Jorge Lorenzo garantiu a vitória no circuito de Indianápolis da MotoGP. Ele contou com a sorte, após ver seu companheiro de equipe, o italiano Valentino Rossi sofrer uma queda. Rossi havia acabado de ser superado por Lorenzo.
Outro que acabou caindo foi o também espanhol Dani Pedrosa, que dominou os treinos livres e largou na pole position neste domingo. Ele ainda voltou à corrida e recuperou cinco posições, o suficiente para garantir seis pontos no mundial.
Alex de Angelis, da Honda, terminou na segunda posição, enquanto Nicky Hayden, da Ducati, foi o terceiro.
In:Globo

Atentado mata 12 polícias paquistaneses

Doze agentes da polícia morreram, este domingo, na sequência de um ataque bombista suicída contra academia de treino policial na localidade de Mingora, na região do Vale de Swat, Norte do Paquistão.
A explosão ocorreu no interior do centro quando os policiais efectuavam o seu treino diário. O bombista conseguiu penetrar no recinto e detonou a carga explosiva que levava consigo.
As forças de segurança isolaram a área depois da explosão, gerando o pânico entre a população das proximidades, onde todos os mercados e negócios foram fechados de imediato.
Mingora é a maior cidade de Swat, no qual o Exército do Paquistão lançou esta Primavera uma grande operação contra as revoltas que se têm apoderado da região.
In:Correiodamanhã