Afeganistão: o cerco fecha-se em torno dos talibãs entrincheirados em Musa Qala
As tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), apoiadas pelo Exército afegão, apertaram o cerco neste sábado em Musa Qala para tentar retomar o controle da cidade, no distrito do sul do Afeganistão, que está sob o comando dos talibãs há dez meses.Tropas terrestres foram enviadas aos arredores da cidade e a aviação realizou ataques durante a madrugada de sexta-feira para sábado, matando vários combatentes talibãs, segundo fontes oficiais e rebeldes.
Um comando rebelde entrincheirado em Musa Qala afirmou por telefone à AFP que 2.000 combatentes estavam no local em pé de guerra.
"Houve bombardeiros e 15 civis morreram, além de um pequeno número de talibãs", disse o responsável, afirmando se chamar Mullah Hafizullah. "Até agora, não teve cara a cara, mas estamos nos preparando e resistiremos", acrescentou.
O ministério afegão da Defesa indicou, em um comunicado, que vários talibças morreram e outros foram feridos, mas não citou número nem mencionou perdas civis.
Por sua vez, a coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos anunciou ter matado vários rebeldes sexta-feira após o lançamento de uma bomba guiada contra um edifício.
Musa Qala é a principal cidade do distrito de mesmo nome no norte da província de Helmand, a mais importante região produtora de ópio no Afeganistão, líder mundial absoluto no fornecimento da droga (92% da produção do planeta).
Leia mais em:
Afeganistão: o cerco fecha-se em torno dos talibãs entrincheirados em Musa Qala
Afeganistão: um soldado da Otan, duas crianças e 12 'terroristas' mortos

Quatro presos do campo americano de Guantánamo (Cuba) que residiam legalmente na Grã-Bretanha serão libertados em breve, revelou neste sábado seu advogado, confirmando informações da rede de televisão britânica BBC.



























