sábado, 24 de janeiro de 2009

Ataque dos EUA causa mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, esta sexta-feira, numa aldeia paquistanesa, próxima da fronteira com a Afeganistão, na explosão de três mísseis disparados por um aparelho não pilotado norte-americano.
Este ataque é o primeiro em território do Paquistão desde a tomada de posse do presidente norte-americano, Barack Obama, e segundo um responsável dos serviços de informação cinco dos mortos foram já identificados como combatentes estrangeiros.
Os dirigentes paquistaneses tinham alguma sperança que Obama ordenasse a suspensão deste tipo de ataques, que apesar de terem resultado na morte de vários líderes da Al-Qaida, também são vistos como uma violação da soberania nacional.
CorreioManhã

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

HUMOR - Algures em Cabul

Angola: Recolha de sangue por suspeitas de Ébola

Foram recolhidas e enviadas para um laboratório as amostras de sangue de pessoas que morreram na província angolana de Malange, com hemorragias internas, sob suspeita de se tratar do vírus do Ébola.
O coordenador da equipa do Ministério da Saúde, Eusébio Manuel, investigou os casos divulgados de mortes que apresentam os sintomas. Dada a dificuldade em combater a doença, o Governo angolano criou uma unidade hospitalar especial na província de Malange para examinar casos suspeitos de febre hemorrágica
Também na República Democrática do Congo (RDCongo) surgiram até ao mês passado 40 vítimas, das quais 14 resultaram na morte dos doentes. Tanto o Ministério da Saúde de Angola como a representação da Organização Mundial de Saúde no país negam a existência de casos de Ébola naquela região.

María Amelia: A bloguista mais velha do mundo

Chama-se María Amelia, é natural de Muxía, Espanha, tem 97 anos e é a bloguista mais velha do mundo. A aventura na web começou em Dezembro de 2006 quando no dia do seu aniversário o neto a presenteou com um blogue. Dois anos depois, a idosa é uma verdadeira estrela da blogosfera, com mais de 400 visitantes diários.
Sob um fundo cor-de-rosa, os textos de María Amelia são escritos em tom descontraído e falam desde a sua vida a temas da actualidade. A auxiliar nas novas tecnologias está permanentemente o neto, que põe por escrito as dissertações da avó e ajuda a responder às dezenas de e-mails que a idosa recebe diariamente.
Vindos de países tão distintos como Espanha, México, Japão, Canadá, Austrália e Reino Unido, cerca de um milhão e meio de internautas já visitaram o blogue. "A minha vida mudou... agora posso comunicar com o mundo inteiro", explica María Amelia na apresentação da página.
A fama é tanta que em Fevereiro de 2008 a bloguista foi convidada a conhecer pessoalmente o primeiro-ministro Espanhol, José Luís Zapatero. Socialista assumida desde os 16 anos, Amelia descreveu com emoção o encontro na sua página: "Foi encantador. O povo quere-lo por causa da sua transparência e forma de comunicar. Gostava de ter falado mais com ele mas a emoção era tanta que fiquei sem palavras. Foi um orgulho ser alvo desta delicadeza".
Sobre o objectivo do seu blogue, María Amelia explica que "serve para se entreter, comunicar com o mundo e animar todos os idosos que utilizem a Internet". E deixa o desafio: "Os familiares dos idosos podiam fazer um esforço para ensiná-los. Assim estes poderiam conhecer gente diferente e aprender coisas novas todos os dias. A mim tirou-me vinte anos de cima."
expresso

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Rebeldes taliban abatidos no Afeganistão

A coligação internacional liderada pelos Estados Unidos da América anunciou a morte de 22 rebeldes taliban e a detenção de outros onze, durante confrontos ocorridos segunda-feira em vários pontos do Afeganistão.
De acordo com um porta-voz militar, num dos confrontos as forças da coligação foram obrigadas a responder a ataques com granadas de mão na província meridional de Kandahar.
Por sua vez, na região oriental do país, aviões da coligação atacaram vários alvos rebeldes na província de Kabisa.
CorreioManhã

Espanha: Pilotos morreram em acidente

Três pilotos da força aérea espanhola morreram esta terça-feira após um acidente que envolveu dois aviões Mirage-F1, a sul de Albacete, na região leste de Espanha.
Um porta-voz do Ministério da Defesa anunciou que o acidente ocorreu esta manhã e envolveu dois aviões da base militar de Albacete, que efectuavam voos de instrução de rotina. As causas do acidente estão a ser investigadas.
CorreioManhã

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Exército israelita retira da Faixa de Gaza

As armas calaram-se na Faixa de Gaza. O exército israelita começa a retirar do território palestiniano e, até terça-feira, dia da tomada de posse de Barack Obama, já não haverá um soldado israelita na Faixa de Gaza. Telavive declarou o cessar-fogo unilateral depois de considerar alcançados os objectivos, mas o Hamas também declara vitória. Reacção bem diferente é a de muitos palestinianos que perderam tudo.
Agora que as armas se calaram, os palestinianos tentam recomeçar uma vida normal, nem que seja do zero. A contas com um pesado saldo, mais de mil e 300 mortos e um cenário geral de destruição, mesmo assim o Hamas declara-se vitorioso.
«Depois do falhanço da agressão, anunciamos a nossa vitória. A vitória de Gaza e das crianças de Gaza, do nosso povo, da nossa Nação e do povo livre de todo o Mundo, Ismail Haniyeh, do Hamas.
Também Israel reclama vitória, daí a declaração unilateral de cessar-fogo. A operação militar iniciada a 27 de Dezembro de 2008 visava o duplo objectivo de neutralizar o envio de rockets de Gaza sobre Israel e acabar com o reabastecimento de armas através dos túneis que ligam o Sul da Faixa de Gaza ao vizinho Egipto. Apesar de Telavive considerar os objectivos alcançados, ainda domingo o território israelita foi bombardeado com uns 20 rockets.
Vinte e três dias depois do início da ofensiva, o exército israelita começa a retirar da Faixa de Gaza, com um número de baixas bastante inferior ao do outro lado: 13 mortos incluindo 10 soldados. Israel deverá deixar totalmente o território palestiniano nas próximas 24 horas, ou seja, até Barack Obama assumir a Presidência dos Estados Unidos.
TVI

Brasil - Tecto de igreja desaba e mata sete pessoas

Sete pessoas morreram e 95 ficaram feridas, em São Paulo, no Brasil, na sequência do desabamento do tecto de uma igreja. O balanço é ainda provisório, uma vez que os bombeiros temem que mais pessoas estejam debaixo dos escombros.
A tragédia poderia ter sido maior, uma vez que o templo da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo tem capacidade para duas mil pessoas. O desabamento aconteceu ao final da tarde de domingo, entre dois serviços religiosos e, por isso, o edifício tinha pouca gente.
A causa da derrocada ainda não é conhecida e as autoridades de São Paulo dizem que o prédio estava em situação ilegal. Foi nesta mesma igreja que o futebolista brasileiro Kaká se casou, em 2005.
TVI

domingo, 18 de janeiro de 2009

Faixa de Gaza - Cessar-fogo quebrado pelo Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, admitiu este domingo que o cessar-fogo na Faixa de Gaza é “frágil”, depois de o movimento radical Hamas ter disparado mais mísseis artesanais contra Israel, o que motivou novos bombardeamentos por parte do exército israelita.
“Lançámos um ataque contra um comando de activistas que estavam a lançar mísseis”, disse Olmert, antes da reunião do Conselho de Ministros semanal. “O Hamas demonstrou uma vez mais hoje de manhã que o cessar-fogo é frágil e deve ser reavaliado minuto a minuto”, considerou.
O Governo de Israel anunciou sábado umcessar-fogo unilateral nos combates com o Hamas, mas o movimento palestiniano não subscreveu a trégua por esta não implicar a imediata retirada das tropas israelitas da Faixa de Gaza.
“Se o Hamas parar totalmente os ataques, decidiremos qual o momento para sair de Gaza”, disse Olmert, sem estabelecer um calendário para a possível retirada das tropas israelitas.
O Hamas quebrou hoje de manhã a trégua ao disparar rockets que atingiram uma cidade do sul de Israel. “Cinco rockets foram disparados da Faixa de Gaza, quatro dos quais atingiram Sdérot sem provocar vítimas nem danos”, precisou um porta-voz militar israelita.
Pouco depois dos disparos, Israel respondeu com um ataque aéreo que terá causado dois feridos, uma mulher e uma criança.
Entretanto, os serviços de emergência em Gaza anunciaram a descoberta dos corpos de 95 palestinianos sob os escombros de edifícios alvo de ataques israelitas. Não contando com as vítimas hoje encontradas, a ofensiva ‘Chumbo endurecido’ já causou a morte de 1.206 palestinianos e ferimentos em mais de 5.300.
IRÃO EXIGE RETIRADA DAS TROPAS
O Irão exigiu a retirada das tropas israelitas da Faixa de Gaza, considerando que o cessar-fogo unilateral não é suficiente.
“A simples paragem dos ataques sem a retirada das suas forças das posições ocupadas não é suficiente para pôr um termo aos confrontos e é necessário que as forças deste regime deixem as zonas ocupadas em Gaza”, afirmou Manoucher Mottaki, chefe da diplomacia iraniana.
“A presença destas forças nestas zonas é uma provocação e não há nenhuma garantia para uma paragem dos confrontos”, acrescentou.
CorreioManhã

GNR faz greve de zelo às multas

Os patrulheiros da extinta Brigada de Trânsito estão revoltados com a restruturação da força de segurança, criticando, por exemplo, o facto de os novos destacamentos estarem dependentes dos comandos territoriais, em vez de pertencerem à Unidade Nacional de Trânsito (UNT). Estão a fazer uma greve de zelo às multas, convocada por SMS.