segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Exército israelita retira da Faixa de Gaza

As armas calaram-se na Faixa de Gaza. O exército israelita começa a retirar do território palestiniano e, até terça-feira, dia da tomada de posse de Barack Obama, já não haverá um soldado israelita na Faixa de Gaza. Telavive declarou o cessar-fogo unilateral depois de considerar alcançados os objectivos, mas o Hamas também declara vitória. Reacção bem diferente é a de muitos palestinianos que perderam tudo.
Agora que as armas se calaram, os palestinianos tentam recomeçar uma vida normal, nem que seja do zero. A contas com um pesado saldo, mais de mil e 300 mortos e um cenário geral de destruição, mesmo assim o Hamas declara-se vitorioso.
«Depois do falhanço da agressão, anunciamos a nossa vitória. A vitória de Gaza e das crianças de Gaza, do nosso povo, da nossa Nação e do povo livre de todo o Mundo, Ismail Haniyeh, do Hamas.
Também Israel reclama vitória, daí a declaração unilateral de cessar-fogo. A operação militar iniciada a 27 de Dezembro de 2008 visava o duplo objectivo de neutralizar o envio de rockets de Gaza sobre Israel e acabar com o reabastecimento de armas através dos túneis que ligam o Sul da Faixa de Gaza ao vizinho Egipto. Apesar de Telavive considerar os objectivos alcançados, ainda domingo o território israelita foi bombardeado com uns 20 rockets.
Vinte e três dias depois do início da ofensiva, o exército israelita começa a retirar da Faixa de Gaza, com um número de baixas bastante inferior ao do outro lado: 13 mortos incluindo 10 soldados. Israel deverá deixar totalmente o território palestiniano nas próximas 24 horas, ou seja, até Barack Obama assumir a Presidência dos Estados Unidos.
TVI

Sem comentários: