sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tailândia - Exército enfrenta manifestantes anti governo

Tropas tailandesas atiraram e lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes anti governo nas proximidades das embaixadas dos EUA e do Japão, transformando o centro de Bangkok numa zona de guerra nesta sexta-feira (14). A violência começou na tarde de quinta, após um general do Exército considerado conselheiro dos 'camisas vermelhas' (manifestantes anti governo) ter sido ferido.
Segundo a agência de notícias Associated Press, os conflitos deixaram dois mortos e 13 feridos, incluindo um fotógrafo tailandês e um jornalista internacional. Desde Abril, quando os 'camisas vermelhas' decidiram acampar na capital, já morreram 31 pessoas.
in:Globo.com

quarta-feira, 12 de maio de 2010

EUA: Taliban na ‘lista negra’

O Departamento de Estado dos EUA está a pensar colocar os Taliban do Paquistão na ‘lista negra’ do terrorismo internacional, após o envolvimento do grupo no atentado falhado de Times Square.
In:Correiodamanha

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mísseis dos EUA matam 14 militantes no Paquistão

Aviões sem piloto dos Estados Unidos dispararam vários mísseis contra uma zona tribal do noroeste do Paquistão nesta terça-feira, matando quatorze militantes islâmicos, informaram membros da segurança paquistanesa.
O ataque ocorreu na zona de Lawara Mandi, próxima à fronteira com o Afeganistão, no Waziristão do Norte, bastião do Talibã e da rede terrorista Al-Qaeda.
"Cinco aviões não tripulados dispararam 10 mísseis e mataram 14 militantes. O alvo era uma casa e vários veículos estacionados do lado de fora", revelou à agência de notícias France Presse um alto oficial paquistanês, que pediu para não ser identificado.
In:Globo

Afeganistão: Faca em avião

Um afegão empunhando uma faca foi detido, após um alegada tentativa de atentado num avião em pleno voo. O homem, que partiu uma janela de emergência do aparelho, da Ariana Afghan Airlines, estava ontem a ser interrogado pela Polícia em Kandahar.
In:Correiodamanha

Portugal, Espanha, França e Marrocos juntos contra o terrorismo e narcotráfico

Portugal, Espanha, França e Marrocos acordaram hoje em "aprofundar" e "reforçar" a cooperação no combate ao terrorismo, crime organizado e tráfico de droga, informou à agência Lusa o diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues.
O acordo foi estabelecido entre as polícias de investigação criminal dos quatro países numa reunião em Sevilha, no Sul de Espanha.
Numa declaração breve à Lusa, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, referiu que do encontro saiu a "clara vontade" de "aprofundar" e "reforçar" a cooperação policial e técnica na luta contra o terrorismo, o crime organizado e o narcotráfico.
As polícias dos quatro países comprometeram-se ainda a reunir-se anualmente.
A troca de informações estratégicas e operativas e a melhoria da deteção dos fluxos atípicos de capitais são algumas das medidas propostas.
In:Destak/Lusa destak@destak.pt

domingo, 9 de maio de 2010

EUA - Ferry choca contra cais

O ferry ‘Andrew J. Barberi’, que faz a ligação entre Manhattan e Staten Island e transportava 250 passageiros e 18 tripulantes, embateu violentamente no cais quando se preparava para atracar em Staten Island. Pelo menos 17 passageiros cujo estado inspirava maior cuidado foram transportados para vários hospitais, enquanto os restantes foram assistidos no local.
As autoridades anunciaram que, aparentemente, terá sido um problema mecânico que esteve na origem da colisão do ferry com o cais. Segundo vários passageiros, a embarcação parece ter aumentado a velocidade quando se aproximava do cais, em vez de reduzir. Refira--se que este ferry é o mesmo que, em Outubro de 2003, esteve envolvido num outro acidente, no mesmo terminal, que causou a morte a onze pessoas.
In:Correiodamanha