sábado, 14 de junho de 2008

Kosovo: NATO vai apoiar criação de força segurança multiétnica no Kosovo

NATO decidiu apoiar a criação de uma nova força de segurança no Kosovo, que deverá ser “profissional e multiétnica”, sob controlo civil e equipada unicamente com armas ligeiras, anunciou o porta-voz da aliança, James Appathurai.“
A NATO vai supervisionar o desmantelamento do Corpo de Protecção do Kosovo (KPC) e a criação de uma força de segurança sob controlo civil”, anunciou o responsável, numa referência ao grupo criado em 1999, com o apoio da NATO, e que integrava quase exclusivamente antigos membros do UÇK, a milícia independentista albanesa que lutou contra o Exército sérvio.Appathurai garante que a Força de Segurança do Kosovo (KSF) pretende ser uma entidade “nova, profissional e multiétnica, que será equipada com armas ligeiras e não possuirá armamento pesado”.
A decisão de apoiar a nova força do Kosovo – um país que vários países-membros da NATO ainda não reconheceram, como é o caso de Portugal – foi adoptada durante a manhã no Conselho do Atlântico Norte, que antecedeu a reunião dos ministros da Defesa da aliança. O encontro foi centrado na actual situação no Kosovo e qual o papel da Kfor, a força da NATO destacada no território, após este período de transição.

Espanha - Polícia esmaga clã da máfia russa

As autoridades espanholas desferiram ontem um rude golpe na máfia russa a operar em Espanha depois de, no âmbito de uma mega-operação, prenderem 20 mem-bros do grupo Tamboskaya, considerado a quarta maior organização criminosa do Mundo.
Entre os detidos contam-se Vitali Idrilov, preso em 2005 e colocado em liberdade condicional, e Gennadios Petrov, fundador e líder máximo da Tamboskaya, assim designada pelo facto de os seus membros serem originários de Tambos, localidade próxima de Sampetersburgo.
Designada ‘Troika’, a operação policial foi coordenada pelo juiz da Audiência Nacional Baltasar Garzón e contou com a participação de 400 agentes da Polícia Nacional e Guardia Civil. Nas investigações, encetadas há cerca de dois anos, colaboraram ainda agências de espionagem e polícias dos EUA, Suíça, Rússia e Alemanha.
A rede mafiosa controlava a partir de Espanha as actividades criminosas realizadas noutros países (entre elas extorsões, sequestros, tráfico de armas e de drogas) usando contas bancárias e empresas de fachada instaladas em solo espanhol para lavar o dinheiro proveniente dessas actividades. Garzón acusa os detidos de associação ilícita e branqueamento de capitais.
Os investigadores descobriram mais de 500 contas bancárias usadas pela rede para branquear anualmente milhões de euros em paraísos fiscais.
O cerco aos mafiosos russos começou nas Baleares, depois de se verificar a existência de actividades organizadas na Península, e alargou-se a outras comunidades, permitindo capturas em Palma de Maiorca, Madrid, Málaga e Alicante. Paralelamente, as autoridades realizaram buscas em cerca de 30 domicílios, de uma dezena de localidades.
A primeira operação visando a máfia russa em Espanha, designada ‘Avispa’, realizou-se entre 2005 e 2006 e permitiu capturar 28 pessoas, na sua maioria cabecilhas da organização.

ETA ensina FARC

Um guerrilheiro arrependido das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) confirmou ao jornal ‘El Mundo’ as relações entre aquele grupo rebelde marxista e a ETA. Camilo, nome de guerra do informador, diz que os terroristas bascos ensinaram as FARC a usar explosivos como o C4, mais práticos e eficazes do que a dinamite, e a construir bombas activadas por telemóvel. Em troca as FARC financiam a ETA.
O arrependido afirma que ele e mais 19 guerrilheiros assistiram a um curso, que decorreu em Julho de 2007 na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. O principal formador era o etarra Martín Ca-pa. "Quando o curso terminou", lembra Camilo, "eu era capaz de montar uma bomba". Camilo assegura ainda que os etarras falavam de política e da sua luta, mas que nunca referiram os atentados de Março de 2004 em Madrid.
As primeiras informações sobre a relação das FARC com a ETA datam de 2002, mas a maioria delas só se tornou conhecida recentemente graças a um programa do governo da Colômbia para reintegração de arrependidos das FARC.
Paralelamente às visitas de etarras à Colômbia, os colombianos vêem a Espanha fazer contactos políticos e tráfico de droga para financiar a guerrilha. Camilo sabe-o bem, pois durante anos esteve na Venezuela para obter documentos e dinheiro falsos para as viagens dos guerrilheiros. "Em Caracas conseguia cartões de crédito e vouchers para os hotéis, pois aí falsificam bem essas coisas", afirmou.
EMPRESÁRIAS BASCAS DETIDAS
O juiz Baltasar Garzón, da Audiência Nacional, ordenou a prisão incondicional de duas empresárias bascas acusadas de financiar voluntariamente a ETA. Garzón alega que existe o risco de María Isabel e Blanca Bruño Azpiroz entrarem em fuga. As arguidas negam ter feito pagamentos à ETA, embora admitam ter recebido duas cartas de extorsão dos terroristas, que alegadamente ignoraram e destruíram.
A Justiça alega, no entanto, que as empresárias ofereceram pelo menos seis mil euros de livre vontade e não devido às pressões feitas pela ETA no âmbito da recolha do chamado imposto revolucionário. Prova disso, alegam, são as cartas de agradecimento da ETA, escritas em termos cordiais, elogiando as virtudes patrióticas das empresárias.
SAIBA MAIS
GUERRILHA
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia foram criadas em 1964 como um movimento de guerrilha. São consideradas uma organização terrorista pela Colômbia, Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
16 000 membros têm as FARC. Nos anos 80 envolveram-se no tráfico de droga, que financia a guerrilha.
45 000 pessoas morreram desde o início da guerrilha. As FARC costumam raptar pessoas para depois exigir resgates. Têm mais de 700 reféns na sua posse.

Bomba no sudoeste do Afeganistão mata quatro soldados

A explosão de uma bomba este sábado no sudoeste do Afeganistão matou quatro soldados da coligação internacional comandada pelos EUA.
«Quatro soldados da coligação morreram e outro ficou gravemente ferido na explosão de uma bomba de fabrico caseiro na província de Ferah», afirma um comunicado militar.
A coligação não revelou a nacionalidade das vítimas, uma vez que nestas circunstâncias fica a cargo dos países de origem.
Pelo menos 83 soldados estrangeiros morreram no decorrer do ano no Afeganistão.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Detidos em Guantanamo podem recorrer civilmente

Os detidos na prisão militar de Guantanamo, que vão ser julgados por terrorismo em tribunais militares dos EUA, podem recorrer da sua detenção para os tribunais civis. A decisão, hoje, anunciada pelo Supremo Tribunal de Justiça é considerado um forte revés contra a administração Bush.
Por cinco votos contra quatro, o Supremo Tribunal decidiu de forma contrária às pretensões do Presidente norte-americano, George W. Bush, que queria forçar a aprovação no Congresso de uma lei que impedia os prisioneiros em Guantánamo de recorrer ao “habeas corpus”, acção que permite a um arguido contestar em tribunal as bases legais da sua detenção. “Consideramos que os peticionários beneficiam do direito constitucional de recurso ao ‘habeas corpus’”, lê-se no acórdão de 70 páginas assinado pelo juiz Anthony Kennedy. O juiz considerou ainda que o Congresso deveria ter criado uma alternativa adequada para que aqueles detidos pudessem contestar a sua detenção, o que não aconteceu.A Amnistia Internacional ficou satisfeita com a decisão, que a Casa Branca ainda não comentou. "O Supremo Tribunal fez a coisa certa. Todos têm o direiro a contestar quando são postos na prisão, a conhecer as acusações de que são alvo e a responder-lhes. É uma vergonha que no século XXI a administração Bush tenha levado a tão grave passo atrás: dizer que se pode colocar alguém na prisão e deitar a chave fora. Mas isso não vai acontecer mais", disse Daila Hashad.Há 270 pessoas detidas em Guantanamo (já foram mais de 500), sendo que a maioria está ali há anos sem saber do que é acusado, tendo muitos tentado o suicídio e queixado de maus tratos. Tanto o candidato presidencial republicano, John McCain, como o democrata, Barack Obama, já prometeram que a encerrarão se forem eleitos.Na semana passada, cinco suspeitos de planearem os atentados de 2001 foram ouvidos pela primeira vez na comissão militar criada para os julgar .
SIC Online

Milhares de manifestantes em Roma contra guerra no Iraque

Milhares de italianos e dezenas de norte-americanos manifestaram-se ontem nas ruas de Roma para pedir o fim da guerra no Iraque e o regresso das tropas italianas. O tema não está, porém, na agenda da visita de Bush a Itália.
A manifestação, sob o lema "Abaixo a guerra", foi convocada por partidos políticos de esquerda e grupos anti-sistema, contando também com o apoio da associação de norte-americanos residentes em Itália.Entre os norte-americanos que participaram na manifestação encontrava-se James Gilligan, que participou nas guerras do Iraque e do Afeganistão, sendo agora membro da associação de Veteranos do Iraque.Na marcha desfilaram pacificamente cerca de cinco mil pessoas. Um cordão policialde centenas de polícias acompanhou os manifestantes."Estamos aqui para denunciar a política servil face aos Estados Unidos, do Governo de silvio Berlusconi", explicou o membro do partido Refundación Comunista, Giovanni Russo Spena.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Tigres Tamil atacam marinha do Sri Lanka

O grupo separatista Tigres Tamil lançou, esta quarta-feira, um ataque contra um posto da marinha do Sri Lanka, matando pelo menos três militares e sofrendo os rebeldes quatro baixas, anunciaram fontes do movimento.
Ao amanhecer, os Tigres de Libertação Tamil lançaram o ataque contra o posto de Irukkalampiddi, no noroeste da ilha, destruindo-o parcialmente e matando pelo menos três soldados, sendo que quatro Tamil morreram quando a marinha destruiu uma das suas embarcações. Antes de fugirem, os combatentes ainda levaram diversas armas e munições.
O site Tamilnet, pertencente ao grupo, informa que a ofensiva foi levada a cabo em memória do oficial da marinha Tamil, coronel Kadaafi, morto há dois meses.
Os Tigres Tamil iniciaram em 1972 a luta armada contra o Sri Lanka, tendo por objectivo a criação, no norte e nordeste do país, de um território independente para o grupo étnico tamil. Essas três décadas de violência provocaram a morte de entre 60000 e 70000 pessoas.
Correio da Manhã

Espanha - Operação policial caça islamitas

A polícia espanhola deteve ontem 18 pessoas no âmbito da ‘Operação Submarino’, oito das quais de nacionalidade argelina e suspeitas de ligação à al-Qaeda. A investigação policial continua assim em aberto.
Dois dos alegados terroristas foram detidos em Barcelona, cinco em Castellón e um em Pamplona. Trata-se de um grupo envolvido em operações de financiamento da jihad (guerra santa), apoio logístico, doutrinamento e recrutamento de terroristas destinados à al-Qaeda para o Magrebe Islâmico.
Os dois suspeitos capturados em Barcelona são Sid Ali Taukoucht e Abdelghani Himmouri. Ambos actuavam no bairro de Raval e não estão, ao que tudo indica, relacionados com os detidos na operação contra o terrorismo islâmico que decorreu naquela zona da cidade em Janeiro, que preparavam um atentado bombista.
IRAQUE NA ROTA
Quanto aos presumíveis membros da al-Qaeda detidos em Castellón, são Mohamed Bouacha, Mohamed Souici, Youcef Haddallah, Mourad Ait Kaid e Abdennour Chettah.
Já em Pamplona foi capturado Mustapha Yousfi. O secretário de Estado espanhol da Segurança, Antonio Camacho, declarou que os oito suspeitos islâmicos agora detidos se encarregavam igualmente do "envio de mujaheedines para o Iraque".
As autoridades policiais espanholas investigam ainda uma eventual relação dos outros dez detidos com a rede terrorista liderada por Osama bin Laden.
Nas buscas domiciliárias levadas a cabo no âmbito desta operação antiterrorista foram apreendidos sete mil euros, vários talões de envio de dinheiro para a Argélia, cadernetas de contas bancárias, numerosos CD e cassetes de vídeo, cartões telefónicos e documentação diversa.
Só durante este ano já foram detidos em Espanha 27 alegados terroristas islamitas.
Correio da Manhã

Ministros da Defesa da Nato reúnem-se em Bruxelas

Alargamento da Nato a Leste, avaliação das missões no Kosovo e Afeganistão, para além das reformas da Aliança Atlântica são alguns dos temas em debate na próxima reunião dos ministros da Defesa da Nato, em Bruxelas, quinta e sexta-feira.
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, participa nessa reunião, nomeadamente nos painéis dedicados aos países contribuintes da KFOR no Kosovo e da NATO no Afeganistão.
Os conselhos Nato-Rússia e Nato-Ucrânia reúnem-se também a nível de ministros nos mesmos dias.Os Estados Unidos vão, uma vez mais, solicitar o reforço do empenhamento dos membros da Aliança Atlântica no Afeganistão.
Portugal decidiu alterar recentemente o formato do seu contributo neste teatro de operações, fazendo regressar no início de Agosto a 1ª companhia de Comandos ali destacada e enviando uma aeronave Hercules C-130 com respectiva tripulação e equipa de apoio num total de 15 elementos.
Portugal participa também na formação do Exercito afegão com uma equipa de seis elementos especializada em treino e formação militar.
Portugal apoia a entrada na NATO da Croácia, Albânia e Macedónia, assim como o plano estratégico de apoio ao Afeganistão.
CONTINUA ...
Diário Digital

terça-feira, 10 de junho de 2008

Grã-Bretanha perdeu 100 soldados no Afeganistão desde 2001

O número de militares britânicos mortos no Afeganistão desde 2001 chegou a 100, depois de três soldados terem falecido num atentado suicida no domingo, anunciou hoje o Ministério da Defesa britânico.
«Quatro soldados ficaram feridos no ataque e foram levados para o hospital», segundo um comunicado do Ministério da Defesa britânico, que acrescenta que apenas um sobreviveu.
O atentado ocorreu na província meridional de Helmand, região onde está mobilizada a maioria das tropas britânicas da Força Internacional de Assistência e Segurança (Isaf) da NATO.
O chefe do Estado-Maior britânico, Sir Jock Stirrup, e o ministro da Defesa, Des Browne, insistiram que estão a ser registados progressos no Afeganistão e que os soldados não morreram em vão.
A Grã-Bretanha tem actualmente 7.800 soldados no Afeganistão.
Diário Digital

Gastos militares não param de aumentar - Governos gastam 190 vezes mais em armas do que na luta contra a fome

Mais de 850.000 milhões de euros, quase 130 euros per capita. A enorme quantia refere-se aos gastos militares no ano de 2007 em todo o mundo. O número é ainda mais chocante quando comparado com as promessas da última reunião da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), onde os governos se comprometeram a destinar 4.500 milhões de euros para a luta contra a fome. Ou seja, o mundo gasta cerca de 190 vezes mais dinheiro em armas do que no combate à crise de alimentos.
Os dados foram revelados pelo Instituto Internacional de Investigação para a Paz (SIPRI), no seu relatório anual intitulado «Armamentos, Desarmamentos e Segurança Internacional». Nos últimos dez anos, as despesas militares quase duplicaram em todo o mundo. As estimativas demonstram ainda que estes gastos aumentaram seis por cento em relação a 2006 e são já quase o dobro dos verificados em 1998.
O estudo analisou os 14 conflitos armados que decorreram em 2007 na Somália, Colômbia, Peru, EUA, Afeganistão, Índia, Myanmar, Filipinas, Mindanao, Sri Lanka, Rússia, Iraque, Israel e Turquia. Também foram tidas em conta as 61 operações de paz desenvolvidas no mesmo período, o número mais elevado desde 1999.
EUA produzem e vendem mais armas
Os EUA são os grandes «campeões» em gastos militares, com 45% do total mundial, sendo que o pódio fica completo com o Reino Unido e a China. O SIPRI informa ainda que a venda de armas aumentou oito por cento em apenas um ano, sendo que também neste aspecto os norte-americanos dominam completamente o «top 100». Juntamente com os EUA, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido completam 80 por cento do volume de transferências.
Outro dos aspectos levados em conta pelo instituto sedeado em Estocolmo foi a posse de armas nucleares. No início do corrente ano, estimam-se 10.200 armas prontas a usar que pertencem a apenas oito países: Rússia, EUA, França, Reino Unido, China, Israel, Índia e Paquistão. No entanto, o cálculo é subjectivo, pois poderão haver muitas mais armas do género cujo paradeiro é desconhecido.
In PortugalDiário

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dois militares portugueses feridos no Afeganistão

Dois feridos ligeiros e uma viatura danificada foi o balanço do ataque de rebeldes afegãos contra uma coluna militar portuguesa que regressava domingo a Cabul, informou hoje o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) .
A coluna militar portuguesa foi atacada domingo à noite na província de Wardak, 80 quilómetros da capital, por rebeldes afegãos, tendo resultado dois feridos ligeiros quando esta fazia o trajecto de regresso à capital do Afeganistão, após um mês e meio de missão em Wardak, não tendo sido necessário prestar assistência médica imediata aos feridos no local. O Estado-Maior General das Forças Armadas informa que "os dois feridos ligeiros prosseguiram a sua missão com normalidade, tendo a coluna da Força Nacional Destacada chegado a Cabul, ao aquartelamento nacional, sem mais incidentes, durante a madrugada de hoje". A coluna militar, que partiu de Kandahar no dia 8 de Junho, era constituída por 92 militares e 22 viaturas e terminou o seu empenhamento a Sul do Afeganistão, após um mês e meio em missão na área de operações de Kandahar. A 1ª Companhia de Comandos efectuou uma missão operacional na província de Kandahar, epicentro da insurreição talibã no sul do país. O contingente português, que assume desde Março as funções de Força de Reacção Rápida do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO, foi deslocado de Cabul para Kandahar, onde os comandos cumpriram um período de adaptação ao teatro operacional, antes de ocuparem posições em Maywand, um distrito daquela província do sul do Afeganistão. Nesta região coube à 1 Companhia de comandos apoiar o esforço de expansão das posições da NATO e do exército afegão (ANA) na região de Kandahar, a área de maior actividade operacional no Afeganistão, de forma a retirar espaço de manobra à insurreição. Como unidade de reserva do COMISAF (comandante da ISAF) pode a qualquer momento ser enviada para qualquer ponto do teatro afegão, afirmou, na ocasião, o porta-voz da ISAF, general Crlos Branco. A área de Kandahar é um dos principais alvos do esforço de reforço do dispositivo de forças da NATO e dos EUA no Afeganistão (cerca de 60 mil homens no total). O contingente nacional de comandos regressa a Portugal em Agosto.
O Comando Motard deseja as rápidas melhoras aos dois Camaradas COMANDOS
A Sorte Proteje os Audazes
MAMA SUME

Carro bomba mata em Bagdad

A explosão de um carro armadilhado no centro de Bagdad provocou pelo menos quatro mortos e 12 feridos, alguns dos quais em estado grave, informaram fontes da polícia local.
O veículo encontrava-se estacionado junto a um centro comercial numa rua movimentada do bairro xiita de Kerrada, tendo explodido à passagem de uma patrulha militar iraquiana, atingindo ainda vários edifícios e lojas próximos.
A área foi encerrada devido à possibilidade de mais ataques, ocorrência que se tornou comum naquele bairro, nos últimos anos, causando centenas de mortos.
Entre os mortos está um soldado iraquiano. Correio da Manhã

Atentado mata britânicos no Afeganistão

Um atentado suicida na região afegã de Helmand, no domingo, causou a morte a três soldados britânicos, elevando-se assim para 100 o número de baixas militares do país desde 2001.
Na região em questão está mobilizada a maior parte do contingente de 7.800 soldados britânicos no país.
Um comunicado do Ministério da Defesa explica que “quatro soldados ficaram feridos no ataque e foram levados para o hospital”, sendo que apenas um resistiu aos ferimentos.
O chefe de Estado-Maior, Sir Jock Stirrup, e o monstro da Defesa, Des Browne, defenderam que estão a ser registados progressos no país e que as mortes dos soldados não foram em vão.

domingo, 8 de junho de 2008

ETA ataca tipografia do ‘El Correo’

Uma explosão ocorrida na madrugada de domingo na tipografia do jornal basco El Correo, em Zamudio, causou diversos danos materiais, mas não pessoais. A autoria do ataque foi atribuída à organização terrorista ETA.
Segundo a Polícia local, a explosão ocorreu por volta das 03h00 locais (02h00, em Lisboa), nas rotativas da publicação, situada numa zona industrial de Zamudiu, perto de Bilbau.
Correio da Manhã

Ucrânia: Dezenas de desaparecidos em explosão

Pelo menos 40 mineiros desapareceram na sequência de uma explosão de gás metano na mina de Karl Marx, em Donetsk (Ucrânia) que provocou ainda três feridos que se encontravam à superfície.
Em comunicado, o Ministério para Situações de Emergência da Ucrânia explicqoue que, 'a avaria ocorreu às 05:00 horas (03:00 em Portugal Continental) na mina Karl Marx. Teve lugar a explosão de uma mistura de gases. Três mineiros que se encontravam à superfície ficaram feridos. Continua a desconhecer-se o destino de 40 mineiros que trabalhavam no interior da mina'.
A explosão foi tão violenta que causou ainda elevados danos materiais nos edifício da direcção da mina.
Correio da Manhã

Japão: Camionista esfaqueia 14 pessoas

Um camionista apeou-se hoje do camião que conduzia na baixa de Tóquio e atacou populares com uma faca, ferindo 14 e deixando cinco à beira da morte, anunciaram os bombeiros da capital nipónica.
Cinco das vítimas registaram paragem cardíaca e não era seguro que sobrevivessem, disse Toshiyuki Miyake, porta-vos do serviço de bombeiros de Tóquio.
Pelo menos 17 ambulâncias acorreram ao local, no bairro de Akihabar, conhecido como Cidade Eléctrica, em Tóquio, dada a concentração de lojas de electrónica e de jogos de vídeo.
A polícia deteve o agressor, mas não foram adiantados pormenores. Sabe-se apenas que o homem se apeou do camião que conduzia e se lançou sobre os transeuntes, atacando-os com uma faca.
Diário Digital / Lusa

Iraque: Atentados em Bagdad causam sete mortos

Pelo menos sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas em dois atentados hoje registados em Bagdad, capital do Iraque, onde as forças norte-americanas anunciaram a captura do líder de um grupo que alegadamente traficava armas do Irão.
Fonte do Ministério de Interior disse à agência AFP que o disparo de um morteiro contra a «zona verde» de Bagdad, a mais protegida da capital iraquiana, causou três mortos e sete feridos.O alvo era o Ministério da Defesa iraquiano, mas o morteiro acabou por atingir uma zona próximo da embaixada dos Estados Unidos e de outras instituições do governo iraquiano.
Na zona oeste da cidade, no bairro de Al-Yarmuk, um atentado à bomba frente a um centro de recrutamento da polícia matou quatro civis e feriu 23. Em comunicado oficial, o comando militar americano anunciou hoje a detenção de um alegado terrorista líder de um grupo que traficava armas entre o Iraque e o Irão, será também responsável por falsificação de documentos e por assassínios na região de Basra (sul).
O suspeito foi detido no sábado numa operação do Exército norte-americano no bairro de Rustafa, no leste da capital, juntamente com um colaborador.
CONTINUA ...
Diário Digital