sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Mortos em veículos de 2 rodas baixam para um terço em 11 anos


O número de mortos resultantes de acidentes com veículos de duas rodas baixou quase um terço em 11 anos, revelam dados hoje divulgados pelo presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP).
Apesar da descida de 610 mortos, em 1995, para 205, no ano passado, os acidentes com motas e outros veículos de duas rodas ainda são responsáveis por 24% do total de mortos registados nas estradas portuguesas.
Os números foram divulgados numa conferência de imprensa realizada hoje no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Cascais, em que participou o presidente da PRP, José Manuel Trigoso.
Em 1995, os mortos resultantes deste tipo de acidentes atingia quase 30% do total de óbitos registados nas estradas.
Já quanto aos feridos graves, a redução foi de quase duas vezes e meia, no mesmo período, baixando de 36,5% do total de vítimas, em 1995, para 25,3% no ano passado.
Na União Europeia, as mortes causadas por acidentes com veículos de duas rodas representam cerca de 18% do total dos óbitos ocorridos nas estradas.
Na tabela dos países, Portugal só está à frente da Grécia (27,6%) e Itália (26%).
Por idades, 40% das vítimas registadas em Portugal com veículos de duas rodas têm entre 15 e 30 anos, percentagem que sobe para 53% se forem tidos em conta os mortos causados por motas.
Na generalidade dos acidentes rodoviários, apenas 27% dos mortos ocorrem com veículos de duas rodas naquele escalão etário.
Quanto ao uso de capacete, os dados da PRP indicam que 1,2% dos motociclistas não usam esta protecção.
Já quanto aos mortos, 12,9% dos passageiros de motos que morrem em acidentes nas localidades não usam o capacete, valor que baixa para 7,2% nas estradas fora das povoações.

In: Diário Digital / Lusa

Perigos do «terrorismo vocal»


Os computadores actuais conseguem imitar tão bem o discuso humano que o terrorismo vocal pode tornar-se uma ameaça no decurso dos próximos dez a quinze anos, alertaram hoje cientistas britânicos, noticia a Lusa.
No futuro, vai ser possível imitar a voz de uma pessoa na perfeição, após ter sido gravada apenas uma frase, adianta o sítio online da BBC.
Os discursos produzidos digitalmente podem ser tão realistas que levam as pessoas a pensar que estão a falar com um ser humano e não com um computador, podendo fornecer novas armas aos terroristas ou pôr em risco a segurança dos dados pessoais.
Estas tecnologias podem tornar-se perigosas se não for possível verificar quem é o verdadeiro interlocutor, acreditam os investigadores, reunidos num festival de ciência que decorre em York (Inglaterra).

Ler mais em`:
Perigos do «terrorismo vocal»
In: Portugal Diário

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Terrorismo - Al Qaeda pronta para atacar outra vez

Rearmou-se dispondo assim da força necessária para cometer outro ataque.

O grupo terrorista Al-Qaeda rearmou-se dispondo assim da força necessária para cometer outro ataque, à imagem do que aconteceu a 11 de Setembro, segundo adverte um dos mais prestigiados institutos de análises de relações internacionais do mundo, numa informação publicada no jornal britânico The Guardian.
«O núcleo duro da Al-Qaeda mostrou ser adaptável e conservou a sua capacidade de planear e coordenar ataques a grande escala contra o mundo ocidental, apesar do desgaste sofrido», assinala o Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais(IEEI). «A ameaça terrorista islamita segue tão importante como sempre e tudo parece indicar que vai piorar», acrescentou o centro na sua última informação anual sobre assuntos internacionais.
«Os Estados Unidos e seus aliados não conseguiram dar o golpe de morte à Al-Qaeda. A ideologia da organização parece ter-se enraizado de tal forma que se precisam de décadas para eliminá-la», assinala o documento.
A Al-Qaeda é agora mais forte do que era em 2001 e dispõe da infra-estrutura necessária para cometer outro atentado como o 11 de Setembro, segundo alertou o director de ameaças transnacionais e risco político do IEEI, Nigel Inkster.
A rede terrorista de Osama Bin Laden conseguiu o apoio de agrupamentos fundamentalistas como o Paquistão, Iraque e norte de África, considera Inkster. Tratam-se de «grupos jihadistas regionais» que não só declararam a sua aliança com a Al Quaeda, mas também mostraram a sua intenção de superar o raio de acção dos seus países para fixar-se em objectivos internacionais.
In-PDiario
MAIS:
Al-Qaeda e aquecimento global são grandes ameaças
Bin Laden elogia terroristas

Mais de 45 talibãs mortos no sul do Afeganistão


Mais de 45 talibãs morreram num ataque da força internacional e do Exército afegão após uma emboscada no sul do Afeganistão, anunciou a aliança internacional num comunicado divulgado esta quinta-feira.
Os rebeldes atacaram uma patrulha mista do Exército afegão e das forças da aliança com lança-granadas e armas ligeiras no distrito de Deh Rawood, na província de Oruzgan, uma das regiões mais instáveis do Afeganistão, indica o comunicado.
A patrulha reagiu imediatamente e solicitou apoio aéreo, acrescenta.Os talibãs foram «neutralizados» graças a «munições de precisão», segundo a mesma fonte.Desde que foram expulsos do poder por uma aliança internacional liderada pelos EUA no final de 2001, os islamitas fundamentalistas iniciaram uma violenta rebelião para recuperar o poder com o apoio de 50.000 soldados estrangeiros, deixando milhares de mortos. São particularmente activos nas regiões sul e sudeste, na fronteira com o Paquistão.
In-Diaro Digital

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Rússia faz a bomba mais potente do mundo

É equiparável a um projéctil nuclear, mas sem contaminar o ambiente.


A Rússia ensaiou a bomba de vácuo mais potente do mundo, equiparável a um projéctil nuclear, mas sem contaminar o ambiente, noticiou hoje o canal 1 da televisão russa.
A nova bomba tem «potencial e eficácia equiparáveis às de um projéctil nuclear, mas, sublinho que, ao contrário deste último, não contamina o meio ambiente», declarou Alexandre Rukchin, vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Rússia.
A carga explosiva desta bomba que, por enquanto, não tem nome oficial, mas um código secreto, é bem mais potente do que o trotil graças ao uso de nanotecnologias.
Esta nova arma permitirá substituir toda uma série de armas nucleares de baixa potência desenvolvidas até agora.
«Temos um projéctil relativamente barato com alto potencial destrutivo», declarou Iúri Baliko, colaborador de um centro de investigação militar russo.
O Ministério da Defesa russo sublinha que a Rússia não violou nenhum acordo com a criação da nova arma.
Até agora, a Força Aérea dos Estados Unidos possuía a mais potente bomba de vácuo. Ensaiada em 2003, essa arma recebeu o nome de «mãe de todas as bombas».
Por analogia, os engenheiros russos chamaram à sua invenção «pai de todas as bombas»: o seu fabrico exige menor quantidade de materiais explosivos, mas é vinte vezes superior ao projéctil norte-americano quanto à superfície de destruição, quatro vezes mais potente e gera uma temperatura duas vezes superior no epicentro da explosão.
«A nova arma garante a segurança do Estado e, ao mesmo tempo, permite enfrentar o terrorismo internacional em qualquer região e em qualquer circunstância», sublinhou o general Rukchin.
In-Portugal Diario

Portugal: Existem mais de 1,4 milhões de armas legais

Em Portugal existem actualmente mais de 1,4 milhões de armas legais, um aumento de 90 mil face a 2006, apesar de as exigências da nova legislação terem feito «baixar o número de licenciamentos», disse hoje fonte da PSP.


Os dados mais recentes da PSP indicam que estão registadas 1.401.507 armas, contra as 1.309.300 no ano anterior.
O licenciamento compete à PSP, tal como velar pela aplicação da nova legislação respeitante às armas e munições, que entrou em vigor em finais de Agosto de 2006.
Segundo os números disponibilizados à Lusa pela PSP, as mais de 1,4 milhões de armas registadas actualmente em Portugal englobam todas as classes (caça, defesa, desporto, coleccionismo, entre outras), sendo que mais da metade das licenças pertencem a caçadores e as restantes a outros civis e entidades em exercício de cargos públicos.
O novo regime jurídico alterou o quadro legislativo nesta área, que remontava a 1949, e trouxe novas exigências e uma maior responsabilidade aos detentores de armas, tornando mais difícil a obtenção ou renovação da licença de uso e porte de arma, na medida em que exige formação prévia, um exame médico e capacidades de utilização da arma e seguro de responsabilidade civil.
O diploma consagra também uma nova classificação de armas de fogo, em resultado das disposições europeias e das recomendações da ONU, classificando-as de «A» a «G», consoante o seu grau de perigosidade.
Questionada pela Lusa sobre o número de licenças emitidas no quadro da nova Lei, fonte da PSP disse «não dispor de números exactos», uma vez que o Departamento de Armas e Explosivos (DEPAEXP) «só emite licenças especiais, classe B e para tiro desportivo».
A mesma fonte explicou que as restantes permissões são emitidas pelos Comandos, assegurando, no entanto, que até à presente data e ao abrigo do novo quadro jurídico, «se verificou uma redução do número de licenças emitidas no país».
O novo quadro jurídico das armas e munições tipifica também o estatuto e regras de actividade aplicáveis aos armeiros e obriga-os a verificar a identidade do comprador e recusar a venda de arma ou munições sempre que este apresente sinais notórios de embriaguez, perturbação psíquica, consumo de estupefacientes ou de outras substâncias que lhe afecte o comportamento.
O novo diploma estabelece ainda que os armeiros possuam alvará devidamente autorizado pela PSP, à qual terão de reportar toda a venda de armas e munições.
No caso de incumprimento, explicou fonte da PSP, os armeiros são responsabilizados pela prática de infracção (contra-ordenação ou crime) que, «além das demais sanções correspondentes a tal prática, pode pôr em causa a manutenção dos respectivos alvarás».

Diário Digital / Lusa

terça-feira, 11 de setembro de 2007

UE: Duas companhias interditas de voar



A Comissão Europeia (CE) aumentou esta terça-feira a sua ‘lista negra’ de companhias aéreas. Uma operadora iraniana e outra ucraniana foram consideradas pouco seguras e estão proibidas de operar no espaço aérea da União Europeia (UE).
As companhias em causa são a Mahan Air e a Ukrainian Mediterranean Airlines, que se juntam a outras transportadoras interditas de operar na UE, ou com limitações impostas por razões de segurança, como a angolana TAAG, incluída na lista de Julho.

A decisão foi tomada hoje em Bruxelas na sequeência de um parecer do Comité de Segurança Aéreo, que aprovou por unanimidade a quinta actualização da ‘lista negra’.
In Correio da Manha

Irão diz ter identificado os «pontos fracos dos EUA»


O novo chefe dos Guardiães da Revolução iraniana, o general Mohammad Ali Jaafari, disse ter identificado os «pontos francos dos EUA» no Iraque e no Afeganistão e que dará uma «resposta decisiva» em caso de ataque norte-americano, informou esta terça-feira a agência de notícias oficial do Irão.
«Os Guardiães da Revolução identificaram os pontos fracos do inimigo que ocupa o Iraque e o Afeganistão e se o inimigo quiser realizar uma acção contra o povo iraniano, receberá uma resposta destrutiva», afirmou Jaafari.
O antecessor de Jaafari, Rahim Yahia Safavi, aludiu na semana passada à «vulnerabilidade» dos 200.000 soldados norte-americanos na região
In Diario Digital

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Tiros cortam discurso a Karzai

O presidente afegão, Hamid Karzai, reiterou ontem apelos a negociações com os rebeldes taliban depois de um tiroteio em Cabul o forçar a interromper um discurso em memória do comandante mujahedin Ahmad Shah Masood, assassinado em 2001 por um suicida, dias antes do 11 de Setembro.


A cerimónia decorria num estádio da capital afegã, lotado com mais de 25 mil pessoas, quando rajadas de tiros disparadas no exterior levaram a guarda presidencial a evacuar Karzai e a levá-lo de regresso para o palácio presidencial.
“Não temos negociação formal com os taliban, porque não temos interlocutores”, afirmou depois Karzai, assegurando estar na disposição de negociar com guerrilha. “Se houver alguém que se assuma publicamente como líder dos taliban, envio alguém para falar com ele”, afirmou Karzai, que há muito procura negociações.
In Correio da Manha