quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Terrorismo - Al Qaeda pronta para atacar outra vez

Rearmou-se dispondo assim da força necessária para cometer outro ataque.

O grupo terrorista Al-Qaeda rearmou-se dispondo assim da força necessária para cometer outro ataque, à imagem do que aconteceu a 11 de Setembro, segundo adverte um dos mais prestigiados institutos de análises de relações internacionais do mundo, numa informação publicada no jornal britânico The Guardian.
«O núcleo duro da Al-Qaeda mostrou ser adaptável e conservou a sua capacidade de planear e coordenar ataques a grande escala contra o mundo ocidental, apesar do desgaste sofrido», assinala o Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais(IEEI). «A ameaça terrorista islamita segue tão importante como sempre e tudo parece indicar que vai piorar», acrescentou o centro na sua última informação anual sobre assuntos internacionais.
«Os Estados Unidos e seus aliados não conseguiram dar o golpe de morte à Al-Qaeda. A ideologia da organização parece ter-se enraizado de tal forma que se precisam de décadas para eliminá-la», assinala o documento.
A Al-Qaeda é agora mais forte do que era em 2001 e dispõe da infra-estrutura necessária para cometer outro atentado como o 11 de Setembro, segundo alertou o director de ameaças transnacionais e risco político do IEEI, Nigel Inkster.
A rede terrorista de Osama Bin Laden conseguiu o apoio de agrupamentos fundamentalistas como o Paquistão, Iraque e norte de África, considera Inkster. Tratam-se de «grupos jihadistas regionais» que não só declararam a sua aliança com a Al Quaeda, mas também mostraram a sua intenção de superar o raio de acção dos seus países para fixar-se em objectivos internacionais.
In-PDiario
MAIS:
Al-Qaeda e aquecimento global são grandes ameaças
Bin Laden elogia terroristas

Sem comentários: