sábado, 8 de maio de 2010

Paquistão testa dois mísseis com capacidade nuclear

O Paquistão testou este sábado (8) com sucesso um míssil de curto alcance, o Ghaznavi, e outro de médio, o Shaheen-1, ambos com capacidade nuclear, segundo comunicado do Exército do país. O Shaheen-1 tem um alcance de 650 km, enquanto o Ghaznavi atinge 290 km. Ambos têm capacidade para levar tanto ogivas nucleares quanto convencionais.
Segundo a nota, os lançamentos de teste aconteceram no fim de exercícios anuais organizados pelo Exército paquistanês.
In:Globo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Times Square regressa à normalidade após falso alarme

Times Square regressou já à normalidade ao final da tarde desta sexta-feira, após ter sido parcialmente evacuada na sequência da detecção de um «pacote suspeito». A geleira abandonada em frente ao hotel Marriott Marquis - no cruzamento entre a Rua 46 e a Broadway continha apenas garrafas de água e livros.
O objecto abandonado foi considerado suspeito, uma vez que foi encontrado a menos de um quarteirão do local onde, sábado à noite, foi encontrado um jipe SUV armadilhado.
As autoridades cortaram o trânsito num perímetro de três quarteirões em pleno centro de Manhattan e evacuaram parcialmente a zona antes de a brigada de minas e armadilhas comprovar que o objecto era inofensivo.
In:Diáriodigital

Darfur: Dois capacetes azuis da UNAMID mortos em emboscada

Pelo menos dois capacetes azuis da missão conjunta da ONU e da União Africana em Darfur (UNAMID) morreram hoje na sequência de um ataque armado contra uma coluna de três veículos destas forças internacionais de pacificação, anunciou a missão.
A UNAMID refere que do ataque armado na localidade de Ketila, no sul do Darfur, resultaram ainda três feridos.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, as vítimas mortais são dois capacetes azuis de nacionalidade egípcia. Quanto aos três feridos, a mesma fonte adianta que estes foram transportados para um hospital da UNAMID e se encontram estáveis.
A emboscada aconteceu quando um grupo de homens armados disparou indiscriminadamente contra uma coluna integrada por vinte soldados da força conjunta, destacada no oeste do Sudão.
Este ataque aumenta para 24 o número de soldados mortos desde que a força conjunta da ONU e da União Africana foi chamada ao território, em janeiro de 2008, para proteger civis e garantir a segurança no Darfur.
In:Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Irão inicia exercícios militares no Estreito de Ormuz

A Marinha iraniana iniciou hoje uma série de exercícios bélicos no Estreito de Ormuz com os quais pretende mostrar a sua capacidade de defesa militar no Mar de Omã e no Oceano Índico.
Os novos exercícios ocorrem apenas 10 dias depois de a força naval da poderosa Guarda Revolucionária iraniana realizar uma série de práticas semelhantes na mesma área e em plena escalada da tensão com os Estados Unidos devido ao polémico programa nuclear iraniano.
Baptizadas de «Velayat 89», as manobras militares iniciadas hoje durarão uma semana e, durante as mesmas, está previsto que sejam testados vários tipos de mísseis, informou a imprensa estatal.
O comandante da Marinha iraniana, Habibollah Sayari, explicou à televisão nacional que os exercícios «cobrirão 250 mil quilómetros quadrados» e servirão para demonstrar «a força defensiva do seu país».
Durante os exercícios militares, aviões S-27 iranianos aproximaram-se do porta-aviões norte-americano «USS Eisenhower», destacado na área, e tiraram diversas fotografias, confirmou na terça-feira Sayari.
O almirante não precisou o dia exacto em que tal ocorreu e limitou-se a dizer que aviões do seu país cumpriram o «seu dever e direito a identificar embarcações estrangeiras na região».
In:Diáridigital

Acusado de ataque frustrado em NY admite ter sido treinado no Paquistão

O paquistanês naturalizado americano Faisal Shahzad foi processado nesta terça-feira (4) por cinco acusações por conta do atentado frustrado em Times Squares. Entre elas, está a de tentar usar uma arma de destruição em massa.
Shahzad, de 30 anos, admitiu ter recebido treino em fabricação de bombas no Waziristão, região do Paquistão.
As autoridades do Paquistão anunciaram a prisão de duas pessoas nesta terça-feira (4) em Karachi. Elas são suspeitas de envolvimento com o paquistanês-americano Faisal Shahzad, preso e acusado formalmente pelo ataque a bomba frustrado em Times Square, Nova York, durante o fim de semana.
Nova York está em alerta terrorista desde os atentados de 11 de Setembro de 2001. O grupo talibã paquistanês Tehrik-e-Taliban reivindicou o ataque frustrado de sábado.
In:Globo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Comemorações do 99º Aniversário da GNR


In:SIC

Chefe talibã Mehsud anuncia ataques contra EUA

O chefe talibã paquistanês Hakimullah Mehsud, dado como morto em Janeiro, aparece em um vídeo aparentemente gravado em abril anunciando ataques às grandes cidades americanas, revelou nesta segunda-feira (3) o centro de vigilância de sites islâmicos (SITE).
Mehsud promete retaliar os Estados Unidos pela morte de militantes islâmicos, no vídeo supostamente gravado no dia 4 de Abril.
"Está próxima a hora em que nossos fedaeen (soldados) atacarão as grandes cidades dos Estados Unidos", diz Mehsud entre dois homens armados e mascarados.
Mehsud era dado como morto num bombardeio de avião sem piloto (drone) americano no Paquistão em Janeiro passado, mas segundo fontes da inteligência paquistanesa, teria escapado com vida do ataque.
O grupo talibã Tehrik-e-Taliban, liderado por Mehsud, reivindicou a tentativa de atentado com carro-bomba realizada na noite de sábado, em Nova York, num outro vídeo monitorado pelo SITE.
In:Globo

domingo, 2 de maio de 2010

Polícia de Nova York desarma bomba num carro na Times Square

A Polícia de Nova York informou na madrugada deste domingo (2) que desarmou a bomba que estava dentro de um carro encontrado na região de Times Square na noite deste sábado, sem a necessidade de explosões.
Em entrevista colectiva dada no local no começo da madrugada, o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, afirmou que a bomba colocada na carrinha estacionada entre a Rua 45 e a 7ª Avenida aparentemente foi feita de "maneira amadora". Uma explosão, no entanto, poderia ser fatal, e a polícia evitou uma tragédia, disse o prefeito.
O chefe do Departamento de Polícia de Nova York, Raymond Kelly, detalhou na mesma entrevista colectiva de Bloomberg que no interior do veículo havia cilindros de gás propano e galões de gasolina, assim como fogos de artifício de consumo doméstico, dois relógios, cabos e outros materiais, e qualificou a bomba de "improvisada".
In:Globo