sexta-feira, 20 de junho de 2008

Terror mantém-se em favela do Rio

Estacionados no local para protegerem uma obra do governo Lula, os 200 homens do Exército que desde Dezembro ocupam o Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, estão a ser de novo alvo da ira dos populares que os acusam de agressões indiscriminadas, invasão de residências e de imporem o recolher obrigatório quando lhe apetece.
De acordo com denúncias, os militares simulam ataques à bala, ficando um a disparar de um lado e outro soldado de outro, para justificar acções violentas contra a população, que vive apavorada, sobretudo depois da morte dos três jovens, cujos corpos foram encontrados no passado domingo numa lixeira a 50 km do Rio.
Recorde-se que as vítimas, com idades entre os 17 e os 24 anos, protestaram quando foram abordadas e revistadas por uma patrulha do Exército, que respondeu com agressões e levou os três sob prisão para o quartel. A decisão do oficial de dia, capitão Ferrari, de libertar os três por considerar não haver motivos para a prisão, determinou, numa trágica ironia, a sua morte. De acordo com o depoimento de parte dos onze militares acusados e já presos, o tenente Vinícios, chefe da patrulha que deteve os rapazes, sentiu-se desautorizado pelo superior e decidiu entregar os três a traficantes da favela do Morro da Mineira, inimiga da do Morro da Providência, para que eles recebessem uma lição. A namorada de um dos rapazes chegou a afirmar que os militares entregaram as vítimas a traficantes como forma de pagamento de uma dívida de droga.
O comandante do Exército e o ministro da Defesa foram à favela pedir desculpa pelas mortes dos rapazes e foram naturalmente recebidos com vaias, com os residentes a exigir a saída das tropas.

Bósnia: Quatro membros da EUFOR mortos

Dois militares espanhóis e dois oficiais alemães, da força militar da União Europeia (EUFOR) na Bósnia-Herzegovina, perderam a vida esta quinta-feira na sequência da queda do helicóptero em que seguiam perto da localidade de Travnik, Bósnia, às 12h00 locais (11h00 em Lisboa), anunciaram fontes diplomáticas.
O aparelho do Exercito espanhol, um BO-105 que realizava operações de transporte de pessoas e correspondência, despenhou-se numa zona perto do monte Jansen, local montanhoso e arborizado de difícil acesso e onde existem ainda minas da época da guerra.
As causas do acidente ainda não foram apuradas. A zona está interdita pelas tropas da EUFOR, força militar composta por 2.500 efectivos, com o seu quartel-general em Saravejo.

Militares avaliam capacidade de resposta em situação de crise

Mil e quinhentos militares portugueses participaram num exercício no campo de tirou de Alcochete. A ideia é avaliar a capacidade de resposta em situações de crise.
O cenário desenrola-se num país fictício. O alto comissário para os refugiados foi raptado, os militares no terreno têm um mandato da ONU para ajudar as populações no âmbito dos direitos humanos e garantir a segurança aos elementos das organizações internacionais que estão no local. Forças portuguesas, espanholas e belgas trabalham em conjunto para libertar o alto comissário para os refugiados que, em situação real, seria António Guterres. A missão foi concluída com sucesso, debaixo dos olhares de observadores da NATO. Estes exercícios servem, por exemplo, para avaliar a compatibilidade dos equipamentos entre militares. Num cenário real, o Governo garante que Portugal estará envolvido em futuras operações.
SIC Online

Afeganistão - Atentado suicida mata soldado da NATO e 6 civis

Um atentado suicida matou esta sexta-feira um soldado da NATO e seis civis, na província de Helmand, no Sul do Afeganistão. O ataque foi reivindicado pelos Talibã e surge um dia depois da ofensiva de tropas governamentais e da NATO junto a Kandahar, que resultou na morte de mais de 50 rebeldes.
Na segunda-feira, rebeldes Talibã tomaram 10 aldeias nesta região. Numa operação de 24 horas, com apoio aéreo, as forças governamentais e da NATO repeliram os fundamentalistas islâmicos e mataram 56 rebeldes.
A operação contou com cerca de 600 militares britânicos e canadianos, vindos expressamente da capital, Cabul. A NATO classifica a operação como um sucesso e o Governo diz que os habitantes podem agora voltar sem receio às aldeias.
É também suposto a operação ter afastado os guerrilheiros Talibã para uma distância suficientemente grande de Kandahar, de forma a impedir ataques directos àquela que é a capital da província e principal cidade do Sul do País. Ataques como o da semana passada, como a operação comando dos Talibã que redundou na fuga em massa da prisão de Kandahar, com uns 400 extremistas a evadirem-se.
A zona de Kandahar estará agora mais segura, mas os riscos para as tropas da NATO continuam bem altos. Na quinta-feira, mais dois soldados da Aliança Atlântica, cujas nacionalidades não foram reveladas, morreram em combate em Helmand.
Já esta sexta-feira, na mesma província, vizinha da de Kandahar, um bombista suicida lançou-se sobre uma coluna militar da NATO e fez-se explodir. O atentado matou outro soldado da NATO, de que também não se sabe a nacionalidade, além do intérprete afegão e mais cinco civis, incluindo três crianças.
A província de Helmand é um dos bastiões Talibã e a principal região produtora de ópio do Afeganistão, por sua vez o maior produtor do Mundo.
TVI

Unidade Especial sem dinheiro para fardas

O corpo de elite da polícia está sem dinheiro para comprar fardas. A recém-criada Unidade Especial de Polícia da PSP junta cinco forças policiais diferentes, mas até agora não há ainda orçamento para vestir de igual a nova unidade.
Os elementos das cinco forças policias vão assim continuar a usar a farda exclusiva, uma vez que não há orçamento na nova unidade para vestir de igual os cerca de 2 mil polícias que integram o grupo.
TVI

quarta-feira, 18 de junho de 2008

4º MOTOCHURRASCO - MCLisboa


(Clique na imagem paara aumentar)

APAREÇAM

Guerra no Afeganistão - Quatro soldados da NATO mortos

Uma bomba explodiu à passagem de uma patrulha da NATO na província de Helmand (sul) matando quatro soldados. Um incidente que surge no dia em que o exército afegão e a força multinacional da NATO anunciaram o início de uma operação contra guerrilheiros taliban no sul do Afeganistão.
Outros dois soldados ficaram feridos. As nacionalidades das vítimas não foram ainda divulgadas.

Ofensiva da NATO no Afeganistão - Mais de 20 taliban mortos

As forças afegãs apoiadas pela NATO lançaram hoje uma "operação" contra grupos de guerrilheiros taliban nas aldeias próximas de Kandahar, no sul do Afeganistão. O primeiro balanço aponta para 23 mortos entre os taliban e outros dois soldados afegãos mortos.
"Um grupo de inimigos do povo foi alvo dos aviões da NATO na aldeia de Ta-been, no distrito de Arghandab", comunicou o Ministério da Defesa afegão, acrescentando: "De acordo com as informações de que dispomos, 20 terroristas locais e estrangeiros foram mortos".O comunicado acrescenta ainda que "três terroristas foram mortos numa troca de tiros com os soldados do exército afegão no sul do distrito de Arghandab".Ofensiva contra guerrilheiros taliban O exército afegão e a força multinacional da NATO lançaram hoje uma "operação" contra grupos de guerrilheiros taliban nas aldeias próximas de Kandahar, no sul do Afeganistão "Esta manhã, às 9h00, o exército afegão iniciou uma operação de limpeza no distrito de Arghandab, na província de Kandahar", refere um comunicado do general Mohammad Zahir Azimi, porta-voz do Ministério da Defesa. "As operações prosseguem na província de Kandahar e estenderam-se ao distrito de Arghandab, realizadas pelas forças de segurança afegãs, com o apoio das tropas canadianas da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF)" da NATO, confirmou Mark Laity, porta-voz da NATO. Segundo as autoridades afegãs, centenas de talibãs armados foram capturados no distrito de Arghandab, a menos de 20 quilómetros de Kandahar.

Polícias regressam aos protestos

O Sindicato dos Profissionais de Polícia regressa, esta quarta-feira, às acções de protesto contra as políticas do Ministério da Administração Interna. Ao longo do dia, delegados do sindicato vão distribuir panfletos em vários pontos do País com as principais reivindicações.
Em causa, está a reforma da Administração Pública e as alterações que esta provocou nas forças de segurança. Para além dos panfletos, o sindicato vai ter um autocarro a percorrer algumas artérias de Lisboa durante a tarde, prevendo que a última paragem seja na Assembleia da República.
TVI

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Afeganistão - Comando taliban liberta centenas

Tropas afegãs e estrangeiras estavam ontem no encalço de centenas de prisioneiros – incluindo 400 taliban – que fugiram da principal prisão de Kandahar, no Sul do Afeganistão, na sequência de um raide efectuado por guerrilheiros islâmicos.
A coberto da noite, dezenas de rebeldes taliban recorreram a um suicida que fez explodir um camião-bomba contra o portão da prisão. Armados com rockets, os rebeldes entraram no presídio e começaram a libertar os reclusos. Várias centenas de prisioneiros, talvez mesmo cerca de um milhar, conseguiram escapar, incluindo muitas mulheres. Entre os fugitivos estão diversos comandantes operacionais dos taliban.
Durante o tiroteio entre a polícia e rebeldes foram mortos alguns presos, cujo número se desconhecia. Além disso, pelo menos 15 guardas prisionais morreram na sequência do assalto, receando-se que o número de vítimas mortais possa ser superior. Para tentar localizar os fugitivos, alguns dos quais considerados extremamente perigosos, estavam ontem a decorrer várias operações stop nas principais vias do sul do Afeganistão, estando ainda a ser efectuadas buscas a casas que as autoridades suspeitam que possam servir de esconderijo aos evadidos.
Num incidente separado, há registo de que pelo menos quatro marines morreram na sequência da explosão de uma bomba na província de Farah (na zona oeste do país).

Afeganistão: Combates com tropas dos EUA matam 35 talibãs

Pelo menos 35 alegados rebeldes talibãs morreram em combates com as tropas dos Estados Unidos e com as forças de segurança afegãs no sul do Afeganistão, indicou hoje o comando militar norte-americano em comunicado.
Um grupo de insurrectos atacou domingo com morteiros e armas leves uma patrulha conjunta das forças afegãs e da coligação liderada pelos EUA em Deh Chopan, na Província de Zabul (sul).
Segundo o comunicado, a patrulha respondeu abrindo fogo, tendo as tropas norte-americanas realizado em seguida um ataque aéreo na região.
Durante os combates nenhum membro das tropas norte-americanas e das forças de segurança afegãs ficou ferido, refere o comando norte-americano.
Segundo outra nota do comando norte-americano, mais 15 insurrectos foram mortos em confrontos com as forças afegãs e dos EUA, na conflituosa província de Helmand.
Este ano, mais de 1.500 pessoas morreram devido à violência no Afeganistão.
Diário Digital