sábado, 25 de outubro de 2008

Afeganistão: Base militar espanhola

A Espanha vai construir uma nova base militar no Afeganistão, na região de Qala Naw.
O anúncio foi feito pelo chefe de Estado-maior das Forças Armadas espanholas, o general Júlio Rodriguez, que está de visita ao Afeganistão.
A Espanha tem destacados naquele país 778 militares, integrados na missão militar de paz internacional. Actualmente a Espanha tem já duas bases militares no Afeganistão, em Qala Naw e Herat.
No princípio deste ano, o Governo de José Luis Zapatero anunciou a intenção de reduzir gradualemente o contigente militar no Afeganistão.
CorreioManhã

Droga entra na Europa por Portugal e Espanha

A última apreensão de droga em Portugal aconteceu ontem em Leixões. Cento e vinte e sete quilos de cocaína foram encontrados pela Judiciária escondidos em mobiliário.
Se em 2003 foram apreendidas pelas autoridades portuguesas três toneladas de cocaína, em 2006 o número aumentou para 35 toneladas. É um número impressionante que mostra que as apreensões duplicaram de ano para ano.
O gabinete da ONU Contra a Droga e o Crime diz que as maiores apreensões feitas pelas autoridades portuguesas estão ligadas à crescente importação a partir da África ocidental, onde estão incluídos alguns países de língua portuguesa como Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Ainda de acordo com o relatório os estrangeiros detidos em Portugal por tráfico de cocaína em 2006 eram principalmente cidadãos de Cabo Verde, do Brasil, Venezuela e Guiné-Bissau.
TVI

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sri Lanka - Marinha anuncia destruição de dois barcos-bomba dos Tigres Tamil

A Marinha do Sri Lanka anunciou hoje ter destruído dois barcos-bomba dos Tigres Tamil, fazendo abortar um atentado suicida contra dois cargueiros em rota para o Norte do país, tendo morrido pelo menos dois rebeldes
O porta-voz da Marinha disse que três barcos se aproximaram dos navios na madrugada de quarta-feira ao largo de Myliddi, na península setentrional de Jaffna.
Segundo informou, os marinheiros de guarda aos navios dispararam contra os barcos, destruindo dois e capturando um terceiro.
Não se registaram vítimas civis nem do lado da Marinha cingalesa, mas um dos navios ficou danificado com a explosão de um dos barcos-bomba, disse.
Sol

Afeganistão: Raide aéreo da coligação internacional mata nove soldados afegãos

Nove soldados afegãos foram mortos e três ficaram feridos na manhã de quarta-feira na sequência de um raide aéreo da coligação internacional na província de Khost, no Leste do Afeganistão, anunciou o Ministério da Defesa.
O incidente ocorreu às 02:00 locais (22:30 de terça-feira em Lisboa).
"Houve um incidente e, com a ajuda de responsáveis do Ministério da Defesa, estamos a tentar perceber o que se passou exactamente", disse o coronel Greg Julian, porta-voz da força internacional.
Jornal de Notícias

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sem soldados não há combates

O falhanço dos países membros da NATO em enviar as tropas prometidas para o Afeganistão demonstra uma vontade «flutuante», que entrava os progressos da missão que não pode ter sucesso apenas com os militares, advertiu um alto responsável da NATO.
«Um breve olhar para a determinação da nossa aliança quanto à sua missão no Afeganistão demonstra reais pontos fracos», afirmou segunda-feira o comandante em chefe das forças aliadas na Europa, o general norte-americano John Craddock, durante uma conferência no Royal United Services Institute (RUSI) de Londres.
Tendo em vista as restrições colocadas pelos governos nos locais onde as tropas da NATO podem operar e a «nossa incapacidade constante de colmatar as necessidades declaradas como necessárias no teatro de operações, demonstramos uma vontade política que é por vezes flutuante», prosseguiu.
«É esta vontade política flutuante que entrava os progressos operacionais e coloca em questão a pertinência da aliança no século XXI», indicou.
O general norte-americano John Craddock referiu que a guerra contra os rebeldes talibãs não pode ser vencida apenas pelos militares, necessitando de um esforço mais amplo em matéria de desenvolvimento e de reconstrução.
«Nós, a comunidade internacional, devemos trabalhar em conjunto no âmbito de uma abordagem realmente global», sublinhou, antes de considerar que «o actual esforço continua dividido no tempo e no espaço».
Craddock criticou a ausência de um «sistema judiciário realmente funcional» no Afeganistão que faz com que «numerosos afegãos pensam que a justiça dos talibãs oferece uma alternativa mais eficaz».
«O governo afegão e a comunidade internacional devem atacar este problema, que é um elemento essencial de um sucesso duradouro», referiu.
http://diario.iol.pt/

Motim no México - Vinte e um reclusos morreram numa prisão

Pelo menos 21 reclusos morreram e vários ficaram feridos, num motim numa prisão mexicana. Nas últimas semanas, têm sido comuns revoltas em cadeias do país, a maioria sobrelotada.
As razões do motim ainda não são conhecidas. Sabe-se que depois de algumas horas de confrontos entre grupos rivais, os reclusos atearam fogo a uma parte da prisão de Reynosa. A maioria dos detidos morreu carbonizada. Há ainda notícia de mais de 20 feridos. O motim começou durante a madrugada. Só ao final da manhã, as autoridades assumiram o controlo da situação. A prisão tem neste momento dois mil detidos. Nas últimas semanas, têm acontecido várias revoltas em prisões mexicanas, a maioria superlotadas. A mais grave, em Tijuana, resultou na morte de 19 reclusos.
sic

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O novo Magalhães

Nacional - Militares partem para o Afeganistão

Vinte e nove militares dos três ramos das Forças Armadas portuguesas vão assessorar o Exército afegão durante os próximos seis meses. O contingente partiu esta segunda-feira para o Afeganistão.
Em declarações aos jornalistas no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, o comandante do destacamento, o Tenente-Coronel Dias Henrique, explicou que “neste momento, a nossa missão é organizá-los (os militares afegãos), quer ao nível das suas tarefas de Estado-Maior, quer ao nível do comando”.
Questionado sobre a actual situação do Afeganistão, que tem sido palco de alguns conflitos e mortos, Dias Henrique desvalorizou, mas admitiu “respeito”.
“Acho que o treino que tivemos é suficientemente esclarecedor e bom para que tenhamos respeito pelo que se lá passa e para que tenhamos cuidado”, disse o Tenente-Coronel.
O destacamento militar partiu para o Afeganistão num avião C-130 e vai render a actual equipa OMLT (Operational Mentor Liaison Team), que opera na região de Pol-E-Charki, em Cabul.

Afeganistão - Atentado mata soldados da NATO

Dois soldados alemães das forças da NATO estacionadas no Afeganistão e cinco crianças perderam a vida, esta segunda-feira, vítimas de um atentado bombista suicida ocorrido na província de Kunduz, no norte do país.
De acordo com o governador da região, Mohamad Omar, durante o ataque terrorista, perpetrado com um carro-bomba, ficaram ainda feridos dois soldados também alemães da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF).
CorreioManhã

domingo, 19 de outubro de 2008