sábado, 7 de novembro de 2009

Afeganistão - ‘Fogo Amigo’ mata soldados afegãos

As forças da NATO mataram este sábado por engano sete soldados e polícias afegãos, num ataque aéreo, quando procuravam dois soldados americanos desaparecidos no Afeganistão.
Cinco militares da NATO ficaram feridos, além de pelo menos 20 afegãos. A s buscas pelos militares desaparecidos prosseguem.
O bombardeamento foi lançado na sequência de violentos combates travados por tropas internacionais e afegãs contra um grupo de rebeldes taliban no distrito de Bala Murghab.
CorreioManhã

Familiares e amigos lembram vítimas de massacre em base militar dos EUA

Soldados e familiares participam de vigília durante a madrugada na base militar de Fort Hood, no Texas, após o ataque que deixou 13 mortos e 30 feridos na sexta (6) (Foto: Paul J. Richards / AFP)

Soldados prestam homenagem a colegas mortos no massacre; o major major Nidal Malik Hasan, acusado pelo ataque, levou quatro tiros e permanece em coma num hospital militar (Foto: AP)
globo.com

Rússia: Onze mortos em queda de avião militar

Onze pessoas morreram na madrugada deste sábado na sequência da queda de um avião militar no Estreito de Tatarski, na Rússia.
O aparelho, da Força Aérea do país, desapareceu dos radares cerca das 15h00, hora de Lisboa, depois de ter terminado um exercício de treino.
Ao final da noite, fonte do Ministério da Defesa russo, afirmava que o avião se tinha despenhado, a 20 quilómetros entre a costa do Pacífico e a ilha Sacalina e que seria pouco provável algum dos tripulantes ter sobrevivido.
As equipas de resgate continuam, entretanto, as operações na tentiva de encontrar algum vestígio do avião.
CorreioManhã

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gripe A - Mais de seis mil mortos em todo o mundo

(Clique na imagem para aumentar)

A 01 de Novembro, o número de mortos era "pelo menos 6071", com o vírus espalhado por 199 países e territórios do planeta. O balanço anterior, datado de 30 de Outubro, dava conta de um aumento de 14 por cento no número de mortes em apenas uma semana.
"Na América do Norte, verifica-se constantemente uma transmissão intensa e persistente da gripe, sem que tenha sido atingido um pico", refere a OMS.
O continente americano, onde na Primavera foram registados os primeiros infectados, contabiliza o maior número de mortos, com 4399 casos fatais.
Na região da Ásia-Pacífico, contam-se mais de 1200 mortos, enquanto na Europa já são quase quatrocentos.
A OMS apelou na quinta-feira a que não se baixem as defesas contra o vírus, que continua a ser "preocupante", e pediu à população para não desprezar as vacinas disponíveis.
In:Destak/Lusa

Afeganistão: Dois soldados da NATO desaparecidos

Dois soldados da NATO estão desaparecidos há dois dias na zona ocidental do Afeganistão de acordo com a Força Internacional de Assistência à Segurança que em comunicado refere que os dois homens desapareceram durante uma missão rotineira.
In:Correiodamanhã

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

México: 33 mortos em confrontos de narcotraficantes

A violência ligada ao crime organizado no norte do México resultou, entre quarta e quinta-feira, em 33 mortos, sendo que uma das vítimas é um militar norte-americano.
No Estado de Chihuahua foram executadas 25 pessoas, em Nuevo León foram assassinados um chefe de polícia municipal e quatro seguranças e, na fronteira com os Estados Unidos, em Tijuana, foram encontrados três cadáveres.
De acordo com as autoridades do país, 15 dos 25 cadáveres do Estado de Chihuahua foram encontrados em Ciudad Juárez, estandoi um soldado norte-americano entre as vítimas.
O militar da Força Aérea americana terá sido assassinado num bar, juntamente com mais cinco pessoas. Três pessoas ficaram feridas durante os confrontos.
Ciudad Juárez é considerada a localidade mais violenta do México, com mais de doi mil homicídios em 2009 resultantes de confrontos entre narcotraficantes, embora exista um reforço de 8500 militares, desde Fevereiro.
CorreioManhã

EUA: Soldados matam 12 pessoas em base militar

Doze pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas durante um tiroteio provocado por três militares, esta quinta-feira, na base militar norte-americana de Fort Hood, no Texas.
O general Russel Honoré, ex-subcomandante da base, declarou que o tiroteio foi protagonizado por dois soldados armados com metrelhadoras M16.
Dois dos autores dos disparos foram detidos. O outro militar foi abatido.
Até ao momento, o Pentágono não disponibilizou mais detalhes sobre o caso, confirmando apenas que o presidente do país, Barack Obama, já foi informado.
Desconhece-se se as vítimas são militares da base ou se são civis.
CorreioManhã

Aviões sauditas bombardeiam posições rebeldes no Iémen

Aviões de guerra sauditas bombardearam hoje, na região iemenita de Saada, várias posições dos rebeldes iemenitas huties, que enfrentam o exército desde Agosto.
Segundo um comunicado deste grupo xiita, os aparelhos de guerra bombardearam várias áreas na província de Saada, na fronteira com a Arábia Saudita.
Numa breve nota, os huties disseram que os aviões sauditas utilizaram bombas de fósforo nos ataques.
Por enquanto, não houve qualquer confirmação oficial do ocorrido pelas autoridades sauditas ou iemenitas.
In:DiáriDigital

PJ suicida-se a tiro a 10 metros da GNR

Como num dia normal de trabalho, Rogério Frutuoso saiu cedo de casa, na Bemposta, Loures. Mas ontem de manhã, o inspector da Polícia Judiciária de Lisboa limitou-se a percorrer três quilómetros na sua carrinha Audi A4, estacionando a viatura dez metros ao lado do posto da GNR de Bucelas. Ainda passou alguns minutos ao telemóvel, até que a tragédia se deu: pegou na pistola, encostou-a à cabeça e suicidou-se.
Em cinco meses, este é o segundo inspector da PJ de Lisboa que se mata. De resto, tal como Rogério Frutuoso, também Pedro Santos, inspector-chefe de 35 anos que se suicidou em Junho, estava na secção que investiga casos de pessoas desaparecidas. Eram colegas de secção, mas tanto num caso como no outro não haverá qualquer ligação entre os suicídios e o trabalho.
In:Correiodamanhã

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cinco soldados britânicos são mortos no Afeganistão

CABUL, Afeganistão, 4 Nov 2009 (AFP) - Cinco soldados britânicos foram mortos na terça-feira quando um policia afegão, aparentemente, abriu fogo contra um bloqueio no sul do Afeganistão, anunciou nesta quarta-feira o Ministério britânico da Defesa.
"Quatro soldados britânicos foram mortos, um quinto morreu em consequência dos ferimentos sofridos e seis ficaram feridos durante uma operação no sul do Afeganistão na terça-feira. Dois policiais afegãos também ficaram feridos", segundo um comunicado conjunto do Ministério afegão do Interior e da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.
O ataque foi realizado no distrito de Nad Ali (província de Helmand), indicou o ministério.
In:Globo.com

Marinha de Israel afirma ter interceptado navio carregado com armas

A Marinha de Israel interceptou um navio carregado de armas a cerca de 160 quilômetros de sua costa no Mar Mediterrâneo e o levou até um porto em Israel, informaram militares israelitas na quarta-feira (4).
Informações não confirmadas divulgadas pela imprensa israelita descreveram a embarcação como um navio de contentores cuja carga incluía mísseis e outros tipos de munição vindas do Irão e destinadas para a Síria ou para o grupo guerrilheiro Hezbollah, no Líbano, que travou uma guerra em 2006 com Israel.
In:Globo.com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Passageiro sai ‘disparado’ de avião

Um passageiro de um avião acrobático puxou sem querer a alavanca de ejecção e saiu disparado do cockpit, a milhares de metros de altitude.
O caso ocorreu na África do Sul e, felizmente, não teve consequências de maior para o passageiro, uma vez que o pára-quedas abriu automaticamente. O piloto, que faz parte da esquadrilha acrobática Silver Falcons, vai agora responder por transportar um passageiro não autorizado num voo de treino.
In:Correiodamanhã

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Obama «empenhado» na venda de caças ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está “empenhado” na venda de caças militares ao Brasil, afirmou hoje a subsecretária norte-americana de Estado para Controlo de Armas e Segurança Internacional.
Ellen Tauscher salientou, em entrevista ao diário O Estado de São Paulo, que a venda de caças F-18 da Boeing à Força Aérea Brasileira (FAB) aproximará os governos dos Estados Unidos e do Brasil.
"É uma grande oportunidade de aprofundar o nosso relacionamento com o Brasil", disse Tauscher, que reporta à secretária de Estado, Hillary Clinton, e que esteve no Brasil em Agosto para entregar a proposta norte-americana.
"O mais importante desse acordo é nosso relacionamento com o povo brasileiro e o Governo brasileiro", disse Tauscher.
Os fabricantes da Suécia, Gripen, e da França, Dassault, disputam com a norte-americana Boeing o concurso internacional do Governo brasileiro de cerca de 2,8 mil milhões de euros para aquisição de 36 caças para modernização da FAB.
In:DiárioDigital

Exercício militar russo enfurece Polónia

Um exercício militar feito pelos exércitos da Rússia e da Bielorrússia em Setembro, agora revelado pelo jornal polaco 'Wprost', está a irritar as autoridades de Varsóvia pois envolvia um ataque nuclear e o desembarque de forças anfíbias na costa da Polónia, apresentada como "país agressor".
Entre os exercícios que cerca de 13 mil soldados fizeram em Setembro contavam-se ataques com ogivas nucleares feitos pela Força Aérea da Rússia e um desembarque perto do enclave russo de Kalininegrado.
'Esta é uma tentativa de nos pôr no nosso lugar. Não se esqueçam que isto aconteceu durante o 70.º aniversário da invasão soviética', disse o deputado polaco Marek Opiola, do Partido Lei e Justiça.
Por seu lado, o chefe de gabinete do presidente Lech Kaczynski, Wladyslaw Stasiak, referiu que “não gostámos do exercício e o seu nome [Ocidente] faz-nos recuar até aos dias da Guerra Fria'. As relações entre a Polónia e os dois países da ex-União Soviética estão longe de ser as melhores, existindo mesmo uma minoria polaca na Bielorrússia que se tem manifestado contra o governo de Minsk.
In:Correiodamanhã

domingo, 1 de novembro de 2009

Exército diz que já há 250 mil deslocados por ofensiva no noroeste do Paquistão

Refugiado paquistanês descansa sobre mantimentos distribuídos para as pessoas que fogem dos conflitos no noroeste do país. Governo diz que cada família receberá US$ 60 e alimentos. (Foto: Mohammad Kashif/AFP)

Até 250 mil pessoas fugiram do distrito tribal de Waziristão do Sul, noroeste do Paquistão, onde o exército lançou há 15 dias uma ampla ofensiva contra os talibãs, anunciou domingo o exército paquistanês.
"Um número total de 45.138 famílias chegaram a ser registradas até agora em meus diferentes pontos de concentração", declarou o general Nadeem Ahmad, em entrevista à imprensa.
Desde 17 de Outubro, mais de 30.000 soldados, apoiados por aviões de combate, helicópteros de ataque e com disparos de artilharia pesada, participam da operação terrestre no Waziristão do Sul.
In:Globo.com

Afeganistão: Explosão mata soldado britânico

Um soldado britânico morreu no sábado na província afegã de Helmand na sequência de uma explosão ocorrida perto da localidade de Sangin, disseram hoje fontes do Ministério da Defesa do Reino Unido.
Com a morte deste soldado, sobe para 224 o número de militares que morreram no Afeganistão desde a invasão do país, após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 contra os Estados Unidos.
No sábado, o Governo britânico teve que negar através do secretário de Estado responsável pelas Forças Armadas, Bill Rammell, que os soldados destacados no Afeganistão estivessem insuficientemente equipados de helicópteros.
O político trabalhista disse à BBC que «nenhum chefe militar» nem «nenhum ministro» podem garantir aos soldados enviados para a frente que não vão perder a vida.
In:DiarioDigital

Rússia anuncia ter lançado com êxito um míssil balístico intercontinental

A Rússia lançou com sucesso neste domingo (1º) um míssil balístico intercontinental a partir de um submarino de propulsão atômica no Mar de Barents, informaram as agências russas, citando o ministério da Defesa.
O míssil foi disparado pelo submarino "Bryansk" e as ogivas alcançaram seu alvo na hora correta, acrescentaram as fontes, sem dar maiores detalhes.
In:Globo.com

Três atentados matam no Iraque

Pelo menos nove pessoas morreram este sábado no Iraque e outras 39 ficaram feridas na sequência da explosão de uma mota-bomba na localidade de Al Hila e de dois carros-bomba que explodiram em simultâneo em Ramadi.
O primeiro atentado ocorreu na cidade de Al Hila, quando uma moto explodiu junto a um mercado provocando a morte de pelo menos seis pessoas e prejuízos enormes nos edifícios adjacentes.
No segundo atentado, três pessoas morreram e duas ficaram feridas quando dois carros armadilhados explodiram em simultâneo a oeste da cidade de Ramadi.
Uma semana depois dos atentados perpetrados em Bagdad, dos quais resultaram 155 mortos e mais de 500 feridos, a violência voltou ao Iraque.
In:Correiodamanhã