sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Palestina - Hamas anuncia fim do cessar-fogo com Israel

O Hamas anunciou esta madrugada de sexta-feira o fim do cessar-fogo com Israel, que vigorava há seis meses. A ala armada do movimento palestiniano disse que esta decisão foi resultado de violações repetidas do acordo por parte dos israelitas.
O Hamas garante que não vai passar à ofensiva, mas promete também responder a todos os ataques. O governo de Israel também acusa os palestinianos de violarem o cessar-fogo. Desde Novembro que o território judaico tem sido alvejado quase diariamente por mísseis artesanais lançados da palestina. Israel respondeu com vários ataques, que mataram pelo menos 18 pessoas em Gaza.
TVI

Militares portugueses permanecem no Kosovo

O ministro da Defesa, Severiano Teixeira, garantiu no final do encontro com o presidente do Kosovo, Fatmir Sejdiu, esta quinta-feira, que a presença portuguesa no Kosovo vai manter-se até à estabilização do país.
'Portugal está ligado ao Kosovo desde o início da missão e vai manter-se 'até que o país esteja consolidado e estabilizado', referiu Severiano Teixeira.
Portugal reconheceu o Kosovo como país independente em Outubro deste ano e possui actualmente quase 300 militares da Brigada de Intervenção do Exército na zona de Pristina, a capital do país.
CorreioManhã

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Quénia - Piratas somalis sequestram três navios

Piratas somalis sequestraram, esta terça-feira, mais três navios, no Golfo de Aden. De acordo com o Andrew Mwangura, director para o leste da África de um programa de ajuda a marinheiros, com base no Quénia, dois dos navios sequestrados são comerciais e o outro é uma embarcação de turismo.
São ainda desconhecidas as nacionalidades dos tripulantes sequestrados pelos piratas. Os novos ataques aconteceram no mesmo dia em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas reforçou a possibilidade de as potências estrangeiras poderem perseguir os piratas em território somali.
Os piratas já atacaram quase 100 navios, este ano, no Golfo de Aden e no Oceano Índico.
TVI

Brasil: Vergonha após tragédia em Santa Catarina - Militares roubam doações às vítimas


Atingidos por cheias e desmoronamentos de montanhas inteiras, que deixaram até agora 126 mortos e mais de 80 mil desalojados, os habitantes do estado brasileiro de Santa Catarina enfrentam um novo problema: o furto de parte das doações enviadas de todo o país para minorar o sofrimento das vítimas.
Soldados do Exército, chamados para ajudar a resgatar vítimas, desobstruírem estradas e distribuírem roupas, alimentos e outras doações, foram apanhados em flagrante a roubar parte desses produtos. Com uma câmara oculta, um repórter local filmou dez soldados e um sargento – encarregados de receber os camiões com donativos que chegavam à cidade de Blumenau, uma das mais atingidas – a escolherem roupas recém-chegadas, colocá-las nas suas mochilas e depois a esconderem-nas num outro camião, do Exército, já fora do centro de armazenamento.
Além desses onze militares, ontem afastados por ordem do comando do Exército, outras denúncias de furtos de doações têm sido recebidas pelas autoridades. Pessoas que se oferecem como voluntários para ajudarem a receber, separar e empacotar roupas e alimentos têm sido apanhadas a levar os produtos para suas casas.
A Protecção Civil aumentou o rigor e decidiu contratar uma empresa de logística para receber e distribuir tudo o que chega. Três semanas depois da tragédia, ainda há pelo menos 33 mil pessoas em abrigos, onde dependem de doações para comerem e se vestirem. Outros milhares, que voltaram para o que restou das suas casas, também necessitam dessas doações, pois perderam tudo o que tinham lá dentro.
CorreioManhã

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Polícia neutraliza explosivos em Paris

A Polícia francesa desactivou hoje vários pacotes com explosivos nos armazéns Printemps-Haussmann, em Paris.
Segundo a rádio France Info, a polícia estabeleceu um perímetro de segurança em torno do local onde foram encontrados os explosivos, e evacuaram o edifício.
Por enquanto, não se sabe quem poderá ter colocado os engenhos, mas, segundo a mesma fonte, poderá tratar-se de uma organização denominada Frente Revolucionária Afegã.
Aparentemente, os engenhos - no total de cinco, segundo a polícia - foram encontrados no terceiro andar do edifício e não tinham o dispositivo necessário para explodir.
A imprensa francesa indica a possibilidade de que seja uma advertência destinada ao governo francês para que retire as suas tropas do Afeganistão.
A ministra do Interior francesa, Michèle Alliot-Marie, foi ao local para comprovar a natureza da ameaça.
O Ministério do Interior confirmou que existe uma carta de reivindicação do referido grupo afegão, desconhecido pelo governo francês.
Diário Digital

Forças Armadas - Defesa vai reduzir efectivos

O Governo vai reduzir o número de efectivos das Forças Armadas (FA) em 2576 militares. Com esta medida, que deverá ser aprovada já no Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, o Ministério da Defesa poderá poupar nos gastos com pessoal quase 34 milhões de euros por ano, verba semelhante ao impacto financeiro da subida do suplemento da condição militar de 14,5 por cento para 20 por cento até 2009. José Sócrates, segundo apurou o CM, desempenhou um papel decisivo no incremento destas medidas.
CorreioManhã