quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Brasil: Vergonha após tragédia em Santa Catarina - Militares roubam doações às vítimas


Atingidos por cheias e desmoronamentos de montanhas inteiras, que deixaram até agora 126 mortos e mais de 80 mil desalojados, os habitantes do estado brasileiro de Santa Catarina enfrentam um novo problema: o furto de parte das doações enviadas de todo o país para minorar o sofrimento das vítimas.
Soldados do Exército, chamados para ajudar a resgatar vítimas, desobstruírem estradas e distribuírem roupas, alimentos e outras doações, foram apanhados em flagrante a roubar parte desses produtos. Com uma câmara oculta, um repórter local filmou dez soldados e um sargento – encarregados de receber os camiões com donativos que chegavam à cidade de Blumenau, uma das mais atingidas – a escolherem roupas recém-chegadas, colocá-las nas suas mochilas e depois a esconderem-nas num outro camião, do Exército, já fora do centro de armazenamento.
Além desses onze militares, ontem afastados por ordem do comando do Exército, outras denúncias de furtos de doações têm sido recebidas pelas autoridades. Pessoas que se oferecem como voluntários para ajudarem a receber, separar e empacotar roupas e alimentos têm sido apanhadas a levar os produtos para suas casas.
A Protecção Civil aumentou o rigor e decidiu contratar uma empresa de logística para receber e distribuir tudo o que chega. Três semanas depois da tragédia, ainda há pelo menos 33 mil pessoas em abrigos, onde dependem de doações para comerem e se vestirem. Outros milhares, que voltaram para o que restou das suas casas, também necessitam dessas doações, pois perderam tudo o que tinham lá dentro.
CorreioManhã

Sem comentários: