sábado, 22 de dezembro de 2007

Paquistão: Mais de mil fiéis estavam no local - Ataque em mesquita mata dezenas

Pelo menos 54 pessoas morreram ontem na sequência de um atentado suicida junto a uma mesquita no Noroeste do Paquistão. O ex-ministro do Interior, Aftab Sherpao, que se encontrava a rezar, escapou ileso à matança.
A explosão ocorreu numa mesquita situada no bloco residencial onde vive Sherpao, em Charsadda, localidade situada a 30 quilómetros de Peshawar. Sherpao e o filho, também político, escaparam com vida. O antigo ministro do Interior, que foi o mais alto responsável da luta contra o terrorismo, não sofreu qualquer ferimento na sequência do atentado, mas o filho foi atingido, tendo sido transportado para o hospital. Refira-se que Sherpao foi ministro até ao mês passado, altura em que o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, nomeou um novo governo interino.
No total, entre os mais de mil fiéis presentes, terão morrido pelo menos 54 pessoas e ficado feridas mais de cem. O bombista suicida encontrava-se junto aos fiéis que se deslocaram à mesquita por ocasião da ‘festa do sacrifício’ (Aid al-Adha), ou a Grande Festa (Aid al-Kebir) e, de acordo com a polícia, o atentado visava Sherpao. “Estava a rezar com o meu filho e os meus sobrinhos”, declarou o ex-ministro após o atentado suicida.
As forças de segurança estão a investigar o brutal ataque, cometido depois de, no passado dia 14, ter sido divulgado um relatório da Célula Nacional de Gestão de Crises que avisava para o perigo de atentados terroristas contra os máximos dirigentes do país. “Os terroristas poderão disfarçar-se de mulheres ou vestir uniformes militares. Cinco potenciais suicidas entraram no Noroeste em direcção aos seus objectivos”, lia-se no relatório.
Recorde-se que foi nesta mesma localidade que Sherpao sofreu ferimentos ligeiros no passado dia 28 de Abril, na sequência de um atentado suicida que provocou a morte de 29 pessoas, incluindo vários membros da sua equipa de segurança.
Este novo atentado suicida vem relançar o receio de uma nova vaga de violência generalizada por ocasião das eleições legislativas e provinciais previstas para o próximo dia 8 de Janeiro, as quais a oposição garantiu, antecipadamente, que serão fraudulentas.
In:CorreiodaManhã

Polémica: Ingresso nos quadros em causa - 232 cadetes irregulares

Os 232 cadetes que ingressaram este ano no ensino superior universitário das Forças Armadas estão em situação irregular. Isto porque o Ministério das Finanças, quatro meses após o início do ano lectivo, ainda não deu parecer favorável às admissões.
De acordo com a Lei do Orçamento do Estado para 2006, “carece de parecer favorável do ministro responsável pela área das Finanças e da Administração Pública [...] o despacho relativo à admissão de pessoal para o ingresso nas diversas categorias dos quadros permanentes das Forças Armadas”. O incumprimento desta norma por parte do próprio Governo deixa assim os 232 cadetes que ingressaram este ano na Escola Naval, na Academia Militar e na Academia da Força Aérea em situação irregular e sem certezas de que no final do curso podem entrar no quadro permanente das Forças Armadas.
Contactado pelo Correio da Manhã, o gabinete do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou não ter conhecimento sobre se foi emitido algum parecer e recusou comentar o assunto. Por outro lado, o Ministério da Defesa justificou o ingresso dos cadetes nos respectivos cursos sem a devida autorização com o facto de “tal como nos outros estabelecimentos de ensino existirem prazos para o início dos anos lectivos”. O número de vagas, segundo acrescentou o gabinete do ministro Severiano Teixeira, “foi estabelecido com base numa projecção das necessidades de cada ramo”.
Os concursos para admissão de voluntários à frequência dos cursos nos três ramos das Forças Armadas foram lançados entre Junho e Julho deste ano. Segundo apurou o CM, foram admitidos um total de 232 cadetes. A maioria entrou para a Academia Militar: 137 cadetes ingressaram no Exército, embora parte deles venha a ser colocada na GNR.
Já na Marinha, segundo o gabinete do Chefe de Estado-Maior da Armada, almirante Melo Gomes, foram admitidos 61 cadetes, de um total de 640 candidatos. Os cadetes foram distribuídos por quatro classes: 36 na Marinha, quatro na Administração Naval, 16 engenheiros navais (oito no ramo mecânica e oito no ramo armas e electrónica), três fuzileiros e dois médicos navais.
Na Academia da Força Aérea foram preenchidas as 34 vagas para o curso de Ciências Militares e Aeronáuticas: 20 pilotos aviadores, dois em Engenharia Aeronáutica, três em Engenharia Electrotécnica, dois em Engenharia de Aeródromos, quatro em Administração Aeronáutica e três em Medicina.
No final do curso os cadetes entram para os quadros permanentes das Forças Armadas. No entanto, até 31 de Dezembro próximo o Governo condicionou o acesso aos quadros permanentes dos ramos a um parecer favorável do Ministério das Finanças, que determina se há disponibilidade orçamental.

Leia mais em:
232 cadetes irregulares
In:CorreiodaManhã

Arábia Saudita: Desmantelada célula com ligações à Al Qaeda

As forças de segurança saudita desmantelaram uma 'célula' terrorista com ligações à Al-Qaeda que planeava atentados durante a peregrinação anual dos muçulmanos a Meca, anunciou hoje a televisão saudita Al Arabiya.
A estação, que cita uma fonte do Ministério saudita do Interior, assegurou que os membros da 'célula' terrorista foram detidos três dias antes do início da peregrinação anual - «Hach» - que cerca de três milhões de pessoas iniciaram segunda-feira.
A fonte não precisou o número de pessoas detidas, indicando apenas que a maioria é saudita e que planeavam ataques em várias cidades para «perturbar a estabilidade do país» durante a peregrinação anual.
Há cerca de três semanas, outras seis 'células' com 208 alegados terroristas que planeavam atentados suicidas e com mísseis a instalações petrolíferas, assim como contra organismos oficiais e religiosos sauditas, foram detidas.
In:Diário Digital / Lusa

Bélgica: Polícia activa alerta anti-terrorista e detém 14

A polícia belga activou hoje um alerta anti-terrorista em Bruxelas, depois de ter abortado um plano de fuga da prisão de um terrorista tunisino vinculado a Al-Qaida e condenado por um atentado frustado contra uma base militar.
O alerta, que vigorará até 02 de Janeiro, foi decretado no dia em que as autoridades detiveram 14 islamistas, entre os quais Malika El Aroud, viúva de Dahmane Abd El Sattarl, um dos assassinos suicidas do comandante afegão Ahmed Sha Masud, líder da resistência afegã contra o regime talibã.
Os 14 detidos são acusados de ajudarem, com armas e explosivos, na fuga do terrorista tunisino Nizar Trabalsi, de 37 anos, condenado em Junho de 2004 a dez anos de prisão na Bélgica, por ter planeado, com outros simpatizantes islamistas, um atentado contra uma base militar belga onde se encontram estacionadas tropas norte-americanas.
O plano de segurança anti-terrorista implica o envio de centenas de polícias para a rede do metro e comboio, aeroporto de Zaventem, centro comerciais e lugares de interesse turístico.
O primeiro-ministro interino belga, Guy Verhofstad, sublinhou que o governo «dispõe de elementos que indicam que se poderá estar a preparar um atentado».
As autoridades escusaram-se a dar mais informações sobre o plano de libertação de Nizar Trabelsi, antigo futebolista profissional que viajou para o Afeganistão, conheceu o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, e foi detido, no seu apartamento em Bruxelas, dois dias depois dos atentados do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, quando planeava um ataque suicida com explosivos químicos.
Numa entrevista a uma rádio belga, o tunisino confessou que planeava um ataque suicida contra a base militar belga de Kleine Brogel, que alberga cerca de uma centena de militares norte-americanos.
Um juiz de Bruxelas especializado em terrorismo considerou hoje que os 14 islamistas detidos têm «uma visão extremista do Islão e preparavam um plano de fuga com armas e explosivos», que, no entanto, não foram encontrados nas buscas domiciliárias efectuadas.
Apenas foram apreendidos computadores e documentação, cujo conteúdo está a ser analisado.
De origem marroquina, embora com nacionalidade belga, Malika El Aroud organizou, depois da morte do seu marido, a 09 de Setembro de 2001, uma rede de apoio a presos islâmicos, como Nizar Trabelsi.
A mulher foi condenada, em Junho, na Suiça, juntamente com o seu segundo marido, por apoio a grupos terroristas islamistas, através de páginas na Internet que divulgavam declarações de grupos associados à Al Qaeda e mostravam execuções.
In:Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

França desmantela rede vinculada à Al-Qaeda

Oito homens suspeitos de ligação com o Braço da Al-Qaeda no Maghreb Islâmico (BAQMI) foram detidos na terça-feira em Paris, nas proximidades da capital e na região de Rouen (norte), pela DST (contra-espionagem francesa), informou o jornal Le Figaro.
Os suspeitos, sete argelinos e um francês, de 30 a 35 anos, estavam fichados e eram vigiados pelos oficiais da DST.
Os oito foram acusados de fornecer material de informática e equipamentos de telecomunicações aos terroristas argelinos do BAQMI, criado a partir do Grupo Salafista para a Pregação e o Combate (GSPC), uma cisão do GIA argelino.
De acordo com a investigação até o momento, o grupo não planejava nenhum atentado em território francês".
O BAQMI reivindicou os atentados suicidas de 11 de dezembro em Argel contra o Conselho Constitucional Argelino e as sedes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e do Programa da ONU para o Desenvolvimento, que deixaram 41 mortos.
In:AFP

Atentado mata 3 pessoas em Bagdá e 2 soldados morrem em ataque em Baquba

Pelo menos três pessoas morreram hoje e outras vinte ficaram feridas em um atentado no centro de Bagdá, enquanto em Baquba a explosão de uma bomba matou um soldado americano e um militar iraquiano.Segundo uma fonte do Ministério do Interior iraquiano, pelo menos três pessoas morreram e outras vinte ficaram feridas na explosão de um carro-bomba na rua Saadun, em pleno centro de Bagdá.
In:EFE

Irão: Central nuclear a funcionar no final de 2008

A primeira central nuclear iraniana, que está a ser construída pela Rússia para produção de electricidade, entrará em funcionamento no final de 2008, segundo noticia esta quinta-feira a imprensa russa.

"Posso dizer com segurança que a fábrica não vai funcionar antes do final de 2008", disse Sergei Shmatko, presidente da Atomstroiexport, a construtora que está a edificar a central nuclear no porto de Bushehr, no sul do Irão, citado pelas agências ITAR-Tass, RIA Novosti e Interfax.Na segunda-feira, a Rússia enviou para o Irão o primeiro carregamento de combustível nuclear, para preparar o arranque da central, que está dotada de um reactor de água leve com capacidade para produzir mil megawatts.
In:CorreiodaManhã

Açores: FA retoma evacuações médicas nocturnas

A Força Aérea vai retomar sábado as evacuações médicas nocturnas nas ilhas açorianas de São Jorge e Graciosa, alegando que estão garantidas as condições de segurança depois do incidente com o helicóptero EH-101.
«A Força Aérea tem parâmetros muito definidos de segurança de voo e em extrema prudência e, portanto, nós, a partir de sábado, iremos fazer as missões de evacuação nocturna para São Jorge e Graciosa», afirmou o comandante da Zona Aérea dos Açores.
A 15 de Novembro, um incidente com um helicóptero da Força Aérea, no aeródromo da ilha de São Jorge, durante a evacuação de uma mulher grávida, provocou cinco feridos.
Na altura, a Força Aérea abriu um inquérito para apurar as razões do incidente, que terá sido provocado quando «numa manobra inesperada e súbita, o helicóptero terá levantado cerca de um metro».
A Força Aérea considerou, ainda, tratar-se de um incidente «inédito» de que «não há precedentes na FA».
Após uma audiência hoje com o presidente do Governo Regional dos Açores, o major-general Vítor Fragoso adiantou que Força Aérea tem, neste momento, uma comissão de investigação a este incidente, que «está a ser tratado pelo órgãos competentes».
Relativamente à operação para as duas ilhas, que não dispõem de iluminação nocturna nas pistas, o comandante da Zona Aérea dos Açores salientou que, «quando a Força Aérea diz que pode fazer, é porque faz em segurança e com a realidade das suas capacidade de operação e não é sob pressão de ninguém».
Após o encontro, o presidente do Governo açoriano salientou que o retomar das evacuações com os EH-101 demonstra a contribuição «essencial» da Força Aérea para o dispositivo do Serviço Regional de Saúde.
Carlos César anunciou também que, em 2008, vai ficar certificada a iluminação no aeroporto da ilha das Flores, que actualmente é apenas de emergência.
Além disso, o projecto para o aeroporto de São Jorge, que será iniciará no próximo ano, incluiu uma iluminação definitiva e certificada, disse Carlos César, ao adiantar, ainda, que está a ser elaborado o projecto para a iluminação da pista da ilha Graciosa.
Com a operação da Força Aérea para as duas ilhas a partir de sábado, serão «retomadas as condições de tranquilidade que os cidadãos precisam», afirmou o chefe do executivo açoriano.
In:Diário Digital / Lusa

CEMGFA pede a militares que vençam dificuldades com serenidade

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), general Valença Pinto, fez hoje apelo aos militares portugueses para que saibam vencer as dificuldades «com serenidade, discernimento e firmeza» no próximo ano.
Na sua mensagem de Natal aos militares portugueses, divulgada hoje através do «site» do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), Valença Pinto afirma que o próximo ano «não se antevê isento de dificuldades».
No entanto, o CEMGFA promete que as Forças Armadas procurarão enfrentar e vencer essas dificuldades, com serenidade, discernimento, firmeza e determinação, de forma a dar respostas oportunas e eficazes às missões e às tarefas« lhes forem atribuídas.
»As circunstâncias económicas que o País vive, e os seus efeitos nas Forças Armadas, aliados aos desafios e às exigências que o ambiente político, estratégico e tecnológico envolvente coloca a Portugal, impõem respostas prontas e qualificadas«, alega o CEMGFA.
No entanto, Valença Pinto garante que os militares portugueses olham o futuro com »um sentimento de esperança« numa mensagem natalícia em que saúda todos os que estão destacados no Afeganistão, Kosovo e Líbano ou em missões na Bósnia, Iraque, Congo, Sudão e Timor-Leste »a favor da paz, da segurança e do bem-estar de povos em conflito«.
O general Valença Pinto, até então Chefe do Estado-Maior do Exército, tomou posse a 05 de Dezembro de 2006, sucedendo ao almirante Mendes Cabeçadas.
In:Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

EUA enviarão cães terapêuticos para soldados no Iraque

(Boe o Labrador Preto)
Pela primeira vez, o Exército dos EUA enviará cães terapêuticos ao Iraque para "reconfortar" seus soldados. Dois labradores, Boe e Budge, da organização de veteranos VetDogs, foram entregues ao 85º Regimento Médico do Exército para serem enviados a Oriente Médio no final de dezembro.
Sua missão será dar "consolo emocional" aos soldados, explica a nota da VetDogs.
"Os cães foram os heróis silenciosos do nosso esforço de guerra, mas levando estes cães terapêuticos para o Iraque, vamos ainda mais longe. Estes cães representam outra abordagem para combater o estresse dos soldados", explicou a major Stacie Caswell, que comanda o 85º Regimento Médico.
Os benefícios da presença de animais domésticos para a saúde do homem já foram documentados por estudos que mostram um efeito positivo na tensão e no estresse. Os cães terapêuticos já foram utilizados com crianças e idosos em
hospitais e asilos.
In:FolhaOnline

Israel testa novo modelo de foguete antimíssil Patriot

O Exército israelita anunciou nesta terça-feira ter lançado um modelo do foguete anti míssil norte-americano Patriot "aperfeiçoado".
"A experiência faz parte de uma série de testes para ajustar as melhorias operacionais do míssil", afirmou um comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo exército israelita.
A nota informa que o teste aconteceu no sul de Israel e que foi utilizado um alvo semelhante a um avião em missão de combate.
Apresentado como "um sucesso", o ensaio permitiu provar a melhoria nas capacidades de detecção e de interceptação de projécteis.
Fabricado nos EUA, o Patriot do tipo PAC-3 deverá ser utilizado para proteger Israel de um eventual ataque vindo da Síria.
Israel usou os mísseis Patriot pela primeira vez durante a Guerra do Golfo, em 1991.
In:FolhaOnline

Paquistão: Bomba em comício de partido do Governo mata dois

Pelo menos duas pessoas morreram hoje e cinco ficaram feridas na explosão de uma bomba colocada num comício do partido no Governo, a Liga Muçulmana do Paquistão-Q, indicou a polícia.
O atentado ocorreu na localidade de Dera Bugti, situada na província do Baluchistão (sudeste).
Tariq Massuri, um dos candidatos regionais do partido fundado pelo presidente Pervez Musharraf, saiu ileso do ataque, mas dois dos seus primos morreram na explosão da bomba.
O Paquistão realizará eleições legislativas a 8 de Janeiro.
In:DiárioDigital

Tropas turcas entram no Iraque

Militares turcos entraram na madrugada de ontem em território iraquiano para perseguir militantes curdos, na primeira incursão terrestre das forças turcas no norte do Iraque. A operação teve um âmbito limitado e durou menos de 24 horas, não havendo notícia de baixas.
Fonte militar turca anunciou que os soldados entraram em território iraquiano depois de terem detectado a presença de elementos do PKK, Partido dos Trabalhadores do Curdistão. “Dois grupos de militantes do PKK foram avistados junto à fronteira e concluímos que estavam a preparar ataques, razão pela qual um batalhão de soldados foi enviado a intervir”, afirmou um porta-voz das forças turcas.A operação, descrita como “de âmbito limitado”, durou menos de 24 horas e envolveu cerca de 300 militares turcos equipados com armas ligeiras. Segundo fonte iraquiana, a incursão ocorreu na região montanhosa de Seeda Kan, tendo os soldados avançado cerca de três quilómetros em território iraquiano antes de retirarem, ao princípio da tarde.A Turquia, recorde-se, tem mais de cem mil militares concentrados junto à fronteira com o norte do Iraque e ameaça levar a cabo uma operação terrestre em larga escala para eliminar as bases do PKK na região. Desde Outubro que forças turcas e curdas se têm envolvido em escaramuças na região fronteiriça e no passado domingo a aviação turca bombardeou pela primeira vez as bases da guerrilha em território iraquiano.
In:Correio da Manhã

domingo, 16 de dezembro de 2007

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DOS 200 ANOS DA GUERRA PENINSULAR

Em 12 de Dezembro de 2007, teve lugar na Academia Militar, Aquartelamento da Amadora a Apresentação Pública do Programa das Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular, levadas a cabo pelo Exército, com um vasto conjunto de actividades, programadas até 2014.
Esta Cerimónia, foi presidida por S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho, tendo como objectivo evocar o empenhamento do Exército Português na salvaguarda da liberdade e da independência da Pátria durante o período da Guerra Peninsular, proporcionando uma profunda reflexão sobre esta temática, em vários domínios do conhecimento.
Do programa da Cerimónia, destacou-se a Alocução de Abertura pelo Presidente da Comissão Coordenadora do Exército, Tenente-General Ferreira e Costa, a Apresentação do Programa do Exército para as Comemorações, pelo Tenente-Coronel José Berger, a Comunicação do Coronel Américo Henriques subordinada ao tema “Nos 200 anos da Guerra Peninsular” e inauguração da Exposição subordinada ao tema “Portugal nas Vésperas das Invasões Francesas – Conhecimento Geográfico & Configurações”, a cargo da Prof. Dra. Maria Helena Dias.
In:Exército.pt