sábado, 30 de janeiro de 2010

China suspende relações militares com EUA

O governo chinês suspendeu este sábado as relações militares com os Estados Unidos, após o anúncio de venda de armamento ao Taiwan.
Ontem, o governo norte-americano manifestou, no Congresso, a sua intenção de vender armas, incluindo helicópteros Black Hawk e baterias de mísseis Patriot, a Taipé, num contrato avaliado em mais de seis milhões de dólares, apesar dos protestos de Pequim.
He Yafei, vice-ministro dos Assuntos Exteriores chinês, declarou que "este projeto prejudica definitivamente os laços entre a China e os Estados Unidos, tem um impacto muito negativo no intercâmbio e na cooperação entre os dois países e vai trazer consequências que nenhuma das partes deseja enfrentar".
In:Correiodamanha

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Coreia do Norte e Coreia do Sul trocam tiros

Esta quarta-feira houve troca de tiros no mar, entre as duas Coreias, numa zona do Mar Amarelo em que Pyongyang tinha proibido na terça-feira a navegação, de acordo com as autoridades sul-coreanas. A fronteira inter-coreana no Mar Amarelo, que Pyongyang se recusa a reconhecer, constitui uma zona sensível em que já se registaram vários incidentes navais, os mais graves em 1999 e 2002, entre embarcações das duas Coreias.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Reino Unido - Alerta por atentado cometido por mulheres

O Reino Unido mantém o nível de alerta terrorista ‘grave', sobretudo depois de informações que dão conta da iminência de um possível atentado suicida perpetrado por mulheres.
A decisão do governo britânico de elevar o nível de alerta, tomada na passada sexta-feira, deve-se à suspeita de que uma célula feminina de bombistas suicidas treinada pela al-Qaeda poderá cometer um atentado contra alvos ocidentais, de acordo com o ‘Sunday Telegraph'.
Já segundo o 'Sunday Express', a rede terrorista poderá estar a planear atacar durante esta semana, por ocasião da realização, em Londres, de duas conferências internacionais, sobre o Iémen (quarta-feira) e o Afeganistão (quinta-feira), nas quais estarão presentes ministros dos Negócios Estrageiros de todo o Mundo.
In:Correiodamanha

domingo, 24 de janeiro de 2010

Bin Laden reivindica atentado contra avião americano no Natal

O líder da Al-Qaida, Bin Laden, reinvindicou o atentado falhado contra um avião, numa gravação difundida este domingo pela cadeia televisiva Al-Jazira.
Na mensagem, Bin Laden afirma que vai continuar os ataques contra os Estados Unidos da América. "Os nossos ataques contra vós vão continuar enquanto continuará o vosso apoio aos israelitas".
In:Correiodamanha