sábado, 3 de julho de 2010

EUA-Polónia chegam a acordo para base de defesa antimísseis

Os Estados Unidos e a Polónia assinaram um acordo para instalar uma base militar norte-americana de defesa em território polaco este sábado.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou à Polónia para participar da assinatura. A base de mísseis faz parte da versão reformulada do polémico sistema de escudo de defesa antimísseis planeado pelos EUA no leste da Europa.
A Rússia opõe-se à base americana na Polónia. Na cerimónia, Hillary Clinton afirmou que o novo acordo não ameaça a Rússia.
«Este é um sistema puramente de defesa. Não está direccionado para a Rússia. Não ameaça a Rússia», acrescentou.
In:Diáriodigital

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Banho de sangue em santuário paquistanês

Bombeiros tentam apagar fogo após explosão em edifício de Kunduz nesta sexta-feira (2) (Foto: Reuters)
Pelo menos 41 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas num triplo antentado suicida ocorrido esta quinta-feira à noite num dos mais venerados santuários muçulmanos na cidade paquistanesa de Lahore, na província do Punjab, no início das comemorações de uma cerimónia sunita que, anualmente, reúne no local cerca de cem mil peregrinos.
Centenas de fiéis encontravam-se na mesquita de Data Durbar, para assistir às comemorações de uma cerimónia sunita, enquanto outros dois terroristas accionaram as cargas explosivas já no interior do templo.
Testemunhas oculares descrevem um cenário dantesco, com “cadáveres e sangue por todo o lado”.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Afeganistão: Ataque talibã provoca a morte de 150 soldados

Um comando talibã atacou esta quarta-feira a base militar da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) da NATO, no aeroporto de Jalalabad, no Afeganistão, tendo provocado a morte a mais de 150 soldados.
Os atacantes não foram capazes de entrar no interior das instalações militares", mas a viatura carregada com explosivos provocou a morte a vários rebeldes durante o ataque, informou o porta-voz da NATO no Afeganistão, Iain Baxter, à agência de notícias AFP.
Segundo o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, os dez homens responsáveis pelo ataque causaram a morte ou ferimentos a 152 soldados da NATO e 15 afegãos. Treze aeronaves da coligação internacional também foram destruídas.
A base alvo do ataque é a segunda mais importante para a NATO no Afeganistão.
InCorreiodamanha