sábado, 2 de maio de 2009

Gripe suína - Hotel Metropark selado com centenas de turistas

As autoridades sanitárias de Hong Kong aplicaram hoje a medida de quarentena no hotel Metropark, para tentar conter a gripe A (H1N1). O Governo do país justifica preferir "errar por cautela a perder uma oportunidade para conter a doença".

(leia mais sobre a gripe suina clicando nos links em baixo)

Primeiro caso confirmado em Itália
Obama defende acção rápida e agressiva
Ministro da Saúde do México desdramatiza gravidade do vírus
OMS confirma 615 pessoas infectadas e 17 mortos
Coreia do Sul regista primeiro caso
China suspende voos de Xangai para o México
Infecções na Europa sobem para 37
Teste a mulher suspeita de ter doença dentro 48 horas
Sócrates garante que Portugal está "preparado para emergência"
expresso

Israel volta a ser alvo de morteiros palestinos

Vários morteiros foram disparados neste sábado (2) da Faixa de Gaza contra o território de Israel, informaram fontes palestinas e da polícia israelita.
O grupo armado palestino denominado Comités Populares da Resistência reivindicou num comunicado o disparo de três morteiros contra uma patrulha israelita na Faixa de Gaza. O grupo afirmou que o seu alvo eram tropas das forças especiais israelitas.
Israel respondeu com ataques a túneis que ligam a Faixa de Gaza com o Egipto, em Rafah.
Fontes do movimento islâmico Hamas, que governa na Faixa de Gaza, disseram que caças-bombardeiros F-16 atacaram várias posições entre a zona fronteiriça do sul de Gaza (onde se encontra a localidade de Rafah) e o território egípcio.
globo.com

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Exército paquistanês diz ter morto mais de 60 talibãs

As forças de segurança paquistanesas mataram mais de 60 militantes talibãs nos combates no vale de Buner, no norte do país, assegurou hoje o porta-voz militar, Athar Abbas.
Segundo a mesma fonte, o número de talibãs abatidos supera a centena desde o início da ofensiva, há quatro dias.
Diário Digital

Gripe A - Metade dos europeus serão contagiados

Os peritos da União Europeia divulgaram que "uma vez declarada a fase de alerta pre-pandémica 5, é inevitável passar ao nível 6". Segundo Angus Nicoll, Chefe do programa contra a gripe do Centro Europeu de Controlo de Doenças, "entre 40 a 50% da população europeia" será contagiada pela nova doença. O especialista também realçou que este vírus "não é tão grave como aquele que causou a pandemia de 1918 mas certamente que terá um impacto considerável".
A boa notícia de acordo com os peritos é que apesar do aumento de número de pessoas infectadas nos mais diversos países, a maioria dos prognósticos são positivos.
A excepção é o número de mortos no México: sete, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Sobre estas mortes os especialistas ainda não encontraram explicações mas várias teorias médicas, entre elas a de que estas pessoas teriam outras patologias o que os tornou vulneráveis à gripe.
CorreioManhã

NATO expulsa espiões russos

A Rússia confirmou ontem a expulsão de dois diplomatas seus da sede da NATO, em Bruxelas, por alegado envolvimento em actos de espionagem. Este regresso às tensões da Guerra Fria acontece num momento em que representantes russos mantinham as primeiras conversações formais com a NATO desde a guerra do ano passado entre Rússia e Geórgia.
O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros reagiu com desagrado à notícia da expulsão: "Esta acção insultuosa contradiz declarações das chefias da NATO sobre a sua pretensa disponibilidade para normalizar relações com a Rússia." O comunicado da diplomacia de Moscovo classifica a decisão da Aliança Atlântica como "uma provocação" levada a cabo por "forças não interessadas em impulsionar a actual tendência para melhorar relações".
Um dos diplomatas envolvidos no escândalo é filho de Vladimir Chizhov, enviado da Rússia junto da União Europeia. Ao contrário do que referiram alguns órgãos noticiosos, o ‘The Financial Times’, que avançou a notícia, nega que os russos sejam suspeitos de ligação ao caso de espionagem que valeu, em Fevereiro, uma condenação de 12 anos de cadeia a Herman Simm, alto responsável diplomático da Estónia, antiga aliada soviética. Simm, de 61 anos, confessou ter entregado milhares de documentos secretos aos serviços de informação russos a troco de cerca de cem mil euros. Detido em Setembro, confessou ainda ter sido recrutado pelo KGB em 1970 e depois chantageado pelo SVR, sucessor do serviço de espionagem internacional soviético, para continuar a fornecer informações à Rússia. As suas acções puseram em causa a segurança da NATO e também da União Europeia, referiram fontes em Bruxelas.
Apesar da ausência de laços directos entre os dois casos, o envolvimento de Simm com a Rússia terá pesado na decisão da NATO de tomar medidas de força com os diplomatas russos.
PORMENORES
COOPERAÇÃO DIFÍCIL

A cooperação formal NATO//Rússia foi assinada em 1997, em Paris, e estabelece que ambos os lados não se encaram como adversários.
NOVA GUERRA FRIA
Em 2007, a Rússia retoma os voos de patrulhamento sobre águas internacionais no Atlântico, interrompidos durante 15 anos.
QUERELA RECENTE
A NATO condena o reconhecimento, pela Rússia, em Agosto de 2008, da soberania da Abkhazia e da Ossétia do Sul.
CorreioManhã

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Holanda - Tragédia no dia da Rainha


Pelo menos quatro pessoas morreram esta quinta-feira depois de um carro desgovernado ter atropelado a multidão que aguardava o cortejo da família real Holandesa na localidade de Apeldoorn. O condutor, segundo as autoridades, tentou deliberadamente atingir a comitiva real, onde seguia a Rainha Beatriz e os filhos.
'Temos razões para acreditar que se tratou de um acto deliberado', declarou L. Goossens, procurador judicial, numa conferência de imprensa em Apeldoorn, a 90 km de Amesterdão.
Desta tragédia resultaram ainda 13 feridos, cinco deles em estado grave. O condutor do carro, de 38 anos, só parou a viatura depois de embater contra uma estátua. Instantes depois acabaria detido pelas autoridades e encaminhado para o Hospital, onde está a receber tratamento aos ferimentos provocados pelo choque com a multidão.
A família real, que participava nas celebrações do dia da Rainha, assistiu a tudo uma vez que viajava num autocarro panorâmico.
Apesar de descartado para já um possível atentado, as autoridades passaram o carro do indivíduo a pente fino em busca de explosivos.
CorreioManhã

Central nuclear evacuada em França por ameaça de bomba

A central nuclear de Chinon, no centro de França, foi evacuada hoje na sequência de uma ameaça de bomba, segundo a Câmara de Indre-et-Loire.
O gabinete de segurança da central recebeu um telefonema às 6:00 horas locais no qual um interlocutor limitou-se a dizer «bomba depositada», e depois desligou o telefone, disse um porta-voz da autarquia.
Segundo a mesma fonte, desde o primeiro momento, o alerta foi levado a sério pelos responsáveis da central, que evacuaram o pessoal não imprescindível, quase 200 pessoas, seguindo o protocolo estabelecido nestes casos.
Cerca de 20 pessoas permanecem no posto de comando da central, onde se encontra já uma equipa de agentes especiais de segurança, com apoio de cães treinados na busca de explosivos.
As operações ainda não deram, por enquanto, nenhum resultado.
Diário Digital

Peru confirma 1º caso de gripe suína na América do Sul; doença atinge 14 países

Autoridades sanitárias federais já confirmam casos de gripe aviaria em 14 países ao redor do mundo na manhã desta quinta-feira (30). Desde a noite de quarta, casos foram confirmados no Peru, na Suíça e na Holanda.
A epidemia, iniciada no México , matou pelo menos 8 pessoas e contaminou 114, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.
Perguntas e respostas: Tire suas dúvidas sobre a doença
O caso confirmado no Peru é o primeiro na América do Sul. O ministro peruano da Saúde, Óscar Ugarte, disse que a vítima é uma mulher argentina que mora na Califórnia e, como quase todas as vítimas, esteve recentemente no México.
Na Holanda, a vítima anunciada nesta quinta é uma criança de três anos. Na Suíça, é um jovem que esteve no México e está internado no hospital distrital de Baden, a 25 km de Zurique.
Outros nove países têm casos da gripe, segundo relatos das autoridades locais: Nova Zelândia (16), Canadá (13), Espanha (10), Alemanha (3), Israel (2), Escócia (2), Inglaterra (2), Costa Rica (1) e Áustria (1).
Alerta de pandemia
A doença espalha-se, um dia após a Organização Mundial da Saúde ter elevado o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5 (numa escala até 6).
globo.com

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Defesa - Força Aérea prevê modernizar 18 caças F-16 até final do ano

A Força Aérea prevê modernizar até ao final do ano 18 caças F-16 com o programa MLU (Mid Life Update), anunciou hoje o ministro da Defesa.
A declaração de Nuno Severiano Teixeira foi feita no decorrer de uma visita à Base Aérea nº5 de Monte Real onde parte do programa MLU é executado, na chamada Doca4.
visão

Gripe suína - Egipto vai sacrificar todos os porcos como prevenção

Matar todos os porcos país. Foi este o pedido de vários deputados egípcios no Parlamento, que pretendem sacrificar cerca de 350 mil animais, informa hoje a imprensa local.
Como medidas de prevenção à doença, os deputados pediram ainda ao Governo para isolar as explorações de porcos e transferi-los para longe dos núcleos urbanos, de forma a evitar que a gripe suína possa propagar-se.
No Egipto a carne de porco é consumida maioritariamente pela minoria cristã, que constitui 10% da população. Já na religião muçulmano os porcos são considerados impuros e proíbe o consumo de carne deste animal.
expresso

Portugal deve vir a receber presos de Guantanamo

O procurador-geral norte-americano, Eric Holder, pediu terça-feira às autoridades europeias para aceitarem alguns detidos libertados de Guantanamo, e o ministro da Justiça checo previu que esse desejo será realizado.
Numa reunião com várias autoridades europeias para actualizar os tratados de extradição e processos legais, Holder pediu a sua ajuda para encerrar o centro de detenção norte-americano na Baía de Guantanamo, Cuba, criada para suspeitos de terrorismo.
Várias nações europeias, incluindo Portugal e a Lituânia, disponibilizaram-se para receber alguns detidos. Algumas nações, como a Alemanha, estão divididas sobre a questão.
É prematuro determinar quantos ex-detidos de Guantanamo Portugal pode vir a receber, porque a União Europeia e os Estados Unidos ainda não definiram os termos dessa cooperação, afirmou há pouco mais de uma semana o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
Em entrevista à Agência Lusa no final da viagem que o levou à Rússia, Ásia Central e Egipto, o chefe da diplomacia portuguesa afirmou que a situação deve estar mais clarificada, quer pela UE quer pelos Estados Unidos, em Junho.
expresso

Conflitos no Afeganistão fazem 10 mortos

Dez presumíveis rebeldes foram mortos, esta quarta-feira, durante confrontos entre soldados afegãos e da coligação sob comando norte-americano, perto de Cabul.
"Os soldados seguiam em direcção a uma aldeia, quando encontraram forças inimigas, matando nessa ocasião dois rebeldes armados com lança foguetes, espingardas de assalto AK-47 e granadas", indicou fonte da coligação.
Uma formação de rebeldes tentou travar os soldados quando estes entraram na aldeia, mas “oito rebeldes foram mortos durante esta curta batalha", acrescentou a mesma fonte.
CorreioManhã

terça-feira, 28 de abril de 2009

Moçambique - Renamo acusa Frelimo de ataques

A RENAMO acusou esta terça-feira a FRELIMO, partido no poder, de treinar guardas fronteiriços para atacar residências dos guardas de altos dirigentes do principal partido da oposição moçambicana, em Maringué e Cheringoma, em Sofala, centro, e ameaçou retaliar, informou a Lusa.
Em declarações a jornalistas, o secretário-geral da RENAMO, Ossufo Momade, disse ter informações de «fontes fidedignas do partido espalhadas pelo país», dando conta de um contingente de guardas fronteira treinados em Maputo com esse propósito.
«Informações fidedignas confirmam a existência de um grupo de elementos da guarda fronteira treinados recentemente com intuito de tomar de assalto as residências dos guardas de altos dirigentes da RENAMO nos distritos de Maringué e Cheringoma»,
IOL

Gripe Suína

A gripe suína, que já fez 103 mortos no México, começa a alastrar pelo planeta, deixando as autoridades sanitárias em alerta para o que já parece ser um cenário de pandemia. Eis os casos revelados desde 24 de Abril.
MÉXICO - O «ninho» da epidemia, onde há 22 mortos confirmados, embora números oficiosos indiquem que o balanço já vai em 103 vítima mortais. No total, as autoridades declaram que estão 1614 pessoas afectadas pelo vírus.
ESTADOS UNIDOS - Um total de 20 casos foram já identificados: oito em Nova Iorque, sete na Califórnia, dois no Texas, dois no Kansas e um no Ohio.
CANADÁ - No domingo foram declarados os primeiros seis casos de gripe suína, quatro na província atlântica de Nova Escócia e dois na Columbia Britânica, no Oeste.
NOVA ZELÂNDIA - Doze estudantes de liceu encontram-se sob vigilância médica, depois de revelarem sintomas semelhantes aos da gripe suína. Todos eles tinham estado no México, em férias.
AUSTRÁLIA - Duas pessoas foram colocadas em quarentena depois de regressarem do México com sintomas de gripe.
ISRAEL - Um homem foi hospitalizado em regime de isolamento, com sintomas de gripe suína, após regressar de uma viagem ao México.
ESPANHA - Um caso confirmado de gripe suína, oito pacientes sob suspeita e 19 em vigilância, nas zonas da Catalunha, Bilbao, Almansa, Valência, Teruel e Algeciras. Todos eles estiveram, nos últimos dias, no México.
FRANÇA - Um caso sob suspeita, uma mulher de 52 anos na região de Paris.
REINO UNIDO - Os testes efectuados a um funcionário da British Airways, hospitalisado no sábado, em Londres, revelaram-se negativos. Duas pessoas foram hospitalizadas na Escócia, por medida de precaução, após regressarem do México.
COLÔMBIA - As autoridades sanitárias colocaram nove pessoas em vigilância, após regressarem do México.
BRASIL - Um homem de 24 anos, vindo do México e apresentando certos sintomas da gripe suína, foi hospitalizado em São Paulo.
visão

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Humor - Adão e Eva

Adão e Eva!
Um alemão, um francês, um inglês e um português comentam sobre um quadro de Adão e Eva no Paraíso.
Observa o alemão : - Olhem que perfeição de corpos: ela esbelta e esguia, ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... Devem ser alemães.
Imediatamente, o francês reage:- Não acredito. É evidente o erotismo que se desprende de ambas as figuras... ela tão feminina... ele tão masculino... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.
Movendo negativamente a cabeça, o inglês comenta: - Que nada! Notem... a serenidade dos seus rostos, a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser ingleses.
Depois de alguns segundos mais de contemplação, o português exclama: - Não concordo. Olhem bem: não têm roupa, não têm sapatos, não têm casa, só têm uma maçã para comer, não protestam e ainda pensam que estão no Paraíso.São Portugueses!!!!...........

Organização Mundial da Saúde confirma 73 casos de gripe suína em quatro países

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (27) que o número de casos confirmados de gripe suína é de 73, em quatro países.
Segundo porta-voz da agência da ONU, a doença já contaminou 26 pessoas no México, país em que o surto surgiu, 40 nos EUA, 6 no Canadá e 1 na Espanha. No México, segundo o governo federal, a doença matou pelo menos 22 pessoas,
A doença, segundo a Organização Mundial de Saúde, tem potencial para se transformar numa pandemia (epidemia de alcance mundial).
Saiba mais sobre a doença e sobre como evitá-la
O porta-voz Gregory Hartl disse que, em reunião de emergência, especialistas da OMS devem elevar de 3 para 4 ou 5 o nível de alerta de pandemia, numa escala crescente até 6.
Saiba mais sobre a escala
Entenda como a crise se espalha entre humanos
globo.com

Bombeiros - Equipa de Castro Daire, Viseu, vence "Prémio Bombeiro de Mérito 2008"

Uma equipa dos Bombeiros de Castro Daire, distrito de Viseu, venceu o "Prémio Bombeiro de Mérito 2008" pelo trabalho desenvolvido no salvamento de duas pessoas bloqueadas pela neve, anunciou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
A equipa, composta pelo adjunto de comando Fernando Albuquerque e pelos bombeiros Carlos Almeida, Márcio Ferreira e Bruno Esteves, foi distinguida com o galardão atribuído pela LBP pelo regaste, realizado em Novembro do ano passado e em "circunstâncias particularmente difíceis", de duas pessoas que se encontravam cercadas pela neve no parque eólico da Carvalhosa, na serra de Montemuro, segundo a Liga dos Bombeiros.
"Apesar do desgaste físico, resultante da longa caminhada e da exposição prolongada ao frio, os quatro bombeiros resgataram com êxito os dois seguranças do parque eólico", adianta a LBP numa nota enviada à Agência Lusa.
visão

domingo, 26 de abril de 2009

Barco italiano atacado por piratas na Somália

O Melody conseguiu escapar aos seus assaltantes e dirigiu-se para o porto jordano de Aqaba, precisou o comandante Ciro Pinto à agência italiana.
O ataque foi efectuado por seis piratas armados com Kalachnikov, a bordo de um barco ligeiro, contou o comandante, precisando que os homens encarregues da segurança à bordo do Melody responderam aos tiros dos piratas.
visão