sábado, 28 de junho de 2008

Explosão mata em Tripoli

Uma explosão de um engenho artesanal este sábado em Tripoli, no Líbano, matou pelo menos uma pessoa e feriu outras 24.
Segundo fonte policial, a bomba deflagrou ao início da madrugada, no primeiro andar de um edifício no bairro de Baba l-Tabbaneh, pertencente à influente família saudita Edi.
A explosão causou ainda elevados danos materiais.
http://www.correiomanha.pt/

Polícias querem intensificar formas de luta

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) informou este sábado que está a ser pressionada pelos agentes para intensificar as formas de luta, como por exemplo a entrega das armas.
Segundo Paulo Rodrigues, “estamos a receber uma grande pressão por parte de todos os profissionais das várias forças de segurança para irmos muito além daquilo que temos feito”, acrescentando que “o Governo tem desvalorizado essas acções de luta”.
Em declarações à rádio TSF, o sindicato indicou ainda que alguns agentes defendem mesmo algumas das acções realizadas no passado, como “uma atitude mais pedagógica perante os condutores infractores ou a entrega de armas”.
http://www.correiomanha.pt/

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Polícias têm 10 mil armas guardadas

Na PSP, cinco mil pistolas Glock 19 a estrear estão guardadas a sete chaves num armazém da Quinta das Águas Livres, em Belas, sede da Unidade Especial de Polícia. A GNR também mantém armazenadas outras tantas armas. As dez mil novas pistolas até já têm coldres que as equipem – a sua falta era a justificação oficial para não poderem ser entregues. Nas duas forças de segurança, estranha-se o atraso na distribuição das armas. O Governo promete, para breve, novidades sobre o assunto.
O reequipamento da PSP e GNR com as novas Glock 19 passou por vários percalços. No entanto, em Junho de 2007, os tribunais deram razão ao Ministério da Administração Interna (MAI) no diferendo mantido com o fabricante preterido, a Walther.
A nova pistola foi apresentada pelo MAI em finais de 2007. Mas, já em Fevereiro deste ano, e como o CM noticiou, PSP e GNR notaram, durante os testes, que a arma tinha a patilha de segurança no lado direito: ideal para atiradores canhotos (a larga maioria do efectivo é destra). O MAI foi obrigado a contactar o fabricante, que reparou a anomalia, sem custos adicionais. A empresa custeou ainda a formação de técnicos de manutenção de armamento da PSP e GNR . As dez mil pistolas Glock regressaram então às instalações das duas forças de segurança.
O CM apurou que, pelo menos desde Maio, as mesmas permanecem guardadas. PSP e a GNR terminaram recentemente cursos de incorporação. Em nenhuma das duas formações, os alunos usaram as novas pistolas.
Fontes das duas forças de segurança interrogam-se sobre o atraso na distribuição das dez mil armas. "Provavelmente o Governo espera pelo melhor momento político para o fazer", disse fonte policial.
Uma porta-voz do MAI disse ontem ao CM que o secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, assegura que "em breve haverá novidades".
FONTES OFICIAIS RECONHECEM ATRASO
Apesar de ainda não ser certo, é provável que o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anuncie a distribuição das cinco mil armas da PSP no dia 2 de Julho, data em que se celebra mais um aniversário desta força de segurança. Na GNR, nem sequer há ainda estimativas. Fontes oficiais das duas polícias contactadas pelo CM reconhecem que as dez mil novas Glock 19 ainda não tiveram actividade operacional. Um responsável da PSP negou que as cinco mil pistolas estejam ‘trancadas’ em Belas, mas também não avançou em que local estão as armas. "O atraso deve-se à implementação dos novos coldres", explicou. Já a GNR confirmou, através de uma outra fonte oficial, não ter também distribuído as novas armas. "Continuamos à espera de novos coldres", explicou.
PORTO JÁ TEM EQUIPAS CONTRA CARJACKING
O comando da PSP do Porto já tem formadas equipas ‘anticarjacking’. Os comandos de Lisboa e Setúbal foram os ‘tubos de ensaio’ das Equipas de Reacção Táctica (nome técnico das novas unidades). No entanto, já este mês, agentes da Unidade Especial de Polícia (UEP) estiveram no Porto, e constituíram duas destas equipas. As mesmas não entraram ainda em funcionamento, porque se aguarda pela constituição formal de destacamentos da UEP no comando do Porto. Os agentes estão escolhidos, mas falta o dinheiro para ampliar as instalações existentes, não só no Porto mas também em Faro.
http://www.correiomanha.pt/

Israel fecha passagens para Gaza após ataques palestinianos

Israel fechou todas as passagens fronteiriças pelas quais entram produtos na região em resposta aos ataques com foguetes realizados terça-feira a partir da Faixa de Gaza, menos de uma semana após o início de uma trégua no território.
Um oficial do exército israelita afirmou - segundo o jornal Haaretz - que todas as passagens estão fechadas até um novo aviso.
Desde o início do cessar-fogo, Israel aumentou a quantidade de produtos que entram na faixa de Gaza em cerca de 30% (20%, segundo os palestinianos), em virtude dos compromissos firmados com o Egipto, que mediou a trégua.
Antes do acordo, Israel mantinha praticamente fechadas as passagens fronteiriças para Gaza desde o meio do ano passado, quando o movimento extremista islâmico Hamas assumiu o poder na região.
O Hamas fala em violação da trégua por parte de Israel, uma acusação semelhante à feita ontem pelo primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, que classificou os ataques palestinianos como uma «flagrante violação». Apesar disso, o grupo diz-se comprometido com o cessar-fogo.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

Armada Portuguesa - EXERCÍCIO SWORDFISH 08

No âmbito da preparação das Forças Armadas para resposta a cenários de crise, vai decorrer entre 17 e 27 de Junho, na costa Oeste de Portugal Continental, um exercício com o nome de código “SWORDFISH 08”, que contará com a participação dos três ramos das Forças Armadas e de diversos meios de países da NATO, do Brasil e de Marrocos. O SWORDFISH é o maior exercício realizado pela Marinha Portuguesa, tem uma periodicidade bienal e desenvolve-se este ano em coordenação e articulação com o exercício NATO Loyal Mariner 2008, um exercício que se realiza no mesmo período a norte da Galiza.
O exercício pretende treinar os meios no mar e os Estados-maiores em terra, na condução das operações de vigilância e interdição marítima, operações anfíbias, projecção de equipas de operações especiais, assistência humanitária e operações integradas na luta global contra o terrorismo.
O SWORDFISH 08 irá envolver, entre outros meios, 14 navios de superfície (Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos); 1 Submarino; 10 diferentes tipos de aeronaves de Portugal, Espanha, Canada, NATO e Suécia, envolvendo mais de 1800 homens.
Este exercício, multinacional e conjunto, conduzido pelo Contra-almirante Pereira da Cunha (2º Comandante Naval), a partir do Centro de Operações da Marinha (COMAR), em Oeiras, compreende as seguintes fases:
Fase I (09 a 16 de Junho)Verificação ambiental e reunião das Unidades participantes – Consiste na verificação das condições ambientais das áreas de exercícios, reunião das unidades participantes, reuniões de planeamento e discussão de regras de empenhamento.
Fase II (17 a 21 de Junho):Treino de Proficiência de Combate – Pretende simular o trânsito das forças para o Teatro de Operações executando exercícios seriados de avançado grau de complexidade.Treino de Integração de Força – Destina-se a criar as condições de treino para que os meios multinacionais possam actuar como uma Força coesa e integrada.
Fase III (21 a 24 de Junho):Fase Táctica – Consistirá num período onde será jogado um cenário fictício, criando um crescente realismo ao exercício, incluindo a condução de operações de Interdição Marítima, culminando com o desembarque de uma força anfíbia.
Fase IV (24 a 27 de Junho):Interacção com o Exercício NATO Loyal Mariner 08; Será a última fase do exercício, que consistirá na interacção com as forças NATO participantes no exercício Loyal Mariner 08, tendo como base um cenário avançado de operações Marítimas, conduzido segundo um rigoroso perfil de Regras de Empenhamento.
http://www.marinha.pt

segunda-feira, 23 de junho de 2008

EUA - Sete mil alvos terroristas

O Departamento de Segurança Interna dos EUA afirma ter identificado no país cerca de 7000 locais de ‘alto risco’ de atentado terrorista. Os alvos potenciais vão de fábricas de produtos químicos e gás natural a refinarias e armazéns de combustíveis, passando por hospitais, escolas e universidades.
O Departamento enceta na próxima semana o processo de alerta aos responsáveis de cada um dos alvos, mas desconhece-se que medidas de segurança adicional serão tomadas.
A identificação dos locais de risco foi realizada após análise de informação relativa a 32 mil instalações privadas e públicas de todo o país. Entre os factores da análise de risco conta-se a proximidade de centros urbanos, a volatilidade dos químicos e método de armazenamento.

UE aprova novas sanções contra o Irão

A União Europeia (UE) aprovou hoje novas sanções contra entidades e pessoas iranianas, entre as quais o principal banco do Irão, no âmbito do quadro estabelecido pela ONU para punir Teerão devido ao seu programa nuclear.
As sanções impedem que as entidades realizem actividades económicas em território da UE, com bloqueios dos fundos que possam ter na União Europeia, e impedem que as pessoas envolvidas possam entrar no território do bloco europeu.
O Banco Melli, o principal do Irão e que conta com sucursais em Londres, Paris e Frankfurt (Alemanha), é o único banco afectado, já que as outras entidades sancionadas são organismos e instituições oficiais, mas não entidades bancárias.
A lista completa das entidades e pessoas incluídas nestas medidas será publicada terça-feira, bem como a data da entrada em vigor das sanções.
Os sancionados estão relacionados com os programas iranianos de enriquecimento nuclear e desenvolvimento de mísseis balísticos.
CONTINUA ...
Diário Digital

Filipinas - Tufão já provocou 600 mortos

Subiu para 600 o número de mortos causados pela passagem de um tufão durante o fim-de-semana, nas Filipinas. Aos mortos em terra, juntam-se as centenas de passageiros desaparecidos de um navio que foi apanhado pela tempestade no mar. O navio transportava 862 passageiros, mas apenas 33 pessoas foram encontradas com vida.
O «Princesa das Estrelas» saiu do porto de Manila na sexta-feira para um percurso de 600 quilómetros e foi apanhado pelo tufão «Fengshen» no dia seguinte. A Marinha filipina esperou durante horas que as condições do mar melhorassem para enviar auxílio e já conseguiu enviar mergulhadores que trouxeram notícias pouco animadoras. Os mergulhadores dizem que não há sinais de vida na parte submersa do navio. O passo que se segue nas operações de socorro é fazer um rombo no casco para ver se ainda há sobreviventes.
A empresa proprietária da embarcação fez um comunicado a lamentar a trágica perda de vidas, mas a Presidente das Filipinas, Glória Arroyo, já disse que quer saber como é que o «Princesa das Estrelas» foi autorizado a partir, quando, na sexta-feira, já havia aviso de tempestade.
TVI