quarta-feira, 30 de julho de 2008

Turquia - Polícia encontra 13 corpos em aterro sanitário

A polícia turca encontrou esta madrugada os cadáveres de 13 imigrantes sem documentos num aterro sanitário em Istambul, informou a agência de notícias Dogan.
Os imigrantes, na maioria de origem paquistanesa, viajavam num camião juntamente com outras 125 pessoas e morreram devido à falta de ar.
A polícia deteve o motorista sob a acusação de ser o responsável pela morte dos imigrantes, por negligência.
Segundo a polícia, terá sido o motorista a atirar os cadáveres para o aterro sanitário.
Nos últimos anos, a Turquia tornou-se numa das passagens da imigração ilegal para a União Europeia, seja através do Mar Egeu para a Grécia ou escondidos em camiões para a Grécia ou Bulgária.
Diário Digital

terça-feira, 29 de julho de 2008

Iraque - Lançada operação na província de Diyala

As forças iraquianas e o exército norte-americano desencadearam hoje de manhã uma operação para garantir a segurança na província de Diyala, considerada a mais perigosa do país e um bastião da Al-Qaeda, a nordeste de Bagdade.
"A operação iniciou-se na província de Diyala às primeiras horas de hoje, com o lançamento de ataques em vários bairros de Baaquba", capital da província, disse o general Ragib Al-Omeiri, responsável operacional naquela cidade. A operação está a ser levada a cabo em conjunto pelo exército e polícia iraquianos, com o apoio dos militares norte-americanos. Esta operação estava prevista para 1 de Agosto, mas foi antecipada por razões não reveladas. O objectivo é "limpar a região dos rebeldes, da Al-Qaeda ou milícias", de acordo com fontes militares. A 13 de Julho, o Ministério iraquiano da Defesa tinha anunciado a realização desta operação, sem indicar datas, mas afirmando esperar "combates duros".
SIC Online

Timor-Leste - GNR continua, mesmo que ONU saia

O primeiro-ministro português, José Sócrates, garantiu ao presidente timorense, José Ramos-Horta, que os efectivos militares que a GNR mantém em Timor-Leste vão continuar, mesmo que a ONU decida pôr fim à UNMIT.
Foi o próprio Ramos-Horta quem revelou a garantia aos jornalistas, à saída de um encontro de quase uma hora com José Sócrates, em Lisboa, em que o presidente timorense pediu os «bons ofícios» de Portugal junto das Nações Unidas para que a missão da ONU, que termina em Fevereiro de 2009, seja prorrogada por, pelo menos, mais um ano. «Pedi a Portugal que interceda junto da ONU para que o Conselho de Segurança prorrogue, por mais um ano, a missão em Timor-Leste e que, se a missão acabar, que a GNR se mantenha no país», disse o chefe de Estado timorense. Ramos-Horta considera, contudo, que seria «importante» que a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) ficasse por mais tempo no país, «para evitar os erros cometidos no passado», designadamente em 2002, quando «saiu precipitadamente» e a crise «deflagrou».
TVI

Encontrada arma roubada a agentes da PSP

A shotgun roubada a dois agentes da PSP, no Entroncamento, na madrugada de sábado, foi localizada e está na posse da PSP. Fonte policial diz que o facto de se ter encontrado esta arma é muito importante para o processo dos cinco suspeitos detidos.
Por encontrar, continua a arma que baleou o elemento do Grupo de Operações Especiais, no domingo à tarde, durante o cerco ao grupo, em Abrançalha, Abrantes.
O agente baleado está fora de perigo. De acordo com o jornal «Correio da Manhã», o agente foi ferido por disparos de colegas. Os projécteis encontrados no local são apenas de armas da polícia e não foram apreendidas quaisquer armas aos suspeitos. O inquérito ao incidente está a cargo da Polícia Judiciária.
TVI

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Brasil - Padre e travesti à pancada no altar

Uma missa celebrada na Igreja de São Gonçalo, na área metropolitana do Rio de Janeiro, terminou com uma enorme confusão em pleno altar, com o padre e um travesti a trocarem agressões.
Irritado com o sermão do padre Ademar Pimenta, o travesti Adriano Fontes Figueira, de 29 anos, conhecido como Mayara, foi até ao altar pedir explicações, iniciando o tumulto. De acordo com a versão deste, o padre Ademar Pimenta, que no sermão tinha feito declarações que o travesti considerouofensivas para os homossexuais, reagiu com violência à sua interpelação, agredindo-o com diversos pontapés e tentando fazer-lhe uma ‘gravata’ com o braço.
O pároco e a arquidiocese não aceitaram pronunciar-se sobre a confusão, mas os fiéis desmentem a versão do travesti e apoiam o padre, que no final da missa foi aplaudido.
Na origem da confusão esteve uma alusão do padre Pimenta a um evento destinadoaopúblico gay que Mayara promoveu no salão de estética onde trabalha, em frente à igreja. De acordo com o travesti, o religioso terá dito, entre outras coisas, "cada um come o que quer, mas não na minha igreja" e Mayara, sentindo-se ofendido, resolveu invadir o altar para protestar, acabando por ser agredido e expulso da igreja pelos fiéis.
http://www.correiomanha.pt/

Turquia - Duplo atentado mata em Istambul

A explosão de dois engenhos explosivos, no domingo à noite, numa avenida comercial de Istambul, na Turquia, causaram a morte de pelo menos 16 pessoas e ferimentos em cerca de 150, segundo o último balanço oficial do Governo Civil de Istambul. As autoridades afirmam que se tratou de um atentado e atribuem a sua responsabilidade ao PKK.
O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) está classificado como organização terrorista por Ancara, Washington e Bruxelas (União Europeia).Segundo a agência de informação AFP, um primeiro engenho, de fraca potência, explodiu junto a uma cabina telefónica da principal avenida de comércio do bairro de Gungoren, uma zona residencial na margem europeia do Bósforo. Minutos depois, uma segunda explosão, esta de forte potência, atingiu a multidão que se começava a juntar nas imediações do local.
Segundo a televisão turca NTV, o governador estadual, Muammer Guler, considera ser muito cedo para apontar culpados, mas disse não duvidar que se tratou de um 'ataque terrorista'. A polícia, adiantou, está já a visionar imagens captadas pelas câmaras de segurança de estabelecimentos comerciais da zona para tentar identificar os autores dos atentados.Para já, sabe-se que o atentado não foi perpetrado por suicidas e que as bombas terão sido escondidas em caixotes do lixo, revelou o responsável.

Iraque - Triplo-atentado suicida em Bagdad

A violência sectária continua a manchar de sangue as ruas de Bagdad. Pelo menos 24 pessoas morreram e outras 72 ficaram feridas, esta segunda-feira, na sequência de três ataques suicidas contra grupos de peregrinos xiitas num bairro central da capital iraquiana, segundo balanços provisórios da polícia e hospitais locais.
Os atentados, ocorridos no sector de Karrada, atingiram grupos de peregrinos que se dirigiam para o bairro de Kadhimiyah, onde na terça-feira decorre uma festividade religiosa.
Os três ataques ocorreram entre as 7h00 locais (5h00 em Lisboa) e as 8h00 e foram executados por três mulheres, segundo as primeiras indicações das forças de segurança iraquianas.