sexta-feira, 23 de abril de 2010

França - Sarkozy vai proibir a burqa

O governo de Nicolas Sarkozy vai apresentar, em Maio, um projecto de lei que visa proibir o uso da burqa (véu integral islâmico) em qualquer espaço público do território francês. O presidente gaulês considera, segundo o seu porta-voz, que aquela forma de vestir constitui "uma ofensa à dignidade das mulheres".
Vários países europeus já tomaram medidas contra este traje muçulmano. Na Áustria, as restrições ao uso do lenço são proibidas, mas na Bélgica e Holanda as funcionárias públicas não podem usá-lo e cada escola pode impor os seus regulamentos. No Reino Unido não existe uma lei, sendo os casos avaliados individualmente.
Fonte:Correiodamanha

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aviões da NATO sofrem danos nos motores em voos de teste

Vários caça-bombardeiros F-16 da NATO realizaram voos de teste em diferentes pontos da Europa e regressaram com danos nos motores provocados pelas cinzas vulcânicas, informou hoje fonte diplomática norte-americana.
Os aviões militares registaram «cristalização» de minerais no interior dos motores, embora tenham conseguido aterrar sem problemas nas respetivas bases, acrescentou a fonte, que pediu anonimato.
A fonte aliada recusou indicar a nacionalidade dos aparelhos, assim como a data ou zona onde realizaram os voos.
In:Diário Digital/Lusa

domingo, 18 de abril de 2010

Afeganistão: 29 militares mortos em ataque talibã

Pelo menos 29 militares perderam a vida e mais de 50 ficaram feridos, este Domingo na sequência de um ataque contra os talibãs no norte do Afeganistão durante operações destinadas a proteger as rotas de abastecimento.
As forças afegãs e internacionais lançaram uma ofensiva, na semana passada, na província de Baghlan para expulsar os talibãs em vários distritos.
In:Correiodamanha

Mortos em terramoto da China sobem para 1484

O número de mortos no sismo ocorrido quarta-feira na província de Qinghai, no noroeste da China, subiu para 1484, informou este sábado a agência noticiosa oficial ‘Nova China’. Um balanço anterior, divulgado sexta feira pelas autoridades chinesas, indicava 1339 mortos.
O número de mortes pode aumentar, uma vez que centenas de pessoas continuam desaparecidas.
Centenas de corpos de vítimas foram este sábado cremados na província para evitar a propagação de epidemias.
O sismo, de 7,1 graus na escala de Richter, destruiu mais de 85 por cento das casas de Jiegu, sede da prefeitura tibetana de Yushu, numa pobre e isolada zona da província de Qinghai, situada a três horas de avião de Pequim.
In:Correiodamanha