sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Iraque: Helicóptero dos EUA atingido aterra de emergência


Um helicóptero militar americano teve que fazer uma aterragem forçada no sul do Iraque após ser atingido por tiros de armas leves, revelou hoje o Exército dos Estados Unidos.
O helicóptero AH-64, do corpo dos "marines", estava numa missão de apoio a forças de terra, na quarta-feira, e teve que aterrar de emergência numa base americana no sul de Bagdad.
A aterragem foi "violenta" mas nenhum dos ocupantes ficou ferido, disse o general americano Robert Wilson, em comunicado.
Os helicópteros são alvos frequentes de ataques da insurgência, sunita ou xiita. Dezenas de soldados morreram dessa forma.
Em outro comunicado, o Exército americano anunciou que os seus soldados detiveram quinta-feira vários empregados do Aeroporto Internacional de Bagdad.
Os detidos estariam envolvidos no sequestro e assassinato de policias e civis iraquianos.
In: AngolaPress

Governo holandês aprova envio de 80 soldados para reforçar o seu contingente


Haia, 28 set (EFE).- O Governo da Holanda decidiu hoje reforçar suas tropas no Afeganistão com 80 militares, devido à situação de instabilidade no sul desse país, onde fica o contingente de 1.800 soldados holandeses.
"Não queremos deixar os militares na zona com as mãos abanando", disse à imprensa o vice-primeiro-ministro holandês Wouter Bos, após o Conselho de Ministros semanal.
A decisão foi tomada depois que o chefe do Estado-Maior da Defesa, general Dick Berlijn, ressaltou na segunda-feira passada a necessidade de reforçar as tropas na província afegã de Uruzgan, porque as forças talibãs "são cada vez mais profissionais e atuam de forma mais efetiva".
Cerca de 1.800 soldados holandeses estão no Afeganistão desde março de 2006 e, desde então, seis efetivos da Holanda morreram em serviço.
O Governo holandês decidirá em outubro se continua sua participação dentro da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no Afeganistão da Otan.
In:

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Myanmar: Exército dispara



Foram tiros para o ar, de advertência, para dispersar cerca de 70 mil manifestantes. Há vários mortos, entre eles um repórter fotográfico japonês. Soldados também usaram gás lacrimogéneo contra as pessoas e polícia agrediu com bastões cerca de mil pessoas que protegiam quatro monges. Durante a noite terão sido detidos entre 200 e 500 monges
O exército disparou esta quinta-feira tiros de advertência para dispersar cerca de 70 mil manifestantes das ruas de Rangum, depois de ter dado 10 minutos aos manifestantes para se retirarem, sob pena de sofrerem medidas extremas.
A repressão dos protestos na Birmânia provocou hoje várias vítimas mortais, incluindo um cidadão japonês, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês.
Segundo testemunhas, pelo menos um homem foi morto a tiro, apesar de aparentemente os disparos terem sido para o ar, nas imediações do pagode de Sule, em Rangum. Os monges falam em mais cinco mortos durante o dia de quarta-feira.
A Embaixada do Japão em Rangum foi contactada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros birmanês com a informação de que um presumível cidadão japonês, de cerca de 50 anos, foi encontrado morto nas ruas de Rangum, segundo um funcionário diplomático que pediu anonimato.
O enviado do diário espanhol El Mundo, David Jimènez, afirmou entretanto que testemunhou directamente a morte do japonês, um repórter fotográfico.
Segundo o jornalista espanhol, o fotógrafo japonês foi atingido por uma bala quando os soldados e polícias birmaneses disparavam indiscriminadamente para dispersar cerca de 1.000 manifestantes, perto do pagode de Sule.
Leia mais em:
Fotos: Lusa/EPA In: Portugal Diário

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Portugal acerta compra de 37 tanques Leopard 2 A6 para o Exército à Holanda


O Exército vai passar a estar equipado com carros de combate de última geração, na sequência do acordo que vai ser hoje assinado entre Portugal e a Holanda, para a compra de 37 Leopard 2 A6.
A aquisição começou a ser negociada entre Portugal e a Holanda já no ano passado, na sequência de preocupações expressas pelo Exército ao Ministério da Defesa, em que dava conta da delicada situação em que se encontravam os carros de combate M-60 A3.
Estes blindados tinham chegado a Portugal nos anos 90, mas numa altura em que a maioria dos países da OTAN optavam já por novos modelos com blindagens reforçadas com materiais compósitos e canhões de 120mm, quando o M-60 tinha apenas um canhão de 105mm.
A condição começou a traduzir-se em fortes problemas de manutenção, uma vez que o M-60 deixou de ser fabricado, foi substituído ou está em fase de substituição, em particular pelos norte-americanos, que eram o principal utilizador desta viatura na OTAN.
Ao mesmo tempo, a Holanda começou a reduzir o número de carros de combate em serviço, incluindo algumas dezenas de Leopard 2 A6, blindados que receberam a atenção do Exército, face aos problemas nos M-60, em particular nos sistemas de direcção de tiro, o ponto nevrálgico dos carros de combate.
Os Leopard, cujo valor de aquisição ainda não é conhecido, são destinados à Brigada Mecanizada, de Santa Margarida, mas o Exército está ainda atento ao processo de aquisição de 33 blindados de rodas com canhão de 105mm, com base na viatura Pandur II, da Steyer-SSF, que ontem foi apresentada pela primeira vez na fábrica do Barreiro da Fabrequipa, numa cerimónia em que não esteve presente qualquer membro do Governo.
Sete viaturas, de um total de 260, serão entregues ao Exército até ao final da semana, na versão de transporte de pessoal, mas ontem a Steyer já começou a divulgar o novo produto, o Pandur II com uma torre de 105mm, tendo em conta que ficou em aberto a aquisição de 33 viaturas deste tipo.
essa a fase seguinte de negociações, que poderá voltar a sentar à mesma mesa a Steyer e o Ministério da Defesa.

In:JN

Confronto mata 169 insurgentes e um soldado no Afeganistão


169 supostos insurgentes e um soldado americano morreram em dois combates no Afeganistão, informou nesta quarta-feira o comando dos Estados Unidos no país.
Um dos confrontos começou nesta terça-feira no distrito de Moussa Qala, na Província de Helmand, no sul. Um grupo de insurgentes atacou uma patrulha de tropas ocidentais e afegãs, segundo um comunicado do comando dos EUA.
Os supostos talibãns estavam em um sistema de trincheiras e vários esconderijos no povoado de Regay. Eles atacaram o comboio com armas leves, metralhadoras e morteiros.
Pouco depois, reforçaram suas posições no povoado de Moussa Qala. Tropas afegãs e americanas responderam com apoio da aviação. Ao menos 104 supostos insurgentes e um soldado da coaligação liderada pelos EUA morreram. Outros quatro soldados ficaram feridos, segundo o comunicado americano, que informou que as operações na área continuam.
Moussa Qala é um remoto distrito, tradicional reduto dos insurgentes.
Outro combate durou seis horas na Província de Uruzgan, e terminou com a morte de mais de 65 insurgentes. Uma patrulha de tropas americanas e afegãs localizou um grupo de supostos insurgentes que preparavam uma emboscada, segundo o Exército dos EUA.
A patrulha atacou os supostos talibãns com armas leves, mas observou que eles recebiam reforços de mais de 80 combatentes. Os insurgentes atacaram com metralhadoras, morteiros e lança-granadas no povoado de Kakrak.
As forças solicitaram apoio aéreo e a aviação, utilizando munição de precisão contra as posições dos insurgentes, matou "mais de 65", segundo o comunicado. O comando militar reconheceu que "três não-combatentes possivelmente foram feridos" no tiroteio.
No Afeganistão, morreram neste ano mais de 4.100 vítimas da violência.

In: Folhaonline


Exército já tem Pandur


O Exército já recebeu as três primeiras viaturas blindadas Pandur II, a que se juntarão, entre hoje e amanhã, mais quatro e, pelo menos, outras dez até ao final do ano – de um total de 260 –, 20 delas para a Marinha, até 2010 (um contrato de 340 milhões de euros que trará contrapartidas de 516 milhões).
A Fabrequipa, empresa que constrói as primeiras viaturas blindadas feitas em Portugal desde as Chaimites, celebrou ontem a saída das primeiras unidades da fábrica do Barreiro. Anunciou a intenção em apostar na indústria de Defesa: criando uma linha de Protecção Balística para viaturas; entrando no concurso do Exército para 101 viaturas tácticas 4x4; e vendendo Pandur II para África.Segundo explicou ao CM Francisco Pita, da Fabrequipa, a produção dos primeiros Pandur II correu “dentro dos prazos e sem incidentes ou acidentes”. “A transferência de tecnologia da Áustria [sede da Steyr-Daimler-Punch, principal fabricante dos Pandur II] para Portugal foi de 100%. Estamos a incorporar 65% de componentes vindos da indústria portuguesa. Esperamos chegar aos 75%”.Para o Major-General Campos Gil, director coordenador do Estado Maior do Exército, a chegada dos Pandur II dá aos militares “maior capacidade de protecção e mobilidade no terreno”. Destacou ainda a boa colaboração com a Steyer-Daimler-Punch, que “sempre esteve receptiva e colaborante com as sugestões do Exército”. Em relação à opção por mais 33 Pandur II com canhão de 105 mm – para o qual já há um protótipo –, Campos Gil disse ao CM aguardar com expectativa os testes a realizar na Áustria e em Portugal, sendo certo que “esse tipo de viaturas são necessárias e há interesse em que seja a mesma plataforma das restantes”.
FALTOU GOVERNO
A cerimónia de ontem, a que assistiram vários responsáveis militares, ficou marcada – à semelhança do que já havia acontecido em Janeiro aquando da inauguração da fábrica – pela ausência do Governo, uma situação que Francisco Pita diz não estranhar mas que “não é muito normal”. “O Primeiro Ministro escreveu uma carta a explicar o porquê de não ter vindo [está nas Nações Unidas, em Nova Iorque]. Ele sabe tudo o que se passa neste programa, assim como o presidente da Comissão de Defesa do Parlamento [Miranda Calha] que já aqui esteve três vezes. O ministro da Defesa? Não sei...”, desabafou.
37 TANQUES DA HOLANDA
Os ministérios da Defesa de Portugal e da Holanda assinam hoje, em Lisboa, um princípio de entendimento que levará à compra por Portugal àquele país de 37 carros de combate Leopard 2A6 – tal como o CM já tinha noticiado em Julho de 2006. Os tanques irão equipar a Brigada Mecanizada do Exército, substituindo os M60 que datam do início dos anos 80. Os Leopard 2A6 são reconhecidos como um dos mais capazes tanques do mundo, contando com uma blindagem de 3.ª geração. Fonte militar disse ao CM que ainda não está definido um calendário para a trasnsferência.
PORMENORES
VIATURAS TÁCTICAS
A Fabrequipa quer construir as 101 viaturas tácticas 4x4 que o Exército irá dentro de meses pôr a concurso. Francisco Pita assegurou ter já sido abordado por três empresas que vão concorrer. Segundo apurou o CM, há sete interessados: dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, África do Sul, Itália e Suíça.
SAÍDA DO BARREIRO
Se conseguir avançar com a linha de Protecção Balística e ‘ganhar’ as viaturas tácticas, a Fabrequipa pode vir a ter de procurar outro local. Francisco Pita diz que não poderá ser no Barreiro mas garante que não saíra da Margem Sul, ficando em Palmela. A empresa tem cerca de 100 trabalhadores.

Sérgio A. Vitorino In: Correio da Manhã

terça-feira, 25 de setembro de 2007

NATO tem falta de helicópteros e de efectivos no Afeganistão


As tropas internacionais que estão no Afeganistão para lutar contra os talibãs têm falta de helicópteros e equipamentos contra as bombas artesanais, continuando a precisar de mais reforços disponíveis em caso de emergência, afirmou hoje um responsável militar.
"Os helicópteros são particularmente importantes para a flexibilidade no transporte das nossas forças", declarou o general francês Vincent Lafontaine, responsável pelos planos operacionais da Força internacional de Assistência à Segurança (ISAF) comandada pela NATO.
O que falta são os "helicópteros para a evacuação médica e para o transporte", precisou em Cabul durante uma vídeo-conferência com a imprensa na sede da NATO em Bruxelas.
Apontou também a penúria em matéria de equipamentos contra o que os militares chamam os "explosivos improvisados" (IED), nomeadamente as bombas frequentemente colocadas à beira da estrada pelos rebeldes.
Leia mais em :

NATO tem falta de helicópteros e de efectivos no Afeganistão

LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. In RTP

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Afeganistão - Dois soldados espanhóis mortos


Dois soldados espanhóis morreram, esta segunda-feira, e dois ficaram gravemente feridos num ataque contra efectivos espanhóis no Afeganistão. Entretanto, os dois militares italianos sequestrados no Afeganistão foram libertados numa operação da Força Internacional Assistência à Segurança, mas acabaram por ficar feridos no decorrer da operação.
Dois soldados espanhós morreram hoje e dois ficaram gravemente feridos, na sequência de ataque contra efectivos espanhóis no Afeganistão.
De acordo com o Ministério da Defesa espanhol, o ataque - que causou ainda a morte a um tradutor de nacionalidade iraniana - ocorreu cerca das 08:00 (hora de Lisboa), próximo de Shewan, a noroeste de Farah.
As vítimas viajavam num veículo, integrado numa patrulha espanhola, que foi atingido por uma explosão.
O veículo pertencia ao contingente espanhol no Afeganistão, estacionado na zona de Herat e que realiza patrulhas em vários pontos da região.
Também os dois militares italianos sequestrados no Afeganistão foram hoje libertados numa operação da Força Internacional Assistência à Segurança, mas acabaram por ficar feridos no decorrer da operação, um deles em estado grave.
A operação da ISAF ocorreu na província de Farah, onde os militares foram sequestrados no sábado.
No decorrer da operação, também terão morrido cinco elementos do grupo dos raptores dos dois militares.

In: TSFOnline