sábado, 28 de novembro de 2009
Atentado causou descarrilamento de comboio que matou 39 na Rússia, diz investigação


Composição ia de Moscovo a São Petersburgo quando saiu dos carris.
Os investigadores confimaram neste sábado (28) que o descarrilamento de um comboio de passageiros que matou pelo menos 39 pessoas na véspera, na Rússia foi causado por um "atentado terrorista", segundo a agência Interfax.
"Não resta dúvida de que estamos a falar de um atentado terrorita", disse Vladimir Markin, porta-voz do comitê federal de investigação.
In:Globo.com
Postado por
kalika
às
14:48
0
comentários
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Massacre de civis demite general

O escândalo é um inesperado embaraço para a chanceler Angela Merkel numa altura em que pondera reforçar os 4250 efectivos alemães actualmente ao serviço da NATO no Afeganistão.
Recorde-se que o ataque de Kunduz foi realizado por um F-15 dos EUA a pedido das tropas alemãs. O objectivo era deter guerrilheiros taliban que se tinham apossado de dois camiões-cisterna carregados de combustível para as tropas da NATO. O número exacto de mortos não é conhecido, mas o governo afegão confirmou pelo menos cem vítimas, 30 das quais civis.
In:Correiodamanha
Postado por
kalika
às
21:02
0
comentários
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Espanha: Detidos 36 jovens ligados à ETA

Numa operação conjunta entre agentes da polícia nacional e da guarda civil, lançada durante a madrugada em várias localidades das três províncias do País Basco e de Navarra, foram inclusive detidos os líderes da organização.
Segundo a imprensa espanhola, a operação ainda não foi dada como terminada e as autoridades seguem com as buscas para capturarem mais elementos da organização ilegal.
O objectivo principal é evitarem a criação de uma nova ETA, finalidade para a qual estavam a ser preparados os militantes detidos.
In:Correiodamanha
Postado por
kalika
às
10:48
0
comentários
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Queda de avião militar mata 5 pessoas na Itália

A aeronave caiu perto da linha ferroviária que liga Pisa a Roma, suspendendo as operações em uma das duas plataformas e causando atrasos. O aeroporto da cidade da região da Toscana, de onde partem voos da companhia aérea de baixo custo RyanAir, ficou fechado por várias horas.
"Um avião de transporte C-130J da Aeronáutica caiu por volta das 14h10 de hoje perto do aeroporto militar de Pisa, de onde descolou numa missão de treino. Os cinco militares a bordo morreram", informou um comunicado da Aeronáutica, que anunciou a criação de uma comissão de inquérito para investigar as causas do acidente.
In:Globo.com
Postado por
kalika
às
21:08
0
comentários
Código da Jihad ameaça al-Qaeda

“A Jihad tem uma ética e uma moral, porque visa servir a Deus. Isto significa que é proibido matar mulheres, crianças, idosos, religiosos, mensageiros, comerciantes e outros que tais. (...) Estas regras são aquilo que permite distinguir a Jihad das guerras das outras nações.” Num documento político e religioso de mais de 400 páginas, este é o parágrafo que está a fazer tremer a al-Qaeda, ao colocar em causa os fundamentos em que o grupo assentou toda a estratégia.
Ao contrário do que poderia pensar-se, o mais credível desafio à ideologia da rede terrorista de Bin Laden não foi idealizado ou manipulado por uma qualquer CIA ou MI5. É fruto de dois anos de duras negociações, mantidas em segredo no interior da uma prisão líbia, entre membros do Grupo Combatente Islâmico Líbio (GCIL) e as autoridades locais, sob a batuta de Saif al-Islam al-Khadafi, filho do líder líbio, Muammar Khadafi.
No início de 2007, Saif al-Islam contactou um antigo líder do GCIL exilado em Londres para servir de mediador nas negociações com os membros do grupo detidos na Líbia. A ideia era negociar um acordo de paz entre o grupo jihadista e o regime líbio e ao mesmo tempo travar a crescente influência da al-Qaeda na Líbia.
Destas negociações acabou por sair o novo código da Jihad, já avalizado por vários líderes políticos e religiosos do Médio Oriente como uma alternativa credível à doutrina radical da al-Qaeda e um possível passo em frente para acabar com o fascínio que a rede terroristas exerce sobre as gerações mais jovens.
A al-Qaeda já acusou o toque: desde Agosto que nas suas mensagens o grupo tem proclamado a ‘adesão’ do GCIL à causa do terrorismo global, numa tentativa descarada de sabotar e colocar em causa este novo manual da Jihad. Os serviços secretos ocidentais acreditam, por seu lado, que este pode ser, a médio prazo, o mais sério desafio à subsistência da rede terrorista al-Qaeda.
In:Correiodamanha
Postado por
kalika
às
16:13
0
comentários
Subscrever:
Mensagens (Atom)