sábado, 28 de novembro de 2009

Protesto contra prisão de separatistas reúne milhares de pessoas na Espanha

Milhares de pessoas saíram às ruas neste sábado (28) em Bilbao, na Espanha, para protestar contra a prisão de 34 membros do grupo Segi – considerado um braço juvenil da organização separatista ETA – que ocorreu na última terça-feira (24).
In:Globo.com

Atentado causou descarrilamento de comboio que matou 39 na Rússia, diz investigação



Explosão de bomba equivalente a 7 kg de TNT provocou o acidente.
Composição ia de Moscovo a São Petersburgo quando saiu dos carris.
Os investigadores confimaram neste sábado (28) que o descarrilamento de um comboio de passageiros que matou pelo menos 39 pessoas na véspera, na Rússia foi causado por um "atentado terrorista", segundo a agência Interfax.
"Não resta dúvida de que estamos a falar de um atentado terrorita", disse Vladimir Markin, porta-voz do comitê federal de investigação.
In:Globo.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Massacre de civis demite general

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas alemão demitiu-se ontem depois de um jornal alegar que escondeu informações sobre a morte de dezenas de civis num ataque realizado em Setembro em Kunduz, Norte do Afeganistão. O secretário de Estado da Defesa foi igualmente arrastado pelo escândalo e resignou ao cargo.
O escândalo é um inesperado embaraço para a chanceler Angela Merkel numa altura em que pondera reforçar os 4250 efectivos alemães actualmente ao serviço da NATO no Afeganistão.
Recorde-se que o ataque de Kunduz foi realizado por um F-15 dos EUA a pedido das tropas alemãs. O objectivo era deter guerrilheiros taliban que se tinham apossado de dois camiões-cisterna carregados de combustível para as tropas da NATO. O número exacto de mortos não é conhecido, mas o governo afegão confirmou pelo menos cem vítimas, 30 das quais civis.
In:Correiodamanha

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Rússia: Explosão em arsenal

Nova explosão num depósito de munições da Armada russa, em Ulyanovsk, causou ontem oito vítimas mortais. Na semana passada, uma série de explosões no mesmo local já tinha feito dois mortos e dezenas de feridos. A explosão ocorreu durante uma operação de limpeza.
In:Correiodamanha

Espanha: Detidos 36 jovens ligados à ETA

As autoridades espanholas detiveram esta terça-feira 36 membros de uma organização juvenil ilegal, a Segi, com ligações à ETA e ao partido Batasuna.
Numa operação conjunta entre agentes da polícia nacional e da guarda civil, lançada durante a madrugada em várias localidades das três províncias do País Basco e de Navarra, foram inclusive detidos os líderes da organização.
Segundo a imprensa espanhola, a operação ainda não foi dada como terminada e as autoridades seguem com as buscas para capturarem mais elementos da organização ilegal.
O objectivo principal é evitarem a criação de uma nova ETA, finalidade para a qual estavam a ser preparados os militantes detidos.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Queda de avião militar mata 5 pessoas na Itália

Um avião militar caiu e pegou fogo durante uma manobra de treino perto do aeroporto de Pisa, região no centro da Itália, causando a morte de todos os cinco tripulantes, informou a Aeronáutica na segunda-feira.
A aeronave caiu perto da linha ferroviária que liga Pisa a Roma, suspendendo as operações em uma das duas plataformas e causando atrasos. O aeroporto da cidade da região da Toscana, de onde partem voos da companhia aérea de baixo custo RyanAir, ficou fechado por várias horas.
"Um avião de transporte C-130J da Aeronáutica caiu por volta das 14h10 de hoje perto do aeroporto militar de Pisa, de onde descolou numa missão de treino. Os cinco militares a bordo morreram", informou um comunicado da Aeronáutica, que anunciou a criação de uma comissão de inquérito para investigar as causas do acidente.
In:Globo.com

Código da Jihad ameaça al-Qaeda

Um novo manual da Jihad (Guerra Santa) escrito em segredo numa prisão de alta segurança líbia por elementos de uma das mais perigosas organizações jihadistas dos últimos anos está rapidamente a ganhar adeptos no Médio Oriente e a deixar inquieta a al-Qaeda. Basicamente, o que novo código jihadista diz é que é proibido, à luz do Islão, matar civis de forma indiscriminada, numa clara demarcação face à forma de actuar da rede terrorista de Osama bin Laden.
“A Jihad tem uma ética e uma moral, porque visa servir a Deus. Isto significa que é proibido matar mulheres, crianças, idosos, religiosos, mensageiros, comerciantes e outros que tais. (...) Estas regras são aquilo que permite distinguir a Jihad das guerras das outras nações.” Num documento político e religioso de mais de 400 páginas, este é o parágrafo que está a fazer tremer a al-Qaeda, ao colocar em causa os fundamentos em que o grupo assentou toda a estratégia.
Ao contrário do que poderia pensar-se, o mais credível desafio à ideologia da rede terrorista de Bin Laden não foi idealizado ou manipulado por uma qualquer CIA ou MI5. É fruto de dois anos de duras negociações, mantidas em segredo no interior da uma prisão líbia, entre membros do Grupo Combatente Islâmico Líbio (GCIL) e as autoridades locais, sob a batuta de Saif al-Islam al-Khadafi, filho do líder líbio, Muammar Khadafi.
No início de 2007, Saif al-Islam contactou um antigo líder do GCIL exilado em Londres para servir de mediador nas negociações com os membros do grupo detidos na Líbia. A ideia era negociar um acordo de paz entre o grupo jihadista e o regime líbio e ao mesmo tempo travar a crescente influência da al-Qaeda na Líbia.
Destas negociações acabou por sair o novo código da Jihad, já avalizado por vários líderes políticos e religiosos do Médio Oriente como uma alternativa credível à doutrina radical da al-Qaeda e um possível passo em frente para acabar com o fascínio que a rede terroristas exerce sobre as gerações mais jovens.
A al-Qaeda já acusou o toque: desde Agosto que nas suas mensagens o grupo tem proclamado a ‘adesão’ do GCIL à causa do terrorismo global, numa tentativa descarada de sabotar e colocar em causa este novo manual da Jihad. Os serviços secretos ocidentais acreditam, por seu lado, que este pode ser, a médio prazo, o mais sério desafio à subsistência da rede terrorista al-Qaeda.
In:Correiodamanha