sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Acidente com jacto nos alpes suíços deixa 2 mortos

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida num acidente com um jato executivo nesta sexta-feira, no aeroporto de Samedan, na Suíça. O Falcon 10, que partiu de Viena, na Áustria, teve problemas durante a aterrissagem nos alpes suíços e colidiu com um muro de neve. Com o impacto, a aeronave partiu-se ao meio. (Foto: AP)
Os ocupantes da aeronave ainda não foram identificados. Segundo a polícia local, a causa do acidente ainda não está clara e será investigada. (Foto: AP)
globo.com

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Israel lança raide na Faixa de Gaza

A Força Aérea israelita lançou esta noite um raide aéreo no sul da Faixa de Gaza visando uma posição do Hamas. O ataque não fez vítimas, indicaram fontes palestinianas.
Segundo as mesmas fontes, um helicóptero de assalto lançou dois mísseis contra o quartel-general dos serviços de segurança em Khan Yunes, fazendo estragos materiais. Uma posição que já tinha sido atacada durante a ofensiva de 22 dias que Israel lançou a contra o grupo radical Hamas, que terminou com o cessar-fogo foi decretado a 18 de Janeiro.
As autoridades militares israelitas não confirmaram nem desmentiram o raide.
CorreioManhã

Irão tem novo sistema anti-aéreo

O Irão criou um novo sistema defesa anti-aérea que permite interceptar, simultaneamente, mísseis e aviões de combate, revelou na quarta-feira Mustafa Mohamad Najjar, ministro da Defesa iraniano.
Este sistema é idêntico ao sistema russo de defesa anti-aérea terra-ar S-300 que, alegadamente, o Irão pediu para lhe vender, segundo a cadeia televisiva local, “Press TV”.
"É um sistema anti-aéreo de longo alcance capaz de identificar vários objectivos, apontar contra eles e destruí-los de forma simultânea a grande altura", explicou o general iraniano.
Nos últimos meses, especulou-se sobre a possibilidade de atacar por via aérea as centrais nucleares iranianas, suspeitas de quererem apoderar-se da arma atómica.
A comunidade internacional acusa o regime dos ayatollah de esconder um projecto para adquirir um arsenal de armas nucleares, situação que o Teerão nega.
CorreioManhã

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Austrália - Número de mortos deve ultrapassar os 230

O cenário é dantesco. A dor, para muitas pessoas, existirá para o resto da vida. Alguns sobreviventes da grande catástrofe de Victoria começam a regressar aos sítios onde há até há poucos dias se erguiam casas e comunidades com centenas de pessoas.
Só em Marysville, estima-se que cem dos 500 habitantes tenham morrido. Até agora contaram-se 181 mortos, mas os jornais já dizem que o número final vai ser superior a 300. As grandes preocupações agora são cuidar dos vivos, porque há 500 que estão feridos e cinco mil desalojados, e perseguir quem ateou alguns dos incêndios.
As autoridades têm um suspeito na mira e continuam a procurar pistas nas localidades devastadas. Entretanto, quatro mil bombeiros continuam a combater 33 incêndios. Para já, o tempo está fresco, o que ajuda muito, mas o fim-de-semana vai ser mais quente.
TVI

Afeganistão - Duplo atentado fez pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas, esta quarta-feira, num duplo atentado suicida e em tiroteios contra vários prédios governamentais em Cabul. Os números são os primeiros avançados pelas autoridades.
Um dos atentados foi contra o departamento penitenciário, levado a cabo por dois suicidas. Outro grupo conseguiu entrar no Ministério da Justiça afegão, em pleno centro da capital e perto do Palácio presidencial.
Os talibãs já reivindicaram os ataques e asseguraram que sete suicidas tinham entrado na cidade e atacado quatro locais.
TVI

Incêndio mata quatro pessoas e fere 70 na Coreia do Sul


Na Coreia do Sul, uma festa tradicional acabou num gigantesco incêndio. Há quatro mortos e 70 feridos. O incêndio começou numa queimada feita pela organização da festa. Em poucos minutos, as chamas, alimentadas pelo vento forte, estenderam-se à multidão. Cerca de 15 mil pessoas sofram surpreendidas pelo incêndio enquanto assistiam à celebração da primeira lua cheia do calendário lunar.
sic

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Austrália: Incêndios fazem mais de 200 mortos


O líder do governo do estado australiano de Victoria, John Brumby, contou que o número de mortos nos incêndios florestais já ultrapassou os 220.
'Ainda há um grande número de pessoas, mais de 50, que as equipas forenses acreditam estar mortas, apesar de ainda não terem sido encontrados os corpos ou identificado os cadáveres', referiu Brumby.
Os peritos forenses advertiram de que é possível que alguns restos mortais fiquem por identificar por os vestígios terem sido apagados pelo fogo.
Na zona de Kinglake e Whittlsea morreram pelo menos 147 pessoas e, oficialmente, o número de vítimas mortais é para já de 173 em todo o estado de Victoria.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carro-bomba explode em Madrid, mas não deixa feridos

Um carro-bomba explodiu nesta segunda-feira (9) em Madrid, numa área onde ficam centros de convenções e empresas, menos de duas horas depois de a Cruz Vermelha espanhola ter recebido um aviso. Segundo o jornal "El País", o aviso teria sido dado em nome do grupo separatista ETA.
Não há informação sobre vítimas, segundo as autoridades.
A explosão, que pôde ser escutada numa extensa zona da cidade, segundo testemunhas, aconteceu em frente à sede da construtora Ferrovial Agromán, onde a polícia havia localizado uma viatura suspeita. A empresa participa da construção de um comboio-bala no País Basco, obra que é reprovada e foi diversas vezes ameaçada pelo ETA.
globo.com

Rússia: Novo recorde de exportação de armas

A Rússia exportou, em 2008, armamentos no valor de 6.200 milhões de euros, segundo fonte da corporação pública que promove altas tecnologias russas.
Em 2007, a Rússia exportou material bélico no valor de 7.400 milhões de dólares e, no ano anterior, de 6.460 milhões. No mesmo período, os Estados Unidos produziram 60 caças pesados F-15 e F-18. Esses aviões, juntamente com as armas que os equipam, representam 30 por cento do total de equipamentos bélicos exportados pela Rússia.
Segundo a mesma fonte, as previsões no campo da exportação de armamentos continuam a ser prometedoras. Já em Janeiro, a indústria militar russa recebeu uma nova encomenda no valor de 500 milhões de dólares.
CorreioManhã