terça-feira, 22 de junho de 2010

Explosão atinge veículo militar e mata quatro pessoas em Istambul

Três soldados e uma adolescente morreram nesta terça-feira (22) perto de Istambul num ataque á bomba contra um veículo que transportava militares, segundo as autoridades, pouco depois que os rebeldes curdos ameaçaram atacar as grandes cidades turcas.
Dois militares e uma menor de 17 anos, filha de um militar, morreram na hora com a explosão ocorrida em Halkali, um subúrbio popular na margem europeia da metrópole, perto de moradias de militares, declarou o governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu.
Um terceiro soldado, gravemente ferido no atentado, morreu depois no hospital, informou a agência Anatólia, citando fontes militares.
O artefacto explosivo, uma bomba de fragmentação, estava escondida na calçada e foi acionada por controle remoto, acrescentou Mutlu. Esta técnica é geralmente utilizada pelo PKK no sudeste de Anatólia, cenário de combates entre os rebeldes curdos e as forças de Ancara.
In:Globo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Irão proíbe entrada de dois inspetores nucleares da ONU no país

O governo do Irão proibiu a entrada no país de dois inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que pretendiam verificar as instalações nucleares, informou nesta segunda-feira (21) a agência ISNA, citando como fonte o chefe do programa nuclear iraniano, Alí Akbar Salehi.
Salehi disse que os dois foram declarados 'persona non-grata' por concordarem com um relatório "falso" da AIEA sobre o trabalho nuclear do país islâmico. O chefe do programa não deu detalhes sobre os funcionários nem sobre o relatório e disse que Teerão pediu à agência da ONU que substituísse os inspectores.
In:Globo

Afeganistão: Três mortes em acidente de helicóptero

Três soldados australianos perderam a vida num acidente de helicóptero ocorrido no sul do Afeganistão, anunciou Augus Houston, chefe das forças armadas australianas.
A Austrália tem cerca de 1550 soldados destacados no Afeganistão, registando 16 mortes desde 2001, altura em que o país se prestou a ajudar os Estados Unidos naquele teatro de guerra.
In:Correiodamanha