sábado, 26 de janeiro de 2008

Exercício Militar “PRISTINA 081” na região de Beja

Decorre até ao dia 31 de Janeiro o Exercício Militar “PRISTINA 081”, correspondente ao aprontamento da KOSOVO TACTICAL RESERVE MANEUVER (KTM), no âmbito da KOSOVO FORCE (KFOR), a empenhar no Teatro de Operações (TO) do KOSOVO, no 1º Semestre de 2008.Os principais objectivos do Exercício “PRISTINA 081” são avaliar as capacidades de coordenação, controlo e condução de operações idênticas às verificadas nos Comandos Regionais, estabelecidos no Teatro de Operações do KOSOVO.O Exercício é baseado num cenário realístico de acordo com as informações disponíveis sobre o Teatro de Operações. Este cenário pretende reproduzir a situação actual de emprego da KTM com vista ao seu empenhamento no KOSOVO durante o 1º semestre de 2008. Neste Exercício, que decorre no Regimento de Infantaria 3, com especial incidência no Monta Cabeça de Ferro, estarão empenhados cerca de 450 militares da Brigada de Reacção Rápida, dos quais 290 irão integrar a Força a destacar para o KOSOVO, no 1º Semestre de 2008.
In:Rádio Pax

Russos fizeram tiro ao largo da costa portuguesa - Lançamento de mísseis obriga ao desvio de rotas comerciais

Levantaram do porta-aviões russo e, já este mês, lançaram mísseis ao largo da costa portuguesa. Os aviões de guerra pertencem a uma esquadra habitualmente estacionada no Mar do Norte, mas, uma vez em trânsito por águas internacionais, avisaram a Marinha portuguesa para o exercício – terão sido desviados aviões comerciais e navios daquela rota.
O porta-voz da Marinha, comandante João Barbosa, confirma ao CM o exercício e a constante monitorização do mesmo, por parte do Comando Naval Português. Mas não adianta a quantidade, o tipo de mísseis disparados, características dos aviões utilizados no lançamento ou os dias em que o exercício decorreu. Sabe-se, apenas, que tudo aconteceu fora da Zona Económica Exclusiva.
“Um pedido de autorização para exercícios de tiro implica avisos às navegações aérea e mercante que poderão, eventualmente, estar dentro da nossa área de responsabilidade”, diz o comandante João Barbosa.
A passagem da frota naval russa foi sempre monitorizada junto à costa portuguesa – mas fica também por esclarecer se foram utilizados da parte do Comando Naval Português aviões de vigilância ou submarinos.
Este exercício praticamente coincide com a chegada a Portugal, hoje, do cruzador russo ‘Moskva’ navio de guerra que estará até segunda- -feira atracado no Porto de Lisboa. Neste caso não há segredos militares por desvendar e o ‘Moskva’ vai estar aberto a visitas públicas das 14h00 às 18h00 de amanhã e, no domingo, entre as 14h00 e as 17h00.
Segunda-feira, antes de o navio de guerra zarpar, está agendado um exercício conjunto com uma fragata da Marinha portuguesa. Já o tipo de exercício, é confidencial.
In:Correio da Manhã

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Museu de Marinha recebeu 121 mil pessoas em 2007

O Museu de Marinha, em Lisboa, recebeu o ano passado mais 14.000 visitantes que em 2006, divulgou hoje a Armada.
Segundo os dados divulgados pela Armada visitaram o Museu de Marinha, o ano passado, 121.383 pessoas, tendo sido Agosto o mês de maior afluência.
Em Agosto o Museu, instalado no Mosteiro dos Jerónimos, registou 14.656 visitantes.
As visitas escolares ao Museu de Marinha contribuíram com cerca de 12.000 visitantes, segundo a mesma fonte.
O Museu de Marinha remonta a 1863, quando D. Luís decretou a constituição de uma colecção de testemunhos relacionados com a actividade marítima portuguesa.
Depois de passar por vários espaços, nomeadamente o palácio dos Condes de Farrobo nas Laranjeiras, em Lisboa, onde esteve de 1949 até 1962, ano em que se instalou definitivamente nas alas Norte e Poente do Mosteiro dos Jerónimos.
No Museu de Marinha pode-se observar modelos de galeotas, embarcações fluviais e costeiras e navios desde os Descobrimentos até ao século XIX, armas e fardamentos, instrumentos de navegação e cartas marítimas.
A Fragata D. Fernando II e Glória, a última realizar a carreira da Índia, restaurada em 1998, e ancorada na Doca de Alcântara faz também parte também do Museu.
In:Diário Digital / Lusa

Israel lançou satélite sofisticado para vigiar o Irão

Autoridades da defesa israelita anunciaram que o governo lançou hoje um sofisticado satélite espião para observar eventos no Irão mesmo durante a noite ou com tempo encoberto. O Tecsar é um satélite que poderá controlar o programa nuclear iraniano, que segundo os Estados Unidos e Israel visa a produção de armas nucleares.
O satélite, desenvolvido pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI), opera com um sistema especial de radar que permite ter uma visão muito maior do que a dos satélites Ofek, que usam câmeras, segundo oficial que pediu anonimato.
Israel apoia os esforços americanos para que a comunidade internacional aprofunde sanções contra Teerão devido ao seu programa nuclear. O Irão afirma que seu programa visa exclusivamente a geração de electricidade. A companhia confirmou o lançamento do satélite num comunicado. "O Tecsar é o primeiro satélite desse tipo desenvolvido em Israel, e está entre os mais avançados sistemas espaciais do mundo", diz o documento.

Cooperação

O satélite possui um sistema de imagens baseado na tecnologia SAR (synthetic aperture radar), segundo o comunicado. O desenvolvimento e lançamento custou dezenas de milhões de dólares, afirmaram autoridades israelitas. Em duas semanas imagens do aparelho começarão a ser analisadas. Especialistas israelitas e indianos cooperaram no lançamento do satélite através de um foguete indiano a partir do sudeste da Índia, informou a IAI.
O satélite pesa cerca de 300 quilos segundo o jornal israelita Haaretz. O país opera satélites de reconhecimento, incluindo Ofek 5 e Ofek 7, e vários satélites comerciais como os da séries Amos e Eros, informa o jornal.
In: Tarde Online

domingo, 20 de janeiro de 2008

Israel: Governo decidiu matar líder do Hezbollah

Vários ministros israelitas exortaram este domingo ao assassínio do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, um dia após este ter anunciado que o grupo tem em sua posse restos mortais de soldados israelitas, refere a Lusa.
«Hassan Nasrallah deve ser assassinado e quanto mais depressa melhor», afirmou hoje o titular do ministério dos Assuntos Religiosos, Yitzhak Cohen, do partido religioso Shas, em resposta ao anúncio de que o Hezbollah tem «cabeças» e «partes do corpo» de soldados israelitas.
Cohen, que considerou o líder do Hezbollah um «homem cruel e louco», sublinhou que as suas afirmações «fazem lembrar as declarações feitas por Hitler e por outras pessoas do mesmo calibre».

ONU pede a Israel para cessar a violência
Gaza: nove palestinianos mortos

«Não entendo por que ainda continua vivo. Já o devíamos ter liquidado há muito tempo, por isso recomendo ao Governo que assassinemos esse homem», acrescentou o ministro.
Os dois militares reservistas foram capturados pelo Hezbollah em 12 de Julho de 2006 durante um ataque que custou igualmente a vida a oito soldados israelitas na zona na fronteira de Israel com o Líbano.
Hassan Nasrallah, que participou sábado nas comemorações da festa religiosa do Achura nos arredores de Beirute, naquela que foi sua primeira saída pública desde há mais de um ano, disse num discurso aos milhares de fiéis que o Hezbollah tem em sua posse restos de cadáveres de soldados israelitas, mortos em 2006 durante o conflito com Israel.
«O exército israelita, ao retirar, deixou para trás restos de cadáveres de um grande número de soldados», declarou Nasrallah, em alusão àquela guerra.
«Temos cabeças, mãos, pés e temos até um cadáver quase completo da cabeça até à cintura. O que terá dito o exército israelita à família deste soldado?», ironizou o líder xiita.
«Se Israel lançar uma nova guerra contra o Líbano, prometemos-lhe uma resposta que alterará a face de toda a região, com a ajuda de Deus», advertiu o líder xiita.
In:PortugalDiário

SIS leva a sério ameaça terrorista

Os serviços de informações portugueses estão em estado de alerta, na sequência das informações recolhidas junto dos congéneres espanhóis, dando conta de um risco terrorista directo para Portugal, soube o JN junto de fonte dos Serviços. "Estamos a levar a sério a informação recebida", esclareceu uma fonte do Sistema de Informações da República Portuguesa, que tutela os serviços de informações, adiantando ser a primeira vez que tal acontece no nosso país e que há dados sobre dois suspeitos, de origem paquistanesa, em Portugal. Os dois suspeitos estarão associados ao grupo de 14indivíduos detidos esta semana em Barcelona, todos indiciados por terrorismo.
In: JN

Kosovo - Portugueses prontos para intervir

Os 290 militares portugueses integrados na KFOR, força da NATO no Kosovo, estão prontos para “uma intervenção musculada” se, em resultado das eleições sérvias de amanhã, se registarem motins generalizados como os de 2004, afirmou o major-general Raul Cunha.
O comandante do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizada, estacionado junto a Pristina, frisou que a força portuguesa está em situação de reserva, podendo ser chamada para “um reforço rápido das forças no terreno”.
IN:Correio da Manhã