sábado, 30 de maio de 2009

Por causa da Coreia do Norte, EUA enviam caças para o Japão

Na semana em que a Coreia do Norte fez testes nucleares, os Estados Unidos decidiram reforçar a sua presença no Pacífico com o envio de 12 caças F-22 Raptors no Japão.
Os primeiros aviões militares, que decolaram do estado americano da Virgínia, chegaram neste sábado (30) à base aérea de Kadena, na província japonesa de Okinawa.
O envio dos caças supersônicos acontece no meio da escalada de tensão na região, onde a Coreia do Norte lançou vários mísseis nas últimas semanas.
In:globo.com

Militares sul-coreanos em alerta após a Coreia do Norte ter ameaçado agir em “legítima defesa” se houver novas sanções na ONU. Ontem, lançou um novo míssil no Mar do Japão. (Ahn Jung-Won/Reuters)30 Maio 2009
In:CorreioManhã

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ataque a quartel da polícia mata 22 e fere quase 300 no Paquistão

Homens armados atacaram um quartel da policia na cidade de Lahore, no Paquistão, nesta quarta-feira (27), e explodiram um carro-bomba que matou pelo menos 22 pessoas e deixou quase 300 feridos. Autoridades afirmaram que o ataque foi uma resposta a ofensivas militares contra os Talibã.
In:globo.com

Rio de Janeiro - Pescador morto em frente à família

Paulo César dos Santos Souza, um pescador de 40 anos que lutava contra a construção de um gasoduto da empresa petrolífera brasileira Petrobras na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, foi executado a tiro, em Magé, em frente à mulher e aos filhos.
Três indivíduos armados invadiram a sua casa, reviraram-na, aparentemente em busca de documentos, e depois arrastaram Paulo César para o meio da rua. Espancaram-no brutalmente e mataram-no com três tiros no rosto e dois na nuca à frente da mulher e dos dois filhos, um de oito e outro de 16 anos.
Paulo César era um dos fundadores e o tesoureiro da Associação dos Homens do Mar (Ahomar), entidade que luta contra o gasoduto que vai ligar o terminal da Petrobras da ilha Redonda e a refinaria de Duque de Caxias, passando pela baía, de onde os pescadores retiram de forma artesanal o peixe que os sustenta. Os pescadores, que em Abril conseguiram a paralisação da obra por 36 dias, alegam que o gasoduto agride o ambiente, afasta o peixe e que os barcos do consórcio GLP Submarino, responsável pela obra, provocam sucessivos acidentes.
No passado dia 16, uma manifestação dos pescadores no estaleiro de obras do gasoduto terminou em confrontos com a polícia. A 1 de Maio, o presidente da Ahomar, Alexandre Anderson de Souza, escapou por pouco à morte ao ser alvejado com quatro tiros no mesmo estaleiro, disparados, alegadamente, por seguranças daquela obra.
In:CorreioManhã

terça-feira, 26 de maio de 2009

China mostra nova tecnologia

Dia 01 de Outubro, a força aérea chinesa irá mostrar a mais nova tecnologia de guerra do país, aquando das celebrações do 60º aniversário da fundação da República Popular.
O desfile militar irá decorrer no centro da capital chinesa e apresentará novos e sofisticados aviões de combate e mísseis terra-ar.
In:CorreioManhã

Reino Unido - Roubados dados íntimos de oficiais

Relações extramatrimoniais, consumo de drogas, recurso a prostitutas e dívidas são alguns dos dados íntimos de 500 membros da Força Aérea britânica (RAF) que estavam nos três discos duros que desapareceram em Setembro do ano passado, soube-se agora. Londres receia que eles sejam alvo de chantagem.
Quando os discos desapareceram, o Ministério da Defesa britânico apenas divulgou que tinham sido roubados dados sobre moradas de 50 000 militares e funcionários da RAF das instalações de Innsworth. Soube-se, agora, que entre a informação subtraída havia dados altamente sensíveis de 500 militares – alguns oficiais de alta patente, incluindo o cadastro criminal.
Os arquivos roubados não estavam codificados pelo que é relativamente fácil aceder à informação, razão por que as autoridades em Londres receiam que oficiais sejam alvo de chantagem.
In:CorreioManhã

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coreia do Norte efectua testes nucleares

A Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso um novo ensaio nuclear subterrâneo. De acordo com a agência KCNA este teste é mais forte que aquele realizado em Outubro de 2006 e que conduziu a uma crise internacional.
As autoridades sul-coreanas revelaram que detectaram um abalo na cidade de Kilju, a nordeste de Pyongyang, enquanto o Instituto norte-americano de estudos geológicos (USGS) confirmou ter detectado um abalo de magnitude 4,7 na Coreia do Norte, De acordo com o USGS o abalo foi sentido a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.
O regime comunista de Pyongyan revelou que disparou um míssel terra-ar de 130 quilómetros de alcance a partir da base de Musudan-ri, efectuando de seguida dois disparos de mísseis de curto alcance.
Os Estados Unidos da América estão neste momento a analisar a situação e revelaram que o abalo que o USGS detectou é compatível com um ensaio nuclear. 'As tentativas da Coreia do Norte em desenvolver armas nucleares, bem como o seu programa míssil balístico, representam uma forte ameaça à paz e segurança internacionais', defendeu em comunicado o presidente Barack Obama.
In:CorreioManhã

domingo, 24 de maio de 2009

Gripe A: Soldados dos EUA infectados no Koweit

Um número indeterminado de militares norte-americanos foram confirmados como os primeiros casos da gripe H1N1 no Kuwait, afirmou um responsável governamental à agência KUNA.
O vírus foi detectado nos militares que regressaram recentemente dos EUA. Alguns ficaram de quarentena na base militar, outros deixaram o país. Estes são os primeiros casos identificados no Golfo.
A gripe H1N1 já infectou cerca de 12 mil pessoas em 44 países e matou 86. Na sexta-feira, a China confirmou mais dois casos em Pequim, elevando para sete o número no país.
CorreioManhã

GNR - Dois mil militares são amanhã transferidos

O dispositivo territorial da GNR vai sofrer o maior movimento de homens e mulheres de sempre. Dois mil militares apresentam-se amanhã e terça-feira nos novos postos de colocação. Dos 25 mil homens – que é o total de efectivos da Guarda –, oito por cento está em movimento.
Ao cabo de cinco meses de funcionamento da nova estrutura orgânica, a Guarda vai colocar 1122 estagiários e transferir 862 soldados e cabos, distribuindo-os pelas 28 unidades e comandos territoriais do dispositivo. Soldados e cabos devem apresentar-se já amanhã nos seus novos postos e os ex-estagiários terça-feira.
Estes últimos terminaram o estágio em Setembro e aguardavam desde então a primeira colocação. Para eles, o movimento é o início de carreira e acarreta também a atribuição de subsídios e competências pelas quais tiveram de esperar mais tempo do que é habitual.Em 2008 só houve transferências pontuais no dispositivo e nenhuma primeira colocação. fonte do Comando-Geral explicou que o atraso deveu-se à demora da regulamentação da nova Lei Orgânica, que entrou em vigor a 1 de Janeiro. O movimento é decidido segundo os pedidos dos GNR e as necessidades acordadas entre Comando--Geral e comandantes de unidades e comandos territoriais.
A lista final não foi pacífica. Houve indicações alteradas em cima da hora que frustraram alguns. “É natural que haja correcções, a GNR optou por corrigir antes de segunda-feira as falhas que foram notadas”, diz o comando.
CorreioManhã