segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coreia do Norte efectua testes nucleares

A Coreia do Norte anunciou ter realizado com sucesso um novo ensaio nuclear subterrâneo. De acordo com a agência KCNA este teste é mais forte que aquele realizado em Outubro de 2006 e que conduziu a uma crise internacional.
As autoridades sul-coreanas revelaram que detectaram um abalo na cidade de Kilju, a nordeste de Pyongyang, enquanto o Instituto norte-americano de estudos geológicos (USGS) confirmou ter detectado um abalo de magnitude 4,7 na Coreia do Norte, De acordo com o USGS o abalo foi sentido a uma profundidade de apenas 10 quilómetros.
O regime comunista de Pyongyan revelou que disparou um míssel terra-ar de 130 quilómetros de alcance a partir da base de Musudan-ri, efectuando de seguida dois disparos de mísseis de curto alcance.
Os Estados Unidos da América estão neste momento a analisar a situação e revelaram que o abalo que o USGS detectou é compatível com um ensaio nuclear. 'As tentativas da Coreia do Norte em desenvolver armas nucleares, bem como o seu programa míssil balístico, representam uma forte ameaça à paz e segurança internacionais', defendeu em comunicado o presidente Barack Obama.
In:CorreioManhã

Sem comentários: