quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Gates diz que ameaça norte-coreana está mais letal

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse hoje que a Coreia do Norte se tornou uma ameaça mais letal para a região e que Washington não tolerará armas nucleares no país.
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte indicou que pode voltar às negociações internacionais para pôr fim ao seu programa de armas nucleares, depois de provocar tensão na região com um teste atómico em Maio e de ameaças de atacar a Coreia do Sul.
«A América reconhece que o perigo apresentado pelo regime norte-coreano continua e que, de várias formas, se tornou ainda mais letal e desestabilizador», disse Gates a tropas norte-americanas e sul-coreanas em Seul.
A Coreia do Norte posiciona a maioria dos seus 1,2 milhões de soldados perto da fronteira com a Coreia do Sul e tem vários mísseis que podem atingir a Coreia do Sul e grande parte do Japão.
O país disparou uma série de mísseis de curto alcance na semana passada e as autoridades militares sul-coreanas disseram que os artefactos mostraram maior precisão e alcance que versões anteriores.
In:DiárioDigital

Ex-Operacional da Al Qaeda apresenta livro de Rodrigues dos Santos

Abdullah Yusuf, um ex-operacional da Al Qaeda que já terá estado com Ossama Bin Laden e planeou um atentado reivindicado pela rede terrorista, vai estar presente no lançamento de 'Fúria Divina', o novo romance de José Rodrigues dos Santos, que será lançado no sábado, às 17h00, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Segundo a editora Gradiva, José Rodrigues dos Santos contactou Abdullah Yusuf durante o processo de pesquisa para a escrita do romance sobre o Islão radical. O ex-operacional da Al Qaeda, que se tornou um consultor para 'Fúria Divina', já se encontra em Portugal, vindo de um país africano.
In:Correiodamanhã

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Duplo atentado suicida em campus universitário mata sete no Paquistão

Policiais observam o local de uma das explosões desta terça-feira (20) na Universidade Islâmica, próximo a Islamabad, no Paquistão. (Foto: AFP)

Um duplo atentado suicida atingiu o Campus da Universidade Islâmica nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, nesta terça-feira (20), matando pelo menos sete pessoas, segundo a polícia.
Entre os mortos, há uma mulher, segundo o funcionário Rana Akbar Hayat, que estava no local das explosões. Há pelo menos 29 pessoas feridas.
O Paquistão vem sido alvo de diversos ataques nas duas últimas semanas, atribuídos a militantes islâmicos ligados aos Talibãs e à rede terrorista da al-Qaeda.
InGlobo.com

Avião da TAP arriscou ser abatido por caças

Um Airbus A320 da TAP lançou, no domingo, o pânico nos céus da Europa, a ponto de ter sido interceptado por dois caças Phantom F-4 alemães. O ‘Luísa Todi’, com 147 passageiros e sete tripulantes a bordo, partiu de manhã de Lisboa com destino a Copenhaga e, já sobre a Bélgica, ficou incontactável durante cerca de meia hora. Este silêncio, que segundo a TAP se deveu a um "problema no sistema de comunicação", levou a NATO a emitir um alerta, a ponto de ter ordenado que dois caças alemães partissem no seu encalço.
O contacto visual foi estabelecido na cidade holandesa de Eemshaven (junto à fronteira com a Alemanha) e a ligação rádio pouco depois. O avião seguiu normalmente rumo a Copenhaga.
In: Correiodamanhã

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ser MOTARD

O ETERNO DESCONHECIDO
Quem és ?
Quem és tu que cavalgando estradas satisfazes um ideal frustrado ?
Quem és ?
Quem és tu que vibras uníssono com o vento?
Ao te arrojares, indo docemente como amparo pelas asas de um Arcanjo sobre o corcel
tonitruante em motores para enfrentar o silêncio vazio do desconhecido ?
Quem és ?
Serás um Deus ou um Demónio?
Serás um louco ou um Homem?
Quem és tu que enfrentas o turbilhão de complexos que pululam em teu
inconsciente, lutando contra a tua personalidade, gladiando-se na incógnita
vazia e silenciosa de teu ser?
Serás um Deus ou um Demónio?
Serás um louco ou um Homem?
Quem és?
De onde vieste? De que vives?
Com que sonhas? Para onde vais?
És tu um Deus ao sentir a brisa acariciante do vento roçando-te as faces
plácidas e viris, enquanto, vislumbra um mundo tão pequeno aos teus
pés de gigante?
Ou serás tu um Demónio ao dominares, as estradas, dando evasão aos
teus recalques sentindo-te dominador, desejando que tudo aquilo se acabasse para
que tua estrada se tornasse eterna... Infinita?
Que estranho ventre gerou tão estranho ser?
Será que em ti a genética se confunde na patogênese cromossomática em
cruzamentos híbridos de espécies desconhecidas?
Complexa gênese é a tua.
Descende de Deus, para os teus companheiros;
Nascente de um Demónio, confabulam os inimigos;
Para os covardes sem ideal, foste gerado de um louco;
Tua esposa e tua prole, sabem-te HOMEM.
Tu és a simbiose perfeita de Deus, louco, Demónio e homem, alimentada pelo que
vai e verdadeiramente existe no recôndito mais profundo de teu ego... E
superego.
És um Motociclista;
És um demônio com uma parcela de louco,
És um Homem com o espírito de Deus.

Principal chefe político da ETA preso em França

O principal chefe político da ETA, Aitor Elizaran Aguilar, foi preso esta manhã em Carnac, França, numa operação conjunta das forças de segurança espanholas e francesas.
Na operação, as autoridades prenderam ainda Oihana San Vicente, que também pertence à direcção do aparelho político da ETA, disseram fontes da luta antiterrorista, citadas pelo diário espanhol "El País".
Os dois dirigentes da ETA viajavam armados num Audi A3 roubado na cidade de Angers.
Estas detenções ocorrem uma semana após a detenção de dois etarras, Iurgi Mintegi e Janes Larretxea, na localidade francesa de Rivières.
In: Público.pt

Guarda Revolucionária do Irão alerta para 'retaliação' a ataque

O chefe da Guarda Revolucionária do Irão disse nesta segunda-feira (19) que um grupo de rebeldes sunitas responsabilizado pelo ataque à força de elite tem ligações com as inteligências de Estados Unidos, Grã-Bretanha e Paquistão, informou uma agência de notícias iraniana.
O general Mohammad Ali Jafari acrescentou: "Nos bastidores estão os aparatos de inteligência norte-americano e britânico e terá de haver medidas retaliatórias para puní-los."
O número de mortos no pior ataque do tipo em anos subiu para 42. O atentado ocorreu no sudeste do país, perto da fronteira com o Paquistão.
In:Globo.com

domingo, 18 de outubro de 2009

Bombista suicida mata 29 pessoas e faz dezenas de feridos no Irão


Um bombista suicida provocou este dominga a morte de 29 pessoas no sudeste do Irão, incluindo cinco oficiais superiores dos Guardas da Revolução, o corpo de elite das forças armadas iranianas, anunciou a agência oficial IRNA.
A agência iraniana indicou que entre os mortos no atentado, que provocou também "dezenas de feridos", estão o vice-comandante das forças terrestres dos Guardas da Revolução, general Noor Ali Shooshtari e o comandante provincial, Rajab Ali Mohammadzadeh.
O atentado ocorreu na região de Pishin, perto da fronteira do Irão com o Paquistão, quando o bombista suicida se fez explodir junto a uma viatura onde se encontravam os oficiais dos Guardas da Revolução, adiantou a IRNA.
O presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani, condenou o atentado, que ainda não foi reivindicado.
"Exprimimos as nossas condolências pelo martírio (das vítimas). A intenção dos terroristas é a de perturbar a segurança da província de Sistan-Baluchistão", disse Larijani numa comunicação transmitida pela rádio pública do Irão.
Os Guardas da Revolução foram criados na sequência da revolução islâmica iraniana de 1979 como uma força militar de elite e bastião ideológico do regime clerical islâmico.
Com efectivos estimados em 120 000 homens os Guardas da Revolução controlam o sistema de mísseis do Irão e têm unidades terrestres, navais e aéreas próprias.
In: SIC

Doze mortos em favela do Rio de Janeiro após confrontos entre grupos e polícia


De acordo com o comandante da polícia militar, Mário Sérgio Duarte, durante uma operação policial numa favela no norte do Rio de Janeiro, um helicóptero das autoridades foi alvejado pelos traficantes de droga.
A explosão do helicóptero causou a morte a dois polícias e ferimentos em outros dois agentes.
Na troca de tiros, há ainda a registar a morte de dez traficantes e ferimentos e seis agentes policiais.
No confronto, foram ainda incendiados dez autocarros dentro da favela.
In: SIC

Concurso na Somália distribui armamentos e munição como prêmio

Um concurso de perguntas e respostas organizado por uma milícia islâmica na Somália teve como prémio aos vencedores armamentos e munição.
Os prémios incluíam armas AK-47, granadas de mão e minas anti-tanque.
O concurso organizado pela milícia Al-Shabab na cidade portuária de Kismayo durante o mês do Ramadão incluía questões sobre o Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, e sobre a geografia somali.
A milícia Al-Shabab e outros grupos islâmicos impuseram a sharia, a lei islâmica, em várias partes do país.
Cerimônia
Os prémios foram entregues na sexta-feira numa cerimónia acompanhada por centenas de pessoas.
Os líderes da Al-Shabab pediram aos pais que ensinassem seus filhos como manejar armamentos para que eles possam combater os "inimigos".
"Os vencedores ganharam um arma AK-47, novo em folha, além de duas granadas de mão, uma mina anti-tanque e equipamentos de escritório, incluindo um computador", anunciou à plateia um dos organizadores do concurso, Abdiweli Mohamed Adam.
"O segundo prémio é uma AK-47 e alguns suprimentos. Nunca em minha vida vi prémios tão bons", afirmou.
Adam disse que o objectivo da competição era impedir que jovens desperdicem o seu tempo livre e fazer com que eles se concentrem em "coisas importantes" como defender seu território e sua religião.
Código de conduta
O duro código de conduta imposto pela milícia Al-Shabab em várias partes do sul e do centro da Somália controladas pelo grupo exige que as mulheres usem burcas e proíbe os homens de mascar o qat, um popular narcótico leve.
As pessoas que não cumprem as normas são severamente punidas - muitas com amputações de membros.
Vários países ocidentais acusam a Al-Shabab de manter ligações com a rede Al-Qaeda.
A Somália vive sem a autoridade de um governo central desde 1991.
Um governo nacional apoiado pela Organização das Nações Unidas controla apenas partes da capital do país, Mogadíscio.
In: Globo.com