sábado, 11 de abril de 2009

Somália - Piratas assaltam novo navio no Golfo de Aden

Piratas somalis conseguiram assumir o controlo de um navio no Golfo de Aden, provocando a preocupação da NATO, de acordo com o seu porta-voz a bordo da fragata portuguesa «Corte-Real», Santos Fernandes. «O caso ainda está a ser investigado», declarou.
«A informação que temos neste momento é que o navio está na posse dos piratas», confirmou o relações públicas, explicando que «é a situação mais preocupante e para a qual estamos mais próximos a alertas», apesar de a NATO estar preocupada com a situação em geral, ao largo da costa da Somália.
Questionado sobre o alegado mau-estar a bordo da «Corte-Real» em relação ao subsídio de risco, o responsável garantiu que não observou qualquer ambiente de descontentamento, admitindo, no entando, que as acções que estão a ser realizadas pela fragata de patrulha contra a pirataria no Golfo de Aden envolvem «alguns riscos».
«Têm estado a investigar todos os contactos suspeitos, que poderão constituir uma ameaça de pirataria», argumentou Santos Fernandes, revelando que «os piratas estão armados e já houve, pelo menos, um caso de ataque a um navio em que houve guerra».
http://diariodigital.sapo.pt/~
Fragata NPR Corte Real
O NRP CORTE-REAL foi construído, em 1991, nos estaleiros HDW (Kiel, Alemanha), tendo sido o terceiro navio da classe "Vasco da Gama".Foi aumentado ao efectivo em 22 de Novembro de 1991, tendo largado de Kiel em finais de Janeiro de 1992 para atracar pela primeira vez em território nacional no dia 1 de Fevereiro de 1992, no porto da Praia da Vitória na Ilha Terceira do Arquipélago dos Açores.Corte-Real nome de uma família distinta de navegadores dos séculos XV e XVI, com o nome ligado ao descobrimento da Terra Nova, cerca do ano de 1472, por João Vaz Corte-Real.

Reino Unido - Radicais queriam matar milhares

A célula terrorista desmantelada na quarta-feira no Reino Unido pretendia atacar centros comerciais e uma discoteca de Manchester e fazer "milhares de vítimas", revelou ontem a polícia britânica, no mesmo dia em que o comandante da divisão antiterrorista da Scotland Yard, que quase comprometeu a operação com um descuido infantil, se demitiu.
Segundo fontes oficiais, os doze suspeitos detidos na quarta-feira numa arriscada operação em pleno dia pretendiam fazer explodir bombas de grande dimensão na popular discoteca The Birdcage e no movimentado centro comercial Trafford Centre, ambos em Manchester. Outros dois centros comerciais da cidade eram igualmente potenciais alvos da célula, formada por 11 paquistaneses e um britânico, e que terá alegadamente ligações à al-Qaeda.
Os doze suspeitos estavam a ser vigiados há algum tempo pelas autoridades, mas a operação policial de quarta-feira foi precipitada por um descuido de Bob Quick, o comissário adjunto da Scotland Yard encarregado da luta contra o terrorismo, que foi fotografado a sair da residência do primeiro-ministro com documentos confidenciais sobre a operação debaixo do braço, à vista de todos. Quick não teve outro remédio senão apresentar a demissão, admitindo que o seu descuido poderia ter comprometido o sucesso da operação.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Iraque - Soldados dos EUA mortos

Cinco soldados norte-americanos morreram esta sexta-feira e outro ficou ferido num atentado suicida com um camião armadilhado que visava uma base militar em Mosul, no norte do Iraque.
A base tem forças norte-americanas e iraquianas e está situada perto de um quartel-general da polícia iraquiana.
O major Derrick Cheng, dos EUA, adiantou que duas pessoas já foram detidas por suspeitas de envolvimento no ataque.
CorreioManhã

EUA anunciam o fecho de prisões secretas no exterior

O diretor da CIA (Agência de Inteligência americana), Leon Panetta, anunciou nesta quinta-feira (9) o fecho das prisões secretas dos Estados Unidos no exterior.
O diário "The New York Times" informou na sua página na internet que Panetta fez o anúncio em mensagem eletrônica enviada aos funcionários dessa agência do governo americano.
Nessas prisões, supostos membros da Al Qaeda foram submetidos a métodos de interrogação considerados torturas.
No entanto, Panetta disse na mensagem que os envolvidos nesses interrogatórios "não deveriam ser investigados ou punidos", porque suas acções foram consideradas legais durante o governo George W. Bush.
Prisões
A CIA nunca revelou onde se encontram essas prisões secretas, mas o "New York Times" indicou que - segundo fontes da Inteligência, registos de aviação e informações de imprensa - estariam no Afeganistão, Polónia, Roménia e Jordânia.
Segundo fontes oficiais ouvidas pelo jornal, foram levados a essas prisões mais de 100 suspeitos de terrorismo. Quatorze desses prisioneiros foram transferidos para o centro de detenção de Guantánamo, em Cuba, que Obama prometeu fechar no período de um ano.
globo.com

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Itália - Terra não pára de tremer

A terra não pára de tremer em Itália. Duas novas réplicas foram sentidas, esta noite, em L’Áquilla, na região de Abruzzo. O último balanço divulgado dá conta de 278 mortos.
O primeiro tremor de terra, de magnitude 4,3 na escala de Richter, foi registado por volta das 00h55 locais (23h55 de quarta-feira, em Lisboa). O segundo abalo foi verificado por volta das 02h55 locais (01h55, em lisboa) e foi sentido em Roma e em parte do centro de Itália.
As duas fortes réplicas acordaram e assustaram muitos dos milhares de desalojados que se encontram a dormir em campos de tendas, que tanto tem sofrido nos últimos dias.
Segundo o último balanço divulgado pelas autoridades, o número de mortos subiu para 275 e o de feridos é de 1179, dos quais 179 estão em estado grave. Encontram-se ainda desaparecidas entre 20 a 30 pessoas.
CorreioManhã

Afeganistão - Tropas aliadas matam talibãs

Duas operações das tropas afegãs e da coligação, lideradas pelos Estados Unidos da América, no leste e sul do Afeganistão fizeram, pelo menos, dez mortes, entre eles duas mulheres, revelou esta quinta-feira o comando norte-americano no país.
O combate mais mortífero teve lugar esta noite no distrito de Maywand, na problemática zona de Kandahar, no sul, onde as tropas conjuntas assaltaram um edifício onde se escondia um suposto comando talibã.
Segundo o exército dos Estados Unidos, quatro talibãs tentaram esconder-se num açude logo no começo da operação, mas sem sucesso, foram abatidos pelas tropas, que também puseram fim à vida de dois rebeldes protegidos num edifício das redondezas.
O outro confronto teve lugar também de noite, na província oriental de Khost, onde as tropas lançaram uma operação de busca de um rebelde supostamente ligado à rede terrorista Haqqani e à União pela Jihad Islâmica, contou o comando norte-americano.
Quando as tropas planeavam atacar um edifício, um suposto talibã começou a disparar de uma casa vizinha, acabando por ser morto pelos soldados, que abateram ainda três combatentes, dois deles mulheres, e feriram outra que transportava uma bandoleira.
CorreioManhã

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Itália - Quase 72 horas depois do terremoto na Itália, número de mortos atinge 272

Trabalhos de resgate devem terminar nesta quinta-feira (9).Esperanças de achar sobreviventes na região de L'Aquila diminuem.
O número de mortos no terremoto que castigou o centro da Itália na madrugada de segunda-feira chega a 272, segundo boletim divulgado pelas autoridades no início da noite desta quarta (8). Entre as vítimas, há 16 crianças.
No total, há 17.772 desabrigados em 2.962 barracas, divididas em 31 acampamentos. Há 1.000 feridos, de acordo com a Defesa Civil. A Defesa Civil instalou 24 hospitais móveis.
Os trabalhos de resgate devem prosseguir nesta quinta-feira, mas a chance de encontrar novos sobreviventes é mínima, segundo os operacionais no terreno.
globo.com

Somália - Navio norte-americano sequestrado

Piratas somalis sequestraram esta quarta-feira um navio cargueiro com bandeira dos EUA e uma tripulação de 21 membros.
Segundo um diplomata norte-americano, com base no Quénia, adiantou que o navio é o Maersk Alabama, de 17 mil toneladas, e que todos os membros da tripulação são naturais dos EUA.
A Marinha norte-americana já confirmou o sequestro do navio. Segundo o porta-voz tenente Nathan Christensen, o ataque ocorreu ao início da manhã, a cerca de 450 quilómetros a nordeste de Eyl, uma cidade na região somali de Puntland.
Este é já o sexto navio sequestrado numa semana, mas o primeiro com a tripulação totalmente norte-americana.
CorreioManhã

Moldávia - polícia toma conta da capital

As autoridades tomaram conta de Chisinau, a capital da Moldávia, onde milhares de pessoas tinham causado violentos distúrbios esta terça-feira, contestando a vitória do Partido Comunista nas eleições, diz a Interfax, citada pelo El País.
Segundo dados do Ministério do Interior, 193 manifestantes foram detidos. Vários jovens que tentaram passaram a noite junto a uma fogueira em frente ao Parlamento estão entre os detidos. A polícia encontra-se dentro e fora dos principais edifícios públicos da capital desde a madrugada. Os manifestantes, na esmagadora maioria estudantes que tinham iniciado os protestos no dia anterior, insurgem-se contra a vitória do Partido Comunista nas eleições de domingo.
A televisão estatal da Moldávia adiantou que uma jovem terá morrido esta terça-feira durante os protestos. «Há vítimas. Uma jovem mulher sufocou até à morte com o monóxido de carbono no edifício do Parlamento», referiu o apresentador do canal televisivo Moldova 1, citando um relatório policial.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Iraque - Atentado bombista em bairro xiita

A explosão de um carro-bomba causou, esta terça-feira, pelo menos nove mortos e 18 feridos num bairro xiita da capital iraquiana, Bagdad, revelou uma fonte policial.
O atentado, registado junto a uma mesquita do bairro de Kadhimiya, na zona noroeste de Bagdad, segue-se a uma série de ataques idênticos que causaram ontem 37 mortos e dezenas de feridos na capital iraquiana.
CorreioManhã

Réplica volta a atingir Itália

Um novo tremor de terra foi sentido esta terça-feira pelas 18h15, tanto na zona central de Itália, atingida na madrugada de segunda-feira por um sismo mortífero, como na capital onde os edifícios tremeram durante vários segundos, de acordo com o testemunho de alguns jornalistas.
A réplica mais forte desde o sismo de segunda-feira tem uma magnitude que oscila entre os 5,5 e os 5,7 graus na escala de Richter.
Este abalo sísmico causou novos danos materiais em Aquila, onde já havia edifícios a ruir no centro da cidade. O sismo de segunda-feira já provocou 228 vítimas mortais, desde o último balanço.
CorreioManhã

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Coreia do Norte - Mundo condena teste de míssil

A Coreia do Norte testou ontem um míssil de longo alcance, provocando a condenação internacional, razão que levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a convocar uma reunião de emergência.
De acordo com o Estado comunista, foi lançado com êxito um satélite, que entrou em órbita e circundou a Terra, transmitindo canções revolucionárias. No entanto, a hierarquia militar norte-americana e a Coreia do Sul garantiram que o engenho não chegou a entrar em órbita, o que reforça a ideia de que se tratou na realidade de um teste de um míssil balístico com capacidade para atingir o território do Japão e o Alasca.
Fontes militares norte-americanas afirmam que uma parte do míssil caiu no Mar do Japão e as restantes no Oceano Pacífico. Recorde-se que Washington, Seul e Tóquio haviam afirmado nas últimas semanas que a Coreia do Norte se estava a preparar para testar um míssil Taepodong-2, que se estima poder alcançar uma distância de 6700 km.
Reagindo ao lançamento do míssil, o presidente norte-americano, Barack Obama, foi peremptório: "Com este acto de provocação, a Coreia do Norte ignorou as suas obrigações internacionais, rejeitou os apelos inequívocos de contenção e isolou-se da comunidade das nações." Também a União Europeia, NATO, EUA, Japão, Coreia do Sul e França se uniram num coro de protestos globais contra o lançamento do míssil norte-coreano. A China e a Rússia apelaram à calma.
CorreioManhã