sábado, 22 de março de 2008

China admite ter disparado sobre manifestantes tibetanos

Uma semana depois de terem começado os protestos contra a ocupação chinesa do Tibete, Pequim admite ter disparado sobre os manifestantes na província tibetana de Sichuan, no passado domingo.
As autoridades afirmaram à agência de notícias Xinhua que o incidente ocorreu no domingo e que a polícia agiu em legitima defesa, admitiram também terem detido dezenas de manifestantes.
A China tenta mostrar ao mundo uma imagem de ordem e controle, afirma ter agido com «moderação máxima» e sem usar armas letais em Lhasa, mas a reportagem da Xinhua deixa claro que o mesmo não se aplica a outras partes do oeste da China.
Pequim impediu o acesso de estrangeiros a áreas habitadas por tibetanos e esta quinta-feira foram expulsos os últimos jornalistas que permaneciam no terreno, os correspondentes do jornal alemão «Die Zeit» e da revista austríaca «Profil».
A secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, assim como o primeiro ministro britânico Gordon Brown, apelam a que Pequim instaure um diálogo com o Dalai Lama, a quem Pequim atribuiu os protestos.
O líder espiritual tibetano já afirmou estar disposto a encontrar-se com o Presidente chinês Hu Jintao.
In JornalDigital

sexta-feira, 21 de março de 2008

Médio Oriente: Autoridade Nacional Palestiniana recebe 25 blindados russos

Israel deu hoje "luz verde" à entrega de 25 blindados russos à Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), para dotar o presidente Mahmud Abbas de meios para garantir a segurança no combate à resistência islamita do Hamas.
Moscovo já tinha proposto a entrega destes 25 blindados à ANP há dois anos, uma decisão que foi rejeitada por Israel por recear que fossem parar às mãos do Hamas.
Posteriormente, as autoridades israelitas voltaram a atrasar a entrega porque a ANP pedira a instalação de canhões nas viaturas.
Ronen Moshe, porta-voz do Ministério da Defesa israelita, frisou que a autorização para a entrega dos blindados, sem armamento, surgiu depois das garantias dadas durante a recente visita feita ao país pelo chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
A entrega de mais 25 blindados será autorizada quando Abbas tiver assegurado o controlo total da Cisjordânia.
Em Junho, o Fatah, movimento de Abbas, perdeu o controlo da Faixa de Gaza para o Hamas, depois de cinco dias de intensos combates.
Na altura, os islamitas capturaram importantes arsenais fornecidos à ANP nomeadamente por Israel e pelos Estados Unidos.
Israel retirou-se da Faixa de Gaza em 2005, mas mantém um significativo contingente na Cisjordânia para, indirectamente, apoiar Fatah e Abbas à frente da ANP.
In http://clix.expresso.pt/

Milhares nas ruas contra caricaturas de Maomé

Milhares de muçulmanos afegãos voltaram a sair à rua em protesto por causa das polémicas caricaturas do profeta Maomé e do filme do político holandês Geert Wilders, crítico do Islão.
Nas ruas da capital do Afeganistão, Cabul, os manifestantes empunharam cartazes de protesto e de afirmação religiosa. «Maomé é o meu líder, o Islão a minha religião, o Corão a minha lei», lia-se num deles.
No passado dia 14 de Fevereiro, os principais jornais dinamarqueses voltaram a publicar as polémicas caricaturas do profeta islâmico, consideradas ofensivas por muitos muçulmanos, em resposta a uma ameaça de morte recebida pelo caricaturista Kurt Westergaard.
Os primeiros desenhos satíricos de Westergaard foram publicados em Setembro de 2005, no jornal dinamarquês Jyllands-Posten. Em 2006, muitos jornais europeus reproduziram-nos, invocando o direito de expressão, depois dos desenhos terem sido alvo de violentas críticas por parte de muçulmanos de muitos países.
Na sua última mensagem, o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, ameaçou os países europeus por terem republicado as polémicas caricaturas.
In http://www.portugaldiario.iol.pt/

Al-Qaeda: Ameaça de Bin Laden à Europa

“Portugal está em alerta constante contra o terror”
Bin Laden ameaça "castigar de forma severa" a União Europeia, na sequência da recente publicação de caricaturas ao profeta Maomé, mas "Portugal não altera, para já, os níveis de alerta". O discurso do líder da al-Qaeda vai ser alvo de "uma análise cuidada por parte dos nossos serviços de informação", adianta ao CM o tenente-general Leonel Carvalho, e a atitude a seguir é de "prevenção e de constante vigilância e alerta", assegura o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança.
"A capacidade de resposta tem a ver com ameaças concretas – para já nada altera aquilo que é uma ameaça global, desde 11 de Setembro de 2001", o ataque às Torres Gémeas, em Nova Iorque. "Não há alterações no discurso de bin Laden, nem sobre os alvos preferenciais, sendo a Europa sempre referenciada. E no que diz respeito a Portugal, é um alvo potencial mas não deverá ser prioritário, em princípio e de acordo com os elementos disponíveis", segundo Leonel Carvalho. "Nesta altura, a principal defesa é procurar informações e trocá-las, através da cooperação internacional. Os serviços de informação estão atentos a qualquer facto novo – tal como a Polícia Judiciária, com competências na vigilância e na troca de informações, a nível bilateral e através da Interpol e da Europol."
Na gravação divulgada quarta-feira pela al-Jazeera, o líder da al-Qaeda afirma que a Europa será "seriamente castigada" por causa da publicação das caricaturas de Maomé e acusa o Papa Bento XVI de estar por detrás de uma "nova cruzada" contra o islão. O Vaticano rebateu já as acusações, considerando-as "infundadas", e lembrou que o Papa condenou publicamente a publicação das caricaturas de Maomé por vários jornais europeus, tanto em 2006 como já este ano. "É natural que ele [bin Laden] tente juntar o Papa e o Vaticano à sua lista de inimigos, mas isso não é correcto", afirmou um porta-voz da Santa Sé.
Entretanto, a al-Jazeera divulgou ontem mais um excerto da mensagem do líder da al-Qaeda, na qual ele apela aos palestinianos para usarem "ferro e fogo" para acabar com o bloqueio israelita. A MENSAGEM
"Vocês passaram todos os limites (...) ao publicar estas caricaturas insultuosas. Por isso, a resposta será ainda mais dura."
"A resposta irão vê-la e não ouvi-la, e que as nossas mães nos castiguem se a nossa mensagem de Deus não for vitoriosa."
"A publicação destes desenhos está relacionada com uma nova cruzada na qual o Papa e o Vaticano desempenham um papel central."
Osama bin Laden
In
Correio da Manhã

Exército português treina jornalistas para actuarem em zona de conflito

A Escola Prática de Infantaria (EPI) de Mafra está a promover, em colaboração com o Centro de Formação da RTP, um curso que visa preparar jornalistas para desempenharem a sua função em cenários de conflito.
"Com este curso, podemos ver as asneiras que fizemos em muitos cenários reais e alertar consciências para que, no terreno, em cenário de conflito, não se tomem decisões que podem vir a ser erradas. É um curso de bom senso" disse à agência Lusa José Carlos Ramalho, repórter de imagem da RTP e coordenador da acção de formação.
Até quinta-feira, 14 jornalistas estão em regime de internato na Tapada de Mafra, numa formação essencialmente prática que abrange capítulos que vão desde a avaliação de risco e planeamento de reportagem até questões relacionadas com a sobrevivência e segurança pessoal.
Noções de socorrismo, deslocação em ambiente rural e urbano, atravessamento de fronteiras e barreiras de estrada ou o relacionamento com a população local entre várias outras valências, estão igualmente incluídas no programa do curso.
A formação inclui ainda um dia destinado a acompanhar, em permanência, os militares do Exército, dentro dos limites da Tapada, onde decorre um exercício que envolve cerca de 400 militares.
Ouvido pela agência Lusa, o coronel Guerra Pereira, comandante da Escola Prática de Infantaria de Mafra, disse que o curso permite aos jornalistas "conhecer equipamentos, técnicas e procedimentos que lhes permitem encarar de forma mais tranquila a sua sobrevivência".
Guerra Pereira destacou, igualmente, o "duplo sentido" da formação, frisando que ela permite ao Exército aprender a cumprir missões com jornalistas integrados nas forças militares.
In RTP

quinta-feira, 20 de março de 2008

Polícia espanhola intercepta entrega de explosivos

A polícia espanhola interceptou uma operação de entrega de explosivos entre membros da ETA, depois de um civil ter encontrado duas caixas de explosivos e um detonador junto a uma estrada na província de Ciudad Real.
As autoridades admitem que os explosivos em causa não se destinavam a um atentanto iminente, tratando-se apenas de uma entrega entre o comando do grupo separatista basco.

Brasil: precauções para os turistas portugueses

A situação da dengue na cidade do Rio de Janeiro é «preocupante», diz o epidemiologista brasileiro Pedro Tauil, e justifica, segundo o Governo de Lisboa, cuidados especiais dos viajantes portugueses para esta cidade.
Pedro Tauil afirmou à Agência Lusa que, além da explosão do número de pacientes com dengue, houve um aumento da gravidade dos casos da doença no Rio de Janeiro.
29 pessoas morreram com dengue no Rio de Janeiro
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 29 pessoas morreram com dengue na cidade apenas este ano, número maior que o registado em 2007 (26).
Em todo o Estado, a doença já matou 47 pessoas entre Janeiro e Março e já foram notificados mais de 32 mil casos.
Tauil, professor de Medicina do Núcleo de Doenças Tropicais da Universidade de Brasília (UnB), evitou falar em epidemia da doença no Rio de Janeiro, como já afirmam alguns de seus colegas, mas admitiu que a situação é grave.
O Ministério da Saúde anunciou a criação de um gabinete de crise para enfrentar a dengue, com a participação das Forças Armadas, que começa a funcionar a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro.
Trezentos agentes de saúde que estavam cedidos a secretarias municipais já foram convocadas para actuar na capital por dois meses no combate ao mosquito Aedes aegypti.
«São necessárias acções de governo, como abastecimento regular de água, colecta de lixo e melhoria das condições de habitação no Rio de Janeiro, conjugadas com a participação da população para manter quintais limpos e evitar recipientes que possam ser criadouros do mosquito», defendeu Pedro Tauil.
Repelente próprio à venda no Brasil
O Governo português aconselha, por seu lado, aos viajantes para o Rio de Janeiro a tomarem «medidas de precaução», recomendando «a utilização durante todo o dia de repelente próprio, que só se vende no Brasil», disse à Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades. A mesma fonte adiantou que os viajantes portugueses devem evitar locais húmidos ou de águas estagnadas.
Tauil alerta que o efeito do repelente é de duas a três horas e lembra que o Aedes aegypti pica durante o dia.
Condições favoráveis à proliferação do mosquito
Segundo Pedro Tauil, o Rio de Janeiro tem condições climáticas muito favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, como estar no nível do mar, apresentar um índice pluviométrico muito elevado e temperaturas altas durante quase todo o ano.
A isso associam-se condições sócio-económicas que favorecem a multiplicação dos mosquitos, já que 25 por cento da população da região metropolitana do Rio de Janeiro, ou seja, mais de três milhões de pessoas, vivem em favelas.
In PortugalDiário

quarta-feira, 19 de março de 2008

Dalai Lama pede a líderes mundiais diálogo com China

O Dalai Lama pediu hoje aos líderes mundiais que ajudem a resolver a crise no Tibete através do diálogo com a China e que pressionem este país para que modere a repressão que está a exercer na região.
«Continuamos comprometidos com um processo de diálogo para encontrar uma solução mutuamente benéfica para a questão tibetana», escreveu o Dalai Lama num comunicado divulgado pela respectiva assessoria.
«Também queremos que a comunidade internacional apoie os nossos esforços para resolver os problemas do Tibete através do diálogo, e pedimos-lhes que exijam aos líderes chineses moderação no momento de enfrentar a actual situação e tratar os que estão a ser presos de forma justa e correcta», acrescenta o texto.
In DiárioDigital

Contingente português permanece em Pristina

O contingente português integrado na KFOR, que está prestes a ser alargado para perto de três centenas de militares, não se viu envolvido nos incidentes de Mitrovica. Ouvido pela agência Lusa a partir de Pristina, onde se encontram estacionados, o comandante das tropas lusas, tenente-coronel João Magalhães, garantiu que "não há registo de mais incidentes e o ambiente está calmo" em Mitrovica, embora admita que permanece a tensão.
Composta por aproximadamente 15 900 militares, de 34 países (24 membros da OTAN e dez países exteriores à aliança), a KFOR é uma força de manutenção de paz mandatada pelas Nações Unidas, que permanece no Kosovo desde Junho de 1999. O contingente português é formado por militares do Exército, da 13.ª Companhia de Atiradores Pára-quedistas e por um Destacamento de Apoio de Serviços. Há ainda seis militares portugueses integrados no Estado-Maior do quartel-general da KFOR.
O contingente português faz parte do Batalhão de Manobras de Reserva Táctica da KFOR, comandado por João Magalhães, concebido para ser activado em missões de resposta rápida a alterações potenciais da situação de segurança no território.
A KFOR é, neste momento, a única força internacional a garantir a segurança no enclave sérvio de Mitrovica, onde, logo após a declaração unilateral de independência, feita em Pristina, também houve militares portugueses em acção preventiva. Os polícias feridos no Kosovo integram-se na Minuk, missão de administração interina da região chefiada pelas Nações Unidas.
In JN

domingo, 16 de março de 2008

Embaixada da China em Haia atacada por manifestantes pró-Tibete

Perto de 400 manifestantes que contestavam a presença chinesa no Tibete tentaram tomar de assalto a Embaixada da China em Haia, destruindo parte da vedação da representação diplomática de Pequim em território holandês.
Os manifestantes destruíram parte da vedação e retiraram uma bandeira chinesa para a substituir pela bandeira do Tibete, gritando frases como “China vai para casa” e “Longa vida para o Dalai Lama”. Três dos participantes no protesto conseguiram passar a vedação mas foram detidos pouco depois pela polícia.
Os organizadores do protesto, a Campanha Internacional pelo Tibete, apelaram aos manifestantes que mantivessem a calma e continuassem a contestação pacificamente.
Esta manifestação surge dias depois de protestos de monges budistas contra o Governo chinês. Anteontem, manifestações contra a administração chinesa degeneraram em violência no centro de Lhasa, provocando pelo menos dez mortos, segundo Pequim, e perto de cem, de acordo com o Governo tibetano no exílio, que já pediu a abertura de um inquérito junto da ONU. Já hoje, duas ONG avançam que pelo menos sete tibetanos foram mortos durante uma manifestação desmobilizada pela polícia em Ngawa, num distrito tibetano da província de Sichuan, sudoeste da China.
In PUBLICO.PT

Queda de míssil no Norte do Paquistão faz 16 mortos

Pelo menos 16 pessoas morreram e sete ficaram feridas hoje, vítimas da queda de um míssil numa área residencial do Norte do Paquistão, na zona tribal que faz fronteira com o Afeganistão, informou a televisão pública paquistanesa.Várias explosões foram ouvidas pelos habitantes da região, que afirmam que um míssil atingiu uma casa na cidade de Doog, na região de Waziristan.
In PUBLICO.PT