sábado, 8 de novembro de 2008

Marinha espera há 3 anos por dois navios-patrulha

Já têm número de «amura» e a cor que convém à Armada Portuguesa. Os dois navios de patrulha oceânica encomendados pelo Governo em 2004, já deviam estar na água há três anos. E até estão. Mas parados e a ganhar ferrugem.
Em 2004 o ministro da Defesa, Paulo Portas, assinava com os estaleiros navais de Viana do Castelo um contrato para a construção de uma dúzia de navios para a Marinha Portuguesa. O governo preparava assim, a reforma das corvetas com mais de 30 anos e aproveitava para dar uma ajuda a uma empresa à beira da falência.
A construção naval portuguesa foi relançada, já que os estaleiros de Viana continuam a trabalhar. Mais atrasado está o reequipamento da Marinha. Os primeiros dois navios de patrulha oceânica deviam ter sido entregues em 2005, mas as embarcações terão sido equipadas com um motor desadequado à exigência de qualidade da Marinha. Depois deste, muitos outros equívocos, muitos outros atrasos numa obra naval que dura há quatro anos, em navios que se tornam velhos, muito antes de serem novos.
Pior é que enquanto os navios não ficam prontos, a Marinha desembolsa todos os anos «rios de dinheiro» na manutenção das corvetas, embarcações dos anos 70 que já deviam ter sido abatidas. De acordo com informações recolhidas pela TVI, as necessidades exigidas a um navio da armada podem ter sido mal calculadas num estaleiro que constrói sobretudo embarcações civis.
Num projecto que parece estar à deriva desde o início, o prazo agora previsto para o baptismo dos «patrulhões» aponta para 2009. A escolha da data, em cima das eleições, poderá ser apenas coincidência.
TVI

Congo - Situação agrava-se na região do Kivu

No Congo, está cada vez mais grave a situação na região do Kivu. O cessar-fogo foi quebrado e os combates não poupam agora a população civil. Esta sexta-feira no Quénia, os líderes africanos tentam chegar a uma solução para o conflito.
Os homens de Laurent Nkunda, o antigo general congolês, lideram agora os rebeldes Tutsies do Congresso Nacional para a defesa do povo. Nos últimos dois dias, quebrado o cessar-fogo, avançaram mais ainda em direcção a Goma. Puseram o Exército congolês em fuga e não pouparam a população civil.
Um habitante de Kiwanja, Bamporiki Simo, explica que «não conseguimos compreender isto. Tentamos evitar a guerra e escondemo-nos em casa, mas os soldados matam as pessoas em casa. Eles batem à porta e quando as pessoas respondem, matam-nas com as armas. Os homens do CNDP vieram para nos proteger e, em vez disso, são eles que nos estão a matar nas nossas casas». De porta em porta pelo menos 12 corpos foram contados pelas organizações humanitárias que estão no Kivu, e que dizem não perceber o quê que os capacetes azuis andam a fazer.
O líder rebelde, diz que mandou matar apenas membros das milícias «Mai Mai» que combatem pelo Governo do Congo. Os civis dizem que não, que as vítimas eram apenas maridos e pais. Saber quem diz a verdade não fácil, tal como não será fácil encontrar uma solução pacífica para o conflito que resiste desde há uma década. Hoje a escassos sete quilómetros de Goma, em Kibati, ouviam-se tiros e explosões, bem perto de um campo de refugiados guardado pelos capacetes azuis.
Esta sexta-feira no Quénia, vários Chefes de Estado africanos reúnem com o Secretário-geral da ONU para tentar a paz, mas o que está em jogo é bem mais do que uma questão étnica. Ninguém, nem congoleses nem ruandeses querem abrir mão da única região do mundo onde nasce a preciosa Tantalite usada para fabricar os telemóveis que usamos todos os dias.
TVI

HUMOR - Mais uma pérola do YouTube

sei que os anos vao passando e cada vez te amo mais
e dedicando sempre um amor sem fim
nos momentos de paixão e de felicidade
e eu sempre acreditei que o teu amor era verdade
tu sempre juras-te a mim eterno amor
e um dia casarias comigo e serias feliz
mas tu mentis-te e vi que estava errado
um dia vi tu saires com o ex namorado
refrão:
eu vou-te deletar te excluir do meu orkut
eu vou-te bloquear no msn
nao me mandes mais scrapts nem e-mails power-point
me exclui tambem
e adiciona ele
(bis)

Mais Uma musica de ir às lágrimas, com uma (excelente) letra da bimbanhada nacional.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Irlanda - Autoridades apreendem 500 milhões de euros em cocaína

As autoridades irlandesas apreenderam, esta quinta-feira, pelo menos 500 milhões de euros de cocaína. Durante a operação foram detidos três homens, com idades entre os 44 e os 52 anos.
Uma equipa da Marinha da Irlanda abordou o iate que transportava a droga a 370 quilómetros da costa. O navio estava a ser vigiado desde as Caraíbas e, agora, está a ser rebocado para o porto de Castletownbere. A operação teve o apoio da polícia da Grã-Bretanha e também de autoridades de outros países.
Se se confirmar o valor da cocaína, vai ser a maior apreensão de sempre na Irlanda.
TVI

Paquistão: Alegado míssil dos EUA mata

Os responsáveis paquistaneses afirmam hoje que um ataque, alegadamente, com um míssil norte-americano, matou pelo menos oito pessoas na conturbada zona noroeste do país do Waziristão.
Segundo fonte não identificada, foram efectuados dois ataques na região paquistanesa do Waziritão do Norte, onde as autoridades acreditam que talibãs e militantes da Al-Qaeda se concentram para atacar as forças norte-americanas no Afeganistão.
CorreioManhã

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Recomeçaram os confrontos no Congo

É talvez dos poucos sítios no mundo onde a maioria não faz a mais pequena ideia de quem é Barak Obama. Talvez dentro de algum tempo, o novo presidente do país mais poderoso do mundo, faça alguma coisa pelos habitantes da República Democrática do Congo. Por enquanto estão outra vez em fuga. Depois de alguns dias de cessar-fogo em que aproveitaram para regressar a casa. Agora é outra vez a debandada para milhares que fogem dos combates que recomeçaram.
Os «Mai Mai» são uma conhecida milícia que combate lado a lado com as tropas governamentais do Congo. Os «Mai Mai» são agora acusados pelos rebeldes de terem sido eles a quebrar o cessar-fogo.
O som de artilharia é a prova de que a situação continua má. De visita à região, o enviado do secretário-geral das Nações Unidas, defendeu o envio de mais capacetes azuis, agora com autorização para atirar. Sem data para regressar outra vez a casa, vale a ajuda humanitária que já começou a chegar. Ontem foram distribuídas rações de sobrevivência para 10 dias. Um já passou.
TVI

Forças Armadas - Militares convocam boicote aos refeitórios

A insatisfação e mal-estar nas Forças Armadas leva a mais um protesto dos militares. Foi convocado um boicote nos refeitórios nas unidades militares e esta quinta-feira ninguém almoça. As associações falam em dívidas de milhões de euros à família militar por parte do Governo. O ministro da Defesa diz que os problemas estão a ser analisados e serão resolvidos.
Uma comissão de luta contra a insatisfação e mal-estar apela a que ninguém almoce nas cantinas das unidades onde presta serviço. O tempo do almoço será dedicado à reflexão sobre os problemas que afectam os militares em Portugal.
O ministro da Defesa tem conhecimento destes problemas e deixa a mensagem de que tudo está a ser feito para se encontrarem soluções. Os militares ficam à espera, mas fica a promessa de que podem avançar para outros protestos no caso de não se encontrarem respostas para os problemas que o afectam.
TVI

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Brasil - Dengue ameaça vinte estados

(Clique na imagem para aumentar)

A dengue, que no primeiro semestre deste ano registou no Rio de Janeiro a maior epidemia da história do Brasil, pode voltar ainda com mais força no próximo ano. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vinte dos 27 estados brasileiros estão sob a ameaça de uma epidemia da doença em 2009.
Entre os estados estão São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará e Bahia, mas nenhum preocupa tanto quanto o do Rio de Janeiro. Até Abril deste ano, auge da epidemia, pelo menos 243 mil pessoas foram infectadas pela dengue naquele estado e, apesar de os números oficiais serem inferiores, calcula-se que mais de 300 tenham morrido.
Com o novo período das chuvas, quando a situação é mais grave, a começar já daqui a dois meses, a preocupação das autoridades sanitárias é muito grande. Pouco ou nada foi feito nos municípios mais vulneráveis para prevenir um novo surto e, por outro lado, as recentes eleições autárquicas desviaram a atenção da população e dos autarcas, interromperam acções e fluxo de recursos e provocaram em muitas cidades a mudança de presidente de câmara.

Alemanha - Incêndio de autocarro causa 20 mortos

Vinte pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas na sequência de um fogo num autocarro na Alemanha.
A viatura circulava normalmente numa estrada perto de Hanôver quando se incendiou. Muitos dos passageiros, a maior parte idosos, não conseguiram sair a tempo.
As autoridades garantem que não houve qualquer colisão e o proprietário da companhia de transportes afirma que na origem do fogo terá estado um cigarro mal apagado na casa de banho.
TVI

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Iraque - Atentados bombistas em Bagdad

Pelo menos onze pessoas perderam a vida e 26 outras ficaram feridas na sequência de dois atentados bombistas ocorridos esta terça-feira na capital do Iraque, Bagdad.
Fontes policiais informaram que a primeira explosão, registada num parque de estacionamento do bairro de al-Mashtal, na zona oriental da cidade, matou sete pessoas e feriu outras 18.
A segunda deflagração, provocada por um engenho explosivo colocado junto a uma estrada no distrito de Qahira, no Norte de Bagdad, causou quatro mortos e oito feridos.
CorreioManhã

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Militares - Cavaco silva poderá pronunciar-se em breve

O Presidente da República poderá pronunciar-se sobre a crise entre os militares e o Governo, quando no dia 14 de Novembro visitar a Escola Naval, no Alfeite, para presidir à abertura das Jornadas do Mar. A informação é avançada, esta segunda-feira, pelo Diário de Notícias. Sabendo-se que, tal como já o fez em 10 de Junho, Cavaco Silva deverá apelar à valorização dos militares.
Trata-se da primeira ocasião em que o chefe de Estado, enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas, se poderá pronunciar sobre as polémicas declarações do general Loureiro dos Santos. O general alertou para a necessidade de se resolverem problemas específicos dos soldados, apontando uma hipotética ameaça de uso da força por parte de jovens militares.
O ministro da Defesa, em entrevista à RTP, considera ser uma «grande injustiça» admitir-se que as Forças Armadas podem ameaçar a Democracia. Nuno Severiano Teixeira revelou que as carreiras dos militares ficarão de fora do Regime Geral da Administração Pública.
TVI