sábado, 11 de julho de 2009

Iraque: ataque faz quatro mortos e 40 feridos

A explosão de uma carro armadilhado matou, este sábado, quatro pessoas e feriu outras 40 num mercado da cidade de Mossul, localizada no Norte do Iraque.
De acordo com a BBC, que cita fontes policiais, acredita-se que as vítimas da explosão sejam civis.
A explosão aconteceu menos de duas semanas depois das tropas americanas terem deixado as zonas urbanas do Iraque.
De acordo com a BBC, a bomba explodiu numa área com população predominantemente xiita.
In:IOL.pt

Um avião da TAP que partiu do Porto com destino a Caracas, Venezuela, foi obrigado a regressar ao aeroporto depois de ter um grupo de aves ter embatid

Um avião da TAP que partiu do Porto com destino a Caracas, Venezuela, foi obrigado a regressar ao aeroporto depois de ter um grupo de aves ter embatido na aeronave, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação da transportadora.
Os 205 passageiros do voo TP125, A330-200, que descolou do aeroporto Francisco Sá Carneiro às 11:20, foram encaminhados para um hotel, onde ainda se encontram, à espera de ser informados do novo voo.
IOL.pt

Paquistão: Uma dezena de talibãs mortos

Durante um intenso tiroteio que ocorreu esta madrugada em Zhob, na província paquistanesa do Beluquistão e perto das zonas tribais, morream 10 talibãs e um soldado. Os confrontos deixaram ainda dois militares feridos.
In:Correiodamanhã

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Rússia ameaça deslocar mísseis se não fechar acordo com EUA sobre escudo

A Rússia vai deslocar mísseis Iskander para Kaliningrado se não chegar a um acordo com os Estados Unidos sobre a instalação do escudo antimísseis americano na Europa, afirmou o presidente russo Dmitri Medvedev na reunião de cúpula do G8 em L'Aquila.
"Se não chegarmos a um acordo nesta questão, vocês conhecem as consequências. O que disse em meu discurso à nação continua sendo atual".
A Rússia, que considera a instalação do escudo antimísseis americano na Europa uma ameaça para sua segurança, advertiu que mobilizaria mísseis em Kaliningrado, um enclave russo cercado de países da União Europeia (UE).
Medvedev já havia afirmado em novembro de 2008 que "para neutralizar, no caso de necessidade, o sistema de defesa antimísseis, mobilizaremos na região de Kaliningrado o complexo de mísseis Iskander".
globo.com

China admite condenar à morte responsáveis pelos motins

O governo chinês promete aplicar "punições severas" aos responsáveis pelos motins em Urumqi (província de Xinjiang) provocados por uigures, etnia de origem turca e muçulmana que representa a maioria (ameaçada) da população de Xinjiang.
As autoridades chinesas garantem terem morrido já 156 pessoas na sequência dos conflitos entre uigures e forças policiais, enquanto os líderes uigures apontam para 800 mortos. O número de detidos também é incerto: 1500 segundo as autoridades chinesas; entre 3 e 5 mil pelas contas dos uigures. "Tendo em conta as repressões anteriores e num ano em que se comemoraram 20 anos do massacre de Tiananmen, Pequim irá responder com mão pesada", diz Raquel Vaz-Pinto, prevendo que a pena de morte será "certamente aplicada" a muitos dos detidos.
iOnline

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Afeganistão: Camião armadilhado explode

Pelo menos 25 pessoas, 21 civis e quatro polícias, morreram esta quinta-feira na sequência da explosão de um camião bomba numa estrada muito frequentada da província de Logar, a escassos 30 quilómetros de Cabul, capital do Afeganistão.
O camião foi estrategicamente colocado na noite de quarta-feira na estrada principal que une o distrito de Mohammed Agha. A explosão ocorreu pela manhã, quando polícias tentavam retirar a viatura para desobstruir a via.
No momento da explosão, várias crianças que seguiam para escola passaram perto do camião, pelo que alguns alunos estão entre as vítimas mortais. O número de feridos no ataque não foi contabilizado.
In:Correiodamanhã

Governo chinês diz que uigures receberam treino da al-Qaeda


O governo chinês disse nessa quinta-feira (9) que os distúrbios de domingo passado (5) em Urumqi foram actos premeditados realizados por muçulmanos uigures, entre eles "activistas separatistas" que receberam treino da al-Qaeda e de outras organizações terroristas internacionais.
InGlobo.com

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nuclear: Central alemã parada até 2010 após avarias em série

A central nuclear alemã de Krummel (norte), afectada recentemente por uma série de avarias nos transformadores eléctricos, não estará ao serviço antes da próxima Primavera, anunciou hoje o grupo sueco Vattenfall que a explora.
Os dois transformadores envolvidos nos incidentes da semana passada têm de ser substituídos, o que só acontecerá «em Abril ou em Maio do próximo ano», indicou uma porta-voz da empresa. «Até lá, a central nuclear ficará desligada da rede», precisou Vattenfall num comunicado.
Na altura destes incidentes, a central, situada a cerca de 30 quilómetros de Hamburgo, estava a funcionar há apenas uma semana, depois de ter estado parada durante dois anos.
Diário Digital

Avião da Yemenia: corpos e cadeira de avião encontrados

As autoridades da Tanzânia divulgaram, esta quarta-feira, que 13 corpos e uma cadeira de avião deram à costa em uma das praias do país, admitindo a hipótese de se tratarem de vítimas do acidente do Airbus A310 da companhia Yemenia.
De acordo com o comissário do distrito da Ilha de Mafia, Manzie Mangochie, os cadáveres são de cidadãos africanos e europeus, incluindo três mulheres.
Peritos franceses estão a ajudar na operação de identificação dos cadáveres, que poderão ser vítimas do Airbus A310 da companhia iemenita, que se despenhou na madrugada de 30 de Junho no oceano Índico ao largo das ilhas Comores.
Um porta-voz da polícia local, Mohammed Mhina, afirmou ainda que os corpos foram descobertos junto de uma cadeira de avião e de uma placa de metal onde se podia ler "Airbus".
Diário Digital

Paquistão: Oito islamitas mortos

Oito combatentes islamitas morreram esta quarta-feira no noroeste do Paquistão, após ter sido lançado, de madrugada um míssel norte-americano. De acordo com os responsáveis o míssel foi lançado de um avião contra um dos esconderijos dos talibãs.
in:Correiodamanha

Brasil - Adolescente confessa ter morto 30 pessoas


Uma adolescente brasileira de 17 anos, detida durante uma rixa de rua, surpreendeu a polícia da cidade de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, ao confessar espontaneamente ter assassinado trinta homens desde 2006 até este ano.
Segundo o inspector Mauro Truzzi Otero, a jovem, que não foi identificada, afirmou ter decidido confessar os homicídios por já não suportar tanto peso na consciência e por querer ser presa enquanto é menor, já que não pode ser condenada a mais de três anos de prisão.
A polícia chegou a desconfiar da veracidade da história, mas a jovem contou detalhes sobre 11 dos crimes e os dois primeiros, já analisados, coincidem em tudo com o que revelou. As mortes foram praticadas com a mesma faca e por motivos diversos, como conseguir algum dinheiro, vingança ou para “fazer justiça”.
A maioria dos crimes ocorreu na cidade de Aparecida do Taboado, no estado do Mato Grosso do Sul, onde a família reside, mas a adolescente confessou ter assassinado homens nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
In:Correiodamanha

terça-feira, 7 de julho de 2009

Gripe A: 12 casos nas últimas 24 horas

(Clique na imagem para aumentar)
O número de casos confirmados de Gripe A (H1N1) em Portugal subiu esta terça-feira para 57, após terem sido detectados 12 novos casos nas últimas 24 horas, indica o relatório do Centro Europeu para a prevenção de Controlo de Doenças (CEPCD).
No panorama europeu, o mesmo relatório regista 228 novos casos registados nas últimas 24 horas, num total de 10582 casos.
O Reino Unido continua a ser o país europeu com o maior número de casos, 7447, seguido da Espanha, com 848 e da Alemanha, que regista 548 casos confirmados do vírus H1N1.
Em todo o mundo, a Gripe A já contagiou mais de 94500, tendo causado 429 mortes, revelou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Piloto e soldado morrem em queda de avião militar na Sérvia

Um piloto e um soldado morreram hoje devido à queda de um avião do Exército sérvio na zona do aeroporto militar de Batajnica, perto de Belgrado, por causas desconhecidas.
O acidente, no qual outro soldado ficou levemente ferido, ocorreu por volta das 9h10 local (4h10 de Brasília) enquanto o aparelho, um MIG-29, realizava um trabalho de rotina, afirmou o Ministério da Defesa sérvio.
O piloto conseguiu se ejetar, mas morreu depois no hospital por causa das lesões sofridas, e o soldado morreu na queda do avião.
In:Globo.com

Afeganistão: Três militares da NATO mortos

Dois militares canadianos e um inglês da NATO morreram na segunda-feira, no sul do Afeganistão devido à queda do helicóptero onde seguiam. Esta queda provocou ferimentos em outros três militares canadianos que foram transportados para o hospital. De acordo com as autoridades este acidente não foi provocado pelas forças inimigas.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Milhares a ver aviões

O ruído ensurdecedor do Eurofighter da Força Aérea Espanhola calou por momento as palmas do público, entusiasmado por ver na Base Aérea de Sintra um dos aviões de combate mais sofisticados da actualidade. Foi um dos momentos altos do Festival Aéreo, que fechou ontem com chave-de-ouro as comemorações do 57º Aniversário da Força Aérea Portuguesa e 100 anos da aviação em Portugal.
Antes, os F16 portugueses fizeram uma arrojada simulação de ataque ao solo, com explosões incluídas, para gáudio dos muitos milhares de espectadores que encheram de civis a base militar. In:Correiodamanha

EUA e Rússia vão reduzir arsenais nucleares

Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e russo, Dmitri Medvedev, acordaram esta segunda-feira, em Moscovo, a redução dos arsenais nucleares das duas potências.
O novo tratado para redução de armamento estratégico prevê que nos próximos sete anos as duas potências limitem o número de sistemas de lançamento estratégico entre as 500 e as 1100 unidades e o de ogivas nucleares entre 1500 e 1675.
O novo acordo vai substituir o tratado Start I, que foi assinado em 1991 e expirava em Dezembro deste ano.
Os EUA e a Rússia possuem, juntos, 95 por cento do total de armas nucleares do planeta.
Passagem de tropas
No primeiro dia da visita do chefe de Estado norte-americano à capital russa, que tem como objectivo melhorar o relacionamento entre as duas potências, Obama conseguiu ainda um acordo que permitirá que até 4500 tropas norte-americanas sobrevoem os céus da Rússia, anualmente, em trânsito para o Afeganistão.
IOL.pt

Gripe A pode atingir 25% da população

O director-geral da Saúde prevê um crescimento exponencial do número de infectados com gripe A em Portugal. Francisco George aponta para 25 por cento de portugueses infectados já no próximo Inverno. "Pode acontecer que em semanas de onda epidémica 20 a 25 por cento da população seja afectada", afirmou ontem o responsável, frisando que "dentro de duas semanas, ou menos", se deverá chegar aos cem casos.
O Ministério da Saúde confirmou mais um caso de infecção com o vírus H1N1, elevando-se assim para 42 o número de portugueses que contraíram gripe A. Trata-se de um menino de dois anos, proveniente do México, que se encontra internado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
CorreioManhã
Gripe causou 429 mortes e infectou mais de 94 mil pessoas, diz OMS
A Organização Mundial da Saúde divulgou nesta segunda-feira (6) o seu boletim actualizado sobre os casos de gripe no mundo. Segundo a agência da ONU, o número de mortos em consequência da gripe suína subiu para 429 e os casos confirmados, para 94.512 mil.
De sexta-feira passada até hoje, foram registrados 4.591 mil novos casos e 47 mortes a mais em nível mundial, segundo esses dados.
Os Estados Unidos têm o maior número de contaminados, com 170 mortos e 33,902 mil infectados. Em seguida aparece o México, com 10,262 mil casos, incluindo 119 mortes.
globo.com

China: 140 mortos em manifestações

As manifestações que ocorreram domingo em Xinjiang, China, ficaram marcadas pela violência entre grupos étnicos. Até ao momento, foram registados 140 mortos e mais de 800 feridos.
Os protestos começaram este domingo no centro de da cidade de Urumqi, com uma manifestação pacífica por parte de um grupo étnico muçulmano (uigures) que pedia uma investigação da morte de um dos seus membros durante um confronto com os chineses ‘han’ (a etnia em maioria no país) numa fábrica de brinquedos no sul do país.
O número de manifestantes começou a aumentar e os tumultos começaram nas ruas de Urumqi, com o corte do trânsito, a queima de veículos e ataques aos vendedores, o que provocou a morte de vários chineses.
CorreioManhã

PSP: 270 agentes agredidos

Nos primeiros seis meses do ano foram agredidos 270 profissionais da PSP, dos quais 94 com gravidade, segundo dados da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP). Consideram-se agressões graves aquelas que exigem assistência médica, internamento hospitalar ou uma baixa superior a 24 horas.
CorreioManhã

domingo, 5 de julho de 2009

Após fortes chuvas, inundações deixam 16 mortos na China

Inundações em ruas na região chinesa de Guangxi deixaram cerca de 300 jovens ilhados numa escola com pouco suprimento de água e comida, informou neste domingo (5) uma autoridade da região citada pela agência Associateed Press. Após dias seguidos de fortes chuvas, pelo menos 16 pessoas morreram e 320 mil tiveram que deixar suas casas no sul e centro do país. Os temporais já mataram 16 pessoas.
Segundo a rede CCTV, neste domingo, as águas estavam com profundidade de 2,5 metros. A reportagem afirmou que era o maior nível de alagamento que o país viveu na última década.
globo.com

Afeganistão: Sequestrados 16 funcionários da ONU

Dois soldados britânicos morreram e 16 funcionários da ONU foram sequestrados ontem no sul e no leste do Afeganistão, respectivamente, de acordo com informações avançadas este domingo pelo Ministério da Defesa britânico.
Os dois militares das forças armadas foram mortos em ataques distintos. Um deles num ataque com artilharia e outro por uma bomba artesanal. Ambos ocorreram na região de Gereshk, sul do país, e fizeram com que o número de militares britânicos mortos em território afegão desde 2001 subisse para os 173.
Os 16 funcionários das Nações Unidas, encarregues de operações de desminagem, foram sequestrados enquanto viajavam entre as províncias de Paktia e de Khost, no leste do país.
CorreioManhã

Irão:Traficantes enforcados

O Irão enforcou 20 pessoas por tráfico de droga. Foram apreendidos ao grupo mais de 700 quilos de heroína, cocaína e ópio.
In:Correiodamanha