quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

TROPAS ESPECIAIS PORTUGUESAS "CANTIGOS"

Por Portugal e pelos "COMANDOS"

Mama Sume

Rússia suspende instalação de mísseis

O Estado Maior General das Forças Armadas da Rússia anunciou esta quarta-feira a suspensão do projecto para instalar mísseis operativo-tácticos Iskander na região de Kaliningrado (Oeste), devido a uma mudança de atitude na política norte-americana protagonizada pela nova administração de Barack Obama.
"A realização deste projecto foi suspensa devido ao facto de a nova administração norte-americana não forçar os planos de instalação do sistema de defesa antimíssil na Polónia e República Checa", declarou um porta-voz do Estado Maior General, citado pelas agências noticiosas russas.
"A Rússia não tem necessidade de instalar mísseis Iskander se os Estados Unidos da América não instalarem o seu sistema de defesa antimíssil no Leste da Europa", sublinhou o mesmo porta-voz. A decisão de instalar mísseis na região de Kalininegrado fora anunciada pelo presidente Dmitri Medvedev, num discurso à nação no dia 5 de Novembro.
Os sistemas móveis Iskander, também conhecidos sob a sigla SS-26 Stone, de acordo com a classificação da NATO, estão dotados de mísseis tácticos com um alcance entre os 50 e os 300 quilómetros, que podem transportar ogivas com cargas até 480 quilogramas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Explosão mata soldado israelita

Um soldado israelita perdeu a vida e outros três ficaram feridos vítimas de uma explosão ocorrida esta terça-feira em território de Israel próximo da fronteira com a Faixa de Gaza, a norte da cidade de Kissoufim.
De acordo com o Exército israelita, um engenho explosivo accionado por controlo remoto deflagrou à passagem de uma patrulha militar. Israel já respondeu com disparos sobre o território palestiniano.
Este é o primeiro incidente violento ocorrido desde o cessar-fogo que entrou em vigor no passado dia 18 de Janeiro, depois de uma operação militar israelita na Faixa de Gaza, que causou mais de 1.300 mortos.
A explosão registada hoje ocorre numa altura em que o presidente norte-americano, Barack Obama, enviou o seu emissário para o Médio Oriente (George Mitchell) para a região, defendendo que chegou o momento de israelitas e palestinianos regressarem à mesa das negociações.

Irão: Rebeldes atacam forças da ordem

Pelo menos doze elementos das forças da ordem do Irão foram mortos por rebeldes, vítimas de uma emboscada ocorrida ontem no sudeste do país, anunciou esta terça-feira o porta-voz do poder judiciário, Ali Reza Jamshidi.
O ataque ocorreu na região de Saravan na província de Sistan e Baluchistão, onde o grupo de rebeldes sunitas Jundallah, que significa “soldados de Deus”, tem multiplicado os ataques contra as forças da ordem.
O regime iraniano acusa os EUA de apoiarem o grupo de rebeldes sunitas, responsabilizado também pela execução de 16 polícias sequestrados num posto fronteiriço de Saravan, junto à fronteira com o Paquistão.
CorreioManhã

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Força Aérea voou 21.570 horas em 2008

Durante o ano de 2008, a Força Aérea Portuguesa efectuou cerca de 21.570 horas de voo, no cumprimento das várias missões que lhe estão atribuídas.
Destas, destacam-se as 591 horas efectuadas no transporte de 325 doentes e sinistrados, bem como 47 horas de voo no transporte de órgãos humanos para transplantes hospitalares. No âmbito, ainda, das missões de interesse público, as aeronaves da Força Aérea voaram 325 horas em operações de busca e salvamento e 18 horas em operações de controlo de poluição no mar, nas Zonas Económicas Exclusivas do Continente, dos Açores e da Madeira.
No estrangeiro e em missões de cariz humanitário de apoio à União Europeia e à Aliança Atlântica, foram voadas 515 horas, sendo 305 horas relativas a voos no Chade e 210 no Afeganistão. Nestas duas missões de segurança cooperativa internacional, foram transportados 1220 passageiros e 582 toneladas de carga, no Chade e 3000 passageiros e 280 toneladas de carga, no Afeganistão, em benefício das populações locais e de diversas organizações internacionais no terreno. A totalidade da actividade aérea de 2008, nas várias frotas de aeronaves da Força Aérea, resultou em cerca de 11 milhões de quilómetros voados, o que equivale a 14 viagens (ida e volta) à Lua, ou 275 voltas ao Mundo.

Hamas vai continuar a armar-se

O Hamas vai continuar a armar-se e a desenvolver as suas capacidades militares, afirmou o representante do movimento em Beirute, Usama Hamdan, salientando que nenhuma força impedirá os radicais de atingirem os seus objectivos.
“Nem os porta-aviões, nem a vigilância aérea e marítima podem impedir o Hamas de ter armas ou introduzir armas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia”, afirmou o dirigente, declarando que “a resistência (contra Israel) deve continuar e vencer e por isso devemos ter armas, é um direito legítimo”.
“Independentemente das medidas tomadas, não vamos capitular e vamos continuar a comprar armas para servir a resistência”, adiantou Usama Hamdan.
CorreioManhã