quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rússia suspende instalação de mísseis

O Estado Maior General das Forças Armadas da Rússia anunciou esta quarta-feira a suspensão do projecto para instalar mísseis operativo-tácticos Iskander na região de Kaliningrado (Oeste), devido a uma mudança de atitude na política norte-americana protagonizada pela nova administração de Barack Obama.
"A realização deste projecto foi suspensa devido ao facto de a nova administração norte-americana não forçar os planos de instalação do sistema de defesa antimíssil na Polónia e República Checa", declarou um porta-voz do Estado Maior General, citado pelas agências noticiosas russas.
"A Rússia não tem necessidade de instalar mísseis Iskander se os Estados Unidos da América não instalarem o seu sistema de defesa antimíssil no Leste da Europa", sublinhou o mesmo porta-voz. A decisão de instalar mísseis na região de Kalininegrado fora anunciada pelo presidente Dmitri Medvedev, num discurso à nação no dia 5 de Novembro.
Os sistemas móveis Iskander, também conhecidos sob a sigla SS-26 Stone, de acordo com a classificação da NATO, estão dotados de mísseis tácticos com um alcance entre os 50 e os 300 quilómetros, que podem transportar ogivas com cargas até 480 quilogramas.

Sem comentários: