sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Armas químicas de Saddam na ONU


A Organização das Nações Unidas encontrou nas oficinas da sua Comissão para a Inspecção, Vigilância e Verificação do desarmamento do Iraque (UNMOVIC), perto da sede em Nova Iorque, restos de substâncias utilizadas para fabricar armas químicas que foram recuperadas no país árabe e armazenadas por erro nos anos 90.
De acordo com as Nações Unidas a substância encontrada, fosgénio, não representa, no seu estado actual, perigo e encontra-se já numa caixa de segurança.
A descoberta foi feita quando estava a ocorrer o desmantelamento das oficinas dos ex-inspectores de armas, cujas dependências vão fechar depois de o Conselho de Segurança ter decidido por fim ao seu mandato.
Uma vez confirmada, na passada quarta-feira, o carácter tóxico da substância, as Nações Unidas entraram em contacto com as autoridades que enviaram um equipa do FBI para o terreno, segundo explicou o porta-voz da ONU, Marie Okabe.
In: Portugal Diário

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Florbela Espanca - Perdidamante





Florbela Espanca




PERDIDAMENTE

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Perdidamente, um dos mais belos hinos ao amor, escrito por Florbela Espanca, cantado por Lúis Represa.

WSBK regressam aos "States"

Depois de três anos de ausência, o campeonato do mundo de Superbikes vai regressar aos Estados Unidos na próxima época.


Este é o resultado do acordo conseguido por Maurizio Flammini, presidente da FGSport, entidade que detém os direitos das WSBK, com o Miller Motorsports Park, no Utah.
“Nós consideramos que este é um circuito muito interessante. Estamos certos que os pilotos, as equipas, os patrocinadores e os media que participam nos nossos eventos, (uma comunidade que ultrapassa as 2000 pessoas) irão gostar muito deste traçado e do estado do Utah! Fiquei particularmente impressionado com o empenho do Governador Huntsman e com o profissionalismo de Larry Miller e do seu “staff”. Tenho a certeza que o evento do Campeontao do Mundo de Superbikes da FIM que vai ter lugar no Utah já no próximo ano, vai ser o mais bem promovido e organizado de sempre!” disse Maurizio Flaminni.
Tal como acontece em Laguna Seca, o fim de semana das WSBK será articulado com uma edição do campeonato AMA Superbike.
O horário provisório já está definido:
Quinta-Feira 29 de Maio 2009: Sessão de treinos das AMA Superbikes
Sexta-Feira 30 de Maio 2009: Sessões de qualificação para ambos os campeonatos.
Sábado 31 de Maio 2009: Sessão de Superpole das WSBK e primeira manga das AMA Superbikes, corridas da AMA Supersport e AMA Formula Extreme.
Domingo dia 1 de Junho 2009: As duas corridas de WSBK e a segunda manga das AMA Superbikes.
Texto: Rogério Carmo In: Motociclismo.pt

Um militar britânico e o intérprete mortos em Kandahar

Um soldado britânico e seu intérprete morreram hoje em Kandahar, no sul do Afeganistão, e dois militares do mesmo país ficaram feridos durante uma operação de patrulha da Força Internacional de Assistência e Segurança da NATO (ISAF).


A nacionalidade das vítimas foi confirmada pelo Ministério da Defesa britânico (MoD), pouco depois de a ISAF ter anunciado, em comunicado divulgado em Cabul, a morte de um soldado, sem avançar a nacionalidade, conforme as regras estabelecidas pela Força Internacional.
«Pouco depois da meia-noite, hora local, o veículo que transportava estes soldados do 51º batalhão da Royal Air Force (Força Aérea britânica), que patrulhava os arredores do aeroporto de Kandahar foi atingido por uma explosão», adiantou o Ministério britânico.
Os militares foram transportados por helicóptero para a base do aeroporto de Kandahar. A morte de um dos militares foi constatada à chegada. O tradutor morreu pouco depois. Os outros dois soldados encontram-se ligeiramente feridos, segundo o Ministério.
«As tropas da ISAF e os seus intérpretes trabalham diariamente num ambiente de enorme dificuldade. A incerteza e o risco que enfrentam são evidentes», afirmou no comunicado da ISAF o seu porta-voz, coronel Bridget Rose.
Um novo contingente português, composto por 110 militares, chegou quarta-feira ao Afeganistão, mas «ainda não está a cumprir operações operacionais», disse hoje à Lusa, o major Vieira, porta-voz das Forças Armadas.
A maioria dos soldados britânicos, cerca de 7.000 no total, está destacada no sul do Afeganistão.
Com mais esta baixa sobe para 74 o número de soldados britânicos mortos no Afeganistão, onde já morreram este ano 155 soldados estrangeiros.
In: Diário Digital/Lusa

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Operação contra rebeldes no Afeganistão

Numa operação militar desencadeada no sul do Afeganistão, tropas norte-americanas e afegãs abateram mais de uma centena de alegados rebeldes talibã, revela um comunicado do comando norte-americano.


De acordo com a informação divulgada esta quarta-feira, os confrontos começaram no distrito de Shah Wali Kot, na província de Kandahar, depois de uma patrulha das forças conjuntas ter sido atacada pelos rebeldes.
Em resposta a este ataque, foi lançada uma operação militar que contou apoio aéreo e que visou atingir as posições ocupadas pelos rebeldes no alto de uma colina.
Ainda segundo o comunicado do Exército dos EUA, a batalha causou pelo menos um morto e três feridos entre as tropas afegãs e dois feridos entre as fileiras das forças internacionais.
In: Correio da Manhã

Mulheres andam à pancada para doar rim ao marido

São sauditas e as duas querem doar um rim ao esposo doente. Como só é preciso um, houve sorteio para decidir quem é a «felizarda»


Duas mulheres da Arábia Saudita andam à pancada para decidir qual das duas iria doar um rim ao marido.
Estamos a falar de duas mulheres sauditas casadas com o mesmo homem que chegaram mesmo a trocar socos porque cada uma delas insistia em ser a doadora de um rim para o marido doente.
A televisão saudita «Al Arabiya» noticiou no seu site online que o confronto começou depois de os médicos terem determinado que o marido precisava ser submetido a um transplante de rim.
Como o marido precisava de apenas um rim, a solução encontrada foi fazer um sorteio. Venceu a mulher que estava há mais tempo casada com o homem.
Mas a perdedora teve um prémio de consolação: teve a possibilidade de doar sangue para a operação.
In: Portugal Diário

Pioneiro da aviação portuguesa é homenageado sábado

O Red Bull Air Race, festival aéreo que é considerado a Fórmula 1 do ar e que se realiza sábado, sobre o rio Douro, no Porto, vai servir também para recordar um dos pioneiros da aviação portuguesa: o comandante Sarmento de Beires.


A homenagem, uma iniciativa da família e da Câmara do Porto, inclui a inauguração de uma exposição biobibliográfica, a inaugurar às 16:00 de sábado, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, onde decorrerá também um colóquio intitulado «Sarmento de Beires nos 80 anos da 1/a travessia aérea nocturna do Atlântico Sul 1927-2007».
Participam como oradores o comandante José Alberto Sousa Monteiro, professor Armando Malheiro da Silva e José Pacheco Pereira.
José Manuel Sarmento de Beires foi um dos homens que planeou os raids aéreos portugueses, de 1924 a Macau e 1927 ao Brasil, que foram considerados como alguns dos feitos aeronáuticos mais importantes do século XX.
Nascido em Lisboa, a 04 de Setembro de 1893, foi aluno do Colégio Militar e terminou o curso de Engenharia Militar da Escola de Guerra em 1916 no mesmo ano em que se apresentou na Escola de Aeronáutica Militar em Vila Nova da Rainha.
Aí, em 1917, recebeu as asas de piloto militar naquele que foi o primeiro curso de pilotagem militar efectuado em Portugal.
Depois da I Guerra Mundial a aviação e os aviadores conquistaram grande prestígio e as grandes potências iniciaram um vasto programa de voos intercontinentais e tentativas de ligação entre as Américas e a Europa.
Portugal entrou também nesta corrida e depois do voo de Cabral e Coutinho em 1922 ao Atlântico Sul, Sarmento de Beires em 07 de Abril de 1924 - no mesmo dia em que foi promovido por distinção a major - partiu de Vila Nova de Mil Fontes com Brito Pais, para o voo a Macau a bordo do Pátria, um Breguet Br16, especialmente transformado nas oficinas da Amadora para a longa viagem.
A 17 de Março de 1927, acompanhado por Jorge Castilho e Manuel Gouveia, Sarmento de Beires chegou a Fernando de Noronha no Brasil.
Este percurso constituiu um feito notável onde a utilização do sextante, patenteado por Coutinho, sofreu uma outra transformação feita por Jorge Castilho, nomeadamente a iluminação da bolha de nível o que permitiu a sua utilização nocturna.


De Portugal chegou apenas um telegrama de felicitações a Gago Coutinho. A instabilidade política que se vivia na época relegou a viagem para um lugar secundário.
No dia 27 de Junho de 1927, os aviadores desembarcaram em Lisboa, a bordo do navio Hilbord, numa altura em que se comemorava o primeiro aniversário do golpe militar 28 de Maio que instaurou a ditadura, historicamente conhecida como Estado Novo.
Em carta de 23 de Fevereiro de 1928, a Liga Internacional dos Aviadores enviou a Sarmento de Beires o diploma que considerou o voo atlântico de 1927 um dos feitos aeronáuticos mais importantes do ano.
Em 1930, Beires foi iniciado na Loja Paz da Maçonaria com o nome de Bartolomeu Dias.
Na sequência da participação na tentativa de golpe militar contra o Estado Novo, em Julho de 1928, para restaurar a Democracia, Beires é demitido da Aeronáutica e abandona Portugal.
Na clandestinidade continua a manter intensa actividade politica de oposição ao regime Salazarista.
Em 1931 regressou clandestinamente a Portugal onde fez parte do grupo organizador da tentativa de golpe de Agosto ocorrida nesse ano.
A partir de Alverca, unidade que então ocupou com o apoio dos sargentos e das praças, faz sair quatro aviões que bombardearam locais militares do regime em Lisboa e Almada.
Este golpe militar foi o mais importante do período conhecido por Reviralho, um série de tentativas de rebelião militar que se estenderam de 1926 até 1940.
Em 1933 Beires foi preso em Lisboa pela polícia politica e em 1934 foi condenado a sete anos de desterro e perda de todos os direitos cívicos durante 10 anos.
Depois de passagens por Espanha, França, Macau e Moçambique fixa-se no Brasil onde manteve uma intensa actividade de jornalista, escritor, tradutor e cronista de guerra em várias estações de rádio durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1951 foi amnistiado e reintegrado na reserva no posto de major passando à situação de reforma em Setembro de 1963.
Em 14 de Agosto de 1972 foi promovido por distinção ao posto de coronel.
Foi condecorado com a Ordem Militar da Torre e Espada, Ordem Militar de Cristo, Ordem Militar de Santiago da Espada, comendador da Ordem do Império, Legião de Honra francesa e Ordem do Rei do Camboja (França).
O homem que um dia escreveu, além de diversas obras literárias, «A aeronáutica militar tem uma missão histórica a cumprir», morreu em Vila Nova de Gaia a 08 de Junho de 1974.
In: Diário Digital/Lusa

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Preso por falta de sentido de orientação

Ladrão alemão queria assaltar consultório médico mas acabou por entrar numa esquadra da polícia


Um ladrão alemão foi vítima da sua falta de sentido de orientação, quando tentava assaltar um consultório médico da cidade de Ludwigshafen, no sudoeste do país. Em vez de entrar no edifício que tinha como alvo, invadiu uma esquadra policial.
Segundo conta o jornal Spiegel, o homem, de 41 anos, tinha um plano bem delineado, que supunha entrar na clínica pelo tecto.
O homem decidiu por isso escalar pela noite uma parede do prédio, pensando que esse seria o caminho mais eficaz para chegar ao local do saque.
POrém, já depois de estar no cimo do edifício viu uma janela, em que decidiu entrar, convicto que estaria já no consultório. Mas em vez de se deparar com instrumentos médicos, soou um alarme denunciador. Estava numa sala de interrogatórios da polícia.
O homem ainda tentou a fugir, mas os agentes cercaram rapidamente o edifício e o desorientado assaltante acabou por se entregar.
In: Portugal Diário

Iraque:Confrontos Kerbala já fizeram 25 mortos e 64 feridos


Pelo menos 25 pessoas morreram e 64 ficaram feridas nos confrontos que começaram segunda-feira na cidade iraquiana de Karbala, entre as forças de segurança iraquianas e membros da milícia xiita Exército Mehdi, indicou hoje o Ministério do Interior.
In: Diário Digital

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Ainda a gripe das aves - 160 mil aves vão ser abatidas na Alemanha

As autoridades alemãs vão abater cerca de 160 mil aves numa criação no sul do país após as análises terem confirmado que se trata de uma estirpe «altamente contagiosa» do vírus da gripe das aves, anunciaram hoje responsáveis locais.


O vírus da gripe das aves (H5N1) foi detectado sexta-feira em vários animais numa criação da Baviera perto de Erlangen, Sul de Alemanha, onde foi estabelecido um perímetro de segurança de três quilómetros.
O instituto Friedrich-Loeffler (norte), que se encontra a analisar várias aves da criação de Wachenroth para identificar a estirpe exacta do H5N1, confirmou que se trata de uma estirpe «altamente contagiosa do vírus», anunciaram autoridades sanitárias da Baviera.
As autoridades alemãs garantiram que as análises vão continuar para determinar se se trata da estirpe mais perigosa do H5N1 e que a criação de aves de capoeira vai permanecer fechada até que se determine a causa da infecção dos animais na exploração.
As análises não deverão ser conhecidas antes da próxima semana, segundo a mesma fonte.
O ministro da Agricultura alemão, Horst Seehofer, afirmou que se encontra em contacto constante com as autoridades da região e que todas as diligências de segurança estão a ser tomadas.
Estas aves de capoeira tinham chegado há quatro semanas da Baixa Saxónia, mas desde o início deste mês vários patos mortos portadores do vírus H5N1 já tinham sido detectados na Baviera.
No total, meia centena de aves selvagens mortas e portadoras do vírus foram descobertas desde o início do Verão em diferentes regiões da Alemanha, nomeadamente na Baviera, Thüringen (leste) e Saxónia (leste).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 193 pessoas morreram até agora em todo o mundo desde que a doença reapareceu em 2003: Azerbeijão (5), Camboja (7), China (16), Egipto (15), Indonésia (82), Iraque (2), Laos (2), Nigéria (1), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietname (42).
In: Diário Digital/Lusa

Bin Laden esteve por um fio

Revela revista ‘Newsweek’


As forças norte-americanas no Afeganistão estiveram tão perto de descobrir Osama bin Laden, nos últimos meses de 2004, que os colaboradores mais próximos do líder da al-Qaeda quase o mataram para evitar a sua captura – noticiou ontem a revista norte-americana ‘Newsweek’.

In: CM

Venezuela comprará 5 mil armas russas Dragunov, diz Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, revelou domingo que comprará 5 mil metralhadoras Dragunov à Rússia para a «guerra de guerrilhas», ignorando as críticas dos Estados Unidos sobre a aquisição de armas por parte do país sul-americano.


Enquanto Washington proibiu a venda à Venezuela de armas com tecnologia norte-americana, devido ao constante confronto verbal entre o dois países, o governo de Chávez adquiriu equipamento militar da Rússia.
«Vou comprar aos russos 5 mil metralhadoras Dragunov (...) com a melhor mira do mundo, com infra-vermelhos para visão nocturna», disse Chávez no seu programa semanal de rádio e televisão, «Alô, presidente», reiterando que as armas serão para a guerra de guerrilhas.
«Imperialista que apareça, nós derrubá-lo-emos», acrescentou.


Chávez, que já tinha anunciado a compra das armas para franco-atiradores, embora sem revelar a quantidade que planeava adquirir, assegura que os Estados Unidos tentam derrubá-lo e inclusivamente matá-lo.
Dias antes, o sub-secretário da Defesa dos Estados Unidos para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Stephen Johnson, disse em Bogotá que os seus vizinhos deviam ter cautela face à compra de armas pela Venezuela, que já gastou milhões de dólares na compra de armas, embarcações, aviões e helicópteros russos.
A Venezuela também está a negociar também a compra de submarinos russos.
Chávez, que se declara reiteradamente inimigo do «império», assegurou que os países da América Latina precisam colaborar entre si e não liberalizar o comércio com os Estados Unidos e Europa.
In: Diário Digital