segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Ainda a gripe das aves - 160 mil aves vão ser abatidas na Alemanha

As autoridades alemãs vão abater cerca de 160 mil aves numa criação no sul do país após as análises terem confirmado que se trata de uma estirpe «altamente contagiosa» do vírus da gripe das aves, anunciaram hoje responsáveis locais.


O vírus da gripe das aves (H5N1) foi detectado sexta-feira em vários animais numa criação da Baviera perto de Erlangen, Sul de Alemanha, onde foi estabelecido um perímetro de segurança de três quilómetros.
O instituto Friedrich-Loeffler (norte), que se encontra a analisar várias aves da criação de Wachenroth para identificar a estirpe exacta do H5N1, confirmou que se trata de uma estirpe «altamente contagiosa do vírus», anunciaram autoridades sanitárias da Baviera.
As autoridades alemãs garantiram que as análises vão continuar para determinar se se trata da estirpe mais perigosa do H5N1 e que a criação de aves de capoeira vai permanecer fechada até que se determine a causa da infecção dos animais na exploração.
As análises não deverão ser conhecidas antes da próxima semana, segundo a mesma fonte.
O ministro da Agricultura alemão, Horst Seehofer, afirmou que se encontra em contacto constante com as autoridades da região e que todas as diligências de segurança estão a ser tomadas.
Estas aves de capoeira tinham chegado há quatro semanas da Baixa Saxónia, mas desde o início deste mês vários patos mortos portadores do vírus H5N1 já tinham sido detectados na Baviera.
No total, meia centena de aves selvagens mortas e portadoras do vírus foram descobertas desde o início do Verão em diferentes regiões da Alemanha, nomeadamente na Baviera, Thüringen (leste) e Saxónia (leste).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 193 pessoas morreram até agora em todo o mundo desde que a doença reapareceu em 2003: Azerbeijão (5), Camboja (7), China (16), Egipto (15), Indonésia (82), Iraque (2), Laos (2), Nigéria (1), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietname (42).
In: Diário Digital/Lusa

Sem comentários: