sábado, 27 de março de 2010

Acordo nuclear entre EUA e Rússia

Após meses de intensas negociações, EUA e Rússia chegaram a um acordo para a redução de armas nucleares, substituirá o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START I) assinado pelos dois países a 31 de Julho de 1991 e que expirou em Dezembro. O consenso foi ontem finalizado por telefone entre os presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev, que vão selá-lo no próximo dia 8 de Abril, em Praga, cidade onde o líder norte-americano revelou, no ano passado, a sua visão de um mundo livre de armas nucleares.
Ao abrigo deste novo pacto, com duração de uma década, as duas maiores potências comprometem-se a reduzir para 1550 as ogivas nucleares estratégicas, o que representa um corte de cerca de 30% face às 2200 permitidas pelo anterior acordo. Washington e Moscovo assumem ainda o compromisso de diminuir os respectivos arsenais de mísseis com ogivas nucleares bem como as plataformas de lançamento, limitadas agora a apenas 800.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 24 de março de 2010

Iraque: Sete mortos em ataque contra posto do exército

Pelo menos sete pessoas morreram e uma ficou ferida num ataque cometido hoje contra um posto de controlo do exército iraquiano no sudeste de Bagdad, disse o Ministério do Interior.
Cinco dos mortos são militares, que perderam a vida ao serem atingidos por disparos de um grupo de homens armados que, esta madrugada, invadiu com armas automáticas e silenciadores um posto do exército perto de uma escola primária.
A maioria dos militares mortos foi atingida no peito e na cabeça. Os atiradores conseguiram fugir.
Também em Bagdad, uma bomba explodiu numa rua da zona leste de Bagdad durante a passagem de uma patrulha do exército, deixando quatro civis feridos.
In:Diariodigital

terça-feira, 23 de março de 2010

Bombas «esquecidas» são finalmente destruídas

Especialistas da ONU detonaram vários explosivos israelitas que ficaram «esquecidos» em Gaza desde a ofensiva do final de 2008, diz a AFP.
A imagem mostra o exacto momento da detonação das bombas de fósforo por parte de uma equipa da ONU.
Desde a ofensiva já terão morrido dez habitantes de Gaza devido aos dispositivos deixados para trás pelo exército israelita.
In:PortugalDiário

Piratas somalis capturaram navio maltês

A Força Naval da União Europeia informou, hoje, que um navio de carga com bandeira de Malta e duas dezenas de tripulantes turcos a bordo foi capturado por piratas somalis no Oceano Índico.
Segundo o comandante John Harbour, o ataque ocorreu a mais de 400 milhas (cerca de 740 quilómetros) de distância da zona em que a Força Naval europeia opera, mais perto da Índia que da Somália.
Esta informação traduz um importante aumento da capacidade dos piratas, cujo bastião, Haradhere, fica a mais de mil milhas (cerca de 1850 quilómetros).
O mesmo responsável indicou que a bordo do navio, o MV Frigia, se encontram 19 turcos e dois ucranianos.
O sequestro foi confirmado pelo subsecretário de Estado do Mar da Turquia, citado pela agência noticiosa turca Anatólia.
O Frigia, que transporta adubo de Israel para a Tailândia, emitiu à 1h37 TMG (mesma hora em Lisboa) um sinal de socorro.
In:SIC