sábado, 2 de janeiro de 2010

Colômbia: Força aérea mata 18 membros das FARC

Pelo menos 18 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) morreram num bombardeamento da força aérea do país sul-americano realizado na sexta-feira, tendo sido capturados outros 13 membros do grupo armado que luta contra o executivo de Bogotá.
Os guerrilheiros encontravam-se num acampamento na região de Llanos Orientales (centro da Colômbia) a festejar a passagem de ano quando se deu o ataque em que também participou o exército colombiano.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fragata portuguesa combate ataque pirata na zona do Golfo de Aden

A fragata portuguesa "Álvares Cabral" está a combater um ataque de piratas na zona do Golfo de Aden, ao largo da Somália, revelou hoje à Lusa o porta-voz da NATO, comandante Santos Fernandes.
"Neste momento está em curso um ataque de piratas", disse o responsável, recusando adiantar pormenores acerca da missão, dado tratar-se de "uma operação com alguma sensibilidade", que "está ainda a decorrer".
Este ataque, o primeiro de ano, junta-se à lista dos 33 ocorridos nos últimos seis meses naquela zona, período em que o combate à pirataria na Somália esteve sob o comando de Portugal.
LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lituânia: Única central nuclear do país encerrada

A única central nuclear da Lituânia foi encerrada quinta-feira antes da meia-noite por razões de segurança, em virtude de um acordo entre Vilnius e a Comissão europeia, anunciou o director do complexo, Viktor Sevaldin.
«Às 23:00 locais, tudo foi encerrado. Tudo decorreu como previsto», declarou Sevaldin, contactado por telefone.
O encerramento da central de Ignalina, complexo com 26 anos, semelhante à que explodiu em 1986 em Chernobil, na Ucrânia, terá como efeito imediato o aumento das tarifas de electricidade na Lituânia e da dependência energética desta ex-república soviética relativamente à Rússia.
Diário Digital / Lusa

Paquistão: Dois mortos num disparo de drone norte-americano

Um disparo de um míssil efectuado por um avião sem piloto norte-americano matou hoje pelo menos dois combatentes talibãs no Waziristão do Norte, zona tribal do noroeste do Paquistão, anunciaram responsáveis paquistaneses.
Este novo ataque, que ocorreu às 08:45 locais (03:45 em Lisboa) visou a aldeia de Ghundikhel, 15 quilómetros a leste de Miranshah, principal de cidade do Waziristão do Norte, transfronteiriça com o Afeganistão.
«Um drone norte-americano disparou dois mísseis, que visavam um veículo e mataram dois combatentes» rebeldes, indicou um responsável dos serviços de segurança.
Diário Digital / Lusa

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CIA confirma morte de sete agentes no Afeganistão

O director da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, Leon Panetta, confirmou nesta quinta-feira que sete agentes do órgão morreram e seis ficaram feridos num atentado no Afeganistão.
Na quarta-feira, um homem bomba conseguiu entrar no interior da base americana Chapman, na província de Khost, próxima à fronteira com o Paquistão, antes de detonar seus explosivos, escondidos sob o uniforme.
Um porta-voz dos Talibans afirmou que o homem-bomba pertencia ao grupo e havia ingressado no Exército afegão com planos de realizar um ataque.
Não foram divulgados os nomes ou quais missões os agentes realizavam no Afeganistão.
In:Globo.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Irão - Guarda do regime promete violência

Os Guardas da Revolução, força de elite do regime iraniano, prometeram ontem perseguir e punir com dureza os responsáveis pelos protestos, que não dão sinais de abrandar desde a reeleição, em Junho, do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Em comunicado, os Guardas responsabilizam o Ocidente pela agitação no país, repetindo o presidente, para quem os protestos em curso são uma "palhaçada repugnante".
"Tentar derrubar o sistema não leva a nada. Os responsáveis pela instabilidade pagarão o preço da sua insolência", afirma o comunicado dos Guardas da Revolução, que se dizem "totalmente preparados para erradicar a conspiração (...) e para agir sem restrições".
In:Correiodamanha

Iraque: Duplo atentado bombista mata 22

Pelos menos 22 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas na sequência de um duplo atentado bombista na sede de governação de Al Anbar, na cidade iraquiana de Ramadi, a 100 quilómetros a oeste de Bagdad, informou a televisão estatal Al Iraqia.
De acordo com as autoridades, entre as vítimas mortais estão o governador da província, Qasem Muhamad, e um membro do Conselho Provincial, Sadun Abdel Mohsen.
In:Correiodamanha

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Afeganistão: Militares da NATO atingidos

Três militares da NATO, dois norte-americanos e um italiano, foram esta terça-feira atingidos pelos disparos de um soldado afegão na zona ocidental do Afeganistão e foram encaminhados para o hospital, de acordo com um porta-voz da NATO em Cabul. O soldado afegão também ficou ferido e foi transportado para um hospital onde se encontra detido.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Paquistão: 15 mortos em tiroteio

Pelo menos 15 pessoas perderam a vida na sequência de um tiroteio entre as milícias e os talibãs que ocorreu esta segunda-feira no Paquistão, na zona fronteiriça com o Afeganistão.
In:correiodamanha

Paquistão: Atentado durante uma procissão mata 20 pessoas

Pelo menos 20 pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas esta segunda-feira na sequência de um atentado durante uma procissão de celebração da Ashura na cidade de Karachi, a maior do Paquistão. De acordo com o ministro provincial da Saúde, Saghir Ahmad, muitos dos feridos estão em estado crítico, pelo que o número de vítimas mortais pode aumentar.
In:Correiodamanha

Explosão atinge o centro de Atenas

Peritos analisam local de explosão em Atenas (Foto: AP)

Uma bomba explodiu por volta das 23h locais em frente à seguradora grega Ethniki Asfalistiki, do Banco Nacional, no centro de Atenas, causando danos materiais, informaram fontes policiais.
Até agora não há informações se o atentado, que a imprensa local atribui ao grupo Luta Revolucionária (LHE), causou vítimas.
Esta organização, activa desde 2003, figura na lista de grupos terroristas da União Europeia (UE), e assumiu a autoria de vários ataques na capital grega.
In:Globo.com

domingo, 27 de dezembro de 2009

Exército de Israel mata palestinianos

Pelo menos seis palestinianos morreram ontem em vários ataques de militares israelitas na Cisjordânia e em Gaza após meses de relativa acalmia na região e em vésperas do primeiro aniversário da grande ofensiva militar na Faixa de Gaza.
Os ataques ocorreram às primeiras horas da manhã de ontem, tendo morrido três civis em Gaza e outros três em Nablus, na Cisjordânia. Estes últimos foram identificados como milicianos ligados às Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, braço-armado da Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, que acusa o Estado judaico de inflamar tensões na região. Os três palestinianos foram alegadamente responsáveis pelo atentado que 5ª feira matou um colono israelita na Cisjordânia.
In:Correiodamanha

Paquistão: 13 mortos em bombardeamento

Pelo menos 13 pessoas morreram este domingo na sequência de um bombardeamento com mísseis efectuado por um avião norte-americano não tripulado, na zona tribal do Waziristão, no Norte do Paquistão. Segundo fontes locais este bombardeamento provocou ainda vários feridos. In:Correiodamanha