quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ministro da Defesa reabre concurso da arma ligeira


O Ministério da Defesa Nacional (MDN) reiniciou esta semana os procedimentos prévios à reabertura do concurso para a compra de uma nova arma ligeira para as Forças Armadas, disseram fontes militares ao DN.A decisão de fazer avançar aquele programa da Lei de Programação Militar (LPM), tomada pelo ministro Nuno Severiano Teixeira com carácter de urgência, chegou aos ramos na última sexta-feira - tendo os trabalhos por parte da Direcção-Geral de Armamento começado logo na segunda-feira.De acordo com as diferentes fontes ouvidas pelo DN, os responsáveis envolvidos no processo têm um prazo até ao próximo dia 12 para concluir o caderno de encargos do novo concurso da arma ligeira para as Forças Armadas. "Trata-se de adaptar os requisitos definidos no concurso anterior", anulado há alguns meses pelo tribunal, referiu um dos oficiais envolvidos no processo.Este programa de reequipamento militar, que se destina a substituir a G3 - comprada no início dos anos 1960 e fabricada em Portugal sob autorização do fabricante - usada pelos militares desde o tempo da guerra colonial, está em cima da mesa há duas décadas. Imbróglios jurídicos têm levado à sucessiva anulação dos concursos realizados, a última das quais por decisão judicial Sendo o mais antigo dos programas de reequipamento das Forças Armadas, o concurso das armas ligeiras é provavelmente o mais importante do Exército - destinando- -se a equipar também algumas unidades da Marinha e da Força Aérea.Lançado em Dezembro de 2004, pelo então ministro da Defesa Paulo Portas, o concurso - que abrange espingardas automáticas, metralhadoras e pistolas - deveria estar acabado em finais de 2006. Mas uma queixa da empresa austríaca Steyr (fabricante das viaturas blindadas de oito rodas Pandur II), a impugnar a decisão de escolher a G36, foi acolhida pelo Tribunal Central Administrativo do Sul. O acórdão - o MDN foi notificado a 19 de Março - teve por base um recurso do MDN e confirmava uma posição anterior do Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, obrigando o Executivo a fazer novo concurso ou a optar pela compra da nova arma ligeira em regime de ajuste directo.As autoridades políticas e militares rejeitaram sempre as acusações da Steyr, alegando que os requisitos definidos correspondiam às necessidades operacionais das Forças Armadas. Mas o tribunal decidiu que o concurso violava o "princípio da imparcialidade" - estava 'desenhado' para favorecer o construtor alemão Heckler & Koch, fabricante da G36. Severiano Teixeira decidiu não recorrer da sentença para o Supremo Tribunal Administrativo, fazendo o processo voltar à estaca zero.

MANUEL CARLOS FREIRE In: DNOnline

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Efemérides: 04 de Outubro na História do Mundo

Principais acontecimentos registados no dia 04 de Outubro: "Dia Mundial dos Animais".

1539 - Assina-se o tratado de casamento entre o rei Henrique VIII de Inglaterra, e Ana de Cleves.
1742 - Nasce Franz Joseph Müller von Reichenstein, mineralogista austríaco, descobridor (creditado) do elemento químico Telúrio.
1824 - Independência da República do México.
1841 - Nasce Prudente de Morais, presidente do Brasil.
1853 - A Turquia declara guerra à Rússia.
1865 - Napoleão III e Otto Von Bismarck encontram-se em Biarritz, e o primeiro concorda com a supremacia Prussiana na Alemanha e com uma Itália unificada.
1895 - Nasce Richard Sorge, espião da União Soviética.
1897 - Morre Manuel Luís Osório, militar brasileiro, herói da Guerra do Paraguai.
1907 - Morre, em Hamburgo-Alemanha, o compositor português Alfredo Keil, autor da musica do hino nacional "a portuguesa".
1910 - Início da revolução republicana em Portugal depõe o rei D. Manuel II.
1921 - Nasce Francisco Morales Bermudez Cerruti, presidente do Peru.
1930 - Getúlio Vargas torna-se Presidente do Brasil, na sequência da revolução.
1945 - Pierre Laval, colaborador dos alemães na II Guerra Mundial, vai a tribunal em Paris-França, e executado mais tarde.
1947 - Morre Max Planck, físico alemão considerado o pai da teoria quântica.
1957 - Lançamento ao espaço do primeiro Satélite artificial, o Sputnik I.
1966 - Dia da Independência do Lesoto.
1973 - Iniciam-se as conversações de paz na Irlanda do Norte com vista a pôr fim a cinco anos de conflitos que provocaram cerca de 900 mortos.
1977 - A Primeira-Ministra indiana, Indira Gandhi, é libertada sob custódia da polícia, 24 horas após a sua detenção sob acusação de corrupção política.
1979 - O Papa João Paulo II afirma, numa audiência a Padres e religiosas em Filadélfia-EUA, que "o sacerdócio é um compromisso definitivo", não sendo, por isso, vocação para mulheres.
1980 - Representantes islâmicos de 38 nações pedem, nas Nações Unidas, a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão.
1982 - Aviões israelitas atacam posições de mísseis no Líbano.
1984 - O Senado norte-americano rejeita uma proposta para a redução gradual do apoio da sua Central de Inteligência “CIA” aos rebeldes nicaraguenses.
1985 - A organização fundamentalista islâmica "Jihad" anuncia a execução do diplomata norte-americano William Buckley, de 57 anos de idade, sequestrado em 16 de Março de 1984.
1988 - O ex-Beatle John Lennon recebe, a título póstumo, a "estrela da fama", em Hollywood, no Estados Unidos da América.
1989 - Entra em funcionamento a "Cabopress", a primeira agência de noticias cabo-verdiana.
1991 - Os países do tratado da Antartida assinam, em Madrid-Espanha, um acordo que proíbe a exploração mineira, durante 50 anos, no último continente selvagem.
1992 - Dia da Paz e Reconciliação em Moçambique.
1993 - Forças leais a Boris Ieltsin dominam a revolta de Moscovo- Rússia desencadeada por elementos nacional-comunistas, que se haviam entrincheirado no parlamento.
1994 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia iniciam o processo que levaria a adesão à UE dos países de Leste.
1995 -O Papa João Paulo II inicia, em Newark, uma visita pastoral aos EUA.
1997 - Morre Otto Ernst Remer, ex-general nazista.
- Casamento da Infanta Cristina de Espanha com o Plebeu Inaki Urdangarin, na catedral de Barcelona.
1998 - Fernando Henrique Cardoso é reeleito Presidente do Brasil.
1999 - O Líder timorense Xanana Gusmão termina visita a Lisboa- Portugal, partindo para Bublin, e Irlanda do Norte.

====================

Este é o ducentésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 88 para acabar 2007.
In: AngolaPress

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Defesa: Pandur 8x8 sem sistema de vigilância nocturna

Os novos blindados Pandur 8x8 estão “inacabados” no Depósito Geral de Armamento “o Ministério da Defesa há muito que já sabia, até por uma informação escrita do Exército”, garante ao CM fonte ligada ao processo.
O Ministério diz que Severiano Teixeira “só foi avisado no fim-de- -semana”, mas há quem assegure ter sido o próprio ministro a “insistir na entrega” hoje. Agora “cancelaram a cerimónia à pressa”.O porta-voz do Exército, tenente-coronel Hélder Perdigão, disse que nos “testes de aceitação” foram detectados problemas hidráulicos do sistema de controlo de direcção e algumas folgas mecânicas. Os veículos serão devolvidos à fábrica e o Exército espera que tudo esteja resolvido “dentro de duas semanas”.Ontem o Ministério apontou para o “incumprimento de requisitos técnicos” por parte do fabricante, justificando o adiar da entrega dos sete veículos, em Alcochete. Além dos problemas referidos, o CM apurou que “estão em causa acabamentos como o suporte de TDS (Sistema de Detecção de Ameaças), sistema de vigilância nocturna ou os periscópios”, disse a nossa fonte.

Leia mais em:


In: CorreiodaManhã

Líder fundamentalista morre em emboscada do Exército argelino


Um dos líderes do grupo terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico, Jamel Kebir, morreu na segunda-feira em uma emboscada colocada pelo Exército argelino na província de Boumerdès, disseram hoje fontes da segurança.
Kebir e um de seus ajudantes, cuja identidade não foi revelada, morreram perto da localidade de Thenia, 50 quilômetros ao leste de Argel, onde os soldados realizavam uma operação de rastreamento.
Conhecido também como "Farouk", o líder fundamentalista teria participado da preparação dos atentados suicidas cometidos contra a sede do Governo e duas dependências policiais em 11 de abril, que deixaram trinta mortos.
In: