sábado, 17 de janeiro de 2009

200 militares portugues partem para missão da NATO

Cerca de 200 militares partiram esta manhã da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a bordo da fragata "Álvares Cabral" para integrar uma missão da Nato. A fragata vai até à região do Corno de África, para combater a pirataria e fazer o acompanhamento de embarcações numa zona onde ocorreram vários ataques nos últimos meses.
Na primeira paragem, dia 23, em Espanha, Portugal assume o comando da Força Naval de Reacção Rápida da NATO durante um ano, com a nomeação oficial do contra almirante Pereira da Cunha. O militar vai dirigir uma força de oito embarcações de várias nacionalidades que passará pelo Paquistão, Índia e Austrália.
Estão previstos vários exercícios militares junto à costa portuguesa, no mediterrâneo e no Oceano Índico. Ao comando da fragata vai o Capitão-de-mar-e-guerra Nobre de Sousa.
CorreioManhã

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lisboa - Luxo e pobreza vivem lado a lado

Luxo e pobreza vivem lado a lado em Lisboa. Paredes-meias com os melhores hotéis e habitações existem casas em ruína, gente pobre que partilha a sanita com o vizinho num vão de escada ou num pátio, devido à falta de saneamento básico.
É assim em Alcântara, mas também na Ajuda, em Campolide e no Beato. A poucos metros dos melhores hotéis de luxo da freguesia de Alcântara ainda existem casas sem instalações sanitárias.
Estima-se que só em Alcântara existam cerca de meio milhar de pessoas a viver nestas condições e que é comum a várias freguesias da cidade. Quem ali vive já não sente o cheiro nauseabundo provocado pelos dejectos despejados e a higiene pessoal é dificultada pelas condições em que vivem.
Uma situação preocupante quando a vida é colocada em causa, num fosso crescente entre ricos e pobres.
TVI

Faixa de Gaza - Ofensiva intensificada

Forças israelitas apertaram ontem o cerco a Gaza e intensificaram a ofensiva contra a cidade com 500 mil habitantes.
Tanques israelitas aproximaram-se ainda mais de Gaza, mas não chegaram a entrar. Ouvia--se explosões e tiros por toda a cidade. Segundo fontes médicas, foram mortos 18 palestinianos, na sua maioria militantes do Hamas, e três civis. "Atingimos muitos objectivos ao atacar o Hamas e as sua infra-estruturas, mas ainda há trabalho por fazer", declarou o general Gabi Ashkenazi, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel, a uma comissão parlamentar.
Fontes próximas do primeiro--ministro Ehud Olmert adiantaram que o governo israelita decidiu não avançar ainda para a ‘Fase três’, a busca de militantes casa a casa, por ser uma medida politicamente arriscada.
No Cairo, uma delegação do Hamas retomou as conversações sobre uma proposta egípcia de cessar-fogo.

Bin Laden reaparece em novo apelo

Osama Bin Laden deu sinais de vida esta quarta-feira através de uma mensagem divulgada na Internet, onde o líder da organização terrorista al-Qaeda reitera os apelos para uma guerra santa (Jihad) contra Israel para acabar com a ofensiva na Faixa de Gaza.
Na mensagem, com cerca de 22 minutos e divulgada em vários sites islâmicos, Bin Laden critica a gestão árabe do conflito e apela à Jihad para recuperar “Jerusalém e a Palestina”.
O líder da al-Qaeda faz ainda referências ao fim do mandato de George W. Bush e ao início das funções do novo presidente dos EUA, Barack Obama, e comenta a actual crise económica mundial, indica a empresa norte-americana especializada no visionamento de sites islâmicos IntelCenter.
Desde Maio do ano passado que o Mundo não ouvia Osama Bin Laden.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Explosão no quartel dos bombeiro

Um bombeiro ferido com queimaduras graves e outros dois com inalações de fumos foi o resultado de uma explosão no quartel dos bombeiros voluntários de Matosinhos-Leça. Na origem do incidente poderá ter estado um aquecedor. A explosão provocou também danos elevados e deixou sem funcionar a central de comunicações.
A Portugal Telecom já tratou de disponibilizar as comunicações via telefone com outras autoridades para que a corporação possa continuar a responder em caso de necessidade.
TVI

Cão de água português na mira de Obama

O novo chefe de Estado norte-americano, que tomará posse no próximo dia 20, revelou que o cão prometido às suas filhas para compensá-las pela sua paciência durante a campanha eleitoral será um cão de água português ou um labradoodle. «Vamos começar a procurar nos canis», disse Obama, numa entrevista transmitida pela cadeia televisiva ABC.
Barack Obama deverá entrar na Casa Branca com a sua mulher, Michelle, e as filhas, Sasha, de sete anos, e Malia, de 10 anos, a 20 de Janeiro. A procura do companheiro de quatro patas para a nova presidência suscita um enorme entusiasmo nos EUA, com os cidadãos a sugerirem várias alternativas, mesmo tendo em conta que Malia tem alergias ao pêlo de cão.
visão

Tropas israelitas avançam sobre Gaza

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Iraque - Pelo menos 9 mortos em série de ataques bombistas

Bagdad volta a ser palco de violência. Pelo menos nove pessoas foram mortas e mais de 30 ficaram feridas.
Esta segunda-feira de manhã, a capital iraquiana foi sacudida por uma série de ataques bombistas. Os alvos dos ataques foram as forças de segurança iraquianas, mas a maioria das vítimas são civis.
A nova onda de violência começou pouco depois das 07:00, hora local, quando dois carros armadilhados explodiram em questão de segundos, numa zona de maioria Xiita.
Ao longo da manhã, outras bombas foram explodindo bem no centro de Bagdad, causando mais vítimas.
Ao longo dos últimos 18 meses, o Iraque tem-se tornado cada vez menos violento, mas os militantes islâmicos continuam a lançar frequentes ataques bombistas que matam civis e militares.
TVI

Somália - Marinha portuguesa no combate aos piratas

A Marinha portuguesa vai enviar a fragata «Álvares Cabral», para ajudar a combater a pirataria nas águas da Somália. De acordo com a edição desta segunda-feira do «Jornal de Notícias», o navio de guerra parte dia 17, para integrar uma força da NATO, composta por navios de oito países, incluindo os Estados Unidos, Alemanha e Espanha.
Ao comando da fragata vai o contra-almirante Pereira da Cunha, naquela que vai ser a mais longa viagem operacional da «Álvares Cabral».
Uma das principais missões é trazer estabilidade às águas do chamado Corno de África e manter os corredores de navegação abertos, face à pirataria activa na região.
TVI

Israel à beira de alcançar objectivo

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, afirmou ontem que Israel está à beira de alcançar os objectivos que definiu para a ofensiva na Faixa de Gaza, mas instou as tropas a serem "mais pacientes", pois o esforço de guerra, iniciado há 17 dias, vai continuar.
"É preciso ainda mais paciência, determinação e esforço para concretizarmos os nossos objectivos de uma forma capaz de alterar a situação de segurança no Sul de Israel", afirmou Olmert, sem anunciar uma data para o final da ofensiva, que desde 27 de Dezembro fez pelo menos 869 mortos em Gaza, muitos deles civis, e provocou ainda a morte de 13 israelitas.
Israel espera anular o poder do grupo radical Hamas e pôr fim ao lançamento de rockets sobre cidades judaicas junto da fronteira de Gaza. O líder no exílio do grupo radical palestiniano, Khaled Meshaal, afirmou ontem que as forças israelitas não conseguiram nada e designou a ofensiva como um "holocausto". "Transformaram apenas cada casa num foco de resistência", afirmou o dirigente.
A aviação e artilharia israelitas fizeram ontem novos bombardeamentos, que, em conjunto com os combates travados pelas forças terrestres nos arredores da cidade de Gaza, terão feito 29 mortos. O Hamas respondeu com o disparo de 12 rockets.