segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Israel à beira de alcançar objectivo

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, afirmou ontem que Israel está à beira de alcançar os objectivos que definiu para a ofensiva na Faixa de Gaza, mas instou as tropas a serem "mais pacientes", pois o esforço de guerra, iniciado há 17 dias, vai continuar.
"É preciso ainda mais paciência, determinação e esforço para concretizarmos os nossos objectivos de uma forma capaz de alterar a situação de segurança no Sul de Israel", afirmou Olmert, sem anunciar uma data para o final da ofensiva, que desde 27 de Dezembro fez pelo menos 869 mortos em Gaza, muitos deles civis, e provocou ainda a morte de 13 israelitas.
Israel espera anular o poder do grupo radical Hamas e pôr fim ao lançamento de rockets sobre cidades judaicas junto da fronteira de Gaza. O líder no exílio do grupo radical palestiniano, Khaled Meshaal, afirmou ontem que as forças israelitas não conseguiram nada e designou a ofensiva como um "holocausto". "Transformaram apenas cada casa num foco de resistência", afirmou o dirigente.
A aviação e artilharia israelitas fizeram ontem novos bombardeamentos, que, em conjunto com os combates travados pelas forças terrestres nos arredores da cidade de Gaza, terão feito 29 mortos. O Hamas respondeu com o disparo de 12 rockets.

Sem comentários: