sábado, 12 de janeiro de 2008

Alemã é expulsa do exército por ter silicone nos seios

Uma alemã foi expulsa do exército por ter implantes de silicone nos seios. Alessija Dorfmann, 23 anos, diz que ficou muito abalada porque ser militar era seu sonho e uma "bobagem" fez com que perdesse o emprego, segundo o site Ananova.
Dorfmann, que ganhou o dinheiro para a cirurgia a trabalhar num asilo, recorreu da decisão e os chefes militares comprometeram-se a rever o caso. Harald Kammerbauer, porta-voz do exército afirmou: "a regra, que foi criada em função do aumento do risco de uma lesão, está sendo revista".
A norma que impede a presença de mulheres com próteses de silicone no Exército alemão foi criada há mais de uma década. Segundo o porta-voz, no futuro, os militares avaliarão casos de excepção como este.
In:DiaOnline

Argélia: Vítimas de ataque a patrulha sobem para 7 mortos

O balanço das vítimas do ataque terrorista contra uma patrulha militar na passada quarta-feira em Ait Yahia, a 110 quilómetros da capital Argel, subiu de quatro para sete mortos, noticiou este sábado o jornal argelino La Liberté.
O atentado ocorreu quando a patrulha realizava uma operação para localizar membros de uma rede de apoio à Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), que, no passado dia 2, fez explodir uma bomba numa esquadra de Naciria, a 50 quilómetros de Argel.
A patrulha atacada fazia parte de uma vasta operação de neutralização de células terroristas, que, nas duas últimas semanas, fez deslocar para a região montanhosa de Cabília um enorme dispositivo militar, explicou a publicação.
O diário argelino refere que o exército mantém o cerco àquela região do país, particularmente na zona da floresta de Igouaf, embora os bombardeamentos tenham diminuído de intensidade. Outros jornais dão conta da morte de dois terroristas numa operação de busca em Djebel Ouach, na zona leste do país, onde um grupo de 13 terroristas foi surpreendido pelas forças de segurança.
Ainda segundo a imprensa argelina, outros 10 terroristas terão sido presos em El Oued, na região sul do país.
In:Diário Digital / Lusa

Iraque: Ataques contra EUA com minas do Irão aumentaram

Os ataques contra os soldados norte-americanos no Iraque com engenhos explosivos que podem vir do Irão aumentaram de modo espectacular desde o início do ano, disse hoje o comandante das tropas dos Estados Unidos no Iraque, general David Petraeus.
Uma redução de tais ataque tinha sido observada durante os meses precedentes, mas «este ano, nos últimos 10 dias, os EFP (minas conhecidas como »projécteis com formação explosiva«) aumentaram, duplicaram ou triplicaram, e francamente estamos a tentar determinar o que isso significa», declarou o general Petraeus à imprensa durante uma visita do presidente George W. Bush ao Campo Arifjan, base norte-americana no Kuwait.
Os EFP, mais aperfeiçoados que os engenhos explosivos artesanais utilizados à beira de estradas, são capazes de furar a blindagem e já causaram perdas consideráveis nas fileiras norte-americanas. Os Estados Unidos consideram que eles têm assinatura iraniana.
O general não indicou o número de ataques ou de vítimas e também não disse em relação a que período era feita a comparação com os primeiros dias do ano.
Petraeus falava depois de Bush ter reclamado novamente ao Irão que deixe de apoiar os grupos que combatem os soldados norte-americanos.
Segundo o general, os norte-americanos tentam perceber se se trata de uma «mudança de política» ou «se se passa outra coisa».
in:DiárioDigital

“Jovens Portugueses em Missão nas Tropas Pára-Quedistas”

A Galeria Municipal de Albufeira recebe, a partir deste sábado, a exposição de fotografia “Jovens Portugueses em Missão nas Tropas Pára-Quedistas”.
A Associação de Pára-Quedismo do Algarve, promotora do evento, lançou o desafio a todos os Pára-Quedistas, para que as recordações fotográficas e documentais referentes às guerras em Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Timor Leste, Bósnia, Kosovo, Afeganistão e outros palcos de guerra, não se percam no tempo.Para cumprir este objectivo a Associação de Pára-Quedismo do Algarve, vai expor todo o espólio fotográfico de que dispõe, de forma a reconstituir a história de Portugal e em particular a história das tropas Pára-Quedistas Portugueses.Pretende-se assim repor com rigor a história destes homens, história que ao longo destes anos de existência ainda não foi escrita com o rigor e isenção que lhe é devido.A exposição “Jovens Portugueses em Missão nas Tropas Pára-Quedistas” ficará patente ao público até ao dia 2 de Fevereiro e poderá ser visitada de Segunda a Sexta-Feira, das 10h30 às 16h30.
In: Algarve Notícias

Atentado bombista suicida no Paquistão

Pelo menos 22 pessoas perderam a vida e cerca de 60 outras ficaram feridas, vítimas de um atentado bombista suicida ocorrido esta quinta-feira junto ao Supremo Tribunal de Justiça em Lahore, cidade da região oriental do Paquistão.
De acordo com uma fonte oficial, a maioria das vítimas são polícias que se encontravam de serviço junto ao edifício, cuja segurança havia sido reforçada devido a uma manifestação convocada por uma associação de advogados.Segundo esta mesma fonte, o autor do atentado circulava numa motorizada, tendo-se feito explodir no meio de um grupo de polícias. O balanço das vítimas é ainda provisório, atendendo a que muitos feridos estão em estado considerado muito grave.
In:CorreiodaManhã

ASAE recebe treino militar - Inspectores formados pelo SIS e polícia norte-americana

Os inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão a receber treino militar de ex-agentes dos serviços secretos portugueses (SIS) e de agentes do corpo da polícia norte-americana SWAT.
A notícia é avançada na edição deste sábado do semanário 'Expresso', que cita o gabinete de relações pública da ASAE.De acordo com aquele jornal, os inspectores recebem aulas de direito, aprendem a manusear armas e técnicas de defesa pessoal, em cursos com a duração de 15 dias, que decorrem em regime de internato no centro de formação da ASAE, em Idanha-a-Nova.
No outro centro de instrução daquela autoridade, na Arrábida, os agentes da ASAE aprendem técnicas de imobilização e são treinados para situações de perseguição automóvel, revela o mesmo jornal.
In:CorreiodaManhã

Tropas do Iraque e dos EUA tomam seis aldeias da Al Qaeda e matam dez

Os militares americanos e iraquianos assumiram nesta sexta-feira o controle de seis povoados ao norte de Bagdá que estavam em poder da rede terrorista Al Qaeda e mataram dez membros da organização, anunciou o general iraquiano Abdul Karim Al Rubaie.
"As seis aldeias próximas a Moqdadiya (100 km ao nordeste de Bagdá) estavam sob controle da Al Qaeda há um bom tempo. Expulsamos a Al Qaeda delas e retomamos o controle" dentro da ofensiva Phantom Phoenix (Fantasma Fênix), declarou na noite desta sexta à agência de notícias France Presse o general Rubaie, no comando das operações militares iraquianas na província de Diyala.
Dez militantes morreram e outros dez foram detidos, acrescentou o general, mencionar baixas nas filas iraquianas e americanas. Não foi possível verificar esse balanço com fontes independentes, nem contactar as forças dos EUA.
Um comunicado americano publicado nesta sexta à tarde, informou a morte de dois combatentes da Al Qaeda, na região de Samara (125 km ao norte de Bagdá).
Como parte desta ofensiva, o Exército americano bombardeou ontem várias posições da Al Qaeda numa zona ao sul de Bagdá, sobre a qual lançou 21 toneladas de bombas em apenas dez minutos.
Phantom Phoenix
Nesta terça-feira (08), o Exército americano anunciou o lançamento da operação Fênix Fantasma contra a facção iraquiana da Al Qaeda, especialmente na Província de Diyala, num momento em que que mais ao norte, em Bagdá, oito milicianos xiitas aliados dos americanos foram sequestrados e cinco pessoas foram assassinadas.
A operação consiste em uma série de acções conjuntas entre a coalizão e o Exército iraquiano para perseguir e neutralizar os elementos extremistas restantes da Al Qaeda e de outros grupos radicais, segundo o subcomandante do Exército americano no Iraque, o general Ray Odierno.
Mais de 1.600 soldados americanos participam da operação.
A principal investida contará com quatro companhias de infantaria, totalizando 640 soldados americanos, no norte de Moqdadiyah (100 km a nordeste de Bagdá), na Província de Diyala, declarou o coronel Brad Coffey a jornalistas.
Esta operação tem como objectivo "limpar" a região de cerca de 200 combatentes da Al Qaeda, segundo Coffey.
O exército dos Estados Unidos assegurou também que três "terroristas" da Al Qaeda morreram e 28 suspeitos foram detidos na segunda e na terça-feira no centro e no norte do Iraque.
In:FolhaOnline

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Forças da ONU emboscadas no Darfur

Homens armados emboscaram, ontem, uma coluna das Nações Unidas em Darfur (Sudão), ferindo gravemente um dos condutores, no primeiro ataque contra as forças de manutenção de paz desde o início da sua missão, há uma semana. A coluna da ONU estava junto à fronteira com o Chade, onde operam as guerrilhas rebeldes tanto do Chade como de Darfur.
Um dos condutores, um sudanês ao serviço da ONU, foi atingido com vários tiros e está em estado crítico, segundo um comunicado da missão da ONU (UNAMID). Os soldados da força de paz não ripostaram ao ataque e nenhum deles ficou ferido.
O ataque provocou ainda a destruição de um veículo cisterna e danos num veículo blindado de transporte de tropas, segundo a missão.
O comunicado não aponta responsáveis pelo ataque, mas adianta que a chefia da missão está a realizar "consultas directas com as autoridades sudanesas sobre a matéria".
"Esta foi a primeira vez que a UNAMID foi atacada e esperamos que seja a última. Estamos em Darfur para trazer a paz, não para combater", declarou o porta-voz da missão, Noureddine Mezni.
Missão tenta pôr fim a conflito étnico
A missão da ONU é a mais recente medida da comunidade internacional para pôr fim à violência em Darfur, onde mais de 200 mil pessoas morreram e 2,5 milhões fugiram em quase cinco anos de conflito entre as forças sudanesas e a guerrilha.
No âmbito do acordo concluído entre a ONU e o governo do Sudão, a missão da ONU integrou os elementos de uma missão da União Africana já no terreno e é constituída predominantemente por tropas africanas.
Quando estiver completa, a missão iniciada a 1 de Janeiro deverá totalizar 26 mil militares, embora a UNAMID ainda esteja longe desse número (cerca de nove mil homens no terreno) e as esperadas contribuições, nomeadamente de material considerado indispensável, como helicópteros, bastante atrasadas.
In: www.sic.pt

Detidos suspeitos de atentado em Madrid

Elementos da ETA são os presumíveis autores do ataque ao aeroporto em Dezembro de 2006
Os dois alegados membros da ETA detidos no passado domingo no País Basco são os presumíveis autores materiais do atentado de Dezembro de 2006 no aeroporto de Madrid, anunciou hoje o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba.
Igor Portu e Martín Sarasola são suspeitos de terem sido responsáveis pela explosão no parque do estacionamento do aeroporto, que causou dois mortos, e que constituiu a primeira violação do cessar-fogo declarado meses antes pela organização separatista basca.
Portu está actualmente hospitalizado devido a agressões que, de acordo com o governo e a polícia ocorreram no momento da detenção, quando resistiu à captura, versão que o governo basco e várias entidades querem ver investigadas.
No momento da detenção, a polícia encontrou na posse dos dois um esboço que permitiu a descoberta nos últimos dias de dois armazéns da ETA onde foram descobertos cerca de 160 quilogramas de material para explosivos.
In: www.sic.pt

Bush chega a Israel para visita histórica à região

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou nesta quarta-feira ao aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, para a sua primeira visita a Israel e à Cisjordânia desde que chegou à Casa Branca.
Bush foi recebido no aeroporto pelo primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, e o presidente do país, Shimon Peres.
Bush passará três dias na região numa tentativa de impulsionar as negociações de paz retomadas na conferência internacional de Annapolis, em novembro passado.
O presidente americano vai reunir-se hoje com Olmert e Peres, que estão particularmente interessados em discutir a questão do Irão. Tanto Israel como os Estados Unidos consideram o país uma ameaça para a estabilidade da região.
Peres chegou a pedir a Bush ajuda para "deter a loucura do Irão, Hizbollah e Hamas".
In:FolhaOnline

Exército dos EUA anuncia ampla operação contra a Al Qaeda no Iraque

O Exército americano anunciou nesta terça-feira o lançamento de uma ampla operação baptizada de Fênix Fantasma contra a facção iraquiana da rede terrorista Al Qaeda, especialmente na Província de Diyala, num momento em que que mais ao norte, em Bagdá, oito milicianos xiitas aliados dos americanos foram sequestrados e cinco pessoas foram assassinadas.
A operação consiste em uma série de acções conjuntas entre a coligação e o Exército iraquiano para perseguir e neutralizar os elementos extremistas restantes da Al Qaeda e de outros grupos radicais, segundo o subcomandante do Exército americano no Iraque, o general Ray Odierno.
Mais de 1.600 soldados americanos participam da operação.
A principal investida contará com quatro companhias de infantaria, totalizando 640 soldados americanos, no norte de Moqdadiyah (100 km a nordeste de Bagdá), na Província de Diyala, declarou o coronel Brad Coffey a jornalistas.
Esta operação tem como objectivo "limpar" a região de cerca de 200 combatentes da Al-Qaeda, segundo Coffey.
O exército dos Estados Unidos assegurou também que três "terroristas" da Al Qaeda morreram e 28 suspeitos foram detidos na segunda e na terça-feira no centro e no norte do Iraque.
Em Bagdá, cinco pessoas, entre elas três policiais, morreram nesta terça-feira em vários ataques e atentados, um deles praticado por um suicida vestido de mulher, segundo as forças de segurança.
Também na capital iraquiana, oito membros de uma milícia xiita criada pelos americanos para garantir a segurança no bairro predominantemente xiita de Shaab foram sequestrados na noite de segunda-feira, segundo um membro do Ministério do Interior.
O Exército do Mahdi, do clérigo radical xiita Moqtada al Sadr, que mantém uma trégua desde Agosto, é muito influente nesse bairro. O grupo se opõe à criação de milícias xiitas sob a tutela dos americanos.
Ismael Abbas, líder de uma milícia xiita do mesmo bairro, foi assassinado no domingo por desconhecidos, informou nesta terça-feira o Ministério do Interior.
In:FolhaOnline

domingo, 6 de janeiro de 2008

Há Fotos Felizes

Há fotos que só se tiram uma vez na vida...e esta é seguramente uma delas.

Para a Marinha de Guerra portuguesa - Novos navios-patrulha só em 2008

Os novos navios-patrulha para a Marinha de Guerra que deveriam ter começado a ser entregues em 2005 só chegarão, afinal, a este ramo das Forças Armadas em meados de 2008, segundo fontes dentro do processo adiantaram ao JN. Primeiro, foi a questão orçamental, depois a concepção do projecto, a seguir problemas nos motores e agora a dificuldade em executar o projecto, numa catadupa de dificuldades que ameaça eternizar-se.
Na prática, é um novo atraso num processo iniciado em 2002 e que, se por um lado obriga a Armada a estender ainda mais a vida dos navios a substituir, as corvetas - que navegam há já mais de 35 anos -; por outro, atinge igualmente a imagem dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), onde os primeiros dois navios estão em construção, de um programa total de doze, a concluir em 2014 - pelo menos de acordo com o agendado inicialmente. É que os estaleiros navais da cidade minhota contam com a boa execução do projecto para trazer de novo a Marinha de Guerra ao seu seio como cliente, além de que o tipo de navio em construção - Navio de Patrulha Oceânico (NPO) - seria uma bandeira para os ENVC entrarem no competitivo mercado internacional da construção naval militar.
Aliás, as marinhas de Marrocos, Turquia e Argentina já mostraram interesse em conhecer o projecto do NPO e as condições da sua construção em Viana do Castelo. A questão é de sobremaneira importante para o ENVC, que já criou uma imagem de marca internacional na área da marinha mercante. `Para nós é extremamente importante que a execução do projecto NPO se desenrole em condições`, apontou a propósito ao JN o coordenador da comissão de trabalhadores do ENVC, responsável por cerca de mil postos de trabalho directos. “E acreditamos que as dificuldades vão ser ultrapassadas”, acrescenta Manuel Cadilha.
A Marinha, por seu turno, refere querer que os NPO `sejam navios de grande qualidade, até porque a imagem do país tem que ser defendida`, a nível da execução das missões e das próprias condições oferecidas pelo navio. Mas além da resposta oficial, o JN sabe que a preocupação na Armada é grande, uma vez que das dez corvetas iniciais só sete estão a navegar e nunca na totalidade. A idade pesa e como são navios usados em permanência na missão de busca e salvamento - e mais recentemente no controlo da imigração ilegal - o desgaste é elevado.
In: JM Online

"Falta material e polícias para as novas esquadras"

Ministério anuncia para dia 31 a conclusão da reestruturação
O Ministério da Administração Interna garantiu ontem que "a reorganização territorial do dispositivo da GNR e da PSP ficará concluída no dia 31", esclarecendo que esta última fase "só podia ser realizada após a integração dos 994 novos agentes da PSP e da entrada em vigor da Lei Orgânica da GNR". Mas o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), António Ramos, denuncia ao DN que "continuam a faltar efectivos para as novas esquadras da PSP que vão substituir os postos da GNR em Lisboa e Setúbal".
O sindicalista acrescenta que "também não há equipamento para as novas esquadras. Faltam secretárias, cadeiras, máquinas de fotocópias, computadores, impressoras e todo o restante material necessário".
António Ramos apresenta as contas: "Entraram 994 novos agentes, mas de Lisboa saíram cerca de 300 para o Porto e outros 300 para diversos comandos do País, que se vão apresentar no dia 11 nos novos postos de trabalho. E saíram cerca de 120 para a pré-aposentação. Do novo efectivo, sobram menos de 300 agentes para as novas esquadras. Isso não chega".
Sobre estas questões, fonte da Direcção Nacional da PSP garante que "foram devidamente equacionadas as necessidades de recursos humanos em cada uma das novas áreas que a PSP assume. No caso específico do Comando Metropolitano de Lisboa, e depois de operados os movimentos internos, resultou um aumento absoluto de mais 430 agentes, na medida em que foram transferidos para outros comandos 483 agentes e apresentaram-se 913 novos agentes".
"Tendo em conta que as solicitações são diferenciadas de esquadra para esquadra, estão garantidos os recursos necessários para assegurar os padrões adequados de policiamento nas novas áreas", conclui.
In:DN Online

Vários atentados em Bagdá deixam pelo menos 14 mortos

Pelo menos 14 pessoas morreram neste domingo em vários atentados em Bagdá, entre os quais um ataque suicida contra uma celebração de militares iraquianos que deixou 9 mortos e 17 feridos, segundo vários funcionários de segurança.
O primeiro atentado ocorreu no bairro de Karrada, em frente à sede de uma organização civil iraquiana que organizou a cerimônia para comemorar a festa nacional do Exército, neste domingo, segundo um fotógrafo da AFP presente no local.
Para a cerimônia, que incluía a entrega de presentes a oficiais e soldados, os militares se reuniram na sede da associação, informaram dois funcionários iraquianos.
Um terrorista suicida detonou a carga de explosivos que trazia junto ao corpo no meio da reunião, matando nove pessoas e ferindo 17, segundo as fontes.
Soldados iraquianos e também civis figuram entre as vítimas, relatou o fotógrafo da AFP.
Depois da explosão houve um tiroteio, que, de acordo com militares e policiais que estavam no local, indicam que além do atentado havia uma emboscada planejada.
Às 13H00 (10H00 GMT), um carro-bomba explodiu perto de um restaurante no mairro de Al Qahira (centro-norte de Bagdá), segundo as mesmas fontes.
Pelo menos quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas.
A bomba estava escondida em um microônibus, que ficou totalmente destruído com a explosão, segundo testemunhas.
Pouco depois, quatro explosivos foram detonados, um depois do outro, perto do mercado de carros de al Nahda, mais uma vez no centro da capital iraquiana, em um local próximo ao ministério do Interior.
Uma pessoa morreu no ataque e quatro ficaram feridas, informou a polícia iraquiana.
A série de atentados acontece quatro dias depois do ataque suicida durante um funeral em Bagdá que deixou 30 pessoas mortas.
O atentado, o mais sangrento dos últimos cinco meses na capital, tinha como alvo membros do serviço secreto iraquiano que assistiam com suas famílias ai enterro de um oficial do exército nacional.
A segurança havia melhorado relativamente na capital iraquiana depois de uma ampla ofensiva lançada em fevereiro de 2007 pelo exército americano e pelas forças de segurança do governo do Iraque.
In:Ultimo Segundo

Irão anuncia que tem tecnologia para fabricar caças-bombardeiros anti-radares

O responsável da Força Aérea iraniana, o general Ahmad Miqani, anunciou hoje que seu país tem a tecnologia para fabricar caças-bombardeiros que não podem ser detectados pelos radares, segundo a agência semi-oficial "Fars".
"O Irão iniciará em breve a produção da quarta e quinta geração dos caça Saeghe, que serão anti-radares e que iniciarão seus voos no próximo ano", disse Miqani, acrescentando que a terceira geração desses aviões já está sendo fabricada.
O general iraniano destacou que todas as gerações dos caças Saeghe e Azaransh foram fabricadas no Irão e que dispõem da mesma tecnologia avançada de seus rivais europeus.
Além disso, Miqani assegurou que o seu país fabricou mísseis cuja tecnologia pode concorrer com a última geração de mísseis europeus.
A República Islâmica lançou seu próprio programa de fabricação de armamento durante a guerra com o Iraque (1980-1988), em resposta ao embargo imposto pelos Estados Unidos.
Desde 1992, o Irã produziu seus próprios blindados, mísseis e caças-bombardeiros, entre outros.
Entre suas últimas conquistas está o novo míssil balístico Ashura, anunciado no mês passado de novembro pelo ministro da Defesa, Mustafa Najaf, com um alcance de 2.000 quilômetros.
In:Ultimo Segundo