sábado, 12 de setembro de 2009

Reino Unido: Forças especiais treinam tropas líbias

Forças especiais do exército britânico estão a treinar há seis meses tropas da Líbia, apesar da polémica em torno da venda por este país de armas ao Exército Republicano Irlandês (IRA), revelou hoje o Daily Telegraph.
Segundo o Telegraph, os elementos das forças especiais que estão na Líbia criticam o facto de ter de treinar militares de um estado que forneceu armas a um grupo paramilitar que as utilizou contra o exército britânico na Irlanda no Norte.
O diário dá ainda conta que os membros do corpo de elite britânico associam a missão a um suposto acordo entre o Governo do Reino Unido e a Líbia relacionado com a recente libertação do responsável pelo atentado a um avião da PanAm em Lockerbie, Escócia, que provocou a morte a 270 pessoas em 1988.
Diário Digital / Lusa

'Não me arrependo', diz boliviano acusado de sequestrar avião comercial no México

"Jamais me arrependerei, estou feliz porque Deus me usou", disse José Marc Flores Pereira, o boliviano que sequestrou um avião no México dois dias antes. Ele deu a entrevista enquanto era levado para uma prisão na Cidade do México. Flores Pereira, de 44 anos, deixou o México em estado de alerta ao sequestrar durante uma hora o voo 576 da companhia Aeroméxico, que ia do de Cancún à capital, com 104 passageiros a bordo.
O sequestrador, preso numa operação relâmpago pela polícia federal, exigia falar com o presidente mexicano, Felipe Calderón, para repassar a "mensagem divina" de que um grande terremoto aconteceria no México em 2013.
globo.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Afeganistão: Jornalista raptado foi resgatado

Um jornalista norte-americano que tinha sido sequestrado no sábado juntamente com um colega afegão pelas forças talibãs foi resgatado esta madrugada pelas forças especiais americanas. No entanto, durante a operação o repórter afegão e um soldado americano perderam a vida.
Recorde-se que durante o mês de Agosto outros três jornalistas norte-americanos ques e encontravam no Afeganistão para cobrir os conflitos, ficaram feridos após ter explodido uma bomba perto do local onde se encontravam.
In:Correiodamanhã

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Iémen: Pai mata dez filhas

Um pai iemenita matou as suas dez filhas num incêndio e suicidou-se em seguida. O homem cometeu este acto tresloucado por não ter dinheiro para as sustentar.
As raparigas morreram todas no meio das chamas, enquanto o pai faleceu, pouco depois, no hospital onde a mulher estava a ser tratada a um cancro.
Foi a mãe das raparigas que revelou o motivo do marido para cometer o crime: 'Pegou fogo às meninas para que a vida não as tratasse mal'.
O homicida trabalhava para a administração do porto de Adén e ganhava cerca de 100 dólares por mês.
Uma tia das meninas declarou que o homem não podia evitar ter só filhas mulheres e que não tinha qualquer filho rapaz que o ajudasse a ganhar dinheiro para sustentar as filhas.
In:Correiodamanhã

Afeganistão: Atentado contra as forças da NATO mata

Um atentado suicida cometido contra as forças da Nato em Cabul (Afeganistão), junto da base aérea militar, no aeroporto da capital, matou esta terça-feira três pessoas e feriu outras seis.
O bombista suicida aproximou-se do aeroporto num veículo que fez explodir quando se encontrava perto das portas da base aérea da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF).
A explosão matou três transeuntes civis afegãos e feriu outros seis, um dos quais em estado crítico. Três soldados norte-americanos e um belga também sofreram ferimentos.
In:Correiodamanhã

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Austrália adquire aviões não tripulados para utilizar no Afeganistão

O ministro de Defesa da Austrália , John Faulkner, confirmou a aquisição de aviões não tripulados para utilizá-los no Afeganistão.
O Heron é um aparelho de uma tonelada de peso que tem a capacidade de realizar tarefas de reconhecimento, investigação e inteligência em tempo real, sem necessidade de pôr em risco a vida de nenhum piloto.
Austrália é o país não membro da Aliança Atlântica com mais participação na Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão, sob comando da Otan.
In:Globo

Disparou canhão contra um vizinho!

Um coleccionador de armas antigas de Pittsburgh, EUA, levou demasiado longe o hóbi quando decidiu testar um canhão do século XIX no quintal da sua casa.
O projéctil, com cerca de dois quilos, fez ricochete, atravessou uma janela e uma parede e só parou no fundo do armário do vizinho! Por sorte ninguém ficou ferido. O inconsciente coleccionador vai agora a tribunal responder por comportamento negligente e destruição de propriedade.
In:Correiodamanhã

Iraque: Oito mortos em atentado

Pelo menos oito pessoas morreram e seis sofreram ferimentos esta madrugada, num atentado suicida que ocorreu na cidade de Ramadi, a cerca de cem quilómetros de Bagdad. Entre os mortos encontram-se agentes da autoridade e civis.
In:Correiodamanhã

domingo, 6 de setembro de 2009

Iraque: Forças de segurança prenderam 66 pessoas

Os serviços anti-terroristas iraquianos afirmaram este domingo ter desmantelado 18 redes terroristas em Agosto e realizado a prisão de 66 pessoas, incluindo membros da Al-Qaeda.
«As forças anti-terroristas desmantelaram, no mês de Agosto, 18 redes terroristas no país», afirmou um alto responsável da unidade especial, numa conferência de imprensa em Bagdade.
«Nós prendemos 66 terroristas, sendo árabes de diferentes nacionalidades, em Bagdá, Mossul e Diala», acrescentou a fonte.
Diário Digital / Lusa

Valentino Rossi factura mais uma e segue firme na liderança do Mundial da MotoGP

O piloto Valentino Rossi venceu mais uma etapa do Mundial de MotoGP neste domingo, no Grande Prémio de San Marino, na Itália. Com a vitória, o italiano soma 20 pontos de vantagem na liderança da circuito. Os espanhóis Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa completaram o pódio.
Uma semana depois de sofrer uma queda na etapa de Indianápolis, o piloto italiano voltou a vencer um GP. Com um capacete com o Burro do filme "Shrek" desenhado, Rossi saiu na pole, mas largou mal. No entanto, o piloto, que revelou essa semana ter sido chamado pela Ferrari para correr um GP na F-1, conseguiu retomar a liderança e depois dominou com tranquilidade até cruzar a linha de chegada. Com a vitória no GP de San Marino, Rossi abre boa vantagem em relação ao segundo colocado, Jorge Lorenzo. O italiano da Yamaha aparece na tabela com 237 pontos, enquanto o espanhol soma 207.
globo.com

Naufrágio mata 5 nas Filipinas

(Foto divulgada pela Marinha das Filipinas mostra o navio pouco antes de afundar. (Foto: Reuters))
Pelo menos 5 pessoas morreram e mais de 60 estão desaparecidas depois que uma embarcação com 968 pessoas virou na costa de Zamboanga, na ilha filipina de Mindanao neste domingo (5).Entre os mortos estavam uma criança e um idoso, cujos corpos foram recuperados pela tripulação do MV Myriad, afirmaram fontes da guarda litorânea à emissora "DzBB". O barco, que transportava 847 passageiros, 117 tripulantes e 4 agentes de segurança, tinha capacidade para 1.120 pessoas.