sábado, 14 de março de 2009

Brasil - Tentou atirar avião contra shopping

Um homem acusado de ter violado uma menina de 13 anos esteve muito perto de provocar uma tragédia na cidade de Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás, vizinho a Brasília. Cléber Barbosa da Silva, de 31 anos, roubou um pequeno avião, em que descolou com a filha, Penélope, de cinco anos, e tentou lançar o aparelho contra o principal shopping da cidade, onde estavam mais de cinco mil pessoas.
A tragédia só não aconteceu porque o avião, um monomotor, quase sem combustível, embateu numa árvore, perdeu velocidade e caiu no estacionamento do centro comercial a menos de dez metros da entrada principal do edifício. Cléber – que estava prestes a ser detido – e Penélope morreram e 23 carros ficaram destruídos. Se tivesse voado apenas um segundo mais, teria atingido em cheio o shopping.
Horas antes, Cléber tinha agredido a mulher, Érica Correia – que queria separar-se depois de ter tido conhecimento da denúncia de violação –, no carro em que seguiam com a filha, junto a Aparecida de Goiânia, onde ambos residiam.
Cléber empurrou Érica para fora do veículo, levou a filha para Luziânia, onde roubou o monomotor. Descolou e, durante mais de duas horas, fez voos rasantes sobre escolas, hospitais e parques infantis de Aparecida e Goiânia. Depois rumou para o shopping. Dada a proximidade desta cidade com Brasília, a Força Aérea, que chegou a pensar que Cléber ia cometer um atentado, enviou caças para interceptar o monomotor, enquanto as forças de segurança entravam em alerta na capital federal.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Suicida mata 14 no Sri Lanka


globo.com

Espanha - Atentados em Atocha ocorreram há 5 anos

Faz esta quarta-feira cinco anos que a estação de Atocha, em Madrid (Espanha), foi alvo de atentados terroristas. Ataques que mataram 191 pessoas e feriram mais de duas mil. Mais de 60 pessoas continuam a receber assistência médica.
Laura Vega, agora com 31 anos, viajava para o trabalho a 11 de Março de 2004 quando foi atingida por uma das explosões. Hoje, Laura continua em coma.
Apesar de ser o caso mais trágico, Laura Vega é apenas uma das 61 pessoas que, cinco anos depois, continuam receber tratamento médico. Outras três dezenas de pessoas estão em tratamento por síndrome pos-traumático, que para muitas das vítimas se agudiza em momentos como os aniversários dos atentados.

terça-feira, 10 de março de 2009

COMANDOS Portugueses

Mais uma vez uma Companhia de COMANDOS esteve presente numa guarda de honra a um Chefe de Estado Estrangeiro, desta vez ao Presidente de Angola, José Eduardo dos santos.
Mama Sume
A Sorte Protege os Audazes

Iraque - Atentado mata pelo menos 33 próximo a Bagdád

Pelo menos 33 pessoas morreram nesta terça-feira (10) e mais de 40 ficaram feridas num atentado suicida registrado na localidade de Abu Ghraib, a 25 quilómetros ao oeste de Bagdád, onde ocorria uma conferência pela paz.
As fontes do Ministério do Interior do Iraque disseram que o atentado foi cometido por uma pessoa que estava com um cinto com explosivos e que o detonou no final de uma reunião de chefes tribais que tentavam encontrar medidas a favor da reconciliação.
Entre os feridos, há um coronel do Exército e um correspondente de um canal de televisão estatal. O número de vítimas é provisório e as fontes não descartam que o número de vítimas fatais aumente nas próximas horas.
O atentado suicida aconteceu em uma área próxima a Bagdád controlada maioritariamente por sunitas.
Em Abu Ghraib, fica uma prisão na qual vários detidos foram torturados por soldados americanos num caso conhecido em 2004 que adquiriu grande repercussão internacional.
A explosão desta terça ocorre dois dias após outro atentado registrado no domingo numa academia de polícia no leste de Bagdád, que causou a morte de 28 pessoas e feriu mais de 50.
globo.com

Timor-Leste - Mudanças na segurança de Ramos-Horta

A GNR vai deixar de garantir a segurança dentro da residência do Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, revelaram esta terça-feira fontes da Presidência da República e da Polícia das Nações Unidas (Unpol) em Dilí. Esta função passará a ser da responsabilidade do Corpo de Segurança Pessoal e da Unidade de Intervenção Rápida da Polícia Nacional Timorense.
A alteração, que resultou da "vontade pessoal" do chefe de Estado de Timor-Leste, prevê que a GNR faça exclusivamente a vigilância no exterior da residência. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada ao final da tarde de segunda-feira entre os vários responsáveis operacionais e institucionais envolvidos, revelou uma fonte policial internacional em Díli, assinalando que “não tem nada a ver” com o ataque perpetrado por um grupo de timorenses a elementos da GNR de Dilí, mas sim com o espaço da residência, "que é muito restrito".

segunda-feira, 9 de março de 2009

Brasil - Dengue já matou onze

Um dos destinos turísticos do Brasil mais procurados por portugueses, a cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado da Bahia, vive neste momento uma grave epidemia de dengue, que põe em risco a saúde e a vida dos habitantes locais e dos turistas.
Das 11 mortes já confirmadas decorrentes da contaminação por dengue hemorrágica, a forma mais grave, quatro ocorreram em Porto Seguro e outras três na cidade de Itabuna. Outras mortes estão a ser investigadas e sete cidades estão em estado de emergência.
O índice de contaminação pelo vírus da dengue na Bahia nos dois primeiros meses deste ano, quando já foram notificados pelos serviços de Saúde mais de 11 mil casos, subiu 195% em relação ao mesmo período do ano passado, mas na região de Porto Seguro e Itabuna esse índice supera os 300%.
Os hospitais da região não têm capacidade para dar uma resposta adequada ao enorme número de pessoas que os procuram com sintomas da doença, uma preocupação a mais para os milhares de turistas, obrigando-os a usarem permanentemente repelente e a taparem o corpo o mais possível.
CorreioManhã