sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Israel prossegue ofensiva em Gaza

Israel decidiu esta sexta-feira formalmente prosseguir a ofensiva na Faixa de Gaza, apesar do apelo de cessar-fogo do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A resolução 1860 da ONU – adoptada na última noite por 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança, “apela a um cessar-fogo imediato, duradouro e planamente registado”.
No entanto, as operações israelitas e o lançamento de mísseis palestinianos para Israel continuaram durante a noite, tendo o gabinete de segurança do Estado hebreu ter decidido hoje prosseguir com a ofensiva.
Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walterr Steinmer, anunciou que se encontrará amanhã no Egipto com o presidente egípico, Hosni Mubarak, e com o presidente da Autoridade palestiniana, Mahmud Abas. O chefe da diplomacia alemã segue depois para Israel, onde se reunirá com as autoridades israelitas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Afeganistão: Abatidos rebeldes taliban

As forças da coligação liderada pelos EUA abateram 32 alegados guerrilheiros taliban no âmbito de uma operação militar realizada terça-feira na província de Laghman, a Leste da capital afegã, Cabul.
De acordo com fontes militares, durante a operação foram destruídos dois importantes esconderijos de armas, explosivos e material utilizado no fabrico de explosivos artesanais.

Israel interrompe bombardeamentos

O Exército israelita vai interromper durante três horas por dia os bombardeamentos sobre a Faixa de Gaza, para permitir o acesso da ajuda humanitária ao território palestiniano, anunciou esta quarta-feira uma fonte militar israelita.
De acordo com informação avançada pelo porta-voz militar, Avital leibovich, foi decidido parar os bombardeamentos entre as 11h00 e as 14h00 GMT todos os dias já a partir de hoje. Este anúncio ocorre depois de fortes pressões da comunidade internacional face à grave crise humanitária vivida pela população civil.
Já na madrugada de hoje, o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, ordenou a abertura temporária das fronteiras para permitir o acesso a Gaza da ajuda humanitária, nomeadamente pessoas, alimentos e medicamentos, numa altura em que os hospitais da região lutam contra a falta de meios para tratar os feridos.
Desde o início da operação militar israelita contra o movimento radical Hamas que controla a Faixa de Gaza, já morreram cerca de 700 pessoas e mais de 3.000 ficaram feridas, de acordo com dados revelados por fontes dos serviços de emergência palestinianos.
Entretanto, o presidente israelita, Shimon Peres, revelou que Israel vê com bons olhos o plano proposto pelo Egipto e pela França para um acordo de cessar-fogo, realçando, contudo, que não será permitido que a Faixa de Gaza se transforme num “satélite” do Irão.
CorreioManhã

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Homens preferem cerveja e mulheres vinho

55% dos homens portugueses gostam mais da cerveja e 49% das mulheres preferem o vinho. Assim diz um estudo sobre bebidas alcoólicas realizado em 17 países europeus.

A cerveja e o vinho são as bebidas preferidas da grande maioria dos inquiridos. Os homens preferem a cerveja e só depois o vinho. As mulheres põem em primeiro lugar o vinho e depois as bebidas destiladas, cocktails ou vodkas.
Neste estudo verificou-se também que a preferência pelo vinho aumenta com a idade e que as mulheres portuguesas consideram que têm menor resistência ao álcool que os homens.

Crianças de Sderot colecionam restos de foguetes palestinos

Os policiais e os habitantes observam os danos causados pelo disparo de um foguete palestino, mas ninguém parece prestar muito atenção a um menino que recolhe os restos do artefacto, uma actividade que virou o passatempo favorito das crianças de Sderot (sul de Israel).
Yinon Tubi, de 11 anos, revista os arbustos em busca de estilhaços do foguete Qassam que acaba de cair num jardim, depois de ter sido disparado da Faixa de Gaza, submetida há 11 dias a uma violenta ofensiva militar israelita.
Poucos minutos são suficientes para reunir uma impressionante coleção de metais retorcidos.
"Quando cai um Qassam, pegamos os fragmentos para guardar como recordação", explica o menino, mostrando com orgulho uma caixa de munições do exército onde acumula os restos de mais de 50 foguetes.
"É como uma competição, a gente disputa quem tem mais pedaços e fragmentos mais bonitos", acrescenta.
Para as crianças de Sderot, uma cidade do sul de Israel que há anos é alvo de disparos palestinos, a busca pelos restos de foguetes é uma brincadeira divertida.
Quando os radares israelitas detectam a chegada iminente de um foguete, as sirenes começam a soar e os habitantes têm menos de um minuto para se esconder nos refúgios construídos nas ruas.
Uma vez passado o perigo, Yinon corre para fora para ver o que pode resgatar. "É só seguir a fumaça", explica.
Ele mostra uma a uma as peças de sua colecção e destaca o item mais precioso, o primeiro fragmento que encontrou, há 18 meses.
"É um jogo, mas também é uma maneira saudável de controlar o medo", explica o pai do coleccionador, Shilav, de 35 anos, professor da escola religiosa do bairro.
globo.com

Soldados israelitas mortos por engano

Três soldados israelitas foram mortos e outros 24 ficaram feridos segunda-feira à noite no Norte da Faixa de Gaza, vítimas do disparo de um tanque israelita, confirmou esta terça-feira o Exército israelita.
De acordo com um porta-voz militar, um projéctil disparado por engano por um tanque israelita durante a ofensiva militar no Norte da Faixa de Gaza atingiu um edifício onde se encontravam os militares.
Entretanto, o Exército israelita informou ter morto mais de 130 combatentes do Hamas desde o início da operação terrestre em Gaza, iniciada no passado sábado, após bombardeamentos da aviação israelita ao território palestiniano.
Desde o início da ofensiva militar, lançada no passado dia 27 de Dezembro, já morreram mais de 560 palestinianos e mais de 2.700 ficaram feridos, a maioria dos quais civis.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Rio de Janeiro - Mendigos expulsos de zonas turísticas

Apenas cinco dias após a tomada de posse do novo presidente da câmara, Eduardo Paes, a cidade do Rio de Janeiro vai iniciar hoje, segunda-feira, uma grande operação para tentar tirar das principais ruas da zona sul da cidade – a mais frequentada pelos turistas – os milhares de mendigos que nelas vivem.
Coordenada pela nova Secretaria Municipal de Ordem Social, a ‘Operação Bacana’, como foi ironicamente baptizada, vai incidir hoje nos populares bairros da Tijuca e da Gávea.
Na quarta-feira, as regiões visadas serão o Flamengo, Botafogo, Largo do Machado, Catete e Glória. Na quinta, a operação decorrerá no centro, onde ficam alguns dos mais importantes edifícios históricos da cidade.
Em Copacabana, onde já foi levada a cabo uma acção similar nos últimos meses, a actuação das autoridades municipais será reforçada, pois as principais ruas do mais famoso bairro carioca estão de novo cheias de mendigos, incluindo a popular Avenida Atlântica, à beira-mar, onde os sem-abrigo aproveitam a sombra dos coqueiros para ficarem o dia inteiro a pedir esmola aos milhares de turistas que por ali passam.
RECLAMAÇÕES
Curiosamente, não são os turistas quem mais reclamam da presença dos mendigos, mas sim os próprios habitantes desses bairros, cansados da insistência dos pedintes, de serem vítimas de pequenos furtos e de ameaças, e do lixo que os mendigos produzem dia e noite à porta das suas casas luxuosas. Isto para não falar de constantes cenas de violência e de sexo explícito protagonizadas pelos indigentes na via pública, que os habitantes, entre os quais crianças e adolescentes, são forçados a ver das suas janelas ou quando saem à rua.
CorreioManhã

Afeganistão - Soldado australiano morre

Um soldado australiano perdeu a vida no Afeganistão num ataque talibã a uma base militar na província de Uruzgan, no sul do país.
De acordo com o Exército australiano, os talibãs lançaram um ataque com foguetes contra a base onde os militares australianos se encontram, atingindo mortalmente o militar não identificado.
Este é o oitavo soldado australiano a ser morto no Afeganistão, para onde Camberra destacou 1000 homens, dos quais 300 pertencem às forças especiais e estão estacionados na província de Uruzgan.
CorreioManhã

PJ apreende 50 toneladas de haxixe durante 2008

Cerca de cinquenta toneladas de haxixe foram apreendidas no ano passado em todo o país. E quase metade das apreensões ocorreu no Algarve. A Polícia Judiciária reconhece a fragilidade da região, mas acredita que as autoridades apanham mais droga do que a que deixam passar.
Na última operação do ano, A Polícia Judiciária deteve cinco pessoas suspeitas de terem ligações ao tráfico de droga e de armas. Os homens foram presos no Algarve e alegadamente pertencem à facção portuguesa do grupo «Motard Hells Angels».
A Judiciária efectuou diversas buscas domiciliárias na região algarvia, principalmente em Faro e em Loulé. Os agentes apreenderam várias armas ilegais, bastões, droga e munições.
Os cinco detidos estavam referenciados pelas autoridades desde o Verão, quando teve início a investigação da Direcção Central de Combate ao Banditismo. Na altura, os homens terão estado envolvidos em confrontos violentos durante a concentração motard de Faro.
Os detidos estão, esta quarta-feira, a ser ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa. Nas próximas horas deverão ser conhecidas as medidas de coacção aplicadas pelo juiz a este grupo suspeito de tráfico de droga e de armamento.
TVI

Ofensiva em Gaza - Mortos 3 dos principais líderes do Hamas

Três dos principais líderes do Hamas foram hoje mortos pelas tropas israelitas, no primeiro dia da ofensiva terrestre das tropas de Israel na Faixa de Gaza. Os israelitas afirmam ter morto 37 militantes palestinianos, enquanto um soldado de Israel foi morto e 30 ficaram feridos.
Mais de quatro dezenas de posições do Hamas foram atingidas, e neste momento as tropas de Israel controlam grande parte do norte da Faixa de Gaza. E afirmam que só sairão quando forem atingidos os seus objectivos: anular a capacidade militar do Hamas.
Quarenta e cinco alvos do Hamas terão sido atingidos por mísseis israelitas, e as unidades de infantaria avançam em busca de centros de controlo e posições de mísseis palestinianos. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown apela a um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas. Em Nova Iorque, os Estados Unidos vetaram, no Conselho de Segurança da ONU, uma proposta da Líbia para uma trégua na faixa de Gaza.
TVI