terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Afeganistão: Combates sul deixam 42 supostos talibãs mortos

Pelo menos 42 supostos insurrectos morreram em diferentes acções das tropas internacionais e afegãs registadas no sul e no leste do país centro-asiático, indicaram hoje fontes oficiais.
Os confrontos mais graves ocorreram nos últimos dois dias nos distritos de Gereshk, Musa Qala e Sangin, três fortificações dos insurrectos talibãs situadas na província meridional de Helmand.
De acordo com uma nota divulgada pelo exército afegão, as tropas internacionais realizaram, pelo menos, um bombardeamento na zona e ocorreram diversos tiroteios, que terminaram com a morte de 27 fundamentalistas.
Pelo menos dois rebeldes e um soldado do exército morreram durante as ofensivas, nas quais também ficaram feridos 13 insurrectos.
O exército afegão afirmou que as suas forças confiscaram um grande número de armas e explosivos, mas não deu mais informações.
Na província oriental de Kunar, as tropas da NATO responderam, com o apoio da força aérea, aos ataques dos insurrectos com distintas operações desenvolvidas durante as últimas 24 horas.
In: Diáriodigital

Segundo submarino deve chegar a Portugal no fim de Março ou em Abril

O chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Saldanha Lopes, afirmou hoje que o submarino Arpão deve chegar a Portugal em Março ou Abril e procurou desvalorizar os problemas que surgem com equipamento militar recém-adquirido.
«O Arpão foi recebido provisoriamente em Dezembro, está a efectuar testes que ainda são de recepção, que vão estar, julgo eu, terminados em Fevereiro, Março, por aí, ainda não tem data porque depende, muitas vezes os testes têm de se repetir e podem-se atrasar, mas julgo que em Março ou Abril já podemos contar com o navio em Portugal», adiantou.
In:Lusa / SOL